Câmara de Ilhéus, BA, aprova lei que obriga a rezar o Pai Nosso
9:04, 12 DE JANUARY DE 2012
O vereador Alzimário Belmonte, do PP de Ilhéus (BA), é autor de uma lei que obriga alunos do ensino municipal da cidade baiana a rezarem o Pai Nosso antes de todas as aulas. Aprovada por todos os vereadores e sancionada pelo prefeito do município, a regra já está valendo nas escolas. Gurita, como é chamado o vereador, afirma que a ideia é “educar nossos jovens na cultura da oração”. Aos 49 anos, ele está em seu primeiro mandato. “Não bebo, não fumo, pratico atividade física e não perco noite”, diz. O vereador divide seu tempo entre o trabalho, os cultos na Igreja Batista e os esportes — ele é formado em educação física. Ele conversou com o repórter Igor Paulin sobre a Lei do Pai Nosso.
Vereador, o que é essa lei do Pai Nosso? Contruí essa lei para que nós possamos educar nossos jovens a cultura da oração. É o processo educativo da oração, da pessoa saber que a oração é uma forma de chegar até Deus, de proteção espiritual, de educação mesmo.
O que diz a lei? O Pai Nosso deve ser rezado antes das aulas nas escolas públicas do município.
Como vai ser feita a fiscalização? Isso aí é com a Secretaria de Educação.
O que acontece com quem não cumprir? A lei não prevê sanção nenhuma. Seria um absurdo se tivéssemos uma sanção porque a pessoa não quer orar o Pai Nosso, já pensou?
Já pensei. Então, a lei não vale? Não, apenas não quer dizer que é obrigatório. Vivemos em um estado laico de direito. Se a pessoa quiser orar, ora. Se não quiser fica calada, pede licença, sai da sala na hora da oração.
Por que o senhor escolheu o Pai Nosso? Porque é a oração que Jesus nos ensinou. Está lá na Bíblia Sagrada: “Quando orardes, orardes assim: Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome”.
O senhor é de qual religião? Sou da religião de Jesus Cristo. Frequento a Igreja Batista. Mas não faço diferenciação de pessoas por causa disso. O importante é Jesus. Uns seguem Buda, o Alcorão, essas coisas, não é?
O senhor pretende aproveitar a onda para criar projetos de lei para outros religiosos? Se alguém fizer eu aprovo.
A Lei do Pai Nosso é seu legado para Ilhéus? Tem muita gente que achou boa e pertinente. É a lei e o canto do hino nacional antes das aulas que as pessoas gostam. É minha mensagem para disciplinar o ser humano, educar e dar uma lição de vida.
A cidade não tem problemas que mereçam mais sua atenção? Claro. Criei um comitê de combate à pedofilia, o conselho municipal de política sobre drogas, o fundo municipal do direito do dependente químico, a lei que proíbe fumar em espaço público… Em resumo, só criei coisas importantes para a cidade.
O que significa esse seu apelido, Gurita? Esse apelido ganhei por força de um goleiro de futebol daqui. Quando era criança, eu o imitava e o nome dele era Gurita.
Igor Paulin
Fonte:
http://colunas.revistaepoca.globo.com/felipepatury/2012/01/12/lei-do-pai-nosso-e-aprovada-em-ilheus-ba/
Comentários
Então pra quê a lei?
Importante para ele...
Acho que o cara não sabe nada sobre porra nenhuma prá sugerir uma lei que obriga a fazer algo que ele próprio reconhece que a lei não pode obrigar ninguém a fazer.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Estou muito preocupado com a interferência da religião nos assuntos laicos. Esta lei que obriga a rezar o Pai-Nosso é demais. Mas ainda não é o pior: há poucos anos, uma menina foi estuprada, e os pais a levaram ao médico que recomendou o aborto; e um bispo católico, cheio de amor cristão, excomungou a menina, os pais e até o médico (só esqueceu do estuprador).
Até quando a religião vai atrapalhar o dia-a-dia dos brasileiros? O que mais ainda falta acontecer? Perseguição aos membros de outras crenças, ateus e livre-pensadores? Reativar o Santo Ofício? O Index dos livros proibidos? O que nós podemos fazer?
Bispo diz que os homens têm o direito de estuprar mulheres que abortam
http://religiaoeveneno.com.br/index.php?p=/discussion/549/bispo-diz-que-os-homens-tem-o-direito-de-estuprar-mulheres-que-abortam#Item_4
O engraçado é que a criançada não entendia quase nada sobre o significado do que estava cantando, mas ninguém se dava ao trabalho de explicar.
Não sei qual a sua idade, mas em minha época de primario e ginasial, toda sexta cantavamos o hino. Entender eu não entendia, mas sabia que era algo relacionado à patria (primario). No ginasio eu já tava sentindo cansaço da história do Brasil. Talvez porque ninguem explicasse direito na época.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Total de Mensagens:
O hino nacional é aquela música que costumam cantar em passeatas para legitimar seja lá o que for que estejam reivindicando, principalmente quando a polícia chega para dispersar. Imagino que também seja cantada se algum dia houver uma passeata em favor da pedofilia (antes que alguém ache absurdo, há um movimento pró-pedofilia na Holanda).
Total de Mensagens:
Este papo de respeito não funciona com eles. Olhem bem para o que fizeram. A Lei OBRIGA a oração, só faltou definir a punição.
Uma coisa não ficou claro, ele disse que quem não quiser orar (ou rezar, sei lá), não é obrigado, mas, e no caso dos professores, eles são obrigados a incitarem os alunos a rezarem? E se não fizerem, o que acontece?
Quando digo que querem transformar este país em uma ditadura teocrática dizem que exagero, mas não é de se pensar?
Tem ele, tem o Drausio Varela, quanto mais personalidades da televisão assumirem o ateísmo, vai servir como contrapeso ao fanatismo religioso. Pelo menos é um contra ataque...
Cursei o primário durante os anos 90.
Fazendo uma comparação daquele tempo com a época da bandidagem petista, lembro que aquele sentimento de exaltar o Brasil era algo nobre, ausente de interesse político de algum partido, muito diferente dos interesses por trás de uma certa prova do Enem que eu iria fazer, muitos anos depois, que tentavam descaradamente exaltar a figura do então presidente Lula.
Aí, em vez de deuss punir o maltido do motorista que atropelou o garoto, preferiu, em sua vasta sabedoria, agravar o estado de saúde do mestre Chico, fazendo com que fique internado na UTI para aprender uma valiosa lição de humildade: NUNCA QUESTIONE A VONTADE DE SEU DEUS!
Total de Mensagens:
Boa semana!
Bem, então vamos convidar mães-de-santo para orar com as crianças também.