Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Câmara de Ilhéus, BA, aprova lei que obriga a rezar o Pai Nosso

Câmara de Ilhéus, BA, aprova lei que obriga a rezar o Pai Nosso

9:04, 12 DE JANUARY DE 2012

gurita.jpg

O vereador Alzimário Belmonte, do PP de Ilhéus (BA), é autor de uma lei que obriga alunos do ensino municipal da cidade baiana a rezarem o Pai Nosso antes de todas as aulas. Aprovada por todos os vereadores e sancionada pelo prefeito do município, a regra já está valendo nas escolas. Gurita, como é chamado o vereador, afirma que a ideia é “educar nossos jovens na cultura da oração”. Aos 49 anos, ele está em seu primeiro mandato. “Não bebo, não fumo, pratico atividade física e não perco noite”, diz. O vereador divide seu tempo entre o trabalho, os cultos na Igreja Batista e os esportes — ele é formado em educação física. Ele conversou com o repórter Igor Paulin sobre a Lei do Pai Nosso.

Vereador, o que é essa lei do Pai Nosso? Contruí essa lei para que nós possamos educar nossos jovens a cultura da oração. É o processo educativo da oração, da pessoa saber que a oração é uma forma de chegar até Deus, de proteção espiritual, de educação mesmo.

O que diz a lei? O Pai Nosso deve ser rezado antes das aulas nas escolas públicas do município.

Como vai ser feita a fiscalização? Isso aí é com a Secretaria de Educação.

O que acontece com quem não cumprir? A lei não prevê sanção nenhuma. Seria um absurdo se tivéssemos uma sanção porque a pessoa não quer orar o Pai Nosso, já pensou?

Já pensei. Então, a lei não vale? Não, apenas não quer dizer que é obrigatório. Vivemos em um estado laico de direito. Se a pessoa quiser orar, ora. Se não quiser fica calada, pede licença, sai da sala na hora da oração.

Por que o senhor escolheu o Pai Nosso? Porque é a oração que Jesus nos ensinou. Está lá na Bíblia Sagrada: “Quando orardes, orardes assim: Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome”.

O senhor é de qual religião? Sou da religião de Jesus Cristo. Frequento a Igreja Batista. Mas não faço diferenciação de pessoas por causa disso. O importante é Jesus. Uns seguem Buda, o Alcorão, essas coisas, não é?

O senhor pretende aproveitar a onda para criar projetos de lei para outros religiosos? Se alguém fizer eu aprovo.

A Lei do Pai Nosso é seu legado para Ilhéus? Tem muita gente que achou boa e pertinente. É a lei e o canto do hino nacional antes das aulas que as pessoas gostam. É minha mensagem para disciplinar o ser humano, educar e dar uma lição de vida.

A cidade não tem problemas que mereçam mais sua atenção? Claro. Criei um comitê de combate à pedofilia, o conselho municipal de política sobre drogas, o fundo municipal do direito do dependente químico, a lei que proíbe fumar em espaço público… Em resumo, só criei coisas importantes para a cidade.

O que significa esse seu apelido, Gurita? Esse apelido ganhei por força de um goleiro de futebol daqui. Quando era criança, eu o imitava e o nome dele era Gurita.

Igor Paulin

Fonte: http://colunas.revistaepoca.globo.com/felipepatury/2012/01/12/lei-do-pai-nosso-e-aprovada-em-ilheus-ba/

Comentários

  • 22 Comentários sorted by Votes Date Added
  • FirstKnight disse: Se a pessoa quiser orar, ora.

    Então pra quê a lei?
  • FirstKnight disse: O importante é Jesus.

    Importante para ele...
  • Ah...já existe outro post com esse assunto.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    FirstKnight disse: O senhor é de qual religião? Sou da religião de Jesus Cristo. Frequento a Igreja Batista. Mas não faço diferenciação de pessoas por causa disso. O importante é Jesus. Uns seguem Buda, o Alcorão, essas coisas, não é?
    Acho que o cara não sabe nada a respeito das outras religiões.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Fernando_Silva disse: Acho que o cara não sabe nada a respeito das outras religiões.

    Acho que o cara não sabe nada sobre porra nenhuma prá sugerir uma lei que obriga a fazer algo que ele próprio reconhece que a lei não pode obrigar ninguém a fazer.

    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Acauan disse: Acho que o cara não sabe nada sobre porra nenhuma prá sugerir uma lei que obriga a fazer algo que ele próprio reconhece que a lei não pode obrigar ninguém a fazer.
    Seria cômico se não fosse trágico.

