Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

A ASSUSTADORA HISTORIA DA MEDICINA

Seu medo de ir ao medico tem remedio. Depois de ler esta materia, voce vai dar graças a Deus por ter consulta marcada com um profissional do seculo 21. Até alguns seculos, o conhecimento da medicina era mais instintivo do que documentado, os utensilios pareciam saidos de filmes de terror e recursos como esterilização e anestesia eram meras sugestoes. Esta é, literalmente, uma historia de sangue, suor e lagrimas - e cabia aos pacientes fornecer o primeiro e o ultimo.

BURACO NA CABEÇA - Egipcios se especializaram no primeiro tipo de cirurgia de que se tem registro.

1 - Praticada desde a Pre-Historia, a rtrepanação foi o priemrio tipo de cirurgia conhecido. Era comum na India, na China, na Africa e no Peru. Em torno de 3000 a.C. os egipcios se tornaram experts nesse procedimento porque conheciam bem o cerebro humano graças as mumificações. Ele servia para diminuir a pressao intracraniana, retirar coagulos, curar enxagueca ou insanidade e até mesmo para "expelir mauls espiritos.

2 - O tratamento consistia em furar o cranio, arrancar um pedaço do osso ate a altura da membrana que recobre o cerebro, mas sem penetrar na camada chamada duramater. O tamanho, a quantidade de buracos e os instrumentos utilizados variaram com o tempo, mas os egipcios gostavam de usar uma broca e uma espatula para fazer de um a tres rombos com cerca de ccm de diametro. E sem anestesia.

3 - Depois da cirurgia, o paciente usava uma bandagem de linho, mas os buracos ficavam la pelo resto da vida. "O couro cabeludo e o cabelo voltam a crescer sobre a parte da abertura, mas a pessoa nunca mais volta a ter osso naquele ponto", diz Lara Frame, antropologa norte-americana da East Carolina University. Na Roma antiga, o osso era moido e diluido em bebida - considerado um remedio revitalizante.

Obs: Atualmente o procedimento ainda é praticado para diminuir a pressao intracraniana em casos de hemorragia, mas o osso é colocado de volta.
Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))

Comentários

• 9 Comentários sorted by Votes Date Added
  • FURA O ZÓIO - Muçulmanos faziam operações oftalmologicas com agulhas cegas

1 - Se voce tivesse problemas de visao durante a Alta Idade Media, nao haveria lugar melhor para se tratar do que nos paises Arabes. Mestres na fabricação de oculos desde o seculo 8, "os médicos muçulmanos desenvolveram tecnicas de raspagem semelhantes as usadas hoje para tratar a catarata", afirma Emille Savage-Smith professora de historia da ciencia islamica da Universidade de Oxford.

2 - Eles evitavam ao maximo fazer cirurgias, mas, em casos extremos, recorriam a centros hospitalares em Bagdá, em Damasco e no Cairo. Sentado de modo que seu rosto ficasse na altura do rosto do medico,o paciente era imobilizado por tres assistentes e recebia pequenos ganchos nas palpebras para nao piscar. Então, o cirurgiao usava uma agulha sem ponta para penetrar o globo ocular e raspar o cristalino, a "lente" que recula o foco.

3 - Depois, ele retirava a agulha e o paciente avaliava, olhando para a parede, se a visao estava mais nitida. O processo era repetido tres ou quatro vezes . Aí, a regiao era lavada com agua salgada e o operado repousava por ate uma semana. A tecnica pode parecer radical, mas funcionava - textos islamicos foram traduzidos para o latim, influenciaram a medicina europeia durante o Renascimento e sao erstudados até hoje.

Obs: Os islamicos foram os primeiros a discordar do grego Hipocrates, que dizia que a imagem se formava no ar e chegavam pronta ao olho.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
  • PITANGUY DA RENASCENÇA - Cirurgias plasticas nao sao novidades. Elas ja enriqueciam medicos ha cerca de 500 anos.

1 - Ja no seculo 6 a.C., o indiano Sushruta, prfimeiro cirurgiao conhecido da historia, assinou obras descrevendo o processo de reconstituição ou alteração do rosto. Seu metodo mais famoso era a reconstituição do nariz, que era talhado com uma lamina e depois recoberto com pele do queixo. Mas foi na Italia do seculo 16 que a técnica atingiu uma sofisticação inedita.

