Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Nao e o tamanho da concorrencia interna de um setor, isto e, o numero de empresas instaladas, o fator que realmente importa.
O que importa e a liberdade do capital, domestico ou estrangeiro, de sair e entrar em todos os setores da economia.
Porque a concorrencia nao esta apenas dentro de um setor, mas em todos os usos alternativos para o mesmo capital dentro da economia.
Alguns setores estao saturados de capital com apenas uma ou algumas empresas.
Outros setores podem ainda estar carentes de capital com varias empresas ja instaladas.
O que determina o quanto um setor esta supercapitalizado ou subcapitalizado sao as margens de lucro realizadas.
Grosso modo, setores supercapitalizados geram retornos sobre capital inferiores a media, e setores subcapitalizados geram retornos superiores a media.
(Na verdade e que existe uma componente de aversao ao risco na hora de calcular essas medias, mas isso e desnecessario para entender a dinamica.)
Os investidores procuram alocar seus investimentos em setores subcapitalizados, e desalocar em setores supercapitalizados.
Numa economia onde prevaleca liberdade de capital e investimento em todos os setores, todos os setores concorrem entre si pelo capital dos investidores.
Logo nao faz sentido olhar quantas empresas ja existem num dado setor.
Isso e um numero arbitrario que vai depender das caracteristicas do setor e de fatores da historia corporativa daquele setor que nao interessam.
O que interessa e quanto aquele setor esta gerando sobre o capital que se encontra investido ali.
Se um setor produzir sistematicamente retornos mais altos do que outros setores, e provavel que existam fatores politicos impedindo a migracao do capital.