Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

O assassinato do prefeito Celso Daniel - 10 anos de uma história mal contada

Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
Um esqueleto no armáro do PT. Uma história mal contada.

http://avaranda.blogspot.com/2012/01/sombras-do-passado-nelson-motta.html
Sombras do passado

NELSON MOTTA
O Estado de S.Paulo - 20/01/12


Por mais que os ficcionistas quebrem a cabeça para inventar crimes, mistérios e conspirações complexos, surpreendentes e emocionantes, os livros, filmes e seriados acabam sempre superados pela vida real. O assassinato do prefeito Celso Daniel completa dez anos sem culpados nem condenados, e, pior, desde o início das investigações sete testemunhas e investigados já foram assassinados ou morreram em circunstâncias misteriosas. O principal acusado é digno de um pulp fiction: o Sombra.

O roteiro: prefeito de uma próspera cidade industrial faz um acordo com empresários correligionários para desviar dinheiro público para as campanhas do seu partido. Ninguém ganharia nada, não eram corruptos, eram patriotas a serviço da causa e do partido, afinal, estava em jogo transformar o Brasil, os nobres fins justificavam os meios sujos. Foi assim no início, mas o ser humano...

Com a dinheirama crescendo e rolando sem controle, o Sombra, chefe da operação e amigo do prefeito, começa a desviar um levado para sua própria causa. Outros empresários do esquema, e alguns políticos que intermediavam as contribuições, também começam a meter a mão. Até que o prefeito, que não sabia de nada, descobre tudo e ameaça detonar o esquema. Seria o fim para o Sombra e para a quadrilha.

O prefeito é atraído pelo Sombra para uma cilada, o carro dos dois é interceptado por bandidos e o prefeito sequestrado. O Sombra escapa ileso. Nenhum resgate é pedido, dias depois o prefeito é encontrado morto a tiros e com marcas de tortura. Contra as evidências, a polícia trata o caso como um sequestro comum, mas o Ministério Publico vai fundo nas conexões politicas.

O garçom que havia testemunhado a última conversa entre o prefeito e o Sombra é executado. Em seguida, uma testemunha da morte do garçom. O bandido que fazia a ligação entre os sequestradores e o Sombra é assassinado na cadeia.

O médico legista, que atestou as marcas de tortura, morre envenenado. Ameaçado, o irmão do prefeito se exila na França. O Sombra continua nas sombras, o processo não anda, logo o crime estará prescrito. E o pior de tudo: não é ficção.

Comentários

  • 25 Comentários sorted by Votes Date Added
  • E o pior é que logo vai aparecer um militante do PT, para dizer que não houve crime político; que o prefeito Celso Daniel não foi assassinado, mas cometeu suicídio...
  • E cometeu...

    Ele foi suicidado...há!
  • NightWalkerNightWalker Membro
    edited janeiro 2012 Vote Up0Vote Down
    Fibromialgia-Depress%C3%A3o-Suic%C3%ADdio-Juntos-Em-Um-S%C3%B3.jpg

    Ele auto suicidou-se a si mesmo!
    Depois é claro de uma seção de Sado-masoquismo, de onde ele saiu um pouco machucado.
    Todas as supostas testemunhas coincidentemente morreram de forma violenta e tragicamente num periodo próximo ao fato ocorrido com o prefeito, mas na verdade nenhuma delas viu nada pois isso é tudo só uma invenção da imprensa golpista.

    HI_PT.jpg
    Depois eu que sou infantil por achar que isso vai virar uma Cuba ou Coréria do Norte nas mãos desses políticos honestos.
    Post edited by NightWalker on
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

    - “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
  • Ô xente!
    O PT dirá que HOUVE SIM CRIME POLÍTICO, pois esse tipo de crime é PLENAMENTE JUSTIFICADO quando for cometido por alguém da esquerda. Certo, o Sombra dirá que ao cuidar do assassinato do Celso Daniel, ele estava protegendo a Revolução do Proletariado e portando seu ato foi plenamente justificado. E assim então não caberá punição.
    Afinal não foi com esse pensamento que acharam que Cesare Battisti merecia asilo político?
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Pergunta:

    Alguém conhece alguma manifestação de Lula, após eleito, na qual faça qualquer referência ao prefeito Celso Daniel ou sua morte? Algo do tipo "dedico isto ou aquilo à memória do companheiro Celso Daniel" ou pelo menos alguma demonstração de interesse no andamento das investigações?

