Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Com mais 16 milhões de fiéis em 10 anos, evangélicos são 22,2% dos brasileiros
Dados do Censo 2010 revelam que de 2000 até 2010, parcela da população que se declarou evangélica passou de 15,4% para 22%. Maior parte da população brasileira segue católica
Templo evangélico da Igreja Universal do Reino de Deus no Rio de Janeiro
Os evangélicos foram o segmento religioso que mais cresceu no Brasil no período entre os censos de 2000 e 2010. Segundo os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, em 2000, os evangélicos representavam 15,4% da população. Em 2010, com um aumento de cerca de 16 milhões de pessoas (de 26,2 milhões para 42,3 milhões), chegaram a 22,2%. Em 1991, este percentual era de 9,0% e em 1980, 6,6%.
De acordo com o Censo, a proporção de católicos seguiu a tendência de redução observada nas duas décadas anteriores, embora permaneça majoritária. Em paralelo, consolidou-se o crescimento da população evangélica. A pesquisa indica também o aumento do total de espíritas, dos que se declararam sem religião, ainda que em ritmo inferior ao da década anterior, e do conjunto pertencente às outras religiões.
No questionário feito pelo Censo 2010, os evangélicos foram divididos entre evangélicos de missão - luteranos, presbiterianos, metodistas, batistas, congregacionais, adventistas etc. -, evangélicos pentecostais - Assembleia de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Universal do Reino de Deus, Maranata, Nova Vida, entre outras - e igrejas evangélicas não determinadas.
Dentro do crescimento de 15,4% para 22,2% do números de evangélicos, os pentecostais foram os que mais cresceram: passaram de 10,4% em 2000 para 13,3% em 2010. Também foi observado aumento expressivo do segmento da população que apenas respondeu ser evangélica, não se declarando como de missão ou de origem pentecostal: de 1% para 4,8%. Já a parcela da população que se declarou evangélica de missão teve ligeira redução proporcional, caracterizando estabilidade em sua participação relativa no total da população: de 4,1% para 4,0%.
Ainda segundo os dados do Censo 2010, os evangélicos tem perfil jovem. Os pentecostais eram mais jovens, com uma idade média de 27 anos e os de missão, 29 anos. A maioria dos evangélicos também se identificou como de cores parda (45,7%) e branca (44,6%).
A comparação da distribuição por rendimento mensal domiciliar per capita entre todas as religiões revelou que os evangélicos pentecostais são o grupo com a maior proporção de pessoas concentrados na faixa até 1 salário mínimo (63,7%), seguidos dos sem religião (59,2%).
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Número de pessoas que se declaram espíritas no Brasil passou de 2,3 milhões em 2000 para 3,8 milhões em 2010
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2012-06-29/ibge-com-maior-rendimento-e-instrucao-espiritas-crescem-65-no-pais-em-10-anos.html
Boa parte foi para a Igreja Mundial, do Valdemiro.
A Assembleia de Deus (na verdade um aglomerado de igrejas diferentes; mais de 100, segundo Malafaia) foi a que mais cresceu: 46%.
As igrejas neopentecostais, que pregam a teologia da prosperidade, atraem mais a nova classe média, que quer enriquecer, enquanto que pentecostais tradicionais, como a Assembleia de Deus, pregam a austeridade e atraem os mais pobres porque estão mais pulverizadas dentro das comunidades carentes e acabam funcionando como um centro social, um ponto de referência que une a comunidade na falta de assistência do governo.
Católicos são maioria entre os mais velhos, enquanto que os evangélicos predominam entre os com menos de 40 anos. Ou seja, os católicos estão ficando velhos, morrendo e sendo substituídos por evangélicos.
Vendo isso me faz pensar e parecer que um "ótimo governo politico" (se for possivel existir isso) "acabaria" com a maioria das religiões
O governo faria coisa nenhuma, isto se fosse ótimo.
Aí, quando enriquecem, tornam-se espiritas, pois no mesmo censo, diz que as pessoas com renda maior são espiritas.
O que dá pra se pensar...a maioria dos evangelicos tem uma renda inferior se comparado com os espiritas. Será que, junto com a renda inferior, tambem tem uma capacidade intelectual inferior tambem, por se deixarem levar tão facilmente na teia de dizimos e ofertas de certos pastores e missionarios? Lembrando que, nem todo evangelico tem uma renda salarial baixa.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Tá explicado o motivo da guerra.
isso :D
Pelo visto, o coração dela está cheio de demônios.
Nada de novo.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
"Cristã VS Catolico" ?????
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
<g> <g>
Crente, ignorante, arrogante, prepotente, agressiva e anda de ônibus.
acho que da pra simplificar, se os dois acreditam em tal "Deus" ou em "Jesus"? se sim, explicar o q entao?