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A Blizzard - da série Warcraft - também não está contente com o futuro do Windows

RaphaelRaphael Administrador
Blizzard: ‘Windows 8 Not Awesome for Us’
By Joey Sneddon, Published August 2, 2012

Valve’s Gabe Newell last week called Windows 8 a ‘catastrophe for everyone in the PC space’.

But it seems that Newell is not a lone voice in this: American video game developers Blizzard - known for the World of Warcraft series – have also chimed in with their opinion.

‘Not Awesome’

“Nice interview with Gabe Newell”, Rob Pardo, the Executive Vice President of Game Design at Blizzard, tweeted.

” ‘I think Windows 8 is a catastrophe for everyone in the PC space’ - Not awesome for Blizzard either.”

Blizzard on Linux?

So Blizzard don’t think Windows 8 is ‘awesome’. Few outside of Microsoft HQ do.

Reader Christian Wichmann Moesgaard, who tipped us to the tweet, wonders if this could be a sign that Blizzard games might head to Linux at some point in the future. ‘Especially considering the route that Valve took and how Blizzard actively tries to keep their games compatible with Wine.’

Whether or not ports for the penguin happen – and there is nothing beyond conjecture and wishful thinking to suggest it will – the fact that another major gaming house is expressing concern for Windows 8 is telling.

If more games developers decide to ‘hedge their bets’ by supporting Linux Ubuntu needs to be ready to capitalise.

Fonte: http://www.omgubuntu.co.uk/2012/08/blizzard-windows-8-not-awesome-for-us
Post edited by Raphael on

Comentários

  • 17 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Jesus, minha postagem de número 666!

    A Microsoft realmente está screwed.
  • o pouco q testei o windows 8 achei muito bom :D

    ja a reclamação da maioria na minha opiniao tem mais haver com ter q reaprender a usar o windows
  • Sinceramente, eu também gostei, mas vejo uma linha de aprendizagem angular demais para os padrões do "usuário comum".
  • Raphael disse: Sinceramente, eu também gostei, mas vejo uma linha de aprendizagem angular demais para os padrões do "usuário comum".
    O que lhe fez chegar a essa conclusão?

    Come with me if you wanna live.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    A interface Metro do Windows 8 tem a mesma finalidade que a do Unity do Ubuntu, lançada há pelo menos um ano: adaptar-se a tablets e smartphones. Mas o que realmente complica para os jogos é essa divisão entre 'ambientes' estanques, que aumenta a segurança, mas dificulta as coisas para os programadores.
  • Cameron disse: O que lhe fez chegar a essa conclusão?

    Pouquíssimas pessoas possuem um dispositivo com Metro, e uma parcela ainda menor está acostumada a ela. A implementação geral da UX não foi/é das melhores (versão beta), com uma diferença grosseira entre o que é "Windows clássico" e o que é "Metro".
  • Fernando_Silva disse: A interface Metro do Windows 8 tem a mesma finalidade que a do Unity do Ubuntu

    Unity é muito mais bem adaptado ao sistema em geral, o sistema de "lens" é muito intuitivo e fácil de se desenvolver, e o mais importante, ele não "atrapalha" quem está acostumado com um sistema mais tradicional.
  • Não me lembro de uma só nova versão do Windows que não criou a "expectativa" de fim da hegemonia da Microsoft.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • O caso mais recente é o Vista. Houve uma insatisfação geral diante do sistema, não sem motivos, e ninguém derrubou a portentosa Microsoft.

    Quando algo toma o tamanho que o Windows tomou, ou o facebook, ou o Google (estou citando os produtos, não as empresas), é quase impossível alguém derrubá-los através da boa e velha concorrência. Mesmo que algum buscador se mostre mais eficiente, ou alguém faça uma rede social melhor ou um SO superior, as pessoas já estão acostumadas. Só em dois cenários vejo estas hegemonias sendo quebradas.

    Um confusão interna. Sucessivas versões do Windows que seriam verdadeiras porcarias, facebook ou google saindo do ar direto. Muito difícil de acontecer.

    Algo inesperado muda o mercado. As pessoas deixam de usar redes sociais ou buscadores como conhecemos para uma nova tecnologia ou o SO da Microsoft se torna ultrapassado diante de uma nova experiência com informática.

    Se a computação em nuvem substituísse o desktop, por exemplo, como o Windows ainda não estabeleceu nenhuma hegemonia nesta área, o Linux inclusive está ganhando a briga até onde eu sei, e não apresenta vantagens significativas, pode acontecer do Linux se estabelecer como hegemonia aproveitando esta mudança de paradigma na informática. Claro, há idiotas como Stallman que demonizam nuvens, mesmo que esta seja a melhor esperança do Linux.