    Come with me if you wanna live.
  • Prezados moderadores,

    Estou muito preocupado com a interferência da religião nos assuntos laicos. Esta lei que obriga a rezar o Pai-Nosso é demais. Mas ainda não é o pior: há poucos anos, uma menina foi estuprada, e os pais a levaram ao médico que recomendou o aborto; e um bispo católico, cheio de amor cristão, excomungou a menina, os pais e até o médico (só esqueceu do estuprador).
    Até quando a religião vai atrapalhar o dia-a-dia dos brasileiros? O que mais ainda falta acontecer? Perseguição aos membros de outras crenças, ateus e livre-pensadores? Reativar o Santo Ofício? O Index dos livros proibidos? O que nós podemos fazer?
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Azathoth disse: Mas ainda não é o pior: há poucos anos, uma menina foi estuprada, e os pais a levaram ao médico que recomendou o aborto; e um bispo católico, cheio de amor cristão, excomungou a menina, os pais e até o médico (só esqueceu do estuprador).
    Parece estar de acordo com a norma:

    Bispo diz que os homens têm o direito de estuprar mulheres que abortam

    http://religiaoeveneno.com.br/index.php?p=/discussion/549/bispo-diz-que-os-homens-tem-o-direito-de-estuprar-mulheres-que-abortam#Item_4

  • Lembrei da época em que a escola onde estudei levava os alunos uma vez por semana ao pátio pra cantar o hino do Brasil.

    O engraçado é que a criançada não entendia quase nada sobre o significado do que estava cantando, mas ninguém se dava ao trabalho de explicar.
  • Darkside disse: Lembrei da época em que a escola onde estudei levava os alunos uma vez por semana ao pátio pra cantar o hino do Brasil.

    O engraçado é que a criançada não entendia quase nada sobre o significado do que estava cantando, mas ninguém se dava ao trabalho de explicar.

    Não sei qual a sua idade, mas em minha época de primario e ginasial, toda sexta cantavamos o hino. Entender eu não entendia, mas sabia que era algo relacionado à patria (primario). No ginasio eu já tava sentindo cansaço da história do Brasil. Talvez porque ninguem explicasse direito na época.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

    Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Agora, se essa moda pegar, imagina em um tribunal de justiça, ter que ficar orando o Pai-nosso antes do jugamento de um pedofilo, pedindo para deus serem justos com o julgamento do desgraçado.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

    Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Darkside disse: Lembrei da época em que a escola onde estudei levava os alunos uma vez por semana ao pátio pra cantar o hino do Brasil.

    O hino nacional é aquela música que costumam cantar em passeatas para legitimar seja lá o que for que estejam reivindicando, principalmente quando a polícia chega para dispersar. Imagino que também seja cantada se algum dia houver uma passeata em favor da pedofilia (antes que alguém ache absurdo, há um movimento pró-pedofilia na Holanda).
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    http://www.paulopes.com.br/2012/01/deputada-que-obrigar-tv-brasil.html
    Deputada quer obrigar TV Brasil a transmitir proselitismo religioso

    deputada+Liliam+S%25C3%25A1.jpg

    Liliam é da Frente
    Parlamentar Evangélica

    A deputada Liliam Sá (foto), do PSD-RJ, apresentou um PDL (Projeto de Decreto Legislativo) que, se aprovado, acaba com a autonomia da TV Brasil, obrigando-a transmitir programas de proselitismo religioso.

    O PDL 406/11 é uma retaliação à decisão dos conselheiros da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), a responsável pela da TV estatal, de acabar com dois programas, um católico e outro batista, para substituí-los por apresentações sobre os aspectos históricos e culturais de todas as crenças praticadas no Brasil.

    Os programas ainda continuam no ar por força de uma liminar (decisão judicial provisória) obtida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro.

    Liliam apresentou o projeto com o argumento de que os programas se justificam porque a maioria da população brasileira é cristã.

    O Conselho Curador da EBC está tentando acabar com os programas religiosos para cumprir a determinação constitucional de que o Estado brasileiro é laico, não podendo, portanto, ter qualquer envolvimento com as religiões, mesmo em relação à hegemônica.

    O Conselho vem sofrendo fortes pressões de parlamentares, como o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), ligado à Igreja Universal, para não só manter a programação como também para franqueá-la a outras denominações religiosas.

