Fórum Religião é Veneno, 10 anos. Nós, por nós mesmos.
Por Acauan
Postado originalmente em 12 de janeiro de 2011
Neste janeiro de 2011 o fórum Religião é Veneno completa dez anos. Não é pouco. A maioria dos fóruns de Internet não alcança esta longevidade.
Fundado por Claudio Loredo e tendo Ângelo como primeiro moderador, o RéV surgiu na net como um espaço de discussões livre, anárquico e desafiador onde se debatia religião e o que mais se quisesse, do jeito que cada um bem entendesse. A única regra era não ofender outros participantes.
Muito diferente do Fórum Sociedade da Terra Redonda, então modelo brasileiro de fórum cético, que se caracterizava por um cabedal de regras, a proibição do uso de falácias nos debates e uma certa pregação positivista atéia.
Na STR o discurso oficial visava divulgar a imagem de ateus e céticos como racionalistas de mente aberta, progressistas, adeptos do método científico e adversários de todo tipo de obscurantismo místico.
No Fórum Religião é Veneno nos limitávamos a deixar claro que somos o que somos: indivíduos guiados cada qual por sua consciência, que escrevem cada um sua própria história. Nós, por nós mesmos. Sem nos proclamar o último baluarte da razão e sem ligar a mínima para os que nos chamam de filhos do diabo.
Nestes dez anos o Fórum Religião é Veneno acumulou discussões memoráveis, protagonizou polêmicas repercutidas, revelou personalidades notáveis, publicou idéias originais, construiu amizades virtuais e reais e – como tudo que é humano – teve seus altos e baixos.
Nosso legado é o exercício da tolerância.
A todos que participam, participaram ou simplesmente lêem estas negras páginas deixamos aqui nosso muito obrigado por esta década.
Em especial ao Claudio e ao Ângelo, fundadores do Fórum Religião é Veneno, lar virtual de ateus, agnósticos e céticos.
Parabens pelos dez anos, quando não produzimos nada de proveitoso, é fácil aparecer atacando quem faz, taí os assassinos de j.Lennon , lincon, Sharon Tate e Kennedy.
Uma rápida observação no site, mostra que as posições são todas à priori, o sujeito "sábio" escolhe ser ateu, depois ele calmamente arranja os motivos e razões. Afinal o que se pode cobrar de um ateu? coerência? porque ele a teria?, ética? fundamentada em quê ? lógica racionalista, cartesiana? ora essa lógica não existe desde que Heisemberg, DeBroglie, e Max Planck, provaram a incerteza intrínseca da matéria (base do ateísmo), bom senso? que senso há em algo estar em 3.000 lugares ao mesmo tempo? ou na observação colapsar o objeto? Ah! talvez humanismo, mas porque diabos um ateu se preocuparia com os outros, afinal, a moral é relativa e individual, e o bem que eu quero é o mal que outros buscam. Por fim pensei: os ateus se consideram mais sinceros, honestos, porque essa cambada de religiosos só pode estar mentindo, eles devem saber que nada existe além da matéria..... ocorreu-me porém, que os ateus, muitas vezes, têm mães e pais honestos e sinceros e que são religiosos, então eles sabem que não é por aí! - fiquei num beco quase sem saída, mas ainda considerei que o ateísmo se justificaria simplesmente porque é a verdade - nos viemos do nada e voltaremos para o nada! essa conclusão me pareceu um tanto depressiva, há um certo "non sense" em tanto esforço, tanto significado, tanta virtude dos próprios ateus serem simplesmente nada. finalmente entendi , não há outra conclusão possivel : ATEÍSMO É SÓ ISSO MESMO: NADA!, assim fui dormir e sonhar que estou acordado, porque o nada é assim mesmo.
marcilio disse:...quando não produzimos nada de proveitoso, é fácil aparecer atacando quem faz, taí os assassinos de j.Lennon , lincon, Sharon Tate e Kennedy.
Mark David Chapman, John Wilkes Booth,Charles Manson, Lee Harvey Oswald e/ou Sirhan Bishara Sirhan tinham em comum o fato de serem assassinos, qualquer outra conclusão tirada de grupo tão heterogêneo é fútil.
marcilio disse: Uma rápida observação no site, mostra que as posições são todas à priori, o sujeito "sábio" escolhe ser ateu, depois ele calmamente arranja os motivos e razões.
Uma conclusão abrangente demais para ser tirada de uma observação rápida.
marcilio disse:lógica racionalista, cartesiana? ora essa lógica não existe desde que Heisemberg, DeBroglie, e Max Planck, provaram a incerteza intrínseca da matéria (base do ateísmo),
Os enunciados da Mecânica Quântica declaram a impossibilidade de se determinar simultaneamente a posição e a velocidade de uma partícula.