    Estranhamente, o assassinato de um de seus braços direitos, antigo companheiro de lutas e amigo pessoal que eu saiba nunca foi comentado em público pelo então presidente, um silêncio que se aprofundava conforme as circunstâncias tenebrosas da morte eram desencavadas.

    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Acauan disse: Estranhamente, o assassinato de um de seus braços direitos, antigo companheiro de lutas e amigo pessoal que eu saiba nunca foi comentado em público pelo então presidente, um silêncio que se aprofundava conforme as circunstâncias tenebrosas da morte eram desencavadas.

    Quantas mortes no total? 3, 4, fora o prefeito? Todas sem niguém punido, sem nada revelado, sem nada devidamente investigado. Caso grande envolvendo políticos, dinheiro e poder, não foi a morte do Zé pé rapado e não existe interesse em saber como tudo isso aconteceu?

    Em data próxima morto também Toninho do PT em Campinas, também nunca investigado e ninguém punido.

    Quem tem poder pra fazer tudo isso? Quem tinha interesse em fazer tudo isso? Quem se calou em uma situação que deveria ter sido o momento oportuno para fazer um escandalo?

    Eu pessoalmente vi mais barulho quando durante um discurso reclamaram de que alguém queria privatizar um tal de aero-lula.
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

    - “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited janeiro 2012 Vote Up0Vote Down
    Como nasci e sempre morei no ABC, acompanhei de perto a ascenção de Lula, do PT e de Celso Daniel.
    Seguem alguns fatos prá quem é de fora, que fogem do escopo dos noticiários de massa:

    Os boatos de que Celso Daniel era homossexual (mesmo tendo sido casado e tido filhos) eram conhecidos e acreditados em Santo André e região, o que não afetou em nada o sucesso eleitoral do petista, fato sociologicamente interessante considerando que o ABC é extremamente conservador (é sim...), mas a população no geral não liga a mínima para questões de interesse exclusivamente privado dos políticos, desde que estes se provem competentes e discretos. O PT deveria ter atentado ao fato antes de lançar insinuações sobre Gilberto Kassab na campanha para prefeitura da capital;

    Ninguém pode provar ou ter certeza, mas é opinião comum que Celso Daniel e o Sombra eram amantes;

    Uma das providências urgentes tomadas pelo PT para administrar a comoção criada pelo assassinato foi trazer a público a "namorada de Celso Daniel", que logo virou "mulher de Celso Daniel" nas declarações para imprensa. Perguntado, o porteiro do prédio onde o prefeito assassinado morava revelou que nunca tinha visto tal pessoa entrar ou sair do local.

    Todos conhecem os outros fatos nebulosos envolvendo o filho do Tuma, as declarações do irmão do Celso Daniel - que não tinha absolutamente nenhum motivo ou necessidade de inventar lorotas - e o silêncio sepulcral de Lula sobre o assunto etc.

    Este caso daria um filmão.
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Acauan,

    Achei seu último post muito esclarecedor; eu estava pensando numa "queima de arquivo", como fizeram com o tesoureiro da campanha do Collor, o famigerado PC Farias. Mas sua hipótese é bem mais provável. E o pior, 10 anos se passaram e ninguém foi preso...
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Azathoth disse: Achei seu último post muito esclarecedor; eu estava pensando numa "queima de arquivo", como fizeram com o tesoureiro da campanha do Collor, o famigerado PC Farias. Mas sua hipótese é bem mais provável. E o pior, 10 anos se passaram e ninguém foi preso...

    A hipótese de lidar com a associação de um dos maiores expoentes do PT, companheiro histórico e coordenador da campanha de Lula a presidência a um escândalo que misturava paixões homossexuais com corrupção política e terminava em tortura e assassinato era politicamente arriscada demais para ser admitida pelo partido.

