Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

DA SAGA, OS OUTROS CRISTOS...

QUAIS OUTRAS FIGURAS RELIGIOSAS TAMBEM FORAM CRUCIFICADAS?

Antes de Cristo, varias divindades em epocas e regioes diferentes entre si foram descritas sofrendo o mesmo castigo. Essa punição era muito popular na Antiguidade para reprimir escravos, ladroes e individuos que ameaçassem o poder do Estado. A coincidencia de ter sido adotada em varios relatos de figuras messicanicas pode ser explicada pelo registro oral dessas historias - que eram contadas, mudadas e recontadas até, enfim, serem registradas por escrito anos depois. Nesse meio-tempo, acabavam influenciando umas as outras. Para alguns pesquisadores, esses casos provam como o cristianismo absorveu outras referencias anteriores para "montar" a simbologia em torno de Jesus.

SERPENTE ALADA
Divindade: Quetzalcoatl
Onde: Mexico
Quaqndo 587 a.C.
Venerado por astecas, toltecas e maias, seu nome combina "quetzal" (uma ave nativa, com belas plumas) e "cóatl" (serpente). Tambem nasceu de uma mae virgem para livrar os homens de seus pecados. Foi batizado na agua, ungido com oleos e jejuou po 40 dias. Crucificado entre dois ladroes, renasceu e subiu aos ceus.

ENTRE OS ANIMAIS
Divindade: Hesus
Onde: Bretanha
Quaqndo 834 a.C.
Nasceu da virgem Mayence, hoje representada como uma santa envolta por 12 estrelas e uma serpente aos pés. Foi crucificado em um carvalho, considerada "a arvore da vida", entre um elefante (que simbolizaria a magnitude dos pecados da humanidade) e um cordeiro (alusão a pureza de quem se oferece para o sacrificio divino)

SOFRIMENTO SEM FIM
Divindade: Prometeu
Onde: Grecia
Quaqndo 500 a.C.
Foi o Titã que libertou e "iluminou" a raça humana ao lhe dar o fogo dos deuses. Por essa ousadia, foi condenado a viver pregado numa rocha, com o figado devorado por uma aguia. Para os gregos, era nesse orgão que ficavam os sentimentos, e não no coração.

TRES EM UM
Divindade:Bali
Onde: India
Quaqndo 725 a.C.
Segundo o historiador Godfrey Higgins, a cidade de Mahabalipore, na India, traz registros dessa crucificação, que tambem teria servido para limpar nossos pecados. "Bali" significa "Segundo Senhor" - ele integrava uma trindade que compunha um só Deus. Era cultuado e como filho Dele

AMAI A TODOS
Divindade:Indra
Onde: Tibete
Quaqndo 725 a.C.
Sua mae, virgem, era negra. Indra tambem. Acreditava-se que ele tinha poderes extraordinarios , como prever o futuro, andar sobre as aguas e levitar. Pregou o amor e a ternura para todos os seres vivos, mas defendia que a castidade era o unico caminho para se tornar santo

MÃO SANTA
Divindade:Sakia
Onde: India
Quaqndo 600 a.C.
Nasceu para expiar os pecados do mundo e sua mae era chamada por seus seguidores de Virgem Sagrada. Assim como Jesus, operou milagres e curou doentes. Foi tentado pelo diabo e deixou mandamentos como "na mataras", "nao roubaras", "nao pecaras", "nao cometeras adulterio" e "nao mentiras". Ficou eternizado pelo simbolo da cruz.

ESPOSA EXEMPLAR
Divindade:Alcestos
Onde:Grecia
Quaqndo 600 a.C.
É o unico caso de que se tem relato sobre uma mulher sendo crucificada para livrar a humanidade dos proprios pecados. Ela tambem era parte de uma Santissima Trindade. A morte da deusa gera controversia: algumas versoes defendem que ela deu a vida para salvar o marido, Euripedes. Como recompensa, teria ressuscitado ainda mais bela.

JA VI ESSA HISTORIA
Divindade: Krishna
Onde:India
Quaqndo 900 a.C.
Tem muitos pontos em comum com Jesus. Segundo textos hindus, como o Bhagavata Purana e o Mahabaratha, seu nascimento estava previsto em um livro sagrado. Para evitar que a profecia se concretizasse, o governante da regiao mandou matar todos os recem-nascidos. Sua mae era uma virgem de origem humilde, que recebeu a visita de pastores quando deu a luz. Krishna peregrinou por regioes rurais dando sermoes, curando doentes e operando milagres, como a multiplicação de peixes. Recomendava aos discipulos que amassem seus inimigos. Segundo alguns relatos, teria sido crucificado - assim como Jesus, entre dois ladroes e aos 33 anos. Ressuscitou no terceiro dia e subiu aos ceus, mas avisou que ainda voltaria à Terra.

Fonte: Revista Mundo Estranho, edição 123, Abril 2012
Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))

Comentários

• 4 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    A parte sobre Prometeus está correta, mas desconfio das outras.
    Lucifer disse: Para evitar que a profecia se concretizasse, o governante da regiao mandou matar todos os recem-nascidos. Sua mae era uma virgem de origem humilde, que recebeu a visita de pastores quando deu a luz.

A mãe de Krishna foi trancada numa torre, mas engravidou assim mesmo. E conseguiu fugir para longe com o filho. Não há pastores envolvidos.
    Lucifer disse: Segundo alguns relatos, teria sido crucificado - assim como Jesus, entre dois ladroes e aos 33 anos. Ressuscitou no terceiro dia e subiu aos ceus, mas avisou que ainda voltaria à Terra.

Krishna não foi crucificado, foi morto por soldados quando falava aos discípulos. Não ressuscitou e não vai voltar, pelo menos não como Krishna e sim como "aquele que há de vir", ou seja, a última das 7 encarnações de Deus. O príncipe Rama foi uma delas e sua história é contada no Ramayana. Algumas das encarnações foram como animais.
  • Eu já vi várias versões sobre essa teoria de Cristo como um mito.

O mais completo e bem pautada acaba sendo o da Wikipedia em inglês: http://en.wikipedia.org/wiki/Christ_myth_theory
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Raphael disse: O mais completo e bem pautada acaba sendo o da Wikipedia em inglês: http://en.wikipedia.org/wiki/Christ_myth_theory

Bem detalhado e com muitas fontes.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.