Extrapolar este conceito para além de seu campo de aplicação específico é esoterismo.
marcilio disse: bom senso? que senso há em algo estar em 3.000 lugares ao mesmo tempo? ou na observação colapsar o objeto?
O mesmo bom senso que há séculos definiu a diferença entre o lógico e o ontológico e estabeleceu a hierarquia entre eles.
marcilio disse: Ah! talvez humanismo, mas porque diabos um ateu se preocuparia com os outros, afinal, a moral é relativa e individual, e o bem que eu quero é o mal que outros buscam.
Errou.
marcilio disse:Por fim pensei: os ateus se consideram mais sinceros, honestos, porque essa cambada de religiosos só pode estar mentindo, eles devem saber que nada existe além da matéria.....
Você emite pareceres universais sobre grandes grupos heterogêneos baseado em que?
marcilio disse:ocorreu-me porém, que os ateus, muitas vezes, têm mães e pais honestos e sinceros e que são religiosos, então eles sabem que não é por aí!
Como se este fosse o único modo de se saber se "é por aí", seja lá o que isto signifique.
marcilio disse: - fiquei num beco quase sem saída, mas ainda considerei que o ateísmo se justificaria simplesmente porque é a verdade - nos viemos do nada e voltaremos para o nada! essa conclusão me pareceu um tanto depressiva, há um certo "non sense" em tanto esforço, tanto significado, tanta virtude dos próprios ateus serem simplesmente nada. finalmente entendi , não há outra conclusão possivel : ATEÍSMO É SÓ ISSO MESMO: NADA!, assim fui dormir e sonhar que estou acordado, porque o nada é assim mesmo.
Isto se aplica ao niilismo, não necessariamente ao ateísmo.
Acauan dos Tupis
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Primeira cumprimentar os pioneiros deste digníssimo site, pelos seus 10 anos de magnânima existência .
Segundo rever meus amigos e debatedores que tive aqui, e receber as boas vindas, para que eu continue me sentindo em casa.
Explico também que me ausentei por algum tempo e não consegui mais voltar. Estava certíssimo de que esse fórum estivesse extinto e substituído por outros. Assim, a minha surpresa foi grande quando o Cláudio Loredo me forneceu o Link. Estou com 70 anos e gostaria de participar ativamente desse clube o que me dará muito prazer.
Olá!
Há muito tempo procurava um local para poder debater e tentar aprender mais sobre religiões. Parece que finalmente encontrei um lugar onde poderei me exprerssar sem remorsos, pois me considero um ateu convicto. Leio muito e adoro temas cientificos, por isso sempre faço comparações e tento tirar minhas conclusões.
Tento ainda, entender a proliferação de "igrejas" evangélicas que só querem o dinheiro dos pobres de espirito e conhecimentos.
Espero encontrar pessôas com o mesmo pensamento e que queiram debater esse tema com seriedade.
Obrigado
Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
CaroColega disse: Me permitam a correção do texto do Acauan, penúltima frase:
"Lar virtual de ateus, teístas cristãos, agnósticos e céticos"
É nós por nós mesmos. A casa é de todos, Sr. Acauan, e não só de uma minoria a portas fechadas.
Fernando_Silva disse: A casa tem dono. Não é um espaço público, embora, em princípio, suas portas estejam abertas a todos, inclusive teístas e deístas. Quanto a mudar o texto, deixo isto para o Acauan.
Teístas sempre foram bem vindos à nossa casa e alguns, como o Caro Coleta, podem até requerer usucapião.
Só não entendi porque ele restringiu a solicitação aos teístas cristãos, uma vez que, obviamente, não consideramos este grupo tão especial quanto seus adeptos o consideram.
