Os números são eloquentes: algo como
100 mil colombianos que fogem da guerrilha e 40 mil venezuelanos que buscam estabilidade moram no Panamá, centrando suas vidas especialmente no entorno da Cidade do Panamá, a capital. O país centro-americano teve crescimento econômico de 10,6% em 2011 e não deve crescer menos que 7,5% em 2012, apesar da crise internacional. Convicção de quem vive por lá: a Cidade do Panamá é uma "nova Miami".
— Eu e meu marido vendemos nosso apartamento e viemos há quatro anos. Temíamos a violência na Venezuela. Sinto-me em casa. O panamenho conviveu por 85 anos com os americanos, por causa do canal. Recebem bem os estrangeiros — relata a psicóloga venezuelana Sofía Socorro.
Apesar da forte presença colombiana — a nacionalidade líder entre os imigrantes —, o que mais chama a atenção é o êxodo venezuelano. Motivo: faz tempo que os colombianos se espalham pelo mundo fugindo dos grupos guerrilheiros e do narcotráfico. Se são 100 mil no Panamá, outros milhares se dispersaram pelos também próximos Equador e Venezuela, além da Espanha.
Quando se fala de venezuelanos, o fenômeno é mais recente. As pessoas chegaram à linda costa panamenha nos últimos anos. Depararam com ruas limpas, oportunidades de emprego, hospitalidade e facilidades para investir. E ficaram.
http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2012/05/cidade-do-panama-atrai-turistas-e-emigrantes-latino-americanos-3771270.html
Comentários