Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Mais um pouco de Linux...

JohnnyJohnny Membro
Estou testando agora o Linux Mint KDE. Acabei de instalar e fazer as atualizações e por enquanto não tenho muito a dizer, a não ser que ontem o Mint Gnome travou que só o deus reset para resolver. Fazia tempo que não via isso acontecer. Mas está quente bagarai, tem aquele velho problema de só deus sabe o que a minha MOBO tem e ...

Meu foco no KDE é sempre o Amarok, por isso a curiosidade. Já de primeira o Amarok não está lerdo ou travando com ono Mandriva ou Fedora e está até estranho de tão leve. Agora me vejo na obrigação de testar à fundo este Mint KDE.

Estou dando assistência à distância à uma amiga que tem uma máquina Compac que foi trocada a MB por um amigo e está agora dando problemas direto ao iniciar o W7. Quando funcionou, passei para ela o torrent do Mint e padi para ela baixar e gravar. Ensinei a usar o Live DVD para emergências. Estou seriamente pensando em pedir para ela baixar o com KDE.

Hoje irá um "técnico" lá para verificar o problema da máquina dela. Passei umas perguntas para o dito cujo, quero ver se sabe o que diz e faz ou é só mais um TFS (técnico de fim de semana). Mas já não gostei do marujo, pois ela comentou sobre instalar o Mint em dual boot e ele torceu o nariz e disse que não gostava do Linux. Mandei ela mandar ele tomar naquele devido lugar...

Bem, dependendo do problema de hardware, talvez nem seja mesmo aconselhável instalar o Linux pois se der pau, não terá ninguém para dar suporte...problemas de Linux...

É isso.

Comentários

• 18 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited fevereiro 2012 Vote Up0Vote Down
    Uso o BigLinux 4.2 há 4 anos e agora estou testando o BigLinux 11.10. Já vem com todos os codecs e o Flash no LiveDVD e tem o tradicional BigConfigurador, com scripts para instalar tudo o é que hardware (incluíram coisas novas, como webcams, e mantiveram os modems de linha discada).

Como é DVD, já vem com um monte de programas. Os navegadores são o Firefox e o Chrome.

Nas férias, vou instalar no HD.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Orra....finalmente saiu o Big 11 (ou 5.0)? O que tem de diferencial Fernando? Na sua opinião (eu poderia ir lá, ler um monte de coisas que não me interessam...)

Bem, o tal tecnicuzinho foi lá, pois o W7 para fazer scandisc e ofereceu um PC usado por 200 reaus. Nem precisa dizer o que eu disse para minha amiga, certo? Sò isso
    http://desktopparavoce.lojahp.com.br/?Filtro=C56_C58_P38&strBusca=&numPorPagina=12&Ordenacao=precoCrescente

Com garantia, PC de qualidade inquestionável, etc... Mas ainda quero testar o Linux na máquina dela e ver se é problema de hardware mesmo ou o W7 dela que foi instalado bichado.
    Johnny disse: Orra....finalmente saiu o Big 11 (ou 5.0)? O que tem de diferencial Fernando? Na sua opinião (eu poderia ir lá, ler um monte de coisas que não me interessam...)
    É o Kubuntu 11.10, mas com as ferramentas de configuração do BigLinux e, como eu disse, é bom para rodar do LiveDVD porque já vem com os codecs e o Flash.

Fora isso, é uma questão de gosto e só testando.

Deveria ser o 5.0, mas resolveram usar a numeração do Kubuntu.
  • Fernando_Silva disse:
    É o Kubuntu 11.10, mas com as ferramentas de configuração do BigLinux e, como eu disse, é bom para rodar do LiveDVD porque já vem com os codecs e o Flash.

Hummmm...tem certeza? Não tem uns badulaques diferentes não? Estou perguntando porque eu testeu o Kubuntu e não sei o que ele tinha que desisti. Se eu fuçar aqui no RV pode ser que ache. E o pessoal do Big não iria "queimar" a imagem dele só trocando flag...
  • sybok disse: Ei, estou querendo uma alternativa ao Ubuntu, alguma sugestão?

Não quero nada xiita, quero flash de verdade e não versões fajutas.
    Quero um sistema que não seja avesso a software proprietário.

Mint DVD. Baixe os dois (Gnome e KDE) mas acho que irá querer ficar com o kde. Para ter uma idéia, pelo live DVD nem precisei fazer nada para entrar no banco com java e ver videos com flash no youtube. Não testei mp3 porque foi tudo muito rápido, mas acho que também roda.
    Johnny disse: Hummmm...tem certeza? Não tem uns badulaques diferentes não?

De diferente, só o visual, mais tradicional, e as ferramentas que eu mencionei. Como eu disse, gosto é gosto e só testando.
  • Estou em duvida aqui. Surgiu outro candidato à um Linux. Um PC com placa PC-CHICO, iG Ram, HD 40G, genérico...

Qual o melhor candidato? Debian ou tento algo mais light no distrowatch?
  • Xiii...retiro o que eu disse do Mint KDE. Depois de atualizar começou a ficar lerdo como nos outros, demais mesmo. Até pagina do facebook rola em steps. Estou neste momento nstalando o Mint Gnome novamente e depois, vou colocar o Debian. Não sei o que acontece...
    Johnny disse: Não sei o que acontece...

