Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Guerras Napoleonicas - Primeira Guerra Mundial?

Por quê será que não se considera as guerras napoleonicas como a primeira guerra mundial?

Poderia se dizer que não foi mundial porque nem todos os continentes participaram.

Me parece não ser verdade já que, por exemplo, o Brasil (sob dominio portugues) invadiu territorios franceses e espanhois na america do sul.

Os EUA, provavelmente, como colonia inglesa, tiveram participação enviando pessoas para atuarem como soldados.

Ou seja: Todos os continentes, de uma forma ou otra, se envolveram.

O ENCOSTO
Onde houver fé, levarei a dúvida!

Comentários

• 5 Comentários sorted by Votes Date Added
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited março 2012 Vote Up0Vote Down
    ENCOSTO disse: Por quê será que não se considera as guerras napoleonicas como a primeira guerra mundial?

É uma pergunta interessante.
    De fato o principal teatro de operações foi o mesmo - Europa Ocidental e Rússia, com a Inglaterra acuada em certo momento, passando à ofensiva vencedora no final.

Pode-se considerar que um dos protagonistas da Primeira Guerra foi o Império Otomano, que trouxe para o combate a Ásia e quase a totalidade do Islã na época.

ENCOSTO disse: Os EUA, provavelmente, como colonia inglesa, tiveram participação enviando pessoas para atuarem como soldados.

Os Estados Unidos já eram independentes há um tempo razoável quando as guerras Napoleônicas começaram.
    Cabe lembrar que pela época eles estavam envolvidos na chamada Segunda Guerra de Independência, CONTRA a Inglaterra.

ENCOSTO disse: Ou seja: Todos os continentes, de uma forma ou otra, se envolveram.

Embora os combates fora da Europa tenham sido inexpressivos, diferente do que houve na Primeira Guerra.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Ocorreram batalhas no norte da africa. Durante a campanha na Russia, não sei se foram até a parte asiatica.

O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
    ENCOSTO disse: Ocorreram batalhas no norte da africa.

Como a Campanha do Egito, mas foi diferente dos confrontos diretos como o embate entre Rommel e Montgomery no deserto.
    ENCOSTO disse: Durante a campanha na Russia, não sei se foram até a parte asiatica.

A invasão alemã da Rússia seguiu três frentes, norte rumo a Leningrado, centro rumo a Moscou e sul rumo ao Cáucaso.
    Não sei bem se a última linha de avanço alemão no Cáucaso se deu ainda dentro do que se considera Europa Oriental, mas se chegaram ao território asiático foi pouca coisa.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    edited março 2012 Vote Up0Vote Down
    ENCOSTO disse: Durante a campanha na Russia, não sei se foram até a parte asiatica.

Chequei. O Cáucaso russo está dentro da Europa, a fronteira caucasiana do continente cruza Geórgia e Azerbaijão.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.