A consciência humana perante o infinito é uma das questões metafísicas básicas.
Uma consciência individual que contempla o infinito se vê como um ponto central de onde irradiam infinitas retas em todas as direções nas quais a percepção consciente só alcança um limitado segmento de algumas das retas irradiadas, não de todas, resultando em uma alegoria geométrica na qual a consciência individual é um ponto no centro do sólido infinito da realidade.
Como um farol de alcance limitado, a consciência ilumina seu entorno próximo neste sólido, permanecendo escura a infinita vastidão restante.
Esta alegoria geométrica permite representar a construção do senso de realidade pela consciência individual, uma vez que a reta é uma entidade infinita da qual se pode conhecer as propriedades do todo a partir do conhecimento das propriedades da parte.
Sem esta idéia de continuum seria impossível qualquer concepção de realidade, pois qualquer parte finita de um todo infinito seria insignificante perante este todo e o conhecimento da parte em nada implicaria para o conhecimento do todo, como um farol que ilumina os recifes próximos, mas nada informa sobre a imensidão do oceano do qual alcança apenas as bordas.
Se não há o continuum , qualquer idéia formulada a partir de nossas percepções não teria qualquer significado absoluto. A própria idéia de realidade nada mais seria que o modo como imaginamos um todo além de nossa possibilidade de perscrutar.
Post edited by Acauan on
Acauan dos Tupis
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Acauan disse: Sem esta idéia de continuum seria impossível qualquer concepção de realidade,se não há o continuum , qualquer idéia formulada a partir de nossas percepções não teria qualquer significado do absoluto.
O que seria esse continuum? ou essa idéia? Não peguei o espírito da coisa. Acho que não alcancei a máxima ... desculpe. Como ateu você não deve estar falando de Deus está? Pois metafísica não é um assunto para ateus é? Para ateus não, para você mestre Acauan é um bom parto.(Prato) desculpe!
Acauan disse: Sem esta idéia de continuum seria impossível qualquer concepção de realidade,se não há o continuum , qualquer idéia formulada a partir de nossas percepções não teria qualquer significado do absoluto.
O que seria esse continuum? ou essa idéia? Não peguei o espírito da coisa. Acho que não alcancei a máxima ... desculpe.
A idéia de que as propriedades ou algumas das propriedades do que observamos da realidade tenham continuidade Ad infinitum, permitindo-se tirar conclusões sobre um todo infinito a partir do estudo da parte finita.
gentilPastor disse: Pois metafísica não é um assunto para ateus é?
Por que não seria?
Foi o que falei. metafísica não é assunto para ateu já que ateu vê com outros olhos assuntos da metafísica. Mas para ti é um prato cheio. Sem perceber revelaste Deus no seu texto. Em toda a beleza vejo esse ser continuum. Os corais no recife só me revelam que há um mar infinito sem mesmo eu vr esse mar.
"Sem esta idéia de continuum seria impossível qualquer concepção de realidade, pois qualquer parte finita de um todo infinito seria insignificante perante este todo e o conhecimento da parte em nada implicaria para o conhecimento do todo, como um farol que ilumina os recifes próximos, mas nada informa sobre a imensidão do oceano do qual alcança apenas as bordas."
Corintios
Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente.
gentilPastor disse: Foi o que falei. metafísica não é assunto para ateu já que ateu vê com outros olhos assuntos da metafísica.
Talvez você esteja julgando com base no discurso ateísta militante típico de Internet, que é raso como um pires e não representa necessariamente o pensamento ateísta, mesmo porque é praticamente impossível desenvolver hipóteses sobre a realidade sem a Metafísica.
gentilPastor disse: Sem perceber revelaste Deus no seu texto. Em toda a beleza vejo esse ser continuum. Os corais no recife só me revelam que há um mar infinito sem mesmo eu vr esse mar.
Este salto da interpretação filosófica para a teológica é uma opção, não uma necessidade lógica.
gentilPastor disse: Corintios
Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente.
