Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

O que fazer quando a oferta externa é muito melhor que a interna?

JohnnyJohnny Membro
Suponhamos que o mercado externo esteja crescendo exponencialmente e já não dão conta apenas dos parceiros comerciais de alimentos. Os produtores nacionais (Brasil) passarão a ter um lucro 500% amior exportando do que vendendo no mercado interno.

Qual a melhor metodologia a ser aplicada para que não falte alimentos ou que o custo seja tão elevado?

Comentários

  • 5 Comentários sorted by Votes Date Added

  • Acho que voce quis dizer demanda externa e oferta interna de comida.

    A resposta correta, e que poucos economistas dariam, e nada. Esse cenario so pode se produzir dentro de um sistema intervencionista de alguma forma subvencione exportacoes.

    Isso porque dentro do livre mercado a demanda externa por comida seria contrabalanceada por produtos importados mais baratos. Eles estariam mais dispostos a entregar seus produtos importados para obter mais comida exportada.

    Mas a populacao so iria comprar produtos importados na medida em que ela propria estivesse satisfeita em termos de comida, caso contrario ela competiria para comprar os produtos alimenticios.

    Os estrangeiros nao podem chegar, largar divisas e levar embora a comida.
    Eles precisam trocar comida por seus produtos.
    Mas a populacao local so se interessera por produtos importados se nao estiver passando fome. Pelo menos a parte economicamente ativa da populacao, que e o que interessa no problema.

    E claro que efeitos temporarios sobre os precos podem se produzir, mas eles sao necessarios para que a informacao se propague. E variacoes no preco da comida podem afetar mais gravemente a parte economicamente inativa da populacao.

    O que a demanda externa por comida pode fazer e realocar mais pessoas na populacao local para trabalhar diretamente na producao de comida.
  • ufka_Cabecao disse:
    O que a demanda externa por comida pode fazer e realocar mais pessoas na populacao local para trabalhar diretamente na producao de comida.
    Sim, mas há de convir que a produção de alimento não se dá nstantaneamente como numa fábrica, depende de vários fatores como insumos, área de plantio, mão de obra e/ou maquinário, sementes, clima, irrigação, incentivo à produção (eu posso não querer produzir mais e estar satisfeito com o que estou lucrando ou não acredite que valha a pena um maior investimento).

  • Pois e.
    A beleza do sistema de precos e que ele independe da boa vontade de uns e outros.

    Se voce estiver "satisfeito" e resolver estagnar sua producao voce simplesmente sera engolido por todos os competidores que estarao aumentando a producao e reduzindo seus custos marginais.

    "Adapt yourself or die". Essa a lei da selva do darwinismo capitalista.
  • Teoricamente, a crescente demanda por comida no mercado interno aumentaria o preço pelo qual ela pode ser vendida e equilibraria as coisas automaticamente.

    Entretanto, nesse mundo pouco ideal onde vivemos, em situações desse tipo os governos frequentemente são obrigados a subsidiar produtores e elevar astronomicamente os impostos sobre produtos importados, com o objetivo de tornar o mercado mais parecido com o que ele seria sem o mesmo intervencionismo que criou a situação.

    É até um cenário meio bizarro. É como se duas pessoas estivessem jogando um jogo de xadrez ou damas, e uma simplesmente começasse a colocar de volta no tabuleiro peças que já perdeu, e pra equilibrar as coisas, o adversário se vê obrigado a trapacear também, pra trazer de volta o equilíbrio de um jogo onde as regras estão sendo respeitadas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.