O seu computador está bichado, portanto não dá para tirar conclusões.
    Johnny disse: Qual o melhor candidato? Debian ou tento algo mais light no distrowatch?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lubuntu
    Lubuntu é um projeto derivado do Ubuntu, uma distruibuição do sistema operacional GNU/Linux. Seu diferencial está em seu desenvolvimento, que foca netbooks, dispositivos móveis e os micros mais antigos, com menos de 256 MB de RAM. A interface utilizada é o LXDE, que segue os mesmos padrões gráficos do KDE.
  • quote]Li num forum qalquer neste sábado último que o LXDE pode ser tão pesado quanto o KDE porque usa biblioteca sei lá o que. Acho que terei que ver na marra mesmo.[/quote]

• Johnny disse: Johnny fevereiro 9 EditarSinalizar
    Postagens: 1,184

Fernando_Silva disse:

E lá vem bomba...

Kubuntu não receberá mais dinheiro da Canonical em seu desenvolvimento

Por Marcos Elias Picão em 7 de fevereiro de 2012 às 18h05
    40

Apesar de ter melhorado nos últimos anos, o Kubuntu nunca foi o foco da Canonical. Sempre deixado de lado com os outros variantes, todo o trabalho remunerado da Canonical era voltado principalmente ao Ubuntu com GNOME. Com a chegada do Unity (usando a base do GNOME por trás) isso não mudou muito.

Agora a Canonical tirou o cargo do único desenvolvedor pago para trabalhar no Kubuntu: Jonathan Riddell. Isso leva o Kubuntu ao mesmo nível dos outros variantes, sendo mantido apenas por voluntários no tempo livre. A princípio ele continua trabalhando para a Canonical, mas não mais no Kubuntu.

O Kubuntu nunca fez sucesso como o Ubuntu, e como é uma empresa, fica complicado para a Canonical investir nele. Nada impede que os usuários instalem qualquer ambiente gráfico no Ubuntu, incluindo o KDE - seja pelo pacote kubuntu-desktop ou por qualquer outro meio. Mas isso não tem a mesma graça de uma distro própria, focada no KDE, que pensa no KDE, que otimiza aplicativos para o KDE (como a central de programas do Ubuntu, por exemplo, embora ela rode nos outros variantes sem problemas atualmente).

Outra mudança que surge como efeito agora é que não haverá mais suporte pago para o Kubuntu depois do 12.04, pelo menos não por parte da Canonical.

A mensagem do funcionário que deixou a função paga está na lista de desenvolvedores.

Resumindo, o Kubuntu não acabou, mas será uma edição comunitária do Ubuntu. Sem dinheiro da Canonical para mantê-lo. Sinceramente não dá para esperar grandes mudanças, nem boas nem ruins - provavelmente a comunidade de entusiastas do KDE continuará fazendo seu trabalho como já vinha sendo feito.

Independente de ser pago ou não para trabalhar nele, é difícil imaginar a Canonical divulgando o Kubuntu - ou outra variante - com força. Todos os maiores esforços dela são concentrados no Unity, no Ubuntu, não faz sentido ela recomendar fortemente um sistema concorrente mantido pela própria. Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu - e outros mais que podem surgir - são vistos como versões alternativas para quem gosta dos ambientes que eles trazem, aproveitando toda a base técnica do Ubuntu, como o suporte a hardware e a grande compatibilidade com programas e jogos para Linux. Para leigos é muito mais fácil usar a base do Ubuntu com qualquer outro ambiente do que uma distro mais "pura" ou "tradicional", que traria dificuldades com drivers, codecs e outras coisas básicas.

Ah, aos interessados em colaborar de alguma forma com o projeto, há dicas nesta página.

Johnny disse:
    E lá vem bomba...

Kubuntu não receberá mais dinheiro da Canonical em seu desenvolvimento
    A maioria das distribuições não recebe verbas. Em casa, eu uso o BigLinux há 4 anos e agora lançaram o 11.10, sempre sem verbas.

O Ubuntu é uma das poucas exceções.

sybok disse:
    To cheio do ubuntu... ele tem travado aqui e é muito xiita.
    Eu uso o Kubuntu desde 2007. Antes, usava o Kurumin.
  • Fernando_Silva disse: sybok disse:

Eu uso o Kubuntu desde 2007. Antes, usava o Kurumin.
    Depois de muito ler sobre SO' s eu concluí uma coisa. Cada um tem seu hardware que empaca, sem excessões, tirando os SO's sem gerenciadores de janelas e consequentemente os aplicativos idem.
  • sybok disse: Fernando_Silva disse: O Ubuntu é uma das poucas exceções.

E Meu PC é novinho, AMD Opteron Quad-Core.
    O windows ultimate 64 não tem travado.
    Perguntinha bem besta mas que vive me pegando. Você baixou a ISO, checou o md5sum da iso baixada, gravou em velocidade baixa e checou a gravação?

Baixei o Debian 6 novamente ( o meu está emprestado) e fui lá eu instalar. Instalou, não deu erro algum, mas na hora de entrar no desktop, fica om o reloginho direto e não faz mais porra nenhuma. COmo eu já havia instalado do outro DVD e funcionada, resolvi testar o md5sum no próprio Mint enão é que encontrou uma soma inválida. Agora vai saber quanto de erro isso implica...

• Então, tinha baixado uma iso do Debian (tinha apagado com o Mint KDE) e não havia verificado. Depois verifiquei e deu uma sominha só errada. Instalei e deu um pau fudidaço (não logava, ficava como se estivesse em loop infinito)
    Baixei outra iso (tinha apagado a outra...), chequei o md5sum, gravei com verificação e estava ok. Instalei e tudo normal. Desta vez optei por instalação gráfica assistida, achei meio meloso demais, muito detalhe, mas achei legal. Agora é lembrar como faço todas aquelas coisas que eu fiz antes de apagar como jre, firefox, e nem lembro mais o que.

Estou quase querendo instalar novamente o Mint kde e ver se não foi cagada minha (não checar a iso e a gravação)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.