QUAIS OUTRAS FIGURAS RELIGIOSAS TAMBEM FORAM CRUCIFICADAS?
Antes de Cristo, varias divindades em epocas e regioes diferentes entre si foram descritas sofrendo o mesmo castigo. Essa punição era muito popular na Antiguidade para reprimir escravos, ladroes e individuos que ameaçassem o poder do Estado. A coincidencia de ter sido adotada em varios relatos de figuras messicanicas pode ser explicada pelo registro oral dessas historias - que eram contadas, mudadas e recontadas até, enfim, serem registradas por escrito anos depois. Nesse meio-tempo, acabavam influenciando umas as outras. Para alguns pesquisadores, esses casos provam como o cristianismo absorveu outras referencias anteriores para "montar" a simbologia em torno de Jesus.
SERPENTE ALADA
Divindade: Quetzalcoatl
Onde: Mexico
Quaqndo 587 a.C.
Venerado por astecas, toltecas e maias, seu nome combina "quetzal" (uma ave nativa, com belas plumas) e "cóatl" (serpente). Tambem nasceu de uma mae virgem para livrar os homens de seus pecados. Foi batizado na agua, ungido com oleos e jejuou po 40 dias. Crucificado entre dois ladroes, renasceu e subiu aos ceus.
ENTRE OS ANIMAIS
Divindade: Hesus
Onde: Bretanha
Quaqndo 834 a.C.
Nasceu da virgem Mayence, hoje representada como uma santa envolta por 12 estrelas e uma serpente aos pés. Foi crucificado em um carvalho, considerada "a arvore da vida", entre um elefante (que simbolizaria a magnitude dos pecados da humanidade) e um cordeiro (alusão a pureza de quem se oferece para o sacrificio divino)
SOFRIMENTO SEM FIM
Divindade: Prometeu
Onde: Grecia
Quaqndo 500 a.C.
Foi o Titã que libertou e "iluminou" a raça humana ao lhe dar o fogo dos deuses. Por essa ousadia, foi condenado a viver pregado numa rocha, com o figado devorado por uma aguia. Para os gregos, era nesse orgão que ficavam os sentimentos, e não no coração.
TRES EM UM
Divindade:Bali
Onde: India
Quaqndo 725 a.C.
Segundo o historiador Godfrey Higgins, a cidade de Mahabalipore, na India, traz registros dessa crucificação, que tambem teria servido para limpar nossos pecados. "Bali" significa "Segundo Senhor" - ele integrava uma trindade que compunha um só Deus. Era cultuado e como filho Dele
AMAI A TODOS
Divindade:Indra
Onde: Tibete
Quaqndo 725 a.C.
Sua mae, virgem, era negra. Indra tambem. Acreditava-se que ele tinha poderes extraordinarios , como prever o futuro, andar sobre as aguas e levitar. Pregou o amor e a ternura para todos os seres vivos, mas defendia que a castidade era o unico caminho para se tornar santo
MÃO SANTA
Divindade:Sakia
Onde: India
Quaqndo 600 a.C.
Nasceu para expiar os pecados do mundo e sua mae era chamada por seus seguidores de Virgem Sagrada. Assim como Jesus, operou milagres e curou doentes. Foi tentado pelo diabo e deixou mandamentos como "na mataras", "nao roubaras", "nao pecaras", "nao cometeras adulterio" e "nao mentiras". Ficou eternizado pelo simbolo da cruz.
ESPOSA EXEMPLAR
Divindade:Alcestos
Onde:Grecia
Quaqndo 600 a.C.
É o unico caso de que se tem relato sobre uma mulher sendo crucificada para livrar a humanidade dos proprios pecados. Ela tambem era parte de uma Santissima Trindade. A morte da deusa gera controversia: algumas versoes defendem que ela deu a vida para salvar o marido, Euripedes. Como recompensa, teria ressuscitado ainda mais bela.
JA VI ESSA HISTORIA
Divindade: Krishna
Onde:India
Quaqndo 900 a.C.
Tem muitos pontos em comum com Jesus. Segundo textos hindus, como o Bhagavata Purana e o Mahabaratha, seu nascimento estava previsto em um livro sagrado. Para evitar que a profecia se concretizasse, o governante da regiao mandou matar todos os recem-nascidos. Sua mae era uma virgem de origem humilde, que recebeu a visita de pastores quando deu a luz. Krishna peregrinou por regioes rurais dando sermoes, curando doentes e operando milagres, como a multiplicação de peixes. Recomendava aos discipulos que amassem seus inimigos. Segundo alguns relatos, teria sido crucificado - assim como Jesus, entre dois ladroes e aos 33 anos. Ressuscitou no terceiro dia e subiu aos ceus, mas avisou que ainda voltaria à Terra.
Fonte: Revista Mundo Estranho, edição 123, Abril 2012
Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Comentários
A mãe de Krishna foi trancada numa torre, mas engravidou assim mesmo. E conseguiu fugir para longe com o filho. Não há pastores envolvidos.
Krishna não foi crucificado, foi morto por soldados quando falava aos discípulos. Não ressuscitou e não vai voltar, pelo menos não como Krishna e sim como "aquele que há de vir", ou seja, a última das 7 encarnações de Deus. O príncipe Rama foi uma delas e sua história é contada no Ramayana. Algumas das encarnações foram como animais.
O mais completo e bem pautada acaba sendo o da Wikipedia em inglês: http://en.wikipedia.org/wiki/Christ_myth_theory
Bem detalhado e com muitas fontes.