Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

PNBL começa com críticas de jornalistas burgueses e oposição mauricinha

JohnnyJohnny Membro
Banda Larga: Valores do mercado compensam mais do que banda larga popular

Com o anúncio do governo de começar a implantação do Projeto Nacional de Banda Larga dentro de 90 dias, para as cidades onde as empresas telefônicas participantes do acordo já atuam, agora surgem críticas à decisão firmada entre as partes. A primeira dela diz respeito à própria relação entre o custo e o benefício do pacote que será vendido, pois o preço existente hoje no mercado não difere muito do estipulado pelo governo, por R$35,00.

Como o limite de download foi definido como 300MB por mês, isso quer dizer que o internauta terá a liberdade de baixar cerca de 70 músicas ou dois vídeos com 30 minutos cada, aproximadamente. Ao pensar que outros planos de internet permitem o download ilimitado, não se sabe até que ponto o PNBL será realmente vantajoso para o cidadão. No caso da Telefônica, a empresa já conta com um pacote por R$29,80 na cidade de São Paulo, e a taxa de download é de 10GB por mês.

A diferença entre a empresa e o plano do governo é de 10 vezes a mais do que aquilo que foi estipulado para o Projeto. Além disso, a empresa é uma das contempladas para vender a banda larga popular. Com um plano que custa quatro reais maia caro para o internauta, a Oi vende um pacote com a mesma velocidade de 1mbps, mas a franquia de download é ilimitada.

No caso desta empresa, com R$10,00 o cliente pode adquirir uma internet com o dobro da velocidade. Ainda, o mercado corre o risco de as empresas terem como base o plano do governo e pararem de vender os seus originais.

Comentários

• 14 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Só vai servir para oficializar a ressurreição de uma empresa zumbi (a Telebrás) e criar mais uma despesa para a classe média pagar com seus impostos.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited julho 2011 Vote Up0Vote Down
    Aqui no Rio, criaram uma rede wi-fi ao longo da Av.Brasil para atender aos bairros pobres.
    Não funciona. Roubaram os cabos, até os de fibra óptica, que não dá para vender.
    Se for assim com essa banda larga estatal, não vejo futuro.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Concordo com o Judas. Seria o caso de incentivar com redução de impostos à classes de menor renda então?
    Mas daí não seria de certa forma injusto?
  • Aqui no interior de minas o preço da banda larga é bem salgado, se esse preço vingar vai valer a pena. Só para terem ideia meu irmão tem banda de 600Kb a cabo por cerca de 65 reais. 1mb aqui sai por mais de 100 reais.
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    Governo não deve oferecer serviços, deve incentivar a concorrência. Mas PT é PT.
    Aqui tem concorrência mas ainda assim o preço é alto. Algumas pessoas acreditam que a concorrência abaixa o preço de qualquer coisa, mas nem sempre é assim que funciona.
    Post edited by Neuromancer on
  • Ah, antes que comecem a me atacar, vou logo dizendo. Contra fatos não há argumentos.
  • Tá Judas, você está olhando literalmente só o lado seu rabo (rs) editado, pensei que era o Lucifer... e esquece que em regiões onde estas mesmas operadoras que possuem planos de 8 M em SP não tem em outros estados, fora que cobram muito caro para conexões que não chegam sequer à 300K por menos de 70 reais.. O livre mercado estava lá, abertão para todos. E mesmo em SP tem muitas cidades em que não existe concorrência para a Telefônica e a GVT é como a NET,só tem em grandes centros urbanos. Claro que eu preferiria pagar 80 reais para ter 5, 10 M e não 2. Mas simplesmente não tem como. Em cidades longe dos dominios dos tentáculos do tal livre comércio, só se tem internet via rádio, por mais de 100 reais e à uma velocidade máxima de 256k.

Entendeu agora a minha crítica à crítica feita pela reportagem?
  • Aqui no interior de minas o preço da banda larga é bem salgado, se esse preço vingar vai valer a pena. Só para terem ideia meu irmão tem banda de 600Kb a cabo por cerca de 65 reais. 1mb aqui sai por mais de 100 reais.
    É, são estes e outros usuários que o plano pretende atingir, mas tem um porém aí. Mesmo pagando mais de X por menos de 1M, creio que não tem limite de 300M para download. ISto estou achando errado pois basta "esquecer" o PC ligado em uma Globo.com da vida que a cada troca de noticias ou flash, o odômentro vai contar e acabar rapidinho a quota de 300M
  • Vocês reclamam de barriga cheia. Eu pago 185 reais por um link de... 128Kb!

Putz, que diferença, tenho um combo com a OI que pago 180 reais por 8M, duzentos minutos grátis para dois celulares e ligações sem limite para o fixo
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • salgueirosalgueiro Membro
    Call Center da OI é infernal, minha sorte foi que um dos filhos foi quem desenroscou o imbróglio que deu, só levou trës meses. Argh !
    Post edited by salgueiro on
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau

Putz, que diferença, tenho um combo com a OI que pago 180 reais por 8M, duzentos minutos grátis para dois celulares e ligações sem limite para o fixo
    Pois é. A diferença é abissal. Se eu pegasse esse valor por um link de 1M, estaria rindo com as paredes.

• Aí está todo o problema e os profetas...

...afff
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.