Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Cientistas preparam supercomputador que simula o cérebro

Pesquisadores europeus darão início no fim deste ano a um projeto que criará a réplica mais fiel já feita do cérebro humano. Para isso, a iniciativa, chamada de Human Brain Project, conta com orçamento de US$ 1,6 bilhão.

Mais de 200 pesquisadores estão envolvidos no ambicioso projeto. Para se ter uma ideia de quão complicado é isso, o Mashable destaca que concentrar a simulação desejada em uma única máquina requer um sistema 1 mil vezes mais potente do que os vistos em computadores atuais.

Levará em média 10 anos para a conclusão da iniciativa, que terá todos os 100 bilhões de neurônios conectados pelas 100 trilhões de sinapses que compõem o cérebro humano.

http://vimeo.com/humanbrainproject/overview

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/cientistas-preparam-supercomputador-para-simular-o-cerebro-humano
"Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
«1

Comentários

• 37 Comentários sorted by Votes Date Added
  • E assim chegaremos nos limites do conhecimento.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • NeotribalistaNeotribalista Membro
    edited fevereiro 2013 Vote Up0Vote Down
    168eclt.jpg
    Post edited by Neotribalista on
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    "Thou shalt not make a machine in the likeness of the human mind"
    ("Não farás uma máquina à semelhança da mente humana")

Mandamento da Bíblia da série Duna (Frank Herbert), decretado depois da jihad contra as máquinas.
  • Cientista1 disse: E assim chegaremos nos limites do conhecimento.

conhecimento tem limite ?
    mesmo não acreditando muito nesta possibilidade, algumas vezes a fantasia intuitiva de alguns autores acabam virando realidades futuras,cito Julio verne ,Mad Max, desenho "os jacksons", agora espero que essa brilhante idéia não se transforme numa "Matrix".
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: mesmo não acreditando muito nesta possibilidade, algumas vezes a fantasia intuitiva de alguns autores acabam virando realidades futuras,cito Julio verne ,Mad Max, desenho "os jacksons", agora espero que essa brilhante idéia não se transforme numa "Matrix".

Está com medo de ter seu mundo cor de rosa destruido?

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• medo de sermos escravizados pela tecnologia como bem profetizou Eisten
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: medo de sermos escravizados pela tecnologia como bem profetizou Eisten

Então venda seu PC ou pare de acessar cyber café.

― Winston Churchill

• CRIATURO disse: desenho "os jacksons"

Corrigindo: é Jetsons.

Ou o futuro fica com androides legais como esse:
    Data.jpg

Ou vamos nos fuder com androides como esse:
    terminator_004800.jpg
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Talvez eles estejam divididos em andróides bons e maus, como os Transformers.
    Aliás, Lore, o irmão do Data, era mau.
  • Então o Projeto Zeta pode ser realidade.
    ― Winston Churchill

• aih eu não sei,mas me parece que o projeto "Besta" ja é uma realidade.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: conhecimento tem limite ?

Infelizmente para nós sim, que somos limitados pela capacidade de processamento do cerebro.

• CRIATURO disse: aih eu não sei,mas me parece que o projeto "Besta" ja é uma realidade.

Você já se submeteu a esse experimento?

― Winston Churchill

• No futuro, essas máquinas discutirão se nós as projetamos ou se surgiram ao acaso.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Será que terá o Allspark envolvido nisso?

allspark_movie.jpg
    ― Winston Churchill

• Por garantia é bom deixar a tomada bem acessível.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Temos que ver tambem novo meios de energia para esta alavancamento robótico.

• Cientista1 disse: CRIATURO disse: conhecimento tem limite ?

Infelizmente para nós sim, que somos limitados pela capacidade de processamento do cerebro.

A quetão é se as máquinas terão este limite.
    Em minha opinião sim, afinal são criadas por seres limitados.
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Cientista1 disse: CRIATURO disse: conhecimento tem limite ?

que nada é essa sua visão materialista que te faz acreditar ser limitado.
    sinto logo existo!
  • Percival disse: CRIATURO disse: aih eu não sei,mas me parece que o projeto "Besta" ja é uma realidade.

Você já se submeteu a esse experimento?

acredito que todos nós
    Apatico disse: No futuro, essas máquinas discutirão se nós as projetamos ou se surgiram ao acaso.

Voces estão assistindo filmes de mais, ja começando achar que podem ser Deus ?
    Maquinas nunca possuirão sentimentos que geram a personalidade próprias, no máximo seguirão instruções pre programada.
    rui disse: Tenho a certeza que os nossos descendentes de silicone, além de mais inteligentes, serão mais éticos e menos religiosos.

Voce se considera uma maquina robotizada ?
    E porque voce usa silicone ?
    Cientista1 disse: Temos que ver tambem novo meios de energia para esta alavancamento robótico.

Falou ! Julio Verne!
    emmcri disse: A quetão é se as máquinas terão este limite.
    Em minha opinião sim, afinal são criadas por seres limitados.

Esta depondo contra sua fé, pois se assumi que seres limitado só possam criar outros seres limitados, ao afirmar que o homem é limitado , estará insinuando que o criador dele tambem seja.
    sinto logo existo!
  • Redes neurais artificias não vão se revoltar contra o ser humano. Hoje, elas já são utilizadas em diversas aplicações, mas, a mais famosa é o reconhecimento de caracteres ou OCR.

