Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Fim dos jornaleiros?

ReidReid Membro
Robôs usam estatísticas para escrever textos esportivos
São Paulo - Você confere abaixo dois textos que descrevem a partida que decidiu a liga universitária de basquete dos Estados Unidos, a NCAA, com uma vitória do Kentucky Wildcats sobre o Kansas Jayhawks. O resultado do jogo é o que menos conta aqui.

O importante é notar que os dois textos são bastante parecidos, mas apenas um deles foi escrito por um humano. A outra reportagem foi criada por um software da empresa americana Automated Insights, sem nenhuma edição ou supervisão de um repórter. Baseada nas estatísticas do jogo, o sistema escreveu a notícia, usando adjetivos e evitando a repetição de palavras, como um jornalista normal.

Leia a seguir trechos dos dois textos e tente descobrir qual deles foi feito por uma máquina e qual foi escrito por um repórter.

TEXTO 1 - “O Kentucky levou o campeonato da NCAA pela primeira vez desde 1998 com uma vitória por 67 a 59 sobre o Kansas. Os Wildcats lideraram o jogo com uma ótima atuação de Dorn Lamb, que marcou 22 pontos. Os Wildcats também tiveram performances sólidas de Marquis Teague, com 14 pontos, de Michael Kidd-Gilchrist, com 11, e de Terrence Jones, que marcou nove... ...Já o Kansas terminou a temporada com um total de 32 vitórias e sete derrotas, com 16 vitórias e duas derrotas na temporada regular, o que valeu uma colocação entre os 12 melhores.”

TEXTO 2 - “Tudo o que realmente importa é que o Kentucky transformou uma lista de futuros possíveis talentos da NBA em uma vitória por 67 a 59 sobre o Kansas e no seu oitavo título da NCAA – seu primeiro desde 1998... ...Os Jayhawks, reis das viradas por toda a temporada, lutaram até o final e chegaram a diminuir a diferença no placar para cinco pontos quando faltava 1:37 para o fim do jogo. Mas o Kentucky converteu cinco lances livres na reta final e selou sua vitória”

Fonte:
http://info.abril.com.br/noticias/extras/robos-usam-estatisticas-para-escrever-textos-esportivos-11062012-31.shl

Resposta de qual o texto escrito pelo robo olhem no site :D

Sera q o fim dos jornaleiros esta proximo? <g>
Post edited by Reid on

Comentários

  • 5 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Mas a eficiência na simulação das máquinas só tende a se aperfeiçoar graças a lei de Moore, o exemplo mais drástico apontando nessa direção é o fato do teste de Turing ter que elevar-se tanto na complexibilidade para diferenciar as respostas das máquinas que até os humanos começam a falhar neles.
    Come with me if you wanna live.
  • Os jornaleiros aprendem um formulário padrão nas universidades e só. Por isso, esse curso deveria ser desnecessário para o exercicio da profissão. Na melhor das hipóteses, umas 10 horas de treinamento para quem já tem um curso de graduação e sabe escrever.

    O maior absurdo é o governo oferecer bolsas e creditos de estudo para jornalistas enquanto deveria dar auxilio apenas aos cursos de engenharia. Se tem uma coisa que falta no Brasil são engenheiros e não sociologos, advogados ou jornaleiros.

    Quem deseja cursar essas abobrinhas deve, ao menos, tirar o dinheiro da propria carteira.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    edited junho 2012 Vote Up0Vote Down
    Não seria fim dos jornalistas?
    Post edited by Neuromancer on
  • Neuromancer disse: Não seria fim dos jornalistas?
    Meme do FR.

    Come with me if you wanna live.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.