Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes

AcauanAcauan Administrador, Moderador
Folha.com
26/05/2012 - 13h29

Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes

DE BRASÍLIA

O ex-presidente Lula procurou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes para tentar adiar o julgamento do mensalão.

Em troca da ajuda, Lula ofereceu ao ministro, segundo reportagem da revista "Veja" publicada neste fim de semana, blindagem na CPI que investiga as relações do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e empresários.
Sérgio Lima - 09.dez.2009/Folha Imagem
Então presidente, Lula conversa com o ministro do STF Gilmar Mendes em evento que aconteceu em 2009 em Brasília
Então presidente, Lula conversa com o ministro do STF Gilmar Mendes em evento que aconteceu em 2009 em Brasília

Mendes confirmou hoje (26) à Folha o encontro com Lula e o teor da conversa revelada pela revista, mas não quis dar detalhes. "Fiquei perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do presidente Lula", afirmou o ministro.

O encontro aconteceu em 26 de abril no escritório de Nelson Jobim, ex-ministro do governo Lula e ex-integrante do Supremo.

Lula disse ao ministro, segundo a revista, que é "inconveniente" julgar o processo agora e chegou a fazer referências a uma viagem a Berlim em que Mendes se encontrou com o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), hoje investigado por suas ligações com Cachoeira.

Membro do Ministério Público, Demóstenes era na época um dos principais interlocutores do Poder Judiciário e de seus integrantes no Congresso Nacional.

A assessoria de Lula disse que não iria comentar.

Na conversa, Gilmar ficou irritado com as insinuações de Lula e disse que ele poderia "ir fundo na CPI".

De acordo com a reportagem da "Veja", o próximo passo de Lula seria procurar o presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, também com o intuito de adiar o julgamento do mensalão.

Em recente almoço no Palácio do Alvorada, na ocasião da instalação da Comissão da Verdade, Lula convidou Ayres Britto para tomar um vinho com ele e o amigo comum Celso Antonio Bandeira de Mello, um dos responsáveis pela indicação do atual presidente do Supremo.

À Folha Britto também confirmou o convite, mas disse que não percebeu qualquer malícia em Lula e que o encontro não ocorreu.

"Estive com Lula umas quatro vezes nos últimos nove anos e ele sempre fala de Bandeirinha. Ele nunca me pediu nada e não tenho motivos para acreditar que havia malícia no convite", disse. Ele diz que a "luz amarela" só acendeu quando Gilmar Mendes contou sobre o encontro, "mas eu imediatamente apaguei, pois Lula sabe que eu não faria algo do tipo".

Na última sexta-feira (25), em Salvador, Ayres Britto disse que os ministros do STF "estão vacinados contra todo tipo de pressão". "Ainda está para aparecer alguém que ponha uma faca no pescoço dos ministros do STF."
Acauan dos Tupis
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!

Comentários

• 18 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador

Lula pressiona ministro do STF para adiar julgamento do mensalão

É nitroglicerina pura a reportagem de Rodrigo Rangel e Otávio Cabral publicada na VEJA que começou a circular. Ela conta a história de um encontro entre Lula e Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), no escritório de advocacia do ex-ministro Nelson Jobim.

Foi em Brasília no dia 26 de abril último.

- É inconveniente julgar esse processo agora - disse Lula a Gilmar a propósito do processo do mensalão. São 36 réus - entre eles o ex-ministro José Dirceu, que segundo Lula contou a Gilmar, "está desesperado".

Em seguida, Lula comentou que tinha o controle político da CPI do Cachoeira. E ofereceu proteção a Gilmar. Garantiu que ele não teria motivo para preocupação.

- Fiquei perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do presidente Lula - comentou Gilmar com a VEJA.

Lula foi adiante em sua conversa com Gilmar:

- E a viagem a Berlim?

Nos bastidores da CPI corre a história de que Gilmar e o senador Demóstenes Torres teriam viajado juntos a Berlim com despesas pagas por Cachoeira.