2 - Em geral, quem exigia o serviço eram homens vitimas de agressão, facada ou tiro e tambem quem tinha sifilis avançada (a doença desfigurava o rosto, expondo a pessoa a vergonha publica). O medico começava "refazendo" o nariz antigo (ou o que havia sobrado dele) com um bisturi rudimentar. E, claro, tudo sem anestesia. No maximo, ele recomendava uma dose forte de bebida.

3 - Com o novo orgao esculpido em carne viva, o cirurgiao desenhava um prisma, do tamanho certo, na parte interna do braço do paciente. Com uma faca afiada ele cortava a figura, exceto em uma das pontas. Como era preciso levar junto com esse enxerto os vasos sanguineos, restava um buraco profundo no braço do paciente que era preenchido com ataduras.

4 - Gaspare Tagliacozzi, que inventou a tecnica, batizou o pedaço de pele cortada de pendiculo. Ele era usado para cobrir o nariz, devidamente afixado com suturas nas laterais. Como ainda estava ligado ao organismo (na extremidade nao cortada no braço), ele recebia circulação de sangue normalmente e, assim, podia cicatrizar lentamente sobre o rosto sem necrosar.

5 - O problema é que, durante a regeneração, o paciente tinha de ficar com o braqço "colado" à face, sem move-lo. Para isso, ele recebia um curioso corselete de couro, com tiras desenhadas sob medida. Passadas duas semanas, Tagliacozzi cortava o pendiculo. A essa altura o enxerto ja exalava um cheiro horrivel e o paciente mal sentia o braço, que havia atrofiado.

6 - O doutorfinalizava a napa com sua faca, criava novas ataduras e escorava tudo com talas. So apos mais tres meses ele permitia que o paciente se olhasse no espelho. A nao ser que a camada de pele tivesse infeccionado (nesse caso estaria toda preta), o resultado costumava ser satisfatorio - o que acabou garantindo uma bela fortuna para Tagliacozzi ao longo dos anos

Total de Mensagens:
  • ARRANCADO À FORÇA - O primeiro metodo para facilitar o parto, o fórceps era um perigo para o bebe.

1 - Mesmo com o avanço da medicina, demorou seculos ate que o nascimento virasse um processo cirurgico. Antes, a mãe costumava ser acompanhada so por parteiras ou sacerdotisas. Se algo desse errado, quase sempre ela morria com o sofrimento. Na antiguidade, a barriga da mae so era cortada se ela falecesse - o bebe podia sair dali vivo ou morto.

2 - Até o seculo 17, a gravidez era assunto exclusivo das mulheres. Foi so entao que os medicos começaram a acompanhar a gestação. Ainda assim, era quase impossivel determinar o estado e o tamanho do feto ou em qual semana de gravidez a mulher estava. Portanto, o parto ocorria de surpresa. O doutor eraq chamado as pressas para conduzi-lo, geralemnte no quarto da parturiente.

3 - Foi para facilitar a observação clinica que as mulheres passaram a dar a luz deitadas - antes, o comum era fazerem-no sentadas ou de cocoras. E o primeiro procedimento para facilitar o parto so surgiu em 1600, com a invenção do fórceps. Criado pelo frances Peter Chamberlen, o utensilio nada mais era que uma tesoura enorme, adaptada para puxar a criança pela cabeça.

4 - O forceps so era usado quando algo impedia a passagem do bebe ou a mae estava cansada, doente ou com sangramento. Mas, com frequencia, machucav a gravemente a criança ou o utero e a bexiga da mae. "A tecnica evoluiu muito pouco desde que foi criada. É util, mas costuma provocar lacerações na cabeça do bebe", diz Fidelma O'Mahony, do Hospital Universitario de North Staffordshire, na Inglaterra.

5 - Vale lembrar: a mulher passava pela dor do nascimento sem anestesia. Um dos primeiros usos desse recurso foi com a rainha Vitoria, da Inglaterra. Em 1853, ela aceitou a sugestao do medico John Snow e deu a luz ao principe Leopoldo com a ajuda de uma mascara de tecido embebida com cloroformio. Ela repetiria a experiencia, quando teve a filha Beatriz.