Texto que me remeteu a ver o continuum (Deus)
O melhor vislumbre bíblico do Infinito Metafísico é dado por Paulo em Atos:
Porque nele vivemos, movemo-nos e somos.
Post edited by Acauan on
Acauan dos Tupis
Nós, Indios.
A Metafísica é uma das principais obras de Aristóteles e o primeiro grande trabalho sobre a própria metafísica. O objeto de investigação da Metafísica não é qualquer ser, mas do ser enquanto ser. Examina o que pode ser afirmado sobre qualquer coisa que existe por causa de sua existência e não por causa de alguma qualidade especial que se tenha. Também aborda os diferentes tipos de causas, forma e matéria, a existência dos objetos matemáticos e Deus.
O título Metafísica resultou da ordenação dos livros após aos da Física, de acordo com a disposição dada por Andrônico de Rodes, no primeiro século a.C. O tratado é composto de 14 livros.
Na metafísica, Aristóteles definiu as quatro causas, explicada aqui em termos gerais:
Causa formal — é a forma ou essência das coisas(um objeto se define pela sua forma).
Causa material — é a matéria de que é feita uma coisa (a matéria na qual consiste o objeto).
Causa eficiente — é a origem das coisas (aquilo ou aquele que tornou possível o objeto).
Causa final — é a razão de algo existir (a finalidade do objeto).
Depois das verdades de razão vem o estudo das verdades de fato. As verdade de fato sim, são oriundas da experiência; são, produzidas pelas experiências, estão impressas em nós por meio da percepção sensível.
LEIBNIS já escreveu que:
"Porém isso que o objeto é, essa consistência do objeto, que é, com efeito, o conteúdo das verdades de fato, constitui um conhecimento de segunda ordem, um conhecimento inferior."
o italiano santo Tomás de Aquino afirma que a metafísica estuda a causa primeira, e, como a causa primeira é Deus, ele é o objeto da metafísica. Na Idade Moderna a experiência passa a ser extremamente valorizada e a metafísica deixa de ser considerada a base do conhecimento filosófico. O escocês David Hume diz que o homem está completamente submetido aos sentidos, portanto não pode criar ideias, e não é possível formular nenhuma teoria geral da realidade. Para ele, ciência alguma é capaz de atingir a verdade, seus conhecimentos são sempre probabilidade. Por isso Acauan fala de seu Continuum ao qual eu chamo de Deus e. Acauam sabiamente chama de Ad infinitum
gentilPastor disse: Por isso Acauan fala de seu Continuum ao qual eu chamo de Deus e. Acauam sabiamente chama de Ad infinitum
Você acha que esse infinito tem uma consciência - e não prova. Os ateus apenas acham que ele está lá. Apenas acham que há mais universo além do universo que podemos observar. A metafísica especula sobre as propriedades dessa extensão não observável do universo, mas não leva à crença em deuses.
gentilPastor disse: Santo Tomás de Aquino afirma que a metafísica estuda a causa primeira, e, como a causa primeira é Deus, ele é o objeto da metafísica.
Como disse, mesmo Sto. Tomás de Aquino não foi tão longe em afirmar taxativamente que a Causa Primeira é Deus. Nas Cinco Vias ele diz que "a esta Causa Primeira chamamos Deus", o que torna Deus uma hipótese Metafísica para solução do problema, não a única.
gentilPastor disse: Na Idade Moderna a experiência passa a ser extremamente valorizada e a metafísica deixa de ser considerada a base do conhecimento filosófico.
Os críticos da Metafísica afirmam - com razão - que os modelos metafísicos são apenas construções mentais, produtos da imaginação que vão perdendo seu vínculo objetivo com a realidade à medida que as conclusões passam a derivar apenas da lógica, não da experiência.
