http://maurilioferreiralima.com.br/2011/12/declinio-da-violencia/
Uma entrevista nas páginas amarelas da VEJA , DO PSICÓLOGO STEVEN PINKER , merece uma reflexão e muita divulgação . Pode ser chocante , mas êle afirma que vivemos no melhor dos tempos . Mostrando estatísticas , ele demonstra que a humanidade passa por seu mais pacífico período histórico . Nessa visão ,o terrorismo islâmico , os massacres nas escolas e locais públicos , provocados por atiradores alucinados , empalidecem diante da brutalidade sem limites de eras anteriores .
DIMINUIU O NÚMERO DE VÍTIMAS
Desde 1945 , o número de mortos em guerras , assassinatos e estupros é o menor dos últimos 5000 anos , quando se mostra a relação de vítimas com o total da população . Isso não quer dizer que a violencia acabou mas ´ela é muito menor do que nos tempos passados .
O TRABALHO DOS PENSADORES E CIENTISTAS SOCIAIS .
Muitos estudiosos teorizam como teria sido a vida dos humanos , antes do advento dos ESTADOS organizados , do advento da LEI e do ESTADO DE DIREITO , E DE FORMAS ORGANIZADAS DE GOVERNO . Nada autoriza a ideia de que o passado humano foi bucólico , pacífico e pastoril . Há poucos séculos matavam-se pessoas com base em superstições , muitas de carater religioso e exercidas com crueldade pelas IGREJAS , sobretudo a CATÓLICA , governada por papas corrutos e sanguinários .A escravidão era oficial e apenas discordar da opinião dos dirigentes e da IGREJA , era uma sentença de morte .INFELIZMENTE HOJE , NA COREIA DO NORTE , EM CUBA, EM MUITOS PAÍSES ISLÂMICOS E NA CHINA , essas atrocidades ainda ocorrem .
A VIOLENCIA FOI INEVITÁVEL
Ser violento foi determinante para a sobrevivencia da espécie humana , na defesa contra as feras , na caça e na disputa por mulheres no acasalamento e por território . Até hoje , na linguagem popular , o homem comum diz :O SER HUMANO SÓ BRIGA POR DUAS COISAS : PRIQUITA E PROPRIEDADE .
A VIOLENCIA DERROTADA .
Uma série de eventos históricos , fez com que o lado bom do homem , sobressaisse ao violento .TODOS TEMOS DEMONIOS E ANJOS dentro de nós . O processo civilizatório com o advento do ESTADO LAICO , institucionalização da JUSTIÇA , e aprimoramento da cultura , permitiu que os anjos derrotassem os demonios .
THOMAZ HOBBES
Quando escreveu o LEVIATÃ , afirmou que na ausencia de regras de convivencia ,sob as leis e imposições da sociedade , a vida humanal seria cruel , miserável , repugnante e curta .
FELIZMENTE , HOJE O MUNDO ESTÁ MELHOR E AINDA VAI CONTINUAR MELHORANDO .
FELIZ 2012
Comentários
Saibamos aumentar este legado às próximas gerações.
FELIZ 2012
Além disto, nos chocamos com coisas que nossos antepassados achavam perfeitamente naturais.
Isto é verdade! E nossos filhos aprendem na escola coisas que nós (pelo menos eu) não aprendi, como a importância de conservar o meio ambiente e por ai vai.
Mas o lado B da humanidade ainda está ali, à espreita: nos exoesqueletos que podem transformar um reles recruta num supersoldado...
Imaginem quando puderem fazer um UAV invisivel ao radar, com autonomia razoável e capaz de carregar uma ogiva nuclear ou uma "bomba suja" e, pior, pensem na possibilidade disto cair nas mãos de um fanático semi-retardado.
Os uso de UAVs pode até abrir um precedente: do uso de armas que distanciam mais o(s) perpretador(es) dos seus atos e respectivas consequencias, introduzindo um nível ou mais de indireção (mais níveis se o UAV for pré-programado) entre a pessoa e seu ato.
