Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Aos "Heróis" de 64

Comentários

• 5 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Ainda bem que tivemos a revolução de 64. Era melhor que nada daquilo tivesse acontecido, mas a outra opção era muito pior. Era inaceitável.
  • Se a outra opção tivesse ocorrido hoje não teríamos nem papel higiênico igual aos cubanos.
    Come with me if you wanna live.
  • NightWalkerNightWalker Membro
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    Cameron disse: Se a outra opção tivesse ocorrido hoje não teríamos nem papel higiênico igual aos cubanos.
    Não ia fazer diferença para o "querosaber", afinal como todos sabem pelas próprias palavras dele, ele não limpa a bunda com papel higiênico, é um PORCO COMUNISTA feliz em chafurdar na merda lama.
    Post edited by NightWalker on
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

- “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas_sesc/pb/artigo.cfm?Edicao_Id=350&Artigo_ID=5440&IDCategoria=6231&reftype=1
    Os temores dos Estados Unidos até poderiam ser um pouco exagerados, mas tinham algum fundamento. Julião e sua mulher, Alexina, mantinham de fato contato com Fidel. Mais radical que o marido, Alexina dizia inclusive que a reforma agrária só se faria "na marra".

Além disso, a ala mais à esquerda das Ligas Camponesas havia mesmo aderido à luta armada. O movimento foi o primeiro a adotar a guerrilha no Brasil, entre 1961 e 1962. Alexina chegou a ir à China para pedir armas a Mao Tsé-tung e fez treinamento militar em Cuba, acompanhada por outros esquerdistas brasileiros.

Os cubanos também teriam ajudado financeiramente a organização. "A ideia era trazer o comunismo para o Brasil", conta sua filha Anatailde.

Na mesma época, sua mulher começa a treinar grupos guerrilheiros no Brasil. As ações, secretas, aconteciam em Goiás e no Rio de Janeiro. Os fazendeiros, a direita e o governo, no entanto, logo se deram conta do que se passava. Teve início, então, um processo de investigação sobre membros da ala guerrilheira das Ligas Camponesas, e um deles, Clodomir Morais, chegou a ser preso em 1962.

Temeroso do que pudesse acontecer a seus quatro filhos, Julião decide mandar todos para fora do Brasil nesse período. Anatailde e Anatilde passam uma temporada estudando na então União Soviética e os dois meninos, Anatólio – hoje sociólogo – e Anacleto, que mais tarde se tornaria antropólogo, vão para Cuba.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.