Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

PESQUISA REVELA MUDANÇA NO PERFIL DE PADRE BRASILEIRO

PESQUISA REVELA MUDANÇA NO PERFIL DE PADRE BRASILEIRO

A Igreja Catolica no Brasil mudou muito nos ultimos 40 anos. Deixou de ser formada em sua maioria pelo tradicional religioso das ordens e congregações, que é obrigado a fazer o voto de pobreza, para dar lugar ao chamado padre de paroquia, que tem pensao, beneficios e estilo de vida menos restritivos.

Censo do Centro de Estatisticas Religiosas e Investigações Sociais da Igreja Catolica revela que o numero dos chamados "padres paroquiais" teve um aumento de 180% desde 1970, enquanto o de "padres religiosos" não se alterou. Com isso, a proporção se inverteu. Os "religiosos", que representavam 61,50% da base da igreja, formam agora 36% do clero. Os paroquiais, 64% de um total de 22 mil.

VOTOS

A principal diferença entre os dois tipos de padre esta no voto de pobreza dos membros das congregações.

Segundo Valeriano dos Santos Costa, diretor da Faculdade de Teologia da PUC-SP e padre paroquial, as restrições podem afastar os candidatos, pois muitos já chegam com ensino superior concluido. "Estamos em mundo muito mais liberal. é preciso ter estrutura para viver desse modo", afirma.

Para o padre Jose Carlos Pereira, doutor em sociologia pela PUC-SP, é comum ainda que candidatos a padre busquem a igreja como oportunidade de carreira e status social. "Padre nunda fica 'desempregado'", diz. Ao ser responsavel por uma paroquia, o sacerdote tem direito a moradia, carro, alimentação, plano de saúde, empregada e pensao. (cerca de R$1.866).
(FSP)

Jornal Agora São Paulo - 22/01/2012.
Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.