Um código simples em python
    threshold = 0.5
    learning_rate = 0.1
    weights = [0, 0, 0]
    training_set = [((1, 0, 0), 1), ((1, 0, 1), 1), ((1, 1, 0), 1), ((1, 1, 1), 0)]

def dot_product(values):
        return sum(value * weight for value, weight in zip(values, weights))

while True:
        print '-' * 60
        error_count = 0
        for input_vector, desired_output in training_set:
            print weights
            result = dot_product(input_vector) > threshold
            error = desired_output - result
            if error != 0:
                error_count += 1
                for index, value in enumerate(input_vector):
                    weights[index] += learning_rate * error * value
        if error_count == 0:
            break

Esta é uma rede neuronal do tipo perceptron. Neste caso ela está executando de uma forma muito complexa, uma operação do tipo NAND (http://en.wikipedia.org/wiki/Sheffer_stroke) ou NOU, esta é uma das redes mais primitivas e variações ou derivações desta são a base dos leitores de OCR. Nas aplicações atuais, o programa é treinado a realizar uma atividade, como o reconhecimento de caracteres, após o software ter atingido o ápice que pode ser retirado desta estrutura, este estado dos neurônios é gravado e muitas vezes é patenteado.
    Este estado está bem exemplificado no código acima, na variável training_set, ele é uma matriz com os valores de cada neurônio, e é isto que está o conhecimento. Pelo nosso entendimento atual do funcionamento das redes neuronais naturais, a informação é retida em padrões. Por exemplo, imagine a rede neural como árvore de natal imensa, os leds da árvore piscam individualmente em intervalos alternados, então, cada segundo gera um padrão diferente, então, no nosso exemplo, se a informação: Religião é Veneno fosse codificada na árvore de natal, poderíamos tirar uma foto e atribuir aquele padrão a esta informação. (É meio complexo e meio forçação, mas, é a melhor analogia que eu pensei), ou seja, a informação é gravada como um computador, que ela fica em um determinador lugar no espaço, ela é um padrão, na realidade padrões, no plural. Nas aplicações atuais nós armazenamos os pesos (os valores de cada neurônio), pois, ali estão todos os padrões. Bom, feito isto, toda vez que o programa for carregada ele vai iniciar desta forma pré-estabelecida, e vai vai fazer o propósito que é reconhecer os caracteres ou qualquer outra atividade, baseando-se no conhecimento (padrões) que estão em sua memória, mas, ai que vem a parte legal, o conhecimento é carregado a cada inicialização, mas, novas memórias não são gravadas, elas ficam na RAM, quando você finaliza ela volta pro estado inicial.

No futuro, caso por exemplo, você queira um robô e quer que ele se torne carpinteiro, simples, você carrega um novo padrão na mente dele, mas, novos padrões gerados naturalmente serão descartados naturalmente, isto é óbvio, se vocês HOJE que a tecnologia está atrasada já tem medo disso, imagine no futuro! Vão ter que explicar que o robô ao ser iniciando os dados de sua mente são copiados da memória ROM pra RAM e que há uma sincronia em X tempo, que é basicamente o que já acontece hoje com as versões primitivas.

E isto não é nem por medo a SKYNET, de que uma mente cibernética decida nos aniquilar, o que é improvável, mas, simplesmente que a máquina pode ter comportamentos inadequados ou insperados por pura "inocência" ou interpretação incorreta da realidade. Além disso, no futuro teremos um conhecimento MUITO superior das redes neuronais, o que permitirá a sua programação direta ao invés de apenas treinar uma IA.

Espero que tenham compreendido. :D
  • CRIATURO disse: acredito que todos nós

Não me envolva nos seus esquemas.

CRIATURO disse: Voces estão assistindo filmes de mais, ja começando achar que podem ser Deus ?
    Maquinas nunca possuirão sentimentos que geram a personalidade próprias, no máximo seguirão instruções pre programada.

Quem de disse que não é possível? Seu Deus?

― Winston Churchill

• CRIATURO disse:
    Esta depondo contra sua fé, pois se assumi que seres limitado só possam criar outros seres limitados, ao afirmar que o homem é limitado , estará insinuando que o criador dele tambem seja.

Essa é uma conclusão sua , uma coisa não leva a outra.
    O fato do homem ser limitado não implica necessáriamente que Deus o seja em minha opinião.
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Só um adendo, de fato, se alguém quiser nos FODER e fazer uma IA com capacidades além da humana, sem atribuir qualquer restrição. Ai, realmente pode acontecer qualquer coisa. Por que até a mente humana tem seus mecanismos de controle, se nós fossemos puramente racionais, cometeríamos atrocidades absurdas inimagináveis. Então, é de responsabilidade dos desenvolvedores de tais tecnologias, se atentarem ao óbvio, que até na natureza, as redes neuronais mais complexas tem mecanismos de auto-controle.
  • .
    .
    .
    A questão aqui é muito simples:

Não podemos reproduzir artificialmente o funcionamento de algo, que para nós ainda é completamente incompreendido.

Não sabemos ainda como o cérebro funciona para dele emergir uma autoconsciência.

.
    .
    .
    O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

http://gilghamesh.blogspot.com/
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.