Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Se a ponte do Guaíba fosse construída na China

Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
A comparação não é exata porque a mão de obra chinesa é mal paga e não há segurança do trabalho, mas a coisa faz pensar.

Augusto
Nunes






04/07/2011 às 19:03 \ Direto ao
Ponto

Na China, a
nova ponte do Guaíba seria o caminho mais curto entre o Ministério dos
Transportes e a penitenciária


 


Há uma semana, o governo da
China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha
de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros
de extensão e custou o equivalente a R$2,4
bilhões.



Há uma semana, o DNIT
escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre, uma das mais
vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos
Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9
quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16
bilhões.


Intrigado, o matemático
gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do
Guaíba e a chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o
espantoso confronto númerico resumido no quadro abaixo:

image
Os números informam
que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço
de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria
prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos
Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas
ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do
mundo.


Depois de ter ordenado o
afastamento dos oficiais, aí incluído o coronel do DNIT, Dilma Rousseff parece
decidida a preservar o general. “O governo manifesta sua confiança no ministro
Alfredo Nascimento”, avisou nesta segunda-feira uma nota da Presidência da
República. “O ministro é o responsável pela coordenação do processo de apuração
das denúncias feitas contra o Ministério dos Transportes”. Tradução: em vez de
demitir o chefe mais que suspeito, Dilma encarregou-o de investigar os
chefiados.

Corruptos existem nos dois países, mas só o Brasil
institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer na China uma ponte como a do
Guaíba, Alfredo Nascimento daria graças aos deuses se o castigo se limitasse à
demissão.

Comentários

  • 11 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Na China, a
    nova ponte do Guaíba seria o caminho mais curto entre o Ministério dos
    Transportes e a penitenciária

    Não sou expert em política chinesa, mas, os poucos casos que vi, contrariam essa afirmativa. Na China, salvo engano, os nossos políticos, empreiteiros, etc., etc., etc., não iriam para a penitenciária. Iriam para debaixo da terra.

    E a família pagaria a bala.



  • Se tentasse fazer na China uma ponte como a do Guaíba, Alfredo Nascimento daria graças aos deuses se o castigo se limitasse à demissão.

    Ele daria graças aos deuses se o castigo se limitasse à prisão!

  • Um exemplo:


    China: Ex-vice-prefeito de Hangzhu condenado à morte por corrupção


    Pequim, 12 mai (Lusa) -- O ex-vice-prefeito da cidade turística chinesa de Hangzhu Xu Maiyong foi hoje condenado à morte por corrupção, informou a agência oficial Xinhua.

    Xu, de 52 anos, foi declarado culpado de subornos, peculato e abuso de autoridade, de acordo com a sentença de um tribunal da cidade de Ningbo, na província de Zhejiang (da qual Hangzhu é a capital).
    O antigo "número dois" da cidade entre 1995 e 2009 também foi privado dos direitos políticos e todas as propriedades foram confiscadas.

    Segundo a sentença, Xu utilizou a posição privilegiada para beneficiar ilegalmente de 22,2 milhões de dólares e influenciar a adjudicação de contratos, assim como ajudar empresas a conseguir terrenos, isenções fiscais e outros benefícios.

    Esta é a segunda condenação à morte de um destacado político local chinês esta semana, depois de na segunda-feira o ex-prefeito da cidade de Shenzhen, centro da indústria tecnológica chinesa e junto a Hong Kong, ter sido condenado à pena capital.

    Neste último caso, a pena ficou suspensa por dois anos, o que significa que pode ser substituída por prisão perpétua no final desse período se o réu mostrar bom comportamento.

  • AyyavazhiAyyavazhi Membro
    edited julho 2011 Vote Up0Vote Down

    Esta é a segunda condenação à morte de um destacado político local chinês esta semana,
    Grifo meu.

    Post edited by Ayyavazhi on
  • ReidReid Membro
    edited julho 2011 Vote Up0Vote Down

    Esta é a segunda condenação à morte de um destacado político local chinês esta semana,
    Grifo meu.

    se fosse aki não ia sobrar politico :-))

    tem q rir pra não chorar...
    Post edited by Reid on
  • No Brasil é impossível que algo vagamente parecido aconteça. A matemática é simples:

    1 – Políticos são corruptos, desonestos, bandidos, etc. (reza a lenda que há exceções);

    2 – Políticos fazem as leis;

    3 – Políticos não são burros.

    E todos são beneficiados: Prefeitos, Governadores, Ministros, Administradores, blá, blá, blá. Todos. Até Presidentes.



  • se fosse aki não ia sobrar politico :-))
    Ia, sim! Nós não teríamos balas suficientes.

  • Comunistas são mesmo muito severos com quem mexe no dinheiro deles.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Esta é a carta de um leitor de "O Globo". Não verifiquei os valores.
    21/06/11
    É preocupante
    ●  Com a justificativa de que é preciso dar
    transparência à execução de obras públicas,
    o governo federal advoga o sigilo nos preços
    e nos processos de licitação. Pareceria uma
    grande piada se não conhecêssemos os nos-
    sos políticos. Implantado esse sistema sigilo-
    so, acabaremos pagando mesmo os 30 bi-
    lhões de dólares que se suspeita custaria o
    trem-bala da D. Dilma. Só para comparar, os
    chineses acabam de inaugurar um ligação fer-
    roviária com o Tibet, quase 2.000km de exten-
    são, cruzando o Himalaia. Foram obrigados a
    furar um túnel de 12km e construir mais de 50
    viadutos, num total de 100km de extensão. Es-
    sa obra ciclópica não custou nem 5 bilhões de
    dólares. Mas os 500km entre o Rio e São Pau-
    lo, num terreno infinitamente menos hostil,
    serão construídos com “total transparência”,
    daí o seu custo estratosférico. E tome impos-
    to para pagar por essa farra com dinheiro pú-
    blico. Só chorando...
                 CARLOS AUGUSTO COELHO SALLES
                                              Rio
  • Que coisa, deve ter algo muito errado acontecendo comigo. Eu já li esta frase umas dez vezes e não consigo entendê-la:

    "Com a justificativa de que é preciso dar transparência à execução de obras públicas, o governo federal advoga o sigilo nos preços e nos processos de licitação."
    Juro que entendi que o Governo Federal defende o sigilo nos preços e nos processos de licitação com o fim de trazer mais transparência à execução de obras públicas. Seria algo como “Tentando conter a onda de mortes no trânsito, Governo dispensa o uso do cinto de segurança e do capacete”.

    Alguém pode me ajudar a entender, por gentileza?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.