Após resolver o problema de não ter disponíveis as portas USB e rede com este tutorial
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Permissao-de-acesso-a-dispositivos-USB-no-Oracle-Virtual-Box
meu Synaptic negava-se a aceitar a senha que usava normalmente. Procurei e procurei uma solução e não obtive sucesso e não faço idéia do que possa ter acontecido. Hoje, tentando buscar novamente uma solução, eis que o ícone do Synaptic estava indicando uma atualização e por espanto, ao clicar no "bicho" foi tudo normal. Detalhe, pelos apt-get e aptitude tudo ia normal. A única coisa que me lembro de ter feito no desespero, foi ir em Sistemas>Configurações de Sistema>Contas de Usuário e ao olhar eu (usuário) estava como bloqueado (?????). Cliquei em desbloquear, desbloqueou mas não havia tido efeito. Depois acho que fiz isso de novo e como não teve efeito, acabei por desistir. Será que teria que desbloquear e depois reiniciar? O que tem de gente que precisou reinstalar o Linux por causa desta merda, não está no gibi (os que usam o ícone do Synaptic...)
Bem, fica aí a dica (?) / experiência.
Comentários
Eu também, mas agora o Virtualbox é de propriedade da Oracle e tem que dar permissão para que ele tenha acesso à portas USB e mais não sei o que. Também achei estranho isso pois nunca precisei.