Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Dei uma olhada na Declaração Mínima sobre Humanismo publicada no site:
Entendi o que queriam dizer, mas é impossível não perceber as contradições.
Se negam o teísmo e visões sobrenaturais da realidade, então todos os valores passam a ser necessariamente humanos, tanto os bons, quanto os ruins.
Assim sendo, defender uma "sociedade mais humana" e "ética baseada em valores humanos" não quer dizer absolutamente nada, pois o que há de melhor nas sociedades é tão humano quanto o que há de pior.
A Declaração só faz sentido se aceito que o que é humano é necessariamente bom, o que é uma confissão de fé, logo contraditória à própria Declaração.
E quanto à uma ética baseada no espírito da razão, como tal espírito pode demonstrar que matar um inocente para salvar dois não é errado?
Dentre outros paradoxos contidos.
Entendo isto mais como um erro de redação do que de intenções.
Os significados do Humanismo são bem traduzidos desde a Renascença e coisas como a Capela Sistina falam melhor sobre este ideal do que mil declarações.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!