As críticas à Metafísica são válidas, mas os modelos alternativos, como o cientificismo empirista também tem pontos frágeis no nexo final entre conclusões e realidade objetiva, com a diferença supervalorizada na modernidade de que empirismo possui mais aplicações práticas.
gentilPastor disse: Para ele, ciência alguma é capaz de atingir a verdade, seus conhecimentos são sempre probabilidade.
O máximo que a Ciência experimental pode apresentar é uma teoria que testada mostra-se capaz de fazer previsões sobre um determinado fenômeno. Isto não implica que o fenômeno em questão seja conhecido, apenas que variáveis que particularmente nos interessam aparentemente correspondem a uma modelagem passível de reprodução, o que permite aplicações na tecnologia e engenharia.
Post edited by Acauan on
Acauan dos Tupis
Nós, Indios.
Acauan disse: Os críticos da Metafísica afirmam - com razão - que os modelos metafísicos são apenas construções mentais, produtos da imaginação que vão perdendo seu vínculo objetivo com a realidade à medida que as conclusões passam a derivar apenas da lógica, não da experiência.
As críticas à Metafísica são válidas, mas os modelos alternativos, como o cientificismo empirista também tem pontos frágeis no nexo final entre conclusões e realidade objetiva, com a diferença supervalorizada na modernidade de que empirismo possui mais aplicações práticas.
Frágil por frágil fico com aquele que foi capaz de criar o GPS (a décima maravilha do mundo para quem já teve que encontrar os cafundós dos bairros de SP) e a ressonância magnética.
Mas reconheço o fascínio de especular sobre os confins do universo uma vez que partilho do mesmo..
Darkside disse: Metafísica é legal, os questionamentos realmente perturbadores são os da metaética.
Por exemplo,como fundamentar de modo absoluto uma moral atéia?
Fundamentar uma moral absoluta para um grupo, ou mesmo de forma universal, é um desafio e tanto quando se questiona a natureza da própria moral. Sempre parece ser possível encontrar perspectivas que apresentam problemas. Acho mais interessante responder esse tipo de pergunta dentro da abordagem normativa.
Muita idéia relativista mais parece um jogo de palavras e uma confusão de conceitos, mas há questionamentos pertinentes.
Darkside disse: Acho mais interessante responder esse tipo de pergunta dentro da abordagem normativa.
A moral se expressa materialmente de forma normativa, mas precisa ser mais que isto na essência.
Darkside disse: Muita idéia relativista mais parece um jogo de palavras e uma confusão de conceitos, mas há questionamentos pertinentes.
Em última instância, o relativismo estabelece que nada é bom ou mau, certo ou errado per si, o que fere o bom senso elementar que não vê como se pode relativizar a tortura de bebês, por exemplo.
Acauan dos Tupis
Nós, Indios.
Acauan disse: Em última instância, o relativismo estabelece que nada é bom ou mau, certo ou errado per si, o que fere o bom senso elementar que não vê como se pode relativizar a tortura de bebês, por exemplo.
Ah, um relativista surgiria com alguma situação do tipo alguém ser obrigado a torturar um bebê pra evitar que muitos outros bebês fossem torturados.
Você tem paciência pra debater esse tipo de coisa? :/
Acauan disse: A moral se expressa materialmente de forma normativa, mas precisa ser mais que isto na essência.
Com certeza. A metaética estará presente de qualquer forma, pois você precisa definir o que é moral e ética antes de mais nada. O Realismo Moral é a idéia correta, na minha opinião.
A propósito Acauan, acha que atirar todo o nosso ceticismo contra os fundamentos dos nossos valores algo sadio para o nosso desenvolvimento intelectual? Eu não digo isso como se estivesse defendendo uma espécie de "ignorância virtuosa", mas a maioria dos questionamentos parecem ter o objetivo de tornar tudo em algo subjetivo, parcial e dependente de circunstâncias específicas.