    Melhor seria se tudo não passasse de um crime comum, tese defendida por Luiz Eduardo Greenhalgh, delegado pelo PT para monitorar o caso.
    E depois esquecer o caso e seus protagonistas.



    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Irmão de Celso Daniel diz que Gilberto Carvalho transportou propina de R$ 1,2 milhão para ser usada em campanha de Lula

    Em entrevista concedida nesta quarta (18) ao Jornal da Band (TV Bandeirantes), Bruno Daniel, um dos irmãos do ex-prefeito Celso Daniel, assassinado em janeiro de 2002, reafirmou as denúncias feitas na época do crime. De acordo com Bruno, Gilberto Carvalho, então assessor da prefeitura de Santo André (SP), teria admitido haver um esquema de corrupção na cidade. Ainda de acordo com o irmão de Celso, o próprio Carvalho teria entregue R$ 1,2 milhão a José Dirceu, na época presidente do Partido dos Trabalhadores. O dinheiro seria usado na campanha de Lula à presidência, em 2002.

    Para o promotor que apura o caso, Roberto Winder Filho, haveria uma quadrilha em Santo André responsável pela arrecadação de propina para campanhas do PT. Durante o período, a quadrilha teria movimentado mais de R$ 100 milhões.
    A promotoria acredita que Celso Daniel participava do esquema, mas não concordava que parte dos recursos arrecadados ilegalmente fosse parar no bolso de dirigentes do partido.

    http://www.implicante.org/blog/irmao-de-celso-daniel-diz-que-gilberto-carvalho-transportou-propina-de-r-12-milhao-para-ser-usada-em-campanha-de-lula/
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

    - “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Da página do Augusto Nunes.

    Vídeo da entrevista com o irmão de Celso Daniel:

    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/videos-veja-entrevista/bruno-daniel-irmao-do-celso-daniel-conta-tudo-o-que-pensa-e-sabe-do-caso-do-prefeito-de-santo-andre-assassinado-ha-dez-anos/#comments

    Comentário enviado por Reynaldo-BH
    13/03/2012 às 18:37

    A entrevista de um homem corajoso, um irmão que sabe o que é perder um irmão para a barbárie. Seja ela qual for. Sabe a dor de não poder dormir sabendo que a Justiça não foi feita. Uma entrevista de um exilado.Que viveu as agruras e dificuldades impostas aos que são obrigados a sair do Brasil. Um desabafo de alguém que se posta contra os poderosos de plantão. Que cobra a elucidação com a necessária punição, sem que se note um fio de vendeta. Uma exposição de um projeto de poder que não conhece limites.
    Não estou falando de exilados pela ditadura.
    Falo de um exilado da democracia!
    Estou exagerando?

    Quem for honesto – de princípios e caráter – não pode ter outra visão.
    Tenho insistido que este triste caso de Celso Daniel é o mais emblemático de tudo o que ocorreu (e ocorre) no Brasil de Fantasia. Da mentira que usa – e abusa – de qualquer artifício para alterar o passado, inventar um presente e sequestrar o futuro. Mesmo que para isto sombras sejam usadas em queimas de arquivo.

    Assim como dra. Patrícia Acioly representava mais do que uma juíza executada em nome da proteção à corrupção, Celso foi eliminado em nome do status quo, do projeto de poder, do enriquecimento ilícito que usa eleitores e votos para justificar o que é, por definição, injustificável.

    Bruno Daniel expõe uma dor intensa, contida e ainda latente. Não idolatra o irmão assassinado. Assume que este participava de arrecadações ilegais, ou seja, de corrupção. A pena de morte aplicada ao prefeito não visava o “castigo” pelo malfeito. Buscava (e conseguiu) a continuidade do cenário que ainda persiste. Bruno não pede desculpas pelo irmão. Nem teria por que.
    Exige – como todos nós – que o estado de direito seja respeitado. Que criminosos sejam punidos. Que um homicídio não fique impune.