Curiosidade: SANGUE DE MEU SANGUE - Primeira transfusão, tambem na Inglaterrado seculo 17, foi entre um homem e um animal

A primeira transfusao de sangue bem-sucedida envolveu um jovem de 15 anos com anemia...e uma ovelha! O garoto so sobreviveu a rejeição ao sangue do bicho porque deve ter recebido uma baixa quantidade dele, ja que os tubos e as agulhas usados provocaram muita perda do liquido durante o processo.

O medico responsavel, Richard Lower, repetiu o procedimento com um adulto e tambem foi bem sucedido. A partir dai, fez varias tentativas, mas a maioria dos pacientes morreu.

Em 1670, a tecnica foi proibida pelo governo britanico e depois vanida pela igreja. So voltaria a ser realizada 150 anos depois, com os pacientes humanos lado a lado sobre duas macas.

Total de Mensagens:
  • OSSO DURO DE SERRAR - Escoces ultraveloz revolucionou as amputações, mas a operação ainda era hardcore.

1 - Desde que existem guerras, existem amputações. Nos campos de batalha, medicos usavam o que tinham as maos para decepar o membro e salvar o resto do corpo. No seculo 19, ainda era um dos procedimentos medicos mais comuns em hospitais. So se tornou mais rapida e segura graças a novas tecnicas introduzidas pelo medico escoces Robert Liston.

2 - Nas maos de Liston, a amputação tornou-se uma arte. Tanto que sua sala de cirurgia no University College, de Londres, era em um anfiteatro, onde o procedimento podia ser assistido. Ela ficava no fundo do hospital ao lado do necroterio e do cemiterio, ja que era para la que iam muitos dos pacientes de cirurgia.

3 - Liston foi um dos pioneiros em tentar esterilizar o processo. Em uma epoca em que os medicos se orgulhavam da quantidade de manchas de sangue no sobretudo, edle usava avental e valorizava a limpeza dos objetos ciurgicos. Ainda assim, a sala so era varrida uma vez por dia e, para driblar o frio, havia uma lareira, que empesteava o ambiente com fumaça

4 - O paciente tinha os braços e as pernas presos por correias de couro. Quatro pessoas ficavam a disposição para segura-lo caso de debatesse de dor (a anestesia ainda dava os primeiros passos e Liston nao era adepto). Uma placa de madeira era colocada entre seus dentes. E o membro a ser cortado era preso por um torniquete, inventado pelo frances Jean-Louis Petit no seculo 18.

5 - Com um unico golpe, ele cortava a carne ate a altura do osso. Aí, fazia duas marcas, nas partes superior e inferior do osso, para apoiar a serra. Enquanto o assistente mantinha o torniquete apertado e puxava a carne, para haver uma "sobra" de musculo e pele, o cirurgiao serrava o osso. Tudo isso em cerca de 30 segundos.

6 - Sentiu na pele? Calma que ainda não acabou. Para evitar hemorragias fatais, a coagulação do sangue era acelerada com uma cauterização: uma chapa fervendo colocada rapidamente sobre o ferimento. A rebarba de carne era costurada com uma sutura em forma de U. A taxa de eficiencia de Liston era alta: de cada seis pacientes, so um morria.

Obs 1: NAVALHA NA CARNE - Para agilizar, Liston deixava os utensilios bem afiadose na ordem que os utilizaria.

1) Faca com 30 cm e cabo de ebano, usada para abrir a carne ate o osso
    2) Serra muito afiada para romper o osso da perna ou do braço
    3) Fórceps extraia pedaços de ossos que ficassem presos na carne apos a amputação
    4) Esponjas usadas pelos assistentes para absorver o sangue enquanto o medico operava

Obs 2: A preocupação de Liston com a limpeza da roupa e dos equipamentos, rara na epoca, inspirou o nome do antisseptico bucal Listerine

Total de Mensagens:
  • CORAÇÃO GELADO - Cirurgias cardiacas sempre foram dificeis. Uma das tecnicas era uma verdadeira fria.

