Câncer afeta líderes na América Latina nos últimos anos
Lista inclui Cristina Kirchner, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, a presidente Dilma Rousseff, o paraguaio Fernando Lugo e o venezuelano Hugo Chávez.
[ i ] Lula, Cristina Kirchner e Hugo Chávez estão lutando contra diferentes tipos de câncer. Foto: Divulgação Lula, Cristina Kirchner e Hugo Chávez estão lutando contra diferentes tipos de câncer.
Rio de Janeiro - A presidente argentina, Cristina Kirchner, é a quinta líder da América Latina a ser diagnosticada com câncer nos últimos anos. A lista inclui, além de Lula e da presidente Dilma Rousseff, o paraguaio Fernando Lugo e o venezuelano Hugo Chávez.
Cristina Kirchner
A presidente argentina foi diagnosticada com câncer na tireoide e terá que passar por uma cirurgia em 4 de janeiro. A cirurgia retirará totalmente a glândula, e Cristina terá que passar o resto da vida tomando medicação para substituir o hormônio produzido pela tireoide.
Ela ficará ausente do cargo nos 20 dias seguintes à operação, período em que será substituída pelo vice Amado Boudou. Segundo especialistas, a chance de cura para este tipo de câncer é superior a 90%
Lula
O ex-presidente descobriu que tem câncer na laringe em 29 de outubro. O tumor maligno, com diâmetro de 2 a 3 cm, foi localizado perto das cordas vocais. Ele já passou por três sessões de quimioterapia, e continuará o tratamento, a partir de janeiro, com radioterapia. Os resultados do tratamento apontaram até aqui uma redução de 75% no tumor.
Fernando Lugo
O presidente paraguaio, eleito em 2008 para cinco anos de mandato, foi diagnosticado em agosto de 2010 com um linfoma de Hodgkins, câncer que afeta o sistema linfático. Passou por quimioterapia, com várias sessões em São Paulo. Exames feitos em julho confirmaram a remissão completa do câncer em Lugo.
Hugo Chávez
O câncer do presidente venezuelano foi detectado em junho passado e, desde então, trata a doença com secretismo: não especificou que tipo de câncer sofre e o local exato onde o tumor maligno foi constatado. Passou por uma cirurgia em Havana ainda naquele mês para retirar o tumor e por sessões de quimioterapia - na capital cubana e em Havana.
No último dia 20, disse estar totalmente curado. Seu mandato acaba em 2012, quando deve tentar novamente a reeleição.
Dilma Rousseff
A presidente descobriu que tinha câncer no sistema linfático em 2009, quando era ministra-chefe da Casa Civil. Passou por quimioterapia e radioterapia até que, em setembro do mesmo ano, se declarou curada.
Comentários
O que me leva ao genial silogismo:
"O cancer é ruim"
"O cancer é de direita"
"Logo, o que é de direita é ruim"