    É pouco, muito pouco. É basilar em qualquer democracia. E é ignorado.
    A junção de ministros (de Tribunais e do Executivo) em torno do desmonte de um crime praticado sem maiores preocupações com o álibi (só os criminosos que se sabem impunes a priori agem desta forma) ameaça a liberdade que nós conquistamos, a independência do Judiciário e a representação democrática que se faz com partidos políticos.
    Só me resta desejar ao Bruno Daniel que esta luta seja vitoriosa.

    A vitória da família da vítima extrapola a atenuação da dor que a justiça fornece, quando a mesma é feita.
    É uma vitória da cidadania. Do futuro.
    Conte conosco.
    Reynaldo.

    PS: Augusto, durante muito tempo existiu um programa de entrevistas na TV que marcou época no Brasil (ELE ESTÁ FALANDO DO "RODA VIVA". Veja aqui o absurdo do comportamento do entrevistador:

    )

    Nas fases mais difíceis de se fazer jornalismo independente. Diversos jornalistas escreveram este história. Em diferentes formatos. Tristes dias, os atuais, em que até mesmo este programa-símbolo se rende à nova moral ditada pelo pensamento único. Onde vítimas são acusadas e a versão oficial é defendida até com furor por quem deveria estar exercendo o sagrado direito de ser… jornalista!

    Já vi advogados de defesa (de estupradores, ladrões, homicidas, traficantes, etc) se portarem de modo mais comedido que alguns entrevistadores (ou âncoras) destes novos tempos. Entendo os advogados. Faz parte da profissão exercer a defesa mesmo quando não se convence da inocência alegada pelo representado. E são pagos. Declaram quem pagou e quanto, se for o caso.
    Preciso dizer mais? Comparar profissionais?
    Não, não preciso. Fico por aqui. Ainda consigo sentir vergonha. Pelos outros…
    Abraços.
  • NightWalkerNightWalker Membro
    edited junho 2012 Vote Up0Vote Down
    Revista que ataca PT por caso Celso Daniel é apreendida em SP

    Do portal Terra:

    A publicação desta semana da revista Free,que traz em sua matéria de capa uma reportagem sobre um suposto esquema de corrupção comandado pelo PT, que teria relação com o assassinato do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, em 2002, teve vários exemplares apreendidos nesta quinta-feira, em Mauá.

    Devido ao fato, os diretores da publicação registraram um boletim de ocorrência – divulgado no Facebook da publicação – no 1o. distrito de Mauá pelos diretores da Revista Free SP após a constatação de abuso de poder por parte do secretário Carlos Tomaz na apreensão de revistas e de um carro da distribuição.

    De acordo com a matéria apresentada na revista – distribuída gratuitamente no metrô de São Paulo e nas regiões próximas às estações -, cuja chamada de capa tem como título “Muito além da morte”, a organização do esquema criminoso, que atualmente seria comandado pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, teria como objetivo manter o PT no poder.

    Em nota, o diretório estadual do PT em São Paulo rebateu o conteúdo da revista, classificando-o como leviano. O partido criticou a exploração do caso Celso Daniel, cujo assassinato já foi esclarecido pela polícia sem remeter a questões político partidárias, segundo a direção petista.

    “Quanto ao festival de calúnias e difamações, o PT paulista está tomando todas as providências legais cabíveis e os responsáveis responderão pelos seus atos”, termina a carta.

    A ação teria caráter político uma vez que a prefeitura da cidade é comanda pelo PT.

    Comentário

    Na página da Free SP no Facebook é possível ler a reportagem que o PT tenta censurar (clique aqui para abrir a edição online da revista). Eles também divulgaram o auto de apreensão do material e o boletim de ocorrência.

    www.implicante.org/noticias/revista-que-ataca-pt-por-caso-celso-daniel-e-apreendida-em-sp/

    Edição da revista para leitura online:http://issuu.com/comunnica/docs/freesp_32?mode=window&pageNumber=1

    Será que foi o Mulla e o lider de quadrilha JD que mandou matar?
    Post edited by NightWalker on
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

    - “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
  • NightWalker disse: Celso Daniel participava do esquema, mas não concordava que parte dos recursos arrecadados ilegalmente fosse parar no bolso de dirigentes do partido.
    Parece que no fim das contas o Celso Daniel concordava com a arrecadação ilegal de recursos (a conquista do pudê populá justifica isso), mas era moralista quando se tratava de cumpanheirus meterem a mão na grana em benefício próprio. O santo do pau oco aí se esqueceu do ditado: _ Não há honra entre ladrões.
    Deu no que deu...