Curioso...
Aqueles que quiserem chutar o pau da barraca poderão ter um poder jamais sonhado em suas mãos, em contrapartida a crescente intolerância e maior informação e recursos de outros com relação aos males que causamos - que resultados um aumento desta tensão poderia provocar?
Por que os ataques de 11 de setembro de 2001 ou o massacre de quase uma centena de inocentes na Noruega em julho passado não desmentem sua tese?
As estatísticas são imprescindíveis para justificar qualquer argumento científico. Elas são um método válido e seguro de avaliação. É o que torna a minha tese ligítima. Nenhum cientista sério poderia afirmar que vivemos o período mais pacífico da humanidade só com base em impressões que ele próprio ou os outros têm sobre determinados eventos. A mente humana é vulnerável a enganos e ilusões. Nossas impressões sobre quão violento e cruel é um determinado episódio devem-se à nossa memória, que sempre é contaminada pelas emoções que sentimos quando presenciamos ou algo. Hoje em dia, grande parte da elite intelectual, principalmente na sociologia, psicologia e antropologia, menospreza a estatística e o raciocínio lógico. Esse preconceito só contribui para proliferação de uma pseudociência e suas análises mal fundamentadas. O fato é que,desde 1945, o número de mortos em guerras ou de vítimas de assassinatos e estupros é menor dos últimos 5000 anos, quando se leva em conta a relação com o total da população.
Para quem tem um parente morto de forma violenta, as estatísticas não valem muita coisa, certo?
Desde o lançamento do livro, fui surpreendido por reações inesperadas. Algumas pessoas duvidaram do meu trabalho, outras puseram em xeque minha idoneidade. Houve quem se enfureceu e considerou minha tese obscena. Muitos acadêmicos se revoltaram. Por isso, é sempre bom esclarecer alguns pontos. Em nenhum momento eu disse que a violência desapareceu. Quando esta entrevista for publicada, tragédias e crimes estarão na primeira página dos jornais. Também não quis minimizar eventos trágicos recentes, como a guerra do Iraque ou o massacre de Darfur, nem as grandes guerras ou as atrocidades cometidas por ditadores e genocidas. Tudo isso é condenável e doloroso. Mas não invalida a constatação de que o mundo já foi muito pior do que é agora. Grandes pensadores teorizam sobre como teria sido a vida dos homens no estado natural antes do advento das leis e das formas mais rudimentares de governo. Com ajuda da alta tecnologia podemos agora não apenas teorizar sobre o grau de barbárie da pré-história, mas estimar com precisão o número altíssimo de pessoas que morriam massacradas por inimigos. Nada autoriza a ideia tão disseminada de que o passado humano foi bucólico, pastoril e pacífico. Há poucos séculos matavam-se pessoas com base em superstições avalizadas pela hierarquia religiosa, a escravidão era oficial e apenas discorda da opinião vigente podia equivaler a uma sentença de morte.
Alguns cientistas acreditam que o declínio da violência se deve a uma mudança na própria natureza humana. O senhor acha isso possível?
É improvável. A reação violenta foi um traço incorporado à humanidade durante o processo evolutivo. Ser violento foi determinante para a sobrevivência da espécie na defesa contra as feras, na caça e, claro, na disputa por uma mulher no acasalamento. Até os dois anos as crianças são extremamente violentas. Só não matam umas às outras porque não damos a elas revólveres ou facas e porque estamos presentes para ensiná-las a se comportar. Elas se valem da violência para disputar espaço com os irmãos e a atenção dos pais. As mães ficam furiosas quando leem isso, mas a neurociência comprovou que as pessoas aprendem a ser menos violentas com a maturidade. Isso coincide com o desenvolvimento do lóbulo frontal, a região do cérebro responsável pela linguagem, pelo domínio motor, mas principalmente pela personalidade, a consciência de si mesmo e da existência do outro. O prazer com a violência é uma realidade. As pessoas são coibidas de praticá-la nos moldes da pré-história ou da Idade Média, mas dão vazão a ela em games, assistindo a filmes de Mel Gibson ou a lutas de vale-tudo. As pesquisas mostram que de 70% a 90% dos homens já se imaginaram matando alguém. Entre as mulheres esse número varia de 40% a 60%.