Gilmar confirmou o encontro com Demóstenes em Berlim. Mas respondeu que tinha como provar que pagou as próprias despesas,

- Vou a Berlim como você vai a São Bernardo do Campo - afirmou Gilmar se dirigindfo a Lula. Uma filha de Gilmar mora em Berlim.

Constrangido, Gilmar aconselhou Lula:

- Vá fundo na CPI.

Na cozinha do escritório, onde Lula comeu frutas, Gilmar ainda ouviu ele dizer outras coisas. Por exemplo: que encarregaria Sepúlveda Pertence, ex-ministro do STF, de convencer a ministra Carmem Lúcia a deixar o julgamento do mensalão para 2013.

Pertence foi o principal padrinho da indicação de Carmem Lúcia para o STF.

- Vou falar com Pertence para cuidar dela - antecipou Lula.

Estava aflito com a situação de Ricardo Lewandowski, lembrado por dona Marisa para a vaga que hoje ocupa no STF. Amigo da família da ex-primeira-dama, Lewandowski é o ministro encarregado de revisar o processo do mensalão relatado por seu colega Joaquim Barbosa.

- Ele (Lewandowski) só iria apresentar o relatório no semestre que vem, mas está sofrendo muita pressão [para antecipar] - revelou Lula,

Joaquim Barbosa foi chamado por Lula de "complexado". Lula ainda se referiu a outro ministro - José Dias Tófili, ex-Advogado Geral da União durante parte do seu governo e ex-assessor de José Dirceu na Casa Civil.

- Eu disse a Tófili que ele tem de participar do julgamento - disse Lula.

Tófili ainda hesita.

Se o julgamento do mensalão ficasse para 2013, seu resultado não seria contaminado "por disputas políticas", imagina Lula. O que ele não disse: nesse caso, os ministros Ayres Britto e Cezar Peluso já estariam aposentados. Os dois parecem ser favoráveis à condenação de alguns dos réus. Caberia a Dilma nomear seus substitutos.

Gilmar Mendes contou seu encontro com Lula a dois senadores, ao Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, ao Advogadfo Geral da União e ao presidente do STF, Ayres Britto. Que disse à VEJA:

- Recebi o relato com surpresa.

Jobim, confirmou o encontro em seu escritório, mas se negou a dizer o que por lá foi discutido.

A VEJA tentou ouvir Lula antes de publicar a reportagem. Sua assessoria informou que ele não falaria.

Recentemente, Lula mandou avisar a Ayres Britto que precisa se reunir com ele.

fonte: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/
  • NightWalkerNightWalker Membro
    edited maio 2012 Vote Up0Vote Down
    Todos salvem Lula.
    Viva o Grande Lider Lula.
    O Amado Lider Lula sabe o que é melhor pra nós, libertem Dirceu e os outros injustiçados do golpe mensalão.
    Se é "inconveniente" pra Lula, então está errado, a conveniencia de Lula e do PT em primeiro lugar. Viva Lula.
    lula-nazista1.jpg
    lula-hitler.jpg
    Lula+e+os+democratas+oposi%C3%A7%C3%A3o+DEM.jpg
    Post edited by NightWalker on
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

- “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
    Lula, de uma só vez:
    - Tentou corromper o ministro do STF
    - Chantageou o ministro do STF
    - Admitiu que manipula a CPI
  • Réus do mensalão acham que Lula piorou polêmica sobre o julgamento
    29/05/2012 - 09h26

Os réus do mensalão ficaram perplexos e furiosos com o que consideram descuido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seus diálogos com Nelson Jobim e Gilmar Mendes, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição desta segunda-feira da Folha (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
    Acham que o ex-presidente, na ânsia de ajudar, acabou conturbando o clima de vez.

Segundo a revista "Veja", Mendes relatou que, em encontro em abril, Lula propôs blindar qualquer investigação sobre ele na CPI que investiga as relações de Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários. Em troca, o ministro apoiaria o adiamento do julgamento.

