Os países católicos são incapazes de se governarem ?
9 de Janeiro de 2012
Ao ler este artigo do El País não pude deixar de lembra-me de As Causas da Decadência dos Povos Peninsulares», tema da segunda das Conferências do Casino, de Antero de Quental.
O tema continua atual. O Concílio de Trento, a Contra-Reforma e os jesuítas, no fundo a Igreja católica, foi e continua a ser um fator de atraso em Portugal.
Efetivamente, a Itália, Portugal, Irlanda, Espanha e Grécia, da esquerda à direita, têm-se revelado mais incapazes de manter uma economia sadia do que os países de tradição protestantes e, hoje, fortemente secularizados.
O autoritarismo de Roma é a lepra que corrói os países que empobrecem sob a sua influência.
Nota – Texto escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico.
http://sociedad.elpais.com/sociedad/2012/01/07/actualidad/1325970360_782608.html
Fonte:
http://www.ateismo.net/2012/01/09/os-paises-catolicos-sao-incapazes-de-se-governarem/
Comentários
Bispos brigando com bispos pelo direito de incorporar mais cidades às suas dioceses, reis tentando governar sem a interferência da Igreja (mas às vezes usando a Igreja como arma contra outros reis ou nobres, ou jogando um grupo religioso contra outro) e o papa tentando impor sua vontade a todos, num complicado jogo de estratégia com um festival de bulas, concessões de indulgências e excomunhões.
O choque protestantismo e catolicismo também é coisa de outro tempo, onde a secularização era uma ideia, invés de realidade.
Tradicionalmente
O que isto nos diz sobre a "escolha" individual?
No norte da Europa a desigualdade é a norma, no sentido de responsabilização do individuo ou apostar no aparente mais apto do momento. Devido a isto, os jovens do norte saem mais cedo de casa dos pais, por vezes, antes da maioridade.
No sul é o inverso, onde o mais comum é sair-se de casa para casar (ou união de facto, etc). A constituição da família é feita cada vez mais tardiamente e, por isto, não é raro ver "jovens" depois dos 30 anos em casa dos pais.
Nunca aprofundei esta analise das famílias, mas algo me diz que a explicação para as diferenças entre sociedades não deve andar longe daquilo que expus.
No entanto, não considero nenhuma das sociedades melhor do que a outra.