Por que o mundo se tornou mais pacífico?
Meu livro mostra que uma sucessão de eventos históricos fez com que o lado bom do homem sobressaísse ao violento e animalesco. Todos temos demônios e anjos dentro de nós. O processo civilizatório, com o advento do estado, a institucionalização da Justiça, a difusão e o aprimoramento da cultura, permitiu que os anjos derrotassem os demônios. Foi o que livrou a espécie humana da barbárie. No século XVII, o filósofo Thomas Hobbes enunciou no seu Leviatã que, na ausência de regras de convivência sob leis e imposições da sociedade, a vida humana era “solitária, miserável, repugnante, brutal e curta”.
A constatação de que o “estado natural do homem é a violência encerra a discussão sobre o que influi mais no comportamento humano, a natureza ou o aprendizado?
Estamos longe de pôr um ponto final na questão sobre o que pesa mais, a genética ou o que aprendemos no decorrer da vida. Mas, no estado natural, quem tem razão é Hobbes, e não o suíço Jean-Jacques Rousseau, cujo argumento era que o ser humano nasce bom e é, posteriormente, corrompido pela sociedade. Durante toda a minha carreira, tentei derrubar essa falácia de que a mente é uma tabula rasa e de que qualquer traço humano é fruto do meio em que ele vive ou é moldado pelas instituições sociais
O senhor despertou fúria ao afirmar que o Holocausto não foi o primeiro genocídio da história...
Eu sou judeu também e sou sensível a essa questão. O Holocausto tem características únicas, terríveis, que o tornam um ato de horror incomparável. Os nazistas estavam tão empenhados em matar os judeus e em varrê-los do mapa que os buscavam a milhares de quilômetros de distância para serem mortos em câmara de gás. O extermínio dos judeus não foi o primeiro genocídio da história, ma foi o mais cruel. Há um outro ponto em relação à II Guerra. Sem dúvida, foi o evento no qual mais se mataram pessoas desde o surgimento da espécie humana. Mas não está claro se, em porcentagem de população, morreram naquela guerra mais pessoas do que em outras.
A que se deve a emergência do nazismo na Europa na plenitude da civilização do século XX?
O declínio da violência através dos séculos deu-se de forma cíclica. Aos picos de violência, como as grandes guerras do século passado, sempre se seguiu o retorno ao estado pacífico. As estatísticas comprovam que, com o passar dos séculos, aos picos de violência se sucedem períodos cada vez mais duradouros de paz. No caso da Alemanha, é preciso observar que, por baixo da fina camada de verniz civilizatório da República de Weimar, o curto período democrático depois da I Guerra, fervia o nacionalismo retrógrado baseado na ideia da superioridade racial teutônica que descambaria no nazismo. Foi algo tão forte que apagou a noção do bem e do mal. Muitos dos carrascos nazistas se consideravam bons soldados e cidadãos que apenas cumpriam seu dever.
Em que situações as pessoas se tornam cegas a ponto de compactuar com atrocidades como as cometidas pelos nazistas?
A filósofa alemã Hannah Arendt foi uma das primeiras a tentar explicar esse fenômeno, que ela definiu como “a banalização do mal”. Em seu trabalho, de 1963, ela defendeu a tese de que as maiores atrocidades da história não foram de responsabilidade de sociopatas ou fanáticos, mas de pessoas comuns que se deixaram levar por lideres carismáticos. Essas pessoas cometeram as maiores atrocidades sem se dar conta do grau de maldade de suas ações. Hoje as ideologias fazem o papel dos líderes carismáticos nesse processo de arrastar pessoas normais para a prática de atos insanos.
