Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Robôs usam estatísticas para escrever textos esportivos
São Paulo - Você confere abaixo dois textos que descrevem a partida que decidiu a liga universitária de basquete dos Estados Unidos, a NCAA, com uma vitória do Kentucky Wildcats sobre o Kansas Jayhawks. O resultado do jogo é o que menos conta aqui.
O importante é notar que os dois textos são bastante parecidos, mas apenas um deles foi escrito por um humano. A outra reportagem foi criada por um software da empresa americana Automated Insights, sem nenhuma edição ou supervisão de um repórter. Baseada nas estatísticas do jogo, o sistema escreveu a notícia, usando adjetivos e evitando a repetição de palavras, como um jornalista normal.
Leia a seguir trechos dos dois textos e tente descobrir qual deles foi feito por uma máquina e qual foi escrito por um repórter.
TEXTO 1 - “O Kentucky levou o campeonato da NCAA pela primeira vez desde 1998 com uma vitória por 67 a 59 sobre o Kansas. Os Wildcats lideraram o jogo com uma ótima atuação de Dorn Lamb, que marcou 22 pontos. Os Wildcats também tiveram performances sólidas de Marquis Teague, com 14 pontos, de Michael Kidd-Gilchrist, com 11, e de Terrence Jones, que marcou nove... ...Já o Kansas terminou a temporada com um total de 32 vitórias e sete derrotas, com 16 vitórias e duas derrotas na temporada regular, o que valeu uma colocação entre os 12 melhores.”
TEXTO 2 - “Tudo o que realmente importa é que o Kentucky transformou uma lista de futuros possíveis talentos da NBA em uma vitória por 67 a 59 sobre o Kansas e no seu oitavo título da NCAA – seu primeiro desde 1998... ...Os Jayhawks, reis das viradas por toda a temporada, lutaram até o final e chegaram a diminuir a diferença no placar para cinco pontos quando faltava 1:37 para o fim do jogo. Mas o Kentucky converteu cinco lances livres na reta final e selou sua vitória”
Fonte:
http://info.abril.com.br/noticias/extras/robos-usam-estatisticas-para-escrever-textos-esportivos-11062012-31.shl
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
O maior absurdo é o governo oferecer bolsas e creditos de estudo para jornalistas enquanto deveria dar auxilio apenas aos cursos de engenharia. Se tem uma coisa que falta no Brasil são engenheiros e não sociologos, advogados ou jornaleiros.
Quem deseja cursar essas abobrinhas deve, ao menos, tirar o dinheiro da propria carteira.
Onde houver fé, levarei a dúvida!