    O PDL, para ser votado no plenário, terá de ser aprovado pelas comissões da Câmara.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    http://www.paulopes.com.br/2011/09/igreja-catolica-obtem-liminar-para.html
    Igreja Católica obtém liminar para manter programa em TV estatal

    A Igreja Católica obteve na terça-feira (20) liminar que mantém o programa “Santa Missa” na TV Brasil, emissora estatal. A decisão da Justiça Federal de Brasília também beneficia o programa “Reencontro” da Igreja Batista.

    tv-religiao.jpg

    Em março deste ano, o Conselho Curador da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), administradora da TV Brasil, decidiu acabar com os programas de proselitismo religioso na emissora para que se cumprisse a determinação constitucional de que o Estado é laico.

    O conselho fixou um prazo de seis meses para tirar do ar os programas religiosos. Esse prazo se esgotou no dia 18.

    Claudine Milione Dutra, advogada da Arquidiocese do Rio de Janeiro, disse que a igreja recorreu à Justiça após “várias tentativas para que o conselho mudasse a decisão”.

    O padre Dionel Amaral, diretor da “Santa Missa”, disse que a decisão judicial foi uma “vitória de Deus”.

    Para substituir o proselitismo católico e evangélico, a TV Brasil tinha preparado programas informativos sobre todas as religiões com devotos no país.

    O Conselho Curador da EBC vai decidir se recorre agora da liminar ou se vai esperar o julgamento do seu mérito, em data ainda não prevista.
  • Deus me livre de tanta merda.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

    Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Este é o tipo de conduta que podemos esperar dos religiosos. Tentar enfiar goela abaixo o que eles acreditam.
    Este papo de respeito não funciona com eles. Olhem bem para o que fizeram. A Lei OBRIGA a oração, só faltou definir a punição.
    Uma coisa não ficou claro, ele disse que quem não quiser orar (ou rezar, sei lá), não é obrigado, mas, e no caso dos professores, eles são obrigados a incitarem os alunos a rezarem? E se não fizerem, o que acontece?
    Quando digo que querem transformar este país em uma ditadura teocrática dizem que exagero, mas não é de se pensar?
  • Por outro lado, o humorista Chico Anysio declarou-se ateu: http://www.abril.com.br/noticias/brasil/chico-anysio-fica-revoltado-morte-filho-cissa-guimaraes-deus-este-580560.shtml
    Tem ele, tem o Drausio Varela, quanto mais personalidades da televisão assumirem o ateísmo, vai servir como contrapeso ao fanatismo religioso. Pelo menos é um contra ataque...
  • Lucifer disse: Não sei qual a sua idade, mas em minha época de primario e ginasial, toda sexta cantavamos o hino. Entender eu não entendia, mas sabia que era algo relacionado à patria (primario). No ginasio eu já tava sentindo cansaço da história do Brasil. Talvez porque ninguem explicasse direito na época.

    Cursei o primário durante os anos 90.

    Fazendo uma comparação daquele tempo com a época da bandidagem petista, lembro que aquele sentimento de exaltar o Brasil era algo nobre, ausente de interesse político de algum partido, muito diferente dos interesses por trás de uma certa prova do Enem que eu iria fazer, muitos anos depois, que tentavam descaradamente exaltar a figura do então presidente Lula.
  • Azathoth disse: Por outro lado, o humorista Chico Anysio declarou-se ateu

    Aí, em vez de deuss punir o maltido do motorista que atropelou o garoto, preferiu, em sua vasta sabedoria, agravar o estado de saúde do mestre Chico, fazendo com que fique internado na UTI para aprender uma valiosa lição de humildade: NUNCA QUESTIONE A VONTADE DE SEU DEUS!
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

    Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • NyarlathotepNyarlathotep Banido, Membro
    edited janeiro 2012 Vote Up0Vote Down
    É verdade, Lucifer, a saúde do mestre Chico piorou bastante. Mas se o pior vier a acontecer, ele deixou uma obra que nunca será esquecida (Chico City, a Escolinha do Professor Raimundo e outros programas). E vai morrer ateu, como sempre viveu, do jeito que aconteceu com o Carl Sagan. Aliás, esta é uma vantagem do ateísmo: se sou ateu convicto, não tenho medo de ir para o inferno e nem fico ansioso com o dízimo e ofertas à igreja. Se sou ateu, sou livre.
    Boa semana!
    Post edited by Nyarlathotep on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Judas disse:
    O que vai dizer a maioria?
    "Mas é só uma oração!!!11 Isso é até bom pras crinasa!!1

    Bem, então vamos convidar mães-de-santo para orar com as crianças também.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.