E se no final dessa estrada você chegar à conclusão que o Bem não existe, mas apenas o seu "bem", dentro de sua limitada visão de mundo? :/
Darkside disse: Ah, um relativista surgiria com alguma situação do tipo alguém ser obrigado a torturar um bebê pra evitar que muitos outros bebês fossem torturados.
Cada dia tenho menos para explicar coisas básicas como a diferença entre BEM e mal menor.
Darkside disse: A propósito Acauan, acha que atirar todo o nosso ceticismo contra os fundamentos dos nossos valores algo sadio para o nosso desenvolvimento intelectual?
Pelo contrário. O ceticismo moderno só faz sentido como ferramenta intelectual, não como filosofia de vida.
Há algo de muito saudável em considerar que se algo é realmente verdadeiro, então não há problema algum em submetê-lo ao crivo da dúvida, mas a própria idéia de verdadeiro já incute um valor absoluto sem o qual o próprio ceticismo perde a razão de ser.
Darkside disse:E se no final dessa estrada você chegar à conclusão que o Bem não existe, mas apenas o seu "bem", dentro de sua limitada visão de mundo? :/
Acho que seria contraditório.
O conhecimento é BEM. Se no final pelo menos eu conhecer a verdade, mesmo que ela não me seja benéfica me darei por satisfeito.
Post edited by Acauan on
Acauan dos Tupis
Nós, Indios.
Darkside disse: Ah, um relativista surgiria com alguma situação do tipo alguém ser obrigado a torturar um bebê pra evitar que muitos outros bebês fossem torturados.
Acauan disse: Cada dia tenho menos para explicar coisas básicas como a diferença entre BEM e mal menor.
Há outros questionamentos possíveis, mas sinceramente, é assim que devíamos tentar entender a natureza da moral? Imaginando situações bizarras como forma de tentar enfraquecer uma noção universal de moral e de ética, só porque essas situações poderiam existir?
Darkside disse: E se no final dessa estrada você chegar à conclusão que o Bem não existe, mas apenas o seu "bem", dentro de sua limitada visão de mundo? :/
Acauan disse: Acho que seria contraditório.
O conhecimento é BEM. Se no final pelo menos eu conhecer a verdade, mesmo que ela não me seja benéfica me darei por satisfeito.
Seria contraditório dentro de sua concepção atual do que é a verdade e como conhecê-la, mas essa conclusão tornaria a verdade apenas em uma forma de ver o mundo, profundamente influenciada por incontáveis circunstâncias que impedem qualquer pessoa de adquirir um conhecimento universal ou absoluto de qualquer natureza.
Até não seria o fim do mundo, mas você teria que admitir que a defesa de sua moral nada mais é do que uma tentativa de impor seus valores para as outras pessoas, e que eles não representam realmente as mais preciosas virtudes humanas, sendo apenas uma interpretação pessoal perfeitamente questionável.
Felizmente ou infelizmente, não há resposta definitiva pra esse tipo de pergunta, e alguém com uma conclusão dessas sobre a verdade pode estar perfeitamente enganado.
Darkside disse: Felizmente ou infelizmente, não há resposta definitiva pra esse tipo de pergunta, e alguém com uma conclusão dessas sobre a verdade pode estar perfeitamente enganado.
Um ponto de partida interessante é não sair buscando uma teoria geral da moral e da ética, mas ao contrário, tentar compreender estas questões a partir do autoconhecimento e vice-versa.
Os resultados podem ser surpreendentes.
Post edited by Acauan on
Acauan dos Tupis
Nós, Indios.
Devaneio.
O ato moral deve ser imediato, não condicionado. Portanto, torturar o bebé é errado. Isto encerra o assunto.
Senão for suficiente. Resolvo com simplicidade. Os atos imorais de um individuo não podem ser justificados por consequência de uma decisão de um outro.
Exemplo: soldados nazis no campo de concentração dizem: "cumprimos ordens".
P.S. Se alguém quiser colmatar as lacunas esteja à vontade.
