A Coreia do Norte aceitará a entrada no país de todos os cidadãos sul-coreanos que desejarem manifestar suas condolências pela morte do líder Kim Jong-il, informou nesta sexta-feira (horário local, quinta-feira no Brasil) o governo norte-coreano. "Numerosas pessoas da Coreia do Sul pediram autorização para apresentar suas condolências", aponta o site oficial do governo.
"Nossas instituições informaram que aceitarão respeitosamente todas as delegações sul-coreanas que desejarem vir para apresentar suas condolências, e já tomaram medidas para abrir todas as vias aéreas e terrestre via Kaesong (cidade norte-coreana na fronteira com o sul)."
Na quarta-feira, o governo sul-coreano informou que permitiria que civis e organizações privadas enviassem suas mensagens de condolências à Coreia do Norte. Um porta-voz do Ministério da Unificação, no entanto, afirmou que seriam permitidas mensagens via fax ou e-mail.
As duas Coreias se encontram tecnicamente em guerra, já que o conflito que durou entre 1950 e 1953 foi concluído com um armistício, e não com um Tratado de Paz. Por isso, qualquer contato privado de cidadãos do Sul com os do Norte deve ser aprovado por Seul.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5530645-EI19519,00-Coreia+do+Norte+permite+entrada+de+sulcoreanos+para+pesames.html
Comentários
"Não ser o país mais fechado do mundo", grande consolo...
O paraíso socialista em todo seu esplendor.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!