  • Um UP por causa da fase da Operação Lava Jato de hoje.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Investigações indicam que Silvinho "Land Rover" recebia dinheiro por baixo dos panos para se calar sobre a morte de Celso Daniel.
    Ele vivia escondido com medo de morrer também.
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Já que o discurso do impeachment perdeu a força, o jeito é ressucitar o caso Celso Daniel e o mensalão. Para ter alguma coisa para pelo menos falar mal do PT na Rede Globo.
  • Coincidentemente, falaram que o Ronan pediu 6 milhões para se calar sobre o caso, aí a Lava Jato descobriu que tudo está fazendo sentido, conforme Marcos Valerio e Bumlai relataram e, também, a partir da documentação que a ex-contadora do Youssef entregou. Por que diabos Ronan recebeu essa grana se ele não ofereceu nenhum tipo de serviço e não tinha nenhuma relação com esses personagens?

    Será que a família de Celso Daniel é golpista desde a morte dele, em que eles afirmam que a morte está ligada ao PT?
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Rede Globo como sempre manipulando sobre o que as pessoas devem conversar. Vamos esquecer do impeachment e voltar a falar do Caso Celso Daniel que há 15 anos atrás já foi esclarecido.
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Ao invés da oposição ficar cavucando em tudo que é lugar procurando algo para tentar incriminar o Lula, o que eles deveriam fazer é trabalhar pelo Brasil. Propor boas leis, defender nossa soberania. Como só sabem fazer acusações levianas, são mal vistos pelo povo.

    Daqui ha pouco, além da Rede Globo, os demais órgãos do PIG também estarão ressuscitando o caso Celso Daniel. Numa tentativa desesperada de barrar a candidatura do Lula. Isto é que eu chamo de jornalixo. Em nada contribui para esclarecer os leitores sobre o que está efetivamente acontecendo. É só panfletagem partidária da pior espécie.
  • É tudo intriga da oposição. Daqui a pouco o Ronan, que supostamente extorquiu 6 milhões do PT para se calar, vai ser inocentado.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Claudio disse: Rede Globo como sempre manipulando sobre o que as pessoas devem conversar. Vamos esquecer do impeachment e voltar a falar do Caso Celso Daniel que há 15 anos atrás já foi esclarecido.
    Não foi esclarecido e o fato de já ter 15 anos não diminui sua gravidade.

    Não é a Globo que está manipulando as pessoas. Ela está simplesmente noticiando uma nova fase da Lava-Jato que, aos poucos, vai revelando a podridão do PT.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited abril 4 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse: Isto é que eu chamo de jornalixo. Em nada contribui para esclarecer os leitores sobre o que está efetivamente acontecendo. É só panfletagem partidária da pior espécie.
    Tipo o livro "Privataria Tucana", uma mentirada só de ponta a ponta, mais um dossier petista fajuto com fins eleitorais?
    Vale tudo desde que não seja contra o PT?
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Claudio disse: Ao invés da oposição ficar cavucando em tudo que é lugar procurando algo para tentar incriminar o Lula, o que eles deveriam fazer é trabalhar pelo Brasil.
    Eliminar o PT e demais partidos de esquerda é trabalhar pelo Brasil.
  • Foi esclarecido o que? Os caras que testemunharam estranhamente foram mortos POR ASSASSINATO: nenhum morreu de causas naturais. O único que sobrou vivo foi aquele apontado como mandante, o Sombra QUE ATÉ AGORA NÃO FOI JULGADO graças as manobras dos seus advogados e a burrice das nossas leis penais feitas de forma a garantir um abstrato "amplo direito à defesa". Esclareceu-se o que, sr Cláudio?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.