    Quanto ao desktop atual, a Microsoft precisaria cagar muito no Windows pra perder a briga. A apple insiste na venda casada e está mais interessada em passar o hardware, que é muito caro. O Linux tem um monte de desafios internos pra resolver antes de começar a sonhar em ser o Windows dos desktops.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Apatico disse: Algo inesperado muda o mercado

    Ninguém espera que o Linux mude o mercado, a não ser seus 1% de market share, e dentro deste, os usuários fanáticos.

    Tanto a Valve quanto a Blizzard, ou mesmo a Corel e a EditShare (LightWorks), que vêm investindo bastante em Linux no desktop recentemente, não apostam que a Microsoft tome um tombo muito grande no lançamento do Win7, mas estão se preparando caso venha a acontecer, e mesmo se não aconteça, uma fatia considerável do mercado sempre torce o nariz para muita frescurite, como a interface Metro.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    sybok disse:
    Eu ainda lembro dos tempos em que o OS/2 Warp da IBM prometia a mesma coisa... e na época era a toda poderosa IBM quem estava na jogada tentando fazer concorrência... pobre Linux...
    O OS/2 surgiu antes do Windows e Bill Gates trabalhou no seu desenvolvimento, mas foi embora para cuidar do Windows.

    O OS/2 era melhor, mas foi vítima de erros de marketing, entre outros. O mesmo que aconteceu com o Betamax, que perdeu para o formato VHS, inferior.


    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    http://www.hardware.com.br/noticias/2012-08/left4dead2-valve-linux.html
    L4D2 rodou melhor no Linux com OpenGL do que no Windows com Direct3D

    Marcos Elias Picão

    Isso passou meio despercebido na semana, mas ainda vale comentar, claro: o Left 4 Dead 2 rodou melhor no Linux do que no Windows 7, conforme testes e alterações realizadas pela Valve. Isso que tradicionalmente o Linux tem má fama com relação à qualidade dos drivers gráficos... Algo que também está mudando.

    No blog exclusivo de Linux da empresa os resultados foram comentados no dia primeiro. Os testes foram feitos com o Windows 7 SP1 de 64-bit versus Ubuntu 12.04 de 32-bit - temporariamente, pois pretendem testar com o de 64-bit depois.

    O hardware usado foi o mesmo para os dois sistemas, claro: um Core i7 3930k, Nvidia Geforce GTX 680 e fantásticos 32 GB de RAM. Em geral no Windows 7 o L4D2 conseguiu cerca de 270,6 FPS nessa configuração (usando Direct3D).

    Quando começaram a fazer o port do Left 4 Dead 2 no Linux ele rodava a meros 6 FPS, algo impraticável, muito pior do que até mesmo rodá-lo com o Wine. Mas era esperado, algo natural: o software não havia sido projetado pensando na nova plataforma.

    Conforme o processo de desenvolvimento foi avançando, várias modificações foram feitas no jogo. O executável passou a lidar melhor com funções nativas do kernel Linux, recebeu novas otimizações para funcionar com OpenGL... E uma parte muito importante também foi trabalhada: o desenvolvimento de atualizações para os drivers. A Valve tem trabalhado com a Nvidia, AMD e Intel. Provavelmente em breve o Linux terá melhores drivers gráficos dos grandes fabricantes com este impulso.

    No final do processo o Left 4 Dead 2 rodou no pinguim a 351 FPS. Uma marca com um ganho considerável perto da versão comercial já disponível para Windows, que ficou com 270,6. A Valve gostou da eficiência do OpenGL e do kernel no processo, já que, mesmo trabalhando bem mais tempo na versão para Windows (o Source tem vários anos de vida e diversos jogos com sua base), ela ainda ficou para trás em desempenho.

    Uma coisa interessante é que as otimizações feitas no código do jogo para o OpenGL também foram aproveitadas no Windows: naquela mesma configuração ele conseguiu 303,4 FPS, mais do que a versão comercializada usando o Direct3D e os drivers disponíveis publicamente.

    Em geral os jogos feitos exclusivamente para Windows (caso do L4D2 e os anteriores baseados no mesmo motor) ficam com o Direct3D da Microsoft. A Valve começou a investir no OpenGL para o lançamento da versão para Mac, e daí foi um pulo ir para o Linux, já que o OpenGL é multiplataforma.