1 - A cirurgia do coração so evoluiu de fato a partir do final do seculo 19. Afinal, imafine como era dificl mexer num orgao que bombeia sangue e esta sempre encharcado dele, pulsando. O primeiro a opera-lo com sucesso foi o noruegues Axel Cappelen. Em 1895, ele conseguiu ligar uma arteria coronaria rompida.

2 - Em 1953, nos EUA, surgiu um artificio: resfriar o corpo do paciente a ate 28ºC e retirar seu sangue, deixando-o em circulação numa maquina. Para isso, a pessoa era colocada numa banheira de gelo, que diminuia os batimentos. Outra opção era seda-lo com anestesia e relaxante muscular e cobri-lo com um corbetor com tubos de borracha, eplo qual passava agua gelada.

3 - O sangue circulava por um aparelho inventado pelo norte-americano John Gibbin Jr., que fazia o processo de troca de gases em nivel celular. Enquanto isso, com o coraçao sem sangue e quase parado, o medico podia operar. Depois o liquido voltava a circular e o paciente recuperava a temperatura normal. Esse equipamento de circulação extracorporea deu origem aos aparelhos de dialise.

Total de Mensagens:
  • LINHA DO TEMPO - PILULAS DA MEDICINA - Em mais de 4,5 mil anos, os brilhantes acertos de uma historia cheia de tentativas e erros

2600 a.C. - O egipcio Imhotep escreve sobre o diagnostico e o tratamento de mais de 200 doenças

Seculo VI a.C. - O indiano Sushruta cria tecnicas de amputações e cirurgias plasticas

500 a.C. - O medico chines Bian Que e o primeiro a documentar o uso da acumpuntura

460 a.C. - Nasce o grego Hipocrates, considerado o pai da medicina ocidental

250 a.C. - O grego Eraristratus identifica o cerebro e o cerebelo.

129 a.C. - Nasce Claudio Galeno, o maior medico romano

705 - Surge a primeira faculdade de medicina em Bagda, Iraque

865 - Primeiros registros sobre o estudo da pediatria, escritos pelo arabe Rhazes

1030 - O persa Avicena e o primeiro a diagnosticar levando em conta tambem o comportamento dos pacientes

1242 - Primeira descrição correta do coração e do funcionamento do pulmao

1543 - De Fabrica Corporis Humani, do belga Andreas Vesalius, funda a anatomia moderna

1563 - Primeiros estudos de doenças tropicais, pelo portugues Garcia de Orta

1736 - Primeira extração de apendice bem sucedida, pelo frances Claudius Aymand.

1796 - Primeira vacina contra a variola

1816 - O frances Rene Laennec inventa o estetoscopio

1844 - Primeira cirurgia com anestesia (oxido nitroso)

1847 - Ignaz Semmelweis implanta na Hungria medidas de higiene para evitar infecções em parturientes. É tido como louco e morre em um hospicio.

1870 - Louis Pasteur e Robert Koch definem a teoria dos germes e fundam a microbiologia

1895 - O fisico alemao Wihelm Conrad Roentgen descobre o raio x

1897 - Surge a aspirina

1901 - Identificados os diferentes tipos sanguineos por Karl Landsteiner

1928 - Alexander Fleming descobre a penicilina

1936 - Primeira lobotomia, realizada pelo portugues Egas Moniz

1954 - Primeiro transplantge bem-sucedido de orgaos feito com rins

1967 - Primeiro transplante de coração

1978 - Primeira fertilização in vitro nos EUA

1985 - Medico chines nos EUA desenvolve o primeiro robo-cirurgiao

1987 - Primeira cirurgia de olhos usando laser

2003 - Concluida a transcrição do genoma humano

2010 - Primeiro transplante completo de rosto.

Fonte: Revista Mundo Estranho - Edição 122 - Março 2012

Total de Mensagens:
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Lucifer disse: 4 - O forceps so era usado quando algo impedia a passagem do bebe ou a mae estava cansada, doente ou com sangramento. Mas, com frequencia, machucava gravemente a criança ou o utero e a bexiga da mae.
    O Noel Rosa não tinha queixo por causa do fórceps.
  • Tem um documentário da BBC sobre a história da medicina que é fantástica (e assustadora, claro):

-http://entendaumpouco.blogspot.com/2010/06/bbc-sangue-e-visceras-historia-da.html

Vale muito a pena assistir.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.