De acordo nota divulgada por Lula ontem, a versão da revista sobre a conversa é inverídica. "Meu sentimento é de indignação", afirmou o ex-presidente em nota.

Lula afirma que nunca interferiu em decisões do Supremo e da Procuradoria-Geral da República nos oito anos que foi presidente, inclusive na ação penal do mensalão.

"O procurador Antonio Fernando de Souza apresentou a denúncia do chamado mensalão ao STF e depois disso foi reconduzido ao cargo. Eu indiquei oito ministros do Supremo e nenhum deles pode registrar qualquer pressão ou injunção minha em favor de quem quer que seja", afirmou Lula.

Mendes confirmou à Folha o encontro e o teor da conversa, revelada ontem, mas não quis dar detalhes. "Fiquei perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do presidente."

O encontro aconteceu em 26 de abril no escritório de Nelson Jobim, ex-ministro de Lula e ex-integrante do STF.
    O petista disse ao ministro, segundo a revista, que é "inconveniente" julgar o processo agora e chegou a fazer referências a uma viagem a Berlim em que Mendes se encontrou com o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), hoje investigado por suas ligações com Cachoeira.

Membro do Ministério Público, Demóstenes era na época um dos interlocutores do Judiciário e de seus integrantes no Congresso.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1097175-reus-do-mensalao-acham-que-lula-piorou-polemica-sobre-o-julgamento.shtml
    "O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
    Winston Churchill
  • Engraçado.

Antes o barbudo chamou o caso de "descuido dos meninos". Agora os meninos apontam um descuido do barbudo.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Gilmar Mendes acusa Lula de ajudar 'bandidos'
    Por estadao.com.br, Atualizado: 30/05/2012 07:01

Um dia depois de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negar em uma nota de apenas 184 palavras ter feito pressão sobre ministros do Supremo Tribunal Federal para adiar o mensalão, o ministro Gilmar Mendes acusou o petista de irradiador da 'central de divulgação' de boatos montada para minar o STF e abafar o julgamento dos mensaleiros.

Em 19 minutos de entrevista, Gilmar Mendes afirmou que 'gângsteres' e 'bandidos' tentam 'melar' o julgamento do mensalão. O ministro afirmou que o ex-presidente era a central de divulgação de informações, segundo ele, falsas, de que teria recebido favores do esquema comandado pelo contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

'Chantagistas, bandidos, desrespeitosos', repetiu o ministro, com o tom de voz alterado, durante entrevista na tarde de terça na entrada da sessão de julgamentos da 2.ª Turma do STF. Segundo ele, o objetivo do grupo de 'gângsteres' era atrapalhar o julgamento do mensalão por meio da divulgação de informações mentirosas de que a Corte estaria envolvida em corrupção.

O ministro afirmou que os 'bandidos' também tentaram fazer isso com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que é o responsável pela acusação contra os réus do mensalão. Segundo ele, Lula seria a central das informações. 'Eu acho que ele está sobreonerado com isso. Quer dizer, estão exigindo dele uma tarefa de Sísifo.'

Mendes disse que o STF tem de julgar agora o processo aberto em 2007 contra suspeitos de envolvimento no principal escândalo de corrupção do governo Lula. 'Por que eu defendo o julgamento (em breve)? Porque nós vamos ficar desmoralizados se não o fizermos. Vão sair dois experientes juízes (Carlos Ayres Britto e Cezar Peluso terão de se aposentar no segundo semestre), virão dois novos, contaminados por uma onda de suspicácia. Por isso que o Supremo tem de julgar neste semestre, tem de julgar logo. E por isso essa pressão para que o tribunal não julgue.'