Ainda fica de pé a ideia de que o bem e o mal são definidos culturalmente?
Em geral, as pessoas entendem que o mal está em produzir sofrimento nos outros por meio de atos premeditados e sem uma razão muito forte. O mais interessante, no entanto, é que a maioria dos indivíduos que cometem atos perversos não acha que agiu com maldade. O cérebro humano evoluiu de forma a sempre advogar a favor de si próprio. Somos os mais devotos defensores de nós mesmos. A primeira reação aos sermos confrontados com o fato de termos feito algo ruim é tentar nos convencer e aos outros de que aquilo não foi tão grave. A segunda é transferir a responsabilidade. Nosso cérebro quer sempre nos fazer acreditar que se agimos mal foi porque fomos provocados.
O neurocientista americano Sam Harris defende a ideia de que existe uma “ciência da moral”, ou seja, que o bem e o mal podem ser definidos com rigor metodológico. O senhor concorda?
Entendo o argumento de Sam Harris. A suposição de Harris se baseia no fato de que a moral é tradicionalmente definida pela religião ou pela filosofia. Nessas duas cátedras, as definições de bem e de mal estão dissociadas de algo imprescindível, a questão do sofrimento humano. No conceito de ciência da moralidade. Sempre que há sofrimento o mal está presente. Quando há felicidade, o bem prevaleceu. De fato, se tomamos o fenômeno por essas características de apuração simples, é possível obter uma resposta objetiva e mais científica do que sejam o bem e o mal.
Na sua visão, quais foram as razões que levaram ao fracasso os sistemas políticos movidos pela ideia de estabelecer a igualdade entre os homens?
O comunismo é outros governos fundados sobre utopias encorajaram as pessoas a ser violentas quanso as convocaram para lutar por um sonho. Pelo sonho vale tudo. Aqueles sistemas políticos levaram as pessoas a acreditar que fora da utopia não existe o bem. Por essa razão, tanto o comunismo como o nazismo e o fascismo degeneraram no assassinato coletivo de enormes proporções. A lição aqui é que a violência inata do homem está sempre à espreita e que os governos democráticos são a forma mais eficaz de impedir que ela se manifeste na sua pior forma.
Como o senhor avalia o impacto dos avanços tecnológicos e da internet na violência?
A suposição de que o maior acesso a armas mais potentes aumenta a violência é equivocada. Ao ler notícias como a do massacre na Noruega, muita gente pode ter a impressão de que a tecnologia contribuiu para que um só indivíduo matasse quase uma centena de pessoa. Episódios desse tipo distorcem a percepção da realidade. Depois de Hiroshima e Nagasaki, nunca mais um país ousou acionar seu arsenal nuclear – não por questões técnicas, mas pela imposição moral.
O senhor é um otimista incurável?
Sou pessimista e otimista ao mesmo tempo. Acredito que a violência deva aumentar no futuro próximo. A história mostra que a mudanças culturais e sociais, crises econômicas, novas ideologias e tecnologias podem incitar guerras, conflitos, rebeliões e enfurecer determinados grupos sociais. Mas sou otimista em relação ao fortalecimento dos períodos de paz depois de surtos de violência extrema. Os períodos de paz tendem a ser cada vez mais longos e duradouros.
http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2012/01/vivemos-no-melhor-dos-tempos.html?spref=fb
São os vencedores que têm mais chance de procriar e deixar descendentes. Não apenas os grandes vencedores, como reis, generais e conquistadores, mas pequenos vencedores que, na sua vidinha medíocre e até mesmo como escravos, venceram os rivais e conseguiram a mulher ou o homem que estavam disputando. E os meios usados para isto provavelmente não foram os mais éticos.
Descendemos dos vencedores. Descendemos de gente pouco ética.