Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Se voce, Reviano irreligioso, fosse escolher alguma religião, qual seria?

FenrirFenrir Membro
Não conheço nada do luciferianismo, mas o simbólico parece ser interessante.
se fosse escolher uma religião, optaria pelo Budismo ou o Taoísmo.
No entanto, vou seguindo (pra nenhum lugar) com o meu "fenrinismo". Aceito contribuições em dólar, euro ou libras esterlinas.
«1

Comentários

  • 34 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fenrir disse: Budismo ou o Taoísmo.

    Diz q budismo n eh religiao e sim uma "filosofia de vida", isso eh verdade ou nao? :D

    e qto a "religiões" diria o mesmo, talvez tenha ateh algumas coisas indianas interessantes <g>
  • Judas disse: Me tornaria fiel da Mundial e na primeira oportunidade me explodiria dentro de uma igreja universal, deixaria um bilhete "inflamado" pra detonar uma "guerra santa".

    Quem sabe não falta só um empurrãozinho pra esse povo começar a se matar?

    Como diria um certo vulcano: "Se matar pra NÃO ver os outros se matarem é uma atitude ilógica!"
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

    Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Well, eu sigo o luciferianismo. O budismo já frequentei um pouco e até que é gostoso. É calmo e relaxante (pelo menos onde eu frequentei), mas em verdade em verdade vos digo: sou fiel seguidor de Brahma. E quanto mais gelada o templo melhor. :-)
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

    Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • HuxleyHuxley Membro
    edited setembro 2012 Vote Up0Vote Down
    Reid disse: Diz q budismo n eh religiao e sim uma "filosofia de vida", isso eh verdade ou nao? :D

    O Budismo é uma religião sim e tem características da mesma. Por exemplo, a doutrina budista faz alegações de reencarnações e, para aqueles que alcançam a Shamatha, de percepção extrassensorial. Ou seja, há pressuposição espiritualista de que exista um “plano místico”, “intangível”, mas causalmente relacionado com o mundo.

    Todavia, essa observação não descreve tudo o que é o budismo.

    Uma das características mais notáveis que chamam a atenção dos psicólogos ocidentais acerca da doutrina é o treino da atenção através da meditação. Cientistas têm curiosidade em saber como as maiores capacidades de atenção de certos budistas se relacionam com a meditação de plena atenção. Isso é importante porque a atenção tem um papel de destaque na plasticidade do auto-controle emocional e do aumento do prazer.
    Post edited by Huxley on
  • ufka_Cabecaoufka_Cabecao Moderador
    edited setembro 2012 Vote Up0Vote Down
    Judaismo, Maconaria ou Cientologia. Networking is everything, babe...
    Post edited by ufka_Cabecao on
  • ô Sybok, voce pode perfeitamente interpretar o "escolher" do topico no sentido de estudo autodidata.
    E dizer apenas "Budismo", "Taoismo", "Xintoismo" e etc sem mais explicações é complicado, porque todas elas tem trocentas ramificações e variedades, umas que puxam mais pro lado de misticismo new-age da moda e outras mais pro lado da filosofia. Evidentemente acho as ultimas variedades muito, muito mais interessantes. É o que gente como Zhuangzi, Laozi, Buda, Nagarjuna e outros do mesmo calibre deixaram.
    Tenho tambem explorado a meditação, destilada de seus aspectos místico-religiosos, portanto num sentido prático-utilitarista, como meio para melhorar a concentração de uma mente sem foco e tambem de dar descanço a uma mente estressada.
  • sybok disse: O budismo como filosofia de vida é tão ridículo quanto a moda da Yoga ocidental existindo basicamente como uma forma de "ginastica" em academias mundo a fora.

    No universo religioso, creio que nada sofreu um ataque difamatório mais brutal do que o Yoga. O nível de desvirtuamento e corrupção de princípios, praticado em larga escala no ocidente, deveria estar previsto em algum parágrafo do Código Penal: Um verdadeiro crime!

    E tenho certeza que você, Sybok, sabe do que estou falando.

  • Fenrir disse: Tenho tambem explorado a meditação, destilada de seus aspectos místico-religiosos, portanto num sentido prático-utilitarista, como meio para melhorar a concentração de uma mente sem foco e tambem de dar descanço a uma mente estressada.

    Perdoe-me a chatice, Fenrir, mas, por apego à exatidão, preciso fazer esta correção.

    Se você retirou o aspecto místico-religioso da meditação, você está fazendo alguma coisa, qualquer coisa, mesmo que muito boa, mas NÃO É meditação.

  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Monã é Deus e Mayra seu Enviado.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Ayyavazhi disse: Perdoe-me a chatice, Fenrir, mas, por apego à exatidão, preciso fazer esta correção.