Indagado sobre o fato de o ex-ministro Nelson Jobim não ter confirmado a suposta tentativa de Lula de intimidá-lo, respondeu: 'Se eu fosse Juruna eu gravava a conversa, né? Ficaria interessantíssimo. Estou dizendo a vocês o que ocorreu. Posso ter uma interpretação errada, é um relato de uma conversa de quase duas horas. Mas os senhores sabem de uma coisa: eu não tenho a tradição de mentir. Eu posso até interpretar os fatos, mas os senhores não me viram me desmentindo ao longo da minha carreira', declarou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/gilmar-mendes-acusa-lula-de-ajudar-bandidos
    "O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
    Winston Churchill
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    O que começou como mais uma fanfarronice do ex-presidente Lula começa a tomar vulto de crise institucional.
    Por enquanto a presidente Rousseff parece manter o bom senso de evitar um confronto entre os poderes da República.
    Também no momento os radicais do PT parecem ter recuado para a defensiva, mas se Lula perder o controle da situação - e parece que já perdeu - a expectativa de condenação de José Dirceu e resto da quadrilha no julgamento do Mensalão pelo Supremo pode ser o sinal para os pitbulls petistas abandonarem de vez a máscara de democratas e partirem sem focinheira prá cima do Judiciário e da Imprensa Livre.

Aguardemos.
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • HuxleyHuxley Membro
    Post edited by Huxley on
  • Huxley disse: A ideia de que existe um aparelho "detector de mentiras científico" é listado como um dos maiores mitos da psicologia popular, segundo os psicólogos que são autores do livro Os 50 Maiores Mitos Populares da Psicologia
    Exatamente.

O que o "gênio" petista tentou usar é um método de voice stress analysis, ou seja você pega uma gravação e supostamente analisa o "nível de stress" presente na voz do locutor, isso na teoria serviria para indicar se o indivíduo estaria mentindo ou não. Obviamente não passa de um monte de baboseiras criada por 171s na internet para vender seus softwares que não fazem porcaria nenhuma. Dizem que o Mossad usa isso, se usa, certamente não é para efeito de saber a verdade e sim para efeito psicológico no interrogado, o equivalente a "jogar um verde", caso é claro o interrogado seja burro como digamos... um petista, e acredite que esse tipo de coisas existe.

O poligrafo é um metodo baseado em preceitos muito mais ciêntificos e lógicos para "detectar mentiras" do que que o voice stress analysis, mas também não é confiável além de poder ser enganado.

Nenhum dos dois tem nenhuma validade em qualquer corte de justiça do mundo até onde sei, exatamente por sua falta de confiabilidade.

Entre usar "detectores de mentira" e jogar um cara ou coroa, fique com a moeda, pelo menos tem 50% de chance preciso de estar certo.
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

- “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
  • Huxley disse: A ideia de que existe um aparelho "detector de mentiras científico" é listado como um dos maiores mitos da psicologia popular
    O novo critério de verdade científica é a governabilidade.
    http://realidade.org/forum/index.php/topic,23751.msg311751.html#msg311751
    Pura verdade.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • PSDB vai à Justiça contra participação de Lula no Ratinho
    01 de junho de 2012 • 21h17 • atualizado às 21h20

O diretório estadual do PSDB anunciou nesta sexta-feira que entrará com representação no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por conta da entrevista concedida na quinta-feira pelo ex-presidente Lula ao Programa do Ratinho, que contou com a participação do pré-candidato à prefeitura de São Paulo Fernando Haddad (PT). Segundo o partido, a entrevista teve como único intuito por parte do ex-presidente a promoção de Haddad, candidato escolhido por ele para disputar a prefeitura da capital paulista.

O PSDB afirmou em nota publicada pelo diretório municipal da legenda que "tal orquestração, da maneira pela qual foi realizada, desafia a justiça eleitoral e reedita comportamento ilegal e nefasto já adotado em eleições passada".

Os tucanos consideram que a medida teve como intuito tirar Haddad "da posição inexpressiva em que está estacionado nas pesquisas". Na nota, a sigla criticou também as atitudes do apresentador Ratinho e do SBT, e afirmou que "entrevistados, programa e emissora não hesitaram em atacar partidos políticos adversários e pré-candidatos concorrentes, bem como a administração municipal".

