Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

PERA PENSAR: O quê poderá vir depois do Apostolo Valdemiro Santiago?

ENCOSTOENCOSTO Membro
Esse é um tópico mais filosófico.

Particularmente, tenho notado um acrescimo no nível de cara de pau ha cada 10 anos, mais ou menos.

Vejamos:

- Igrejas como Assembleia de Deus
- Igreja da Graça (do RRRRR Soares)
- Igreja Univer$al (Edir Macedo)
- Igreja Mundial do Poder de Deus (Valdemiro Santiago)
- Igreja ...... (???)

Parece que tudo começou quando o RRR Soares resolveu abandonar alguma denominação "tradicional" para fundar a sua igreja.

No futuro, algum pastor irá desertar da mundial do poder de deus para fundar uma igreja mais tosca, superando o Valdemiro.

Só que eu não consigo ver como seria essa igreja.
O ENCOSTO
Onde houver fé, levarei a dúvida!

Comentários

• 8 Comentários sorted by Votes Date Added
  • PARA PENSAR: O quê poderá vir depois do Apostolo Valdemiro Santiago?

Essa é fácil...segundo o que vejo por aqui, logo logo vai existir a:

IGREJA FILOSOFICA INTERNACIONALMENTE MUNDIAL DA BENEVOLENCIA DE DEUS
    Apostolo: Criaturo de Deus. ):-))
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Lucifer disse: PARA PENSAR: O quê poderá vir depois do Apostolo Valdemiro Santiago?

Essa é fácil...segundo o que vejo por aqui, logo logo vai existir a:

IGREJA FILOSOFICA INTERNACIONALMENTE MUNDIAL DA BENEVOLENCIA DE DEUS
    Apostolo: Criaturo de Deus. ):-))
    CRIATURO disse: Boa idéia! vou escrever um novo post: O evangelho segundo o criaturo!
    Valeu pela dica!

O futuro é sombrio...

• Tosco como o Valdemiro ele já é. Precisamos saber se ele consegue arrancar mais grana dos trouxas.
    O ENCOSTO
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    ENCOSTO disse: Tosco como o Valdemiro ele já é. Precisamos saber se ele consegue arrancar mais grana dos trouxas.
    Ele não vai conseguir muitos seguidores com essa conversa de que o sofrimento é bom e que sofreremos eternamente.
  • Será que só eu noto uma "evolução", seguindo uma ordem como a que eu postei no inicio?

Em todas as igrejas, os pastores tiram um tempo para arrancar grana.

Nas denominações tradicionais, tinha sempre um pastor como o Silas Salafrario (ou Silas Malacheia) que ao menos faziam as tais pregações muitas vezes sem pedir grana, tudo com base biblica.

Depois, aparece o RRR Soares, influenciado quem sabe pelo primo do Jerry Lee Lewis, com pregações biblicas mais fracas e pedindo um pouco mais de grana.

Daí aparece o Edir Macedo, que fica o culto inteiro pedindo grana mas ainda para uns 20 minutos para entrevistar demonios.

Agora aparece o valdemiro: O cara coloca os pés na igreja e já tem crente desencapetando e levantando da cadeira de rodas. Enquanto isso acontece ele vai pedindo dinheiro.

Não tem muito espaço para se criar uma igreja mais eficiente.
    O ENCOSTO
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited fevereiro 2012 Vote Up0Vote Down
    É possível que Valdemiro Santiago personifique o fim da explosão neopentecostal no Brasil.
    Por mais que o grotesco atraia a patuléia, há limites que a experiência ensina e o grau de grotesco da Igreja Mundial vem superando a todos.

A comunidade pentecostal no Brasil se desenvolveu a partir de minorias que procuravam uma identidade própria e a encontravam na austeridade das aparências e comportamentos públicos impostos pelas igrejas crentes.
    Para muitos membros destas igrejas que eram pobres e ignorantes esta era a única expressão de respeitabilidade pública que podiam conquistar em um país católico provinciano como era o Brasil dos anos 50, quando a expansão pentecostal começou a se fazer notar.

Hoje os neopentecostais trocaram a oferta de respeito público pelo milagre oferecido às baciadas a quem pagar os carnês em dia. Viraram o Baú da Felicidade que fornece saúde, felicidade amorosa, harmonia conjugal, estabilidade familiar, sucesso financeiro e proteção contra todos os males do mundo, mas só entrega depois de quitados os últimos centavos que a igreja lhe cobra.

Se o Valdemiro Santiago hoje é um sucesso estrondoso, o Baú da Felicidade também já foi, com suas promessas de casa própria, carro zero e milhões em prêmios para quem estivesse rigorosamente em dia com as prestações.
    E quem compra o Carnê do Baú hoje?
    Uma ou outra velhinha talvez, saudosa do carisma eterno do Silvio Santos e gente idiota demais para merecer comentários.

Os clientes do Valdemiro hoje talvez sejam os compradores do carnê do Baú de ontem, que por mais otários que tenham sido um dia acabam caindo na realidade do "peraí, dou meu dinheiro prá este cara há anos e nunca ganhei porra nenhuma. Aliás, nunca conheci alguém que ganhou, só os vejo na TV".

A dinâmica é a mesma.

Se a explosão pentecostal foi alimentada por carências sociais nas quais cabiam um tiquinho de valores espirituais, hoje o que movimenta as hordas que se dirigem à Cidade Mundial é a motivação mesquinha de obter conquistas materiais sem trabalhar por elas.
    Não tem organização religiosa que resista muito tempo sobre bases tão frágeis.

Até a poderosa Igreja Católica, por um milênio soberana espiritual absoluta do Ocidente cristão quase caiu do cavalo quando abusou das aparências e teve que enfrentar a Reforma Protestante.

É possível que os pentecostais e neopentecostais façam sua própria Reforma e voltem aos valores de aparência austera que construiu sua reputação.
    Também é possível que a Igreja Católica recupere parte dos fiéis perdidos para os mercenários de ternos caros e discursos religiosos baratos.
    Talvez o Esoterismo Nova Era ou outra forma de pseudo-espiritualidade projetada para a sociedade de consumo ganhe status institucional.

Mas o mais provável é que ninguém tenha combatido melhor a influência da religião na sociedade que os Valdemiros Santiagos da vida.
    Para cada idiota que vai deixar suas economias na mão dele, outros dez veêm a cena pela TV e passam a desprezar este tipo de gente e este tipo de crença.

Deviam convidar o Valdemiro para ser presidente de uma destas associações de ateus militantes. Ninguém faz mais pela causa do que ele.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • CameronCameron Membro
    edited fevereiro 2012 Vote Up0Vote Down
    Acauan disse: Deviam convidar o Valdemiro para ser presidente de uma destas associações de ateus militantes. Ninguém faz mais pela causa do que ele.
    Pois é, uma cena grotesca como a do pastor Zangief tem mais impacto para aqueles que consideram o ateísmo uma causa de vida do que tudo que a ATEA já fez até hoje, e o que é melhor do ponto de vista dos ateístas militantes, essas produções medonhas são feitas com o dinheiro dos crentes e não dos ateus.

Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.