Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Os EUA iam acabar em 1861

Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
http://economiaecapitalismo.blogspot.com/2011/08/os-eua-iam-acabar-em-1861.html


"O Globo" 03/08/11
Os Estados Unidos iam acabar em 1861

Elio Gaspari


Os Estados Unidos iam acabar. Não nesta semana, mas há exatos 150 anos, depois que as tropas do Sul venceram em Manassas a primeira grande batalha da Guerra Civil. Grandes políticos ingleses, bem como "The Economist" e "The Times" (pré-Murdoch), achavam que o presidente Lincoln forçara a mão com o Sul. Quatro anos e 620 mil mortos depois, a União foi preservada e acabou-se a escravidão.

Passou pouco mais de meio século e, de novo, os Estados Unidos iam acabar. A Depressão desempregou 25% de sua mão de obra e contraiu a produção do país em 47%. A crise transformou fascismo e nazismo em poderosas utopias reacionárias. De Henry Ford a Cole Porter, muita gente se encantou com o ditador italiano Benito Mussolini. Dezesseis anos depois, as tropas americanas entraram em Roma, Berlim e Tóquio.

Em 1961, quando os soviéticos mostraram Yuri Gagarin voando em órbita sobre a Terra, voltou-se a pensar que os Estados Unidos iam se acabar. Em 1989, acabou-se o comunismo.

. A decadência americana foi decretada novamente em 1971, quando Richard Nixon desvalorizou o dólar, ou em 1975, quando suas tropas deixaram o Vietnã. O dólar continua sendo a moeda do mundo, inclusive para os vietnamitas.

A última agonia, provocada pela exigência constitucional da aprovação, pelo Congresso, do teto da dívida do país, foi uma crise séria, porém apenas uma crise parlamentar. Para o bem de todos e felicidade geral das nações, não só os Estados Unidos não se acabam, mas o que se acaba são os modelos que se opõem ao seu sistema de organização social e política.

No cenário de hoje, o ocaso americano coincidiria com a alvorada de progresso e eficácia da China. Lá, o teto da dívida jamais será um problema. Basta que o governo decida. Como lá quem decide é o governo, nos últimos cem anos o Império do Meio passou por dois períodos de fome que geraram episódios de antropofagia. Hoje a China não tem os problemas dos Estados Unidos, afinal, nem desastre de trem pode ser discutido pela população.

Guardadas as proporções, o sistema político brasileiro seria melhor que o americano, porque não haveria aqui a crise parlamentar provocada pelo teto da dívida. Se houvesse, o Brasil não teria quebrado nos anos 80 por ter tomado empréstimos dos banqueiros que ajudaram a criar a encrenca que hoje atormenta Washington.

Aquilo que parece uma crise da decadência é uma simples e saudável manifestação do regime democrático. Quando os negros americanos foram para as ruas, marchando em paz ou queimando quarteirões, também temeu-se pelo futuro do país. O que acabou foi a segregação racial.

Se hoje há uma crise nos Estados Unidos, ela não está nas bancadas republicanas ou mesmo na influência parlamentar do movimento Tea Party. Eles defendem o que julgam ser o melhor caminho para o país. A crise está em outro lugar, na negação, por um tipo de conservadorismo extremado, dos valores que fizeram da nação americana o que ela é. Quando o governo Bush sequestrou suspeitos pelo mundo afora, levando-os para centros de tortura, e viu-se obrigado a soltar alguns deles porque não eram o que se pensava, aí sim, os Estados Unidos estavam em perigo.
«1

Comentários

  • 39 Comentários sorted by Votes Date Added
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited agosto 2011 Vote Up0Vote Down
    E os Estados Unidos não acabaram para frustração da torcida que sonha com o fim do Império Americano desde que era criancinha.
    Aquela turma que acha que chamar os nascidos nos Estados Unidos da America de americanos e não de estadunidenses é pior que xingar a mãe. Como ousam usar o nome do continente sem autorização dos demais habitantes do Novo Mundo?

    A America (nação, sem acento) também ia acabar nos anos oitenta, quando o irresistível crescimento econômico e tecnológico do Japão iria lançar a pá de cal no decadente Uncle Sam.

    E veio os anos noventa, o Japão estagnou e os Estados Unidos comandaram a revolução digital.

    Anti-americanismo é um dos xiliques ideológicos mais bobos e infantis da esquerda, a esquerda brasileira em particular. Aquela gente que