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Comentários
O que seria esse continuum? ou essa idéia? Não peguei o espírito da coisa. Acho que não alcancei a máxima ... desculpe. Como ateu você não deve estar falando de Deus está? Pois metafísica não é um assunto para ateus é? Para ateus não, para você mestre Acauan é um bom parto.
(Prato)desculpe!A idéia de que as propriedades ou algumas das propriedades do que observamos da realidade tenham continuidade Ad infinitum, permitindo-se tirar conclusões sobre um todo infinito a partir do estudo da parte finita.
Chame como quiser.
Por que não seria?
Nós, Indios.
Foi o que falei. metafísica não é assunto para ateu já que ateu vê com outros olhos assuntos da metafísica. Mas para ti é um prato cheio. Sem perceber revelaste Deus no seu texto. Em toda a beleza vejo esse ser continuum. Os corais no recife só me revelam que há um mar infinito sem mesmo eu vr esse mar.
Corintios
Texto que me remeteu a ver o continuum (Deus)
Um abraço.
2
Sto. Tomás de Aquino também chamou.
Talvez você esteja julgando com base no discurso ateísta militante típico de Internet, que é raso como um pires e não representa necessariamente o pensamento ateísta, mesmo porque é praticamente impossível desenvolver hipóteses sobre a realidade sem a Metafísica.
Este salto da interpretação filosófica para a teológica é uma opção, não uma necessidade lógica.
O melhor vislumbre bíblico do Infinito Metafísico é dado por Paulo em Atos:
Nós, Indios.
O título Metafísica resultou da ordenação dos livros após aos da Física, de acordo com a disposição dada por Andrônico de Rodes, no primeiro século a.C. O tratado é composto de 14 livros.
Na metafísica, Aristóteles definiu as quatro causas, explicada aqui em termos gerais:
Causa formal — é a forma ou essência das coisas(um objeto se define pela sua forma).
Causa material — é a matéria de que é feita uma coisa (a matéria na qual consiste o objeto).
Causa eficiente — é a origem das coisas (aquilo ou aquele que tornou possível o objeto).
Causa final — é a razão de algo existir (a finalidade do objeto).
Depois das verdades de razão vem o estudo das verdades de fato. As verdade de fato sim, são oriundas da experiência; são, produzidas pelas experiências, estão impressas em nós por meio da percepção sensível.
LEIBNIS já escreveu que:
"Porém isso que o objeto é, essa consistência do objeto, que é, com efeito, o conteúdo das verdades de fato, constitui um conhecimento de segunda ordem, um conhecimento inferior."
a paz
Você acha que esse infinito tem uma consciência - e não prova. Os ateus apenas acham que ele está lá. Apenas acham que há mais universo além do universo que podemos observar. A metafísica especula sobre as propriedades dessa extensão não observável do universo, mas não leva à crença em deuses.
Como disse, mesmo Sto. Tomás de Aquino não foi tão longe em afirmar taxativamente que a Causa Primeira é Deus. Nas Cinco Vias ele diz que "a esta Causa Primeira chamamos Deus", o que torna Deus uma hipótese Metafísica para solução do problema, não a única.
Os críticos da Metafísica afirmam - com razão - que os modelos metafísicos são apenas construções mentais, produtos da imaginação que vão perdendo seu vínculo objetivo com a realidade à medida que as conclusões passam a derivar apenas da lógica, não da experiência.
O máximo que a Ciência experimental pode apresentar é uma teoria que testada mostra-se capaz de fazer previsões sobre um determinado fenômeno. Isto não implica que o fenômeno em questão seja conhecido, apenas que variáveis que particularmente nos interessam aparentemente correspondem a uma modelagem passível de reprodução, o que permite aplicações na tecnologia e engenharia.
Nós, Indios.
Mas reconheço o fascínio de especular sobre os confins do universo uma vez que partilho do mesmo..
