Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Excelente a comparação com pedreiros e engenheiros.
Há tempos não tínhamos um debate tão interessante e, lamentável, ele surge justo quando estou terrivelmente atribulado. Vou tentar acompanhar, mas está difícil...
Como é que a ciência sabe que um processo cognitivo usa ou não controle consciente? Vamos aos exemplos...
Processo cognitivo consciente:
"Simon e seus colaboradores, por exemplo, usam uma análise de protocolo para examinar a maneira pela qual as pessoas solucionam problemas, como questões de xadrez e os chamados "problemas criptaritméticos" (cryptarithmetic problems), nos quais o indivíduo precisa descobrir quais números substituem as letras em um problema matemático computacional. Essas investigações sugeriram a Simon e seus colaboradores que as pessoas têm acesso bastante bom a seus complexos processos de informação." (p.144)
Processo cognitivo inconsciente:
"Outro estudo foi concluído com paciente com danos no córtex visual em consequência de um derrame. Os experimentadores repetidamente emparelharam um estímulo visual com choque elétrico. Após inúmeros pares de estímulos, o paciente começou a demonstrar medo sempre que o estímulo visual era apresentado, embora não pudesse explicar porque estava com medo. Deste modo, o paciente foi processando a informação embora não pudesse enxergar (Hamm et al., 2003)." (p.112)
STERNBERG, Robert J. Psicologia cognitiva. 5. ed. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2010.
The Attention Revolution: Unlocking the Power of the Focused Mind
B. Alan Wallace
O livro não faz juz ao título (é melhor), que obviamente provoca desconfianças.
Lucifer: Provavelmente voce vai se interessar por este aqui:
Lords of the Left-Hand Path: Forbidden Practices and Spiritual Heresies
Stephen E. Flowers
Mas eu não apostaria um centavo em nada que madame Blavatsky fez ou escreveu:
Madame Blavatsky's Baboon: A History of the Mystics, Mediums, and Misfits Who Brought Spiritualism to America
Peter Washington
E não confiaria em Gurdjieff ou Crowley
Irmaozinho, por acaso tem alguma versao em portugues? Meu ingles é pior do que horrivel.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
usa um dicionario, dpois de um tempo ja consegue sem um :D
Infelizmente não.
Cara, sugiro que aprenda ingles, porque seus horizontes vão se ampliar consideravelmente.
Tem muito material bom de tudo quanto é assunto que não foi traduzido ainda e nem sei se vai ser algum dia.
O ingles é hoje mais do que o Latim e o Grego Antigo foram na antiguidade.
Eu falo mal e entendo mal o ingles, mas o que entendo daquilo que leio é suficiente
para acompanhar 80% do que esta escrito. Quando é absolutamente necessário, recorro a um bom dicionário.
[2]