Post edited by Acauan on
Acauan dos Tupis
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Comentários
Uma rápida observação no site, mostra que as posições são todas à priori, o sujeito "sábio" escolhe ser ateu, depois ele calmamente arranja os motivos e razões. Afinal o que se pode cobrar de um ateu? coerência? porque ele a teria?, ética? fundamentada em quê ? lógica racionalista, cartesiana? ora essa lógica não existe desde que Heisemberg, DeBroglie, e Max Planck, provaram a incerteza intrínseca da matéria (base do ateísmo), bom senso? que senso há em algo estar em 3.000 lugares ao mesmo tempo? ou na observação colapsar o objeto? Ah! talvez humanismo, mas porque diabos um ateu se preocuparia com os outros, afinal, a moral é relativa e individual, e o bem que eu quero é o mal que outros buscam. Por fim pensei: os ateus se consideram mais sinceros, honestos, porque essa cambada de religiosos só pode estar mentindo, eles devem saber que nada existe além da matéria..... ocorreu-me porém, que os ateus, muitas vezes, têm mães e pais honestos e sinceros e que são religiosos, então eles sabem que não é por aí! - fiquei num beco quase sem saída, mas ainda considerei que o ateísmo se justificaria simplesmente porque é a verdade - nos viemos do nada e voltaremos para o nada! essa conclusão me pareceu um tanto depressiva, há um certo "non sense" em tanto esforço, tanto significado, tanta virtude dos próprios ateus serem simplesmente nada. finalmente entendi , não há outra conclusão possivel : ATEÍSMO É SÓ ISSO MESMO: NADA!, assim fui dormir e sonhar que estou acordado, porque o nada é assim mesmo.
marcilio leão
O Fórum Religião é Veneno agradece.
Mark David Chapman, John Wilkes Booth,Charles Manson, Lee Harvey Oswald e/ou Sirhan Bishara Sirhan tinham em comum o fato de serem assassinos, qualquer outra conclusão tirada de grupo tão heterogêneo é fútil.
Uma conclusão abrangente demais para ser tirada de uma observação rápida.
A priori, qualquer coisa que não envolva direta e necessariamente crença em Deus ou divindades.
Pelos mesmos motivos que qualquer um, talvez pelos mesmos motivos que você.
Ambiente cultural e caráter individual.
Os enunciados da Mecânica Quântica declaram a impossibilidade de se determinar simultaneamente a posição e a velocidade de uma partícula.
Extrapolar este conceito para além de seu campo de aplicação específico é esoterismo.
O mesmo bom senso que há séculos definiu a diferença entre o lógico e o ontológico e estabeleceu a hierarquia entre eles.
Errou.
Você emite pareceres universais sobre grandes grupos heterogêneos baseado em que?
Como se este fosse o único modo de se saber se "é por aí", seja lá o que isto signifique.
Isto se aplica ao niilismo, não necessariamente ao ateísmo.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
A realidade não precisa fazer sentido, ela apenas é.
A ciência se ocupa do 'como' e não do 'por quê'.
Primeira cumprimentar os pioneiros deste digníssimo site, pelos seus 10 anos de magnânima existência .
Segundo rever meus amigos e debatedores que tive aqui, e receber as boas vindas, para que eu continue me sentindo em casa.
Explico também que me ausentei por algum tempo e não consegui mais voltar. Estava certíssimo de que esse fórum estivesse extinto e substituído por outros. Assim, a minha surpresa foi grande quando o Cláudio Loredo me forneceu o Link. Estou com 70 anos e gostaria de participar ativamente desse clube o que me dará muito prazer.
Abraços a todos
Alfredo Bernacchi
Você já frequentava o fórum antes? Qual era seu nome?
Confesso que não entendi essa frase. Provavelmente "mercem" deve ser "merecem", mas, mesmo assim, a frase fica estranha.
Agora estamos trabalhando para retomar a popularidade de antes.
O sistema é o Vanilla, com trocentos plugins: http://vanillaforums.org/
O tema fui eu que desenvolvi.
Há muito tempo procurava um local para poder debater e tentar aprender mais sobre religiões. Parece que finalmente encontrei um lugar onde poderei me exprerssar sem remorsos, pois me considero um ateu convicto. Leio muito e adoro temas cientificos, por isso sempre faço comparações e tento tirar minhas conclusões.
Tento ainda, entender a proliferação de "igrejas" evangélicas que só querem o dinheiro dos pobres de espirito e conhecimentos.
Espero encontrar pessôas com o mesmo pensamento e que queiram debater esse tema com seriedade.
Obrigado
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Fica ao vosso critério...
Eu dei a minha opinião em
Deixem a vossa Opinião sobre este assunto.
Crie um tópico separado para isto.
"Lar virtual de ateus, teístas cristãos, agnósticos e céticos"
É nós por nós mesmos. A casa é de todos, Sr. Acauan, e não só de uma minoria a portas fechadas.
Quanto a mudar o texto, deixo isto para o Acauan.
Teístas sempre foram bem vindos à nossa casa e alguns, como o Caro Coleta, podem até requerer usucapião.
Só não entendi porque ele restringiu a solicitação aos teístas cristãos, uma vez que, obviamente, não consideramos este grupo tão especial quanto seus adeptos o consideram.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Parabéns ao f´roum pela longevidade.
T+ :).