    Se você retirou o aspecto místico-religioso da meditação, você está fazendo alguma coisa, qualquer coisa, mesmo que muito boa, mas NÃO É meditação.

    Posso então supor que voce considera coisas como o "mindfulness" dos Americanos como algo tão corrupto quanto as versões ocidentais do Yoga?
    Ora, pois o que me levou a meditação (ou seja-la qual for o nome disso) foi justamente ter tomado conhecimento dos beneficios da mesma por artigos leigos e científicos.

    Ha aqueles que a praticam ou praticaram e colheram beneficios dela e o fizeram sem se ater ao lado mistico-religioso da coisa. Obviamente, o que todo bom cético faria seria questionar a realidade dos tais benefícios, artigos e tal e coisa.
    Como tudo nesta vida, nunca tenho 100% de fé, certeza ou coisa similar.
    No que diz respeito a coisas de fé e crença Fenrir esta condenado a ser incapaz para o todo sempre, amem.
    A despeito disso tudo, nada me impede de tentar. Mal, certamente não vai fazer.
    Na pior das hipóteses, relaxarei e reduzirei o ruido mental pelo tempo em que estiver meditando.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited setembro 2012 Vote Up0Vote Down
    Fenrir disse: Tenho tambem explorado a meditação, destilada de seus aspectos místico-religiosos, portanto num sentido prático-utilitarista, como meio para melhorar a concentração de uma mente sem foco e tambem de dar descanço a uma mente estressada.

    Exato. Não é preciso que ela esteja associada a uma filosofia ou religião. Simples auto-controle do corpo e da mente, sem o objetivo de se fazer contacto com alguma divindade. Atingir a 'iluminação'? Pode ser, se isto significar clareza de ideias, raciocínio mais eficiente, desenvolvimento da intuição ou coisa assim.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fenrir disse: Ha aqueles que a praticam ou praticaram e colheram beneficios dela e o fizeram sem se ater ao lado mistico-religioso da coisa. Obviamente, o que todo bom cético faria seria questionar a realidade dos tais benefícios, artigos e tal e coisa.

    Eu alertei que era apego à exatidão.

    Sim, os benefícios são muitos e não há nada errado em procurar por eles. Ninguém é obrigado a observar todos os princípios inerentes à meditação para conquistar o direito de ser um praticante. Você é livre para fazer qualquer coisa e, repito, colherá os frutos do seu esforço. Mas o nome disso não seria, sob o rigor da definição, meditação.

    (Com relação ao Yoga eu sou um pouco mais radical)

  • Fernando_Silva disse: Exato. Não é preciso que ela esteja associada a uma filosofia ou religião.

    Vamos tentar de uma outra forma:

    Se você diz que é um lutador de Krav Maga, mas todo o seu treinamento se resume aos movimentos do Jiu-Jitsu, você não luta Krav Maga. Isso não significa que você não é um lutador, tampouco diminui suas habilidades como atleta marcial. Mas não é Krav Maga.

  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Ayyavazhi disse: Se você diz que é um lutador de Krav Maga, mas todo o seu treinamento se resume aos movimentos do Jiu-Jitsu, você não luta Krav Maga. Isso não significa que você não é um lutador, tampouco diminui suas habilidades como atleta marcial. Mas não é Krav Maga.

    Ou significa que a minha definição de meditação é diferente da sua.
  • Fernando_Silva disse: Ou significa que a minha definição de meditação é diferente da sua.

    A percepção de um conceito será sempre um processo individual, mesmo que, em um contexto maior, conceitos pessoais sejam tão efêmeros quanto seu criador. Nós dois podemos definir meditação, ou Yoga, ou Deus, da forma que melhor nos aprouver, cientes de que esse esforço semântico não tem qualquer poder sobre a realidade.

  • Sim, voce alertou.
    O que me leva a pensar sobre qual seria o significado correto ou mais adequado que poderiamos associar ao termo meditação.
    Seria aquele que o(s) primeiro(s) meditador(es) tinham em mente quando criaram a pratica?
    Posso apostar que nunca saberemos ao certo, já que que a meditação é pratica bem, bem antiga e que se desenvolveu e se aprimorou lentamente ao longo dos seculos.
    Sendo assim, o que te da segurança de que o termo deva obrigatoriamente incluir algo de religioso ou mistico?
  • Fenrir disse: Posso apostar que nunca saberemos ao certo, já que que a meditação é pratica bem, bem antiga e que se desenvolveu e se aprimorou lentamente ao longo dos seculos.
    Sendo assim, o que te da segurança de que o termo deva obrigatoriamente incluir algo de religioso ou mistico?

    Ok, podemos supor que conceitos religiosos possam ser arrancados de sua pureza original para uma acomodação racional às necessidades modernas. Talvez a aquiescência de muitos – a maioria, quem sabe? – garanta legitimidade a essa metamorfose.

