22/03/2012 - 08h51
Uniforme inteligente entrega aluno que cabula aula na Bahia
NATÁLIA CANCIAN
DE SÃO PAULO
Desde o início da semana, alunos da rede municipal de Vitória da Conquista, na Bahia, não vão mais poder cabular aulas. Um "uniforme inteligente" vai contar aos pais se os alunos chegaram à escola --ou "dedurar" se eles não passaram do portão.
O sistema, baseado em rádio-frequência, funciona por meio de um minichip instalado na camiseta do novo uniforme, que começou a ser distribuído para 20 mil estudantes na segunda-feira.
Funciona assim: no momento em que os alunos entram na escola, um sensor instalado na portaria detecta o chip e envia um SMS aos pais avisando sobre a entrada na instituição.
Se, em 20 minutos após o início da aula, o aluno não passar por lá, o aviso muda de tom e os pais recebem a frase: "Seu filho ainda não chegou na escola".
Divulgação/Prefeitura de Vitória da Conquista
Aluna com novo uniforme de escola municipal em Vitória da Conquista (BA), que avisa pais sobre frequência
Segundo o secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes, a ideia é manter os pais informados sobre a frequência dos alunos.
"Percebemos que muitos pais deixavam os alunos na escola, mas logo saíam correndo para o trabalho e não viam se eles entravam", afirma.
"Depois, quando chamávamos para uma reunião, eles ficavam surpresos com o número de faltas dos filhos."
Agora, a cada três faltas, os pais vão ser chamados à escola para justificar a ausência. Caso eles não compareçam, a instituição pode avisar o Conselho Tutelar e o Ministério Público.
Em uma parte dos uniformes, o equipamento fica escondido no brasão da escola. Em outra, fica na manga, camuflado no meio da frase de Paulo Freire: "A educação não transforma o mundo. A educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".
A distribuição, segundo Moraes, tem o objetivo de evitar que os alunos descubram um jeito de burlar o sistema --o que, diz ele, é praticamente "impossível" devido a um sistema de segurança do chip.
Ele também diz que a tecnologia é resistente. "Pode lavar, passar e dobrar", diz.
Ao todo, o valor investido foi de R$ 1,2 milhão. A estimativa é que o sistema funcione para os primeiros 20 mil alunos em até 15 dias. A metade restante deve ser contemplada até 2013.
FONTE:
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1065480-uniforme-inteligente-entrega-aluno-que-cabula-aula-na-bahia.shtml
Folha
"In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
Comentários
Já que não temos mais nada de importante para investir no setor da educação no Brasil, que tal um uniforme com chip?
Cada fibra do meu ser torce prá isto ser uma pegadinha de Primeiro de Abril antecipada.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Quem mais carrega a suspeita que a empresa que fabricou os novos uniformes tem alguma relação com a família do prefeito?
Com tanta coisa melhor para se investir ...
Donde se vê a inutilidade ou mesmo imbecilidade de se aumentar o orçamento para educação para 10% do PIB - como clamam dez entre dez militantes engajados - ANTES de se sanear as contas e se estabelecer critérios minimamente lúcidos para se gastar o dinheiro.
Países como a India gastam proporcionalmente menos que o Brasil com resultados muito melhores, não cabendo a desculpa de praxe das complexidades sócio-culturais-regionais-econômicas-históricas-etc do Brasil porque a India é complexa prá cacete, bem mais que nós.
Resumindo, nesta balbúrdia aumentar o orçamento da educação implica apenas que os que mamam nas tetas ficarão mais gordos. E só.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
ensino publico resume a professores que ja desistiram de ensinar com alunos que ja desistiram de estudar.
junte a isso um governo omisso e a falta de educação fica bem evidente.
sem nenhuma consciência sem existências