O exército americano é feito para ser usado. Igual a um cão raivoso, o exército americano precisa morder. É preciso ocupar a mente de seus soldados sobre um suposto inimigo externo, porque senão, a casta militar pode tomar ou derrubar o poder vigente.
Eu li Sun Tzu e ele já previa isto. Salvo engano, Maquiavel também falava sobre o problema de um reino ou Estado utilizar mercenários. Eles sempre querem mais e mais. Um exército profissional como dos EUA é tão perigoso quanto um tigre com fome. Se não dão ao tigre o que comer, logo ele morde o dono.
Sun Tzu alertava sobre o perigo de se criar um exército profissional que é o mesmo de um exército mercenário, porque com a chegada da paz, como desmobilizar homens treinados para matar? Por isso, Sun Tzu dizia que o exército deveria ser uma força temporária, porque senão eles derrubariam o rei ou imperador. Com a paz, a desmobilização deve ser rápida. Se assim não for, cria-se o vício de atuação em conflitos externos.
Além disso, têm os mercenários da Blackwater! Onde os EUA vão empregá-los? Mercenários precisam de conflitos militares para sobreviver. Esse é o seu ganha-pão - guerra e morte. Sem guerra, sem conflito, logo os mercenários tiram do poder com um tiro de sniper o líder do país que lhes contratava, assim como ocorreu com o presidente John F. Kennedy que tinha como objetivo de campanha eleitoral acabar com a guerra do Vietnam.
Kennedy morreu em 1963 em plena campanha eleitoral. E um dos seus objetivos de campanha era a desmobilização militar do Vietnam. Depois de sua morte, houve um grande aumento de tropas americanas no conflito. Para se ter uma ideia, a guerra do Vietnam só acabou em 1975. Ou seja, com a morte de Kennedy, o espaço ficou livre, e os senhores da guerra tiveram mais de dez anos de "trabalhos" com produção e venda de armamentos bélicos, além de alimentar seus mercenários.
Até hoje, o morte de Kennedy nuca foi explicada. E depois dele, nenhum outro presidente ousou se posicionar contra a casta militar americana. Por isso, nunca mais um líder americano falou em paz. Depois da morte de Kennedy, a escalada militar americana aumentou vertiginosamente, mesmo com o fim da URSS, nunca os EUA gastaram tanto em armamento e forças militares.
EUA mostram-se incapazes de sair da logica guerreira. Atualmente, a estratégia leva-os para o Pacifico. Enquanto isto, a China mostra-se tranquila e prossegue a logica da diplomacia.
querosaber disse: Sun Tzu alertava sobre o perigo de se criar um exército profissional que é o mesmo de um exército mercenário, porque com a chegada da paz, como desmobilizar homens treinados para matar?
O que fazer com os raivosos militares brasileiros, treinados para matar?
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Comentários
Combater o crime.
É o que eles têm feito, além de vigiar as fronteiras amazônicas, por onde entram traficantes, e participar de missões de paz, como no Haiti.