    Ou, talvez, aquela pureza permaneça inalterada, a despeito de toda a evolução provocada e referendada pela sociedade. Meu breve contato com esses conceitos, muito menos pela quantidade do que pela qualidade, me incentivam a fazer essa aposta.

  • Fenrir se tiver algum material interessante sobre meditação e poder me passar por pm, ou postar aki mesmo no topico, eu me interesso :D
  • FenrirFenrir Membro
    edited setembro 2012 Vote Up0Vote Down
    Procure por "Alterations in cortical gyrification of meditators", por material relacionado a Wim Hof (o "iceman"), pelo livro "Mindfulness in plain English" (tem de gratis na net) e tambem bastante material gratuito no site buddhanet.
    Eu estou experimentando a meditação vipassana, que costuma estar associada ao ramo Theravada do budismo.
    Queria tentar a zazen tambem (rimou), mas preciso domar minha mente-macaco primeiro.
    Outro livro: "Zen and the brain. Toward an understanding of meditation and consciousness"
    Post edited by Fenrir on
  • leve-se em consideração que existe vários tipos e formas de meditação :)
  • HuxleyHuxley Membro
    edited setembro 2012 Vote Up0Vote Down
    Para aqueles que têm a curiosidade de saber por que concentrar a consciência na respiração através da meditação pode beneficiar a vida emocional, eis aqui a explicação psicológica:

    "A própria prática de concentrar a atenção em um processo automático que não requer monitoramento consciente conduz atenção a outros processos automáticos. Respiramos sem pensar sem direção consciente de cada inspiração e expiração. A natureza não requer que desviemos nossa atenção. Quando tentamos prestar atenção em cada respiração, as pessoas consideram difícil fazer isso por mais de um minuto sem se distrair pelos pensamentos. Aprender a concentrar a nossa atenção na respiração requer prática diária, em que desenvolvemos novos caminhos neurais que nos permitem fazê-lo. Além disso, aqui está o auge da história: essas habilidades se transferem, beneficiando a consciência do comportamento emocional e, com o tempo, a consciência de impulso.

    EKMAN, Paul. A linguagem das emoções. São Paulo: Editora Lua de Papel, 2011, p. 247.
    Post edited by Huxley on
  • sybok disse: E se seguirem em frente vão descobrir que o próprio processo do pensamento é automático e que nem todo pensamento é o que se poderia chamar de "consciente".

    acho q tem uma pesquisa sobre isso, e acho q eu mesmo ja postei aki no forum, n to lembrado direito :D
  • HuxleyHuxley Membro
    edited setembro 2012 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: E se seguirem em frente vão descobrir que o próprio processo do pensamento é automático

    Tem que ver se o seu conceito de "automático" é o mesmo que o usado pelos psicólogos cognitivos. Existem sim processos de pensamentos muito mais próximos do "totalmente controlado" do que do "totalmente automático", segundo os psicólogos cognitivos. Mais tarde verei se escrevo algo sobre essas definições.
    e que nem todo pensamento é o que se poderia chamar de "consciente".

    Sim. Paul Ekman ou qualquer outro psicólogo sério jamais negou isso:

    "Muitos processos cognitivos também podem ser diferenciados em termos de exigência ou não de controle consciente."

    "É possível que haja um continuum de processos cognitivos, desde os totalmente controlados até os completamente automáticos; esses traços caracterizam os extremos polares de cada grupo."

    STERNBERG, Robert J. Psicologia cognitiva. 5. ed. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2010, p. 112-113.
    Post edited by Huxley on
  • Reid disse: leve-se em consideração que existe vários tipos e formas de meditação

    As variações na “forma” não são aspectos relevantes o suficiente para estabelecer uma diferenciação no processo. Sendo verdadeira essa afirmação, não teríamos diferentes formas de meditação a ponto de encontrar uma ou outra que atendesse às expectativas de determinado praticante. Posso dizer, figurativamente, que você deve ir à montanha, pois a montanha não virá até você. Vamos usar outra analogia: Lembra do Cascão, da turma da Mônica? Então... Digamos que ele resolvesse praticar natação, pois ficou sabendo que existem diversos estilos e, talvez, um deles prescinda da água. Ele poderá se tornar um grande atleta, poderá conquistar pódios e tal, mas nunca será um nadador sem entrar na água.

  • Fenrir,

    Não pense, nem por um segundo, que estou menosprezando seu conhecimento e sua prática de meditação. Acho fantástico o que você está fazendo e, por mais insignificante que seja o conselho de um estranho, digo a você que nunca abandone seus estudos e suas práticas. Você está dando um grande passo e se colocando em uma direção promissora. Minhas poucas intervenções, além da chatice, deve-se a esse purismo, que me persegue...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.