Por exemplo,como fundamentar de modo absoluto uma moral atéia?
Nós, Indios.
Fundamentar uma moral absoluta para um grupo, ou mesmo de forma universal, é um desafio e tanto quando se questiona a natureza da própria moral. Sempre parece ser possível encontrar perspectivas que apresentam problemas. Acho mais interessante responder esse tipo de pergunta dentro da abordagem normativa.
Muita idéia relativista mais parece um jogo de palavras e uma confusão de conceitos, mas há questionamentos pertinentes.
A moral se expressa materialmente de forma normativa, mas precisa ser mais que isto na essência.
Em última instância, o relativismo estabelece que nada é bom ou mau, certo ou errado per si, o que fere o bom senso elementar que não vê como se pode relativizar a tortura de bebês, por exemplo.
Nós, Indios.
Ah, um relativista surgiria com alguma situação do tipo alguém ser obrigado a torturar um bebê pra evitar que muitos outros bebês fossem torturados.
Com certeza. A metaética estará presente de qualquer forma, pois você precisa definir o que é moral e ética antes de mais nada. O Realismo Moral é a idéia correta, na minha opinião.
A propósito Acauan, acha que atirar todo o nosso ceticismo contra os fundamentos dos nossos valores algo sadio para o nosso desenvolvimento intelectual? Eu não digo isso como se estivesse defendendo uma espécie de "ignorância virtuosa", mas a maioria dos questionamentos parecem ter o objetivo de tornar tudo em algo subjetivo, parcial e dependente de circunstâncias específicas.
E se no final dessa estrada você chegar à conclusão que o Bem não existe, mas apenas o seu "bem", dentro de sua limitada visão de mundo? :/
Cada dia tenho menos para explicar coisas básicas como a diferença entre BEM e mal menor.
Pelo contrário. O ceticismo moderno só faz sentido como ferramenta intelectual, não como filosofia de vida.
Há algo de muito saudável em considerar que se algo é realmente verdadeiro, então não há problema algum em submetê-lo ao crivo da dúvida, mas a própria idéia de verdadeiro já incute um valor absoluto sem o qual o próprio ceticismo perde a razão de ser.
Acho que seria contraditório.
Nós, Indios.
Há outros questionamentos possíveis, mas sinceramente, é assim que devíamos tentar entender a natureza da moral? Imaginando situações bizarras como forma de tentar enfraquecer uma noção universal de moral e de ética, só porque essas situações poderiam existir?
Seria contraditório dentro de sua concepção atual do que é a verdade e como conhecê-la, mas essa conclusão tornaria a verdade apenas em uma forma de ver o mundo, profundamente influenciada por incontáveis circunstâncias que impedem qualquer pessoa de adquirir um conhecimento universal ou absoluto de qualquer natureza.
Até não seria o fim do mundo, mas você teria que admitir que a defesa de sua moral nada mais é do que uma tentativa de impor seus valores para as outras pessoas, e que eles não representam realmente as mais preciosas virtudes humanas, sendo apenas uma interpretação pessoal perfeitamente questionável.
Felizmente ou infelizmente, não há resposta definitiva pra esse tipo de pergunta, e alguém com uma conclusão dessas sobre a verdade pode estar perfeitamente enganado.
Um ponto de partida interessante é não sair buscando uma teoria geral da moral e da ética, mas ao contrário, tentar compreender estas questões a partir do autoconhecimento e vice-versa.
Os resultados podem ser surpreendentes.
Nós, Indios.
Devaneio.
O ato moral deve ser imediato, não condicionado. Portanto, torturar o bebé é errado. Isto encerra o assunto.
Senão for suficiente. Resolvo com simplicidade. Os atos imorais de um individuo não podem ser justificados por consequência de uma decisão de um outro.
Exemplo: soldados nazis no campo de concentração dizem: "cumprimos ordens".
P.S. Se alguém quiser colmatar as lacunas esteja à vontade.