Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Psicanálise e neurociência
Os psicólogos se sentem cada vez mais e temerosos de perder seus pacientes para psiquiatras
Existe, hoje em dia, uma assombração que ronda os consultórios dos psicólogos e dos psicanalistas: a Neurociência. Os psicólogos se sentem cada vez mais e temerosos de perder seus pacientes para psiquiatras que, por sua vez, têm acesso cada vez maior a um grande número de medicações para todos os tipos de desconforto psíquico. As relações entre Psicologia e Neurociência estão cada vez mais tensas.
Essa tensão reflete não apenas a indisponibilidade das pessoas para tratamentos mais longos através da psicoterapia como também um embate teórico. A Neurociência sustenta que a mente é um produto do cérebro e que o mental é redutível ao cerebral. Há uma espécie de consenso social velado acerca dessa posição que, no entanto, se choca frontalmente com nossas crenças religiosas mais arraigadas segundo as quais o cérebro é apenas o hospedeiro biológico de uma mente imortal.
Mas essa posição tropeça em vários obstáculos. Aproximamo-nos de saber como o cérebro pode produzir a mente e onde ela se localiza, mas há uma questão que permanece intratável: o problema da causação mental. Não sabemos como o mental pode interferir no físico, pois não sabemos se é o cérebro que controla a mente ou se ocorre o oposto. Os psiquiatras parecem apostar na primeira possibilidade e os psicólogos e psicanalistas na segunda. Psiquiatras apostam na medicação; psicanalistas, na psicoterapia.
Os neurocientistas nos dizem que teorias psicológicas fundadas em ideias como as de apego, ressentimento, assertividade etc., desaparecerão na medida em que formos identificando seus correlatos neurais. Sentimentos, como a angústia, a inveja, etc., seriam meras ilusões que cederiam através do tratamento pelo uso de medicamentos. A felicidade é, para muitos neurocientistas, uma conquista farmacêutica. Isso reflete a ideia de que se, não podemos mudar o mundo, é melhor que mudemos nosso cérebro.
São ideias assustadoras. Mas, o que deve soar como algo ainda mais paradoxal para os psicanalistas é o fato de elas terem sido preconizadas pelo próprio Freud. Numa passagem conhecida do Esboço de Psicanálise, ele afirmou que “o futuro talvez nos ensine a agir diretamente, com a ajuda de algumas substâncias químicas, sobre quantidades de energia e sua distribuição no aparelho psíquico. Por ora, dispomos somente da técnica psicanalítica”.
Será que os psicanalistas se esqueceram dessa passagem? Será que já estamos vivendo os dias nos quais já não precisamos da Psicanálise e da Psicoterapia? E nos quais admitiríamos, seja como freudianos, seja como psiquiatras, que a felicidade é só um estado cerebral fugaz. A Neurociência teria achado atalhos alternativos à técnica psicanalítica?
http://filosofiacienciaevida.uol.com.br/ESFI/Edicoes/50/artigo182871-1.asp
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
.
.
.
.
.
http://gilghamesh.blogspot.com/
.
.
Só um lembrete: Neurociência é o estudo do cérebro, e não se utiliza a neurociência para diagnosticar ninguém ou medica-la!
.
.
.
.
.
Adendo dois:
Muita gente vai estranhar por estar postando dois vídeos feitos pela cchr.
Para quem não sabe, a cchr é mantida pelos religiosos da cientologia, mas eu acredito que este fato, não invalida os vídeos, uma vez que, os cientologistas, partem de dados reais, para só depois, em outros níveis, tentar vender sua religião, tipo: "provamos que eles estão errados, logo, nossa religião está certa..."
Que fique bem claro: cientologia é uma merda, como qualquer outra religião!
.
.
.
psiquiatria não passa de uma muleta tentando controlar o cérebro com drogas, cessando o efeito o problema ressurge.
A ciência humana pode controlar a física do cérebro, mas só conseguirá perceber a essência que da vida a ele através da psicologia capaz de apresentar a alma do ser "eu".
sem nenhuma consciência sem existências
Criaturo medicamentos psiquiátricos ajudam a melhorar a vida de muita gente.
Sei que é uma questão delicado pois eu mesmo já fui vítima de uma mudança comportamental danosa por uso inapropriado (estava mal diagnosticado na época).
Mas hoje por exemplo, se não medicado estaria parando em hospitais por conta de crises de Pânico.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Click aqui :
― Winston Churchill
Criticas são válidas ataques desrespeitosos não acho correto.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Onde eu assino?
― Winston Churchill
Diabéticos têm que tomar insulina.
Pessoas com distúrbios psicológicos têm que tomar Prozac, Rivotril, Ritalina e sei lá mais o quê para tentar levar uma vida normal.
É a ciência corrigindo as falhas do 'magnífico' projeto de Deus.
Ao invés de acreditar no milagre das drogas as pessoas deveriam acreditar mais em si mesmas, nisto eu sou a favor da psicologia.
drogas agem como estimulante ou inibidores dos sentidos que na maioria das vezes causa muitos efeitos colaterais.
ainda não inventaram o "remédio da felicidade" porque esta deve nascer dentro e não fora do ser"eu".
aproveitando o gancho Fernando, no tópico "Brincando de Deus" voce tem a oportunidade de argumentar contra o projeto de Deus e principalmente dar suas sugestões de melhorias, ou ainda projetar "o seu mundo melhor" de acordo com o seu materialismo ateu.
Você fala isso porque nunca teve esse problema.
― Winston Churchill
a vida é alimentada por desafios, voce decide continuar sendo um coitadinho inútil com dó de si mesmo e viver chorando pelos cantos, ou pode abrir os olhos e perceber que muitos precisam da sua ajuda, crie vergonha , tenha mais orgulho de si mesmo e prove que voce é, que voce pode.
Frases motivacionais de Facebook não dão certo com quem tem esse problema, falo sério. Não há nada de errado em pedir ajuda e tomar remédios para tratar esses casos.
― Winston Churchill
sou contra o uso de remédios, estes devem ser usados quando não houverem mais recursos naturais disponíveis e vida esteja correndo riscos, conversando informalmente com um psiquiatra em uma festa, ele concordou comigo que remédios são muletas.
― Winston Churchill
― Winston Churchill
São conveninetes para casos em que as ostras abrem mostrando as pérolas.
― Winston Churchill
― Winston Churchill
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)