Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Os iPads são projetados para serem descartáveis após 2 ou 3 anos.

Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
Os iPads não são feitos para serem consertados. Estragou, troca. A caixa é muito difícil de se abrir (tudo colado) e a bateria, mesmo sem nunca ser usada, se deteriora sozinha depois de 3 ou 4 anos.

Como ela é colada na tampa traseira e não dá para remover (se você forçar, há o risco de explosão), a solução que Apple oferece é substituição a preço menor:

bat.png.500x213.auto.jpg

Em suma, obsolescência programada.

Fonte:
http://www.hardware.com.br/noticias/2012-03/ipad3-protest.html
Post edited by Fernando_Silva on

Comentários

• 11 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Acredito que o futuro do hardware é esse.

Produtos mais baratos e descartáveis, com boa parte do material servindo de reciclagem para a produção de outros.

Mas 2/3 anos realmente é uma sacanagem.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Raphael disse: Mas 2/3 anos realmente é uma sacanagem.

Como diz o artigo, inviabiliza a utilização em escolas, onde a manutenção é frequente e espera-se que durem muitos anos.
  • Fernando_Silva disse: Os iPads não são feitos para serem consertados. Estragou, troca. A caixa é muito difícil de se abrir (tudo colado) e a bateria, mesmo sem nunca ser usada, se deteriora sozinha depois de 3 ou 4 anos.
    Não há a possibilidade de se continuar o uso sempre ligado ao fio de energia?
    Neuromancer disse: Não há a possibilidade de se continuar o uso sempre ligado ao fio de energia?

Suponho que sim, mas, se o objetivo é a mobilidade, é quase a mesma coisa que só usar o celular ligado no carregador.
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    edited junho 2012 Vote Up0Vote Down
    Fernando_Silva disse: Suponho que sim, mas, se o objetivo é a mobilidade, é quase a mesma coisa que só usar o celular ligado no carregador.

Claro que o uso fica restrito, mas se for o caso ele ainda poderá ser utilizado. Se alguém tiver um que esteja neste estado e não quiser mais, eu aceito doações. :-D
    Post edited by Neuromancer on
    Os Macbooks também estão ficando descartáveis.

http://www.hardware.com.br/noticias/2012-06/macbookpro.html
    O grande problema é que ele foi projetado de forma similar ao último iPad. Em outras palavras: para ser descartável.

Embora seja um notebook consideravelmente maior, o design interno é muito similar ao do MacBook Air, com baterias coladas, chips de memória RAM soldados diretamente à placa-mãe e até mesmo um novo conector proprietário para o SSD. Em outras palavras, não apenas a bateria não é substituível, mas não existe basicamente nenhum tipo de upgrade ou conserto que possa ser realizado como apontado pelo iFixit.

macbook-board.jpg.500x375.auto.jpg

Tudo começa com os parafusos com cabeça pentalobe, que demanda o uso de chaves especiais. Uma vez dentro do aparelho, a placa-mãe é relativamente simples de se remover, o grande problema é que além de o processador, GPU e chipset wireless, a placa-mãe traz também os chips de memória soldados, o que não apenas torna qualquer upgrade impossível, mas também impede a substituição. O modelo básico vem com 8 GB e por US$ 200 a mais está disponível uma versão com 16 GB, mas seja qual for a decisão, a memória inicial acompanhará o Macbook até o fim:

Assim como no iPad v3, a bateria é colada à carcaça. É até possível remover as células com a ajuda de algum objeto pontiagudo, porém a Apple criou uma armadilha, passando o cabo flat do touchpad por debaixo das baterias, entre as camadas de cola. Com isso, a menos que se seja muito cuidadoso, tentar remover as células da bateria vai romper o cabo do touchpad, criando outro problema.

O SSD usa um formato proprietário e diferente do usado no Macbook Air, também tornando qualquer upgrade virtualmente impossível, já que mesmo que componentes de substituição sejam disponibilizados, eles serão também fabricados pela Apple e com a mesma capacidade dos originais.

O display forma uma peça inteiriça, com o LCD e backlight fundidos na carcaça de alumínio. Com isso, qualquer problema (mesmo um inversor queimado ou problemas no cabo) demandam a substituição completa da peça, que seria completamente inviável de se fazer fora da garantia.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Essa é uma das razões pelas quais não compro nada da Apple, é caro pacas, não faz nada que os concorrentes não façam, e ainda vem fabricado para obrigar você a comprar o modelo novo quando ele sair pelo mesmo preço, ou mais caro.

Apple na minha opinião, é modinha, dinheiro jogado no lixo.
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

- “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
  • ReidReid Membro
    NightWalker disse: Essa é uma das razões pelas quais não compro nada da Apple, é caro pacas, não faz nada que os concorrentes não façam, e ainda vem fabricado para obrigar você a comprar o modelo novo quando ele sair pelo mesmo preço, ou mais caro.

Apple na minha opinião, é modinha, dinheiro jogado no lixo.

E tem gente q ainda defende uma empresa dessa alem de colocar steve jobs lado a lado com "jesus" como um "salvador :/
    Post edited by Reid on
    Os produtos da Apple são bons, desde que você aceite certas restrições. A maioria das pessoas que pode pagar por eles não vai mesmo abrir para instalar mais memória ou um HD maior. Se enguiçar, vai mandar para a autorizada. Atualmente, há tanta gente usando computadores como eletrodomésticos que os geeks ficaram em minoria e não são levados em conta na hora de se analisar o mercado potencial para um laptop.
  • Uma vez eu assisti um documentário sobre obsolescência programada e tinha um rapaz europeu que processou a Apple. Ele constatou que o ipod era fabricado de modo que a bateria só durasse pouco mais de um ano e não permitia a troca dela, obrigando a compra de um aparelho novo. Se me lembro bem ele ganhou a ação na Justiça.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.