    A aposta da empresa no Linux pode ter vários motivos por trás, incluindo as fortes críticas ao Windows 8 - críticas diretas de quem perderá recursos com isso, já que o Windows 8 terá sua própria loja de apps. A curto prazo não deve mudar muita coisa, já que a Windows Store não irá vender apps desktop. Todavia, o investimento no mundo "Metro" (agora Metro entre aspas) sugere um Windows cada vez mais fechado, a começar na prática pela versão RT nos tablets ARM, que não rodará executáveis tradicionais.



    Carlos Morimoto:
    Na época do Quake 3, quando a ID e a Loki passaram a lançar seus títulos em versões para Linux e Windows, existiam muitos comparativos diretos entre as duas versões e na maioria dos casos o Linux acabava levando vantagem, com os títulos rodando com um FPS mais alto no Linux devido à implementação mais madura do OpenGL. Entretanto, com a perda de relevância das duas produtoras, os portes de jogos para Linux, bem como as comparações diretas se tornaram cada vez mais raras.
    Em geral, jogos no Linux passaram a ser usados exclusivamente sobre o Wine, resultando quase sempre em um desempenho inferior devido às conversões das chamadas, o que fez com que o sistema passasse a ficar com uma fama de lento e antiquado para jogos.

    Agora, com a entrada da Valve, a moda tem tudo para voltar, começando com os números relacionados ao desempenho do Left 4 Dead 2. Segundo postado pela equipe da Valve no Blog oficial, o porte Linux já roda mais rápido que a versão Windows, mesmo sendo considerado ainda uma versão "alpha" e estando ainda em processo de otimização.

    Rodando em um Core i7 3930k, com uma GeForce GTX 680 e 32 GB RAM (pelo visto a Valve não anda poupando despesas nas máquinas de desenvolvimento...) o port Linux roda a 315 FPS sobre o Ubuntu 12.04 LTS, contra apenas 270.6 FPS da versão Direct3D rodando sobre o Windows 7 e 303 FPS da versão OpenGL também rodando sobre o Windows 7.

    Para chegar a estes números, a Valve trabalhou tanto na otimização do código para rodar melhor sobre o kernel Linux e otimizaram o código OpenGL para reduzir o overhead. A parte mais surpreendente entretanto é que estão trabalhando também em conjunto com os fabricantes de placas para incluírem melhorias diretamente nos drivers de vídeo, incluindo uma parceria com a nVidia, que a tradicionalmente menos interessada em trabalhar em equipe.

    A notícia torna a entrada da Valve no mercado de jogos para Linux ainda mais interessante, já que além de se tornar um concorrente, o Linux passará a ter um diferencial competitivo, que é o fato de rodar os jogos com um FPS mais alto que o Windows. Tipicamente, jogadores se preocupam muito com o FPS, muitas vezes investindo em upgrades caros simplesmente em troca de um pequeno aumento. A possibilidade de ganhar desempenho com a troca do sistema realmente vai interessar a muitos.

    Pode ser que no futuro tenhamos alguns casos de gamers que manterão o Linux instalado em dual-boot apenas para jogos e o Windows para o restante...
  • Fernando. Poderia me explicar qual é a causa dessa grande repercussão em torno do Win8. Eu usei a versão de testes e, pelo menos por fora, não parece ter uma diferença gritante do Win7. Por que fazem tanto barulho contra o Win8?
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    Fernando_Silva disse: O OS/2 era melhor, mas foi vítima de erros de marketing, entre outros. O mesmo que aconteceu com o Betamax, que perdeu para o formato VHS, inferior.

    Falam as más línguas que a sony não quis licenciar filmes pornô no formato betamax, isto foi crucial na preferência pelo formato concorrente.
    Post edited by Neuromancer on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Neuromancer disse: Fernando. Poderia me explicar qual é a causa dessa grande repercussão em torno do Win8. Eu usei a versão de testes e, pelo menos por fora, não parece ter uma diferença gritante do Win7. Por que fazem tanto barulho contra o Win8?

    Talvez porque seja mais complicado desenvolver para ele, já que ele criou ambientes estanques para aumentar a segurança e vai ser mais difícil fazer um programa existente rodar nele sem modificações. O Firefox já tem uma versão sendo desenvolvida e os outros terão que fazer o mesmo.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Neuromancer disse: Falam as más línguas que a sony não quis licenciar filmes pornô no formato betamax, isto foi crucial na preferência pelo formato concorrente.

    Na verdade, o principal problema é que ela sabia que o Betamax era melhor e guardou só para ela, enquanto que o VHS foi liberado para todo mundo e se tornou padrão.
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