O PPS também anunciou nesta sexta-feira que entrará com uma representação no TRE contra a entrevista. Segundo nota assinada pelo presidente nacional da sigla, o deputado federal Roberto Freire, com a entrevista, Lula "dá uma demonstração ao país de seu total desprezo pelas leis e pelo estado de direito". Ainda segundo Freire, "Lula não procurou nem mesmo fingir seu claro propósito: fazer propaganda eleitoral antecipada a favor de seu escolhido".

PT nega propaganda
    Segundo a assessoria do ex-presidente Lula, a entrevista não se configura como propaganda antecipada, mesmo com a presença de Fernando Haddad, já que é normal a participação de pré-candidatos em programas de televisão nesse período.

Segundo a assessoria de Lula, outros pré-candidatos, como Gabriel Chalita (PMDB) e José Serra (PSDB), também deram entrevistas longas em programas televisivos. "Gostaríamos de apenas entender no que difere essas entrevistas da dada por Lula e Haddad ontem", afirmou a assessoria.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2012/noticias/0,,OI5809135-EI19136,00-PSDB+vai+a+Justica+contra+participacao+de+Lula+no+Ratinho.html
    Winston Churchill
  • Extra! Extra! Imagens do encontro de Lula e Gilmar Mendes:

• Ir no programa do Ratinho deveria ser uma propaganda contra.

Foi antes ou depois do exame de DNA?
  • A dona Marta ex Suplício diz estar perplexa com o Gilmar Mendes... Diz que não entende o seu comportamento. Há quem questione o fato de ele ter esperado um mês para revelar o ocorrido. Mas é só pensar um pouco:

1 - A demora é o jeito do Gilmar dizer que o assunto não era da sua conta, nem de sua preocupação (quer dizer, não tinha e não tem nada a explicar).

2 - Virou o jogo contra as táticas habituais do PT (das quais o Mulla diz não saber de nada) de acusar e deixar que o acusado se vire com os desmentidos e tente convencer.

3 - O problema nem é se o que exatamente o Gilmar disse de fato aconteceu, mas sim a sua plausibilidade: quanta gente duvida de que o Mulla faria e diria o que fez e disse?

4 - Se Gilmar (indicado pelo Fernando Henrique o Garboso) detesta o PT, então agora encontrou um jeito de arruinar as campanhas das caras novas. Como fica o Haddad ao lado do Mulla? O grande cabo eleitoral ficou queimadíssimo...

5 - E a dona Marta Ex Suplício não apareceu no comício do Haddad e nem deu explicações nenhumas. Ninguém conseguiu contatar sua assessoria pra saber porque ela não deu as caras. Mas dá pra se adivinhar: é o seu jeito de dizer ao Mulla que não gostou do passamoleque dele na sua candidatura. Mulla impôs sua vontade, e continua impondo (vejam o caso de Recife), mas está descobrindo tarde demais que São Paulo não é São Luís, nem Recife...

6 - Mulla, apesar de supostamente garantir a Gilmar Mendes de que controla a CPI, se isso era verdade na ocasião, parece já não ser mais. Pelo cronograma, só Perillo deveria ser convocado pra se explicar, Agnelo não. Só o que fosse da Delta no Centro Oeste é que deveria ser investigado; suas contas no resto do país não. Mas a CPI quebrou o sigilo de toda a empresa, tudo porque o PT ficou com raiva do PMDB ter convocado o Agnelo. Pode ser mais um tiro no pé, pois podres de todo o mundo partidário podem aparecer. E agora querem convocar ministras que fizeram contratos com a Delta. É... Essa CPI, que era para ser só para ferrar o PSDB e a oposição, está virando metralhadora giratória...

É isso.
    Aliás, o Lula também disse que "não permitirá que o PSDB ganhe a próxima eleição", num desrespeito total à liberdade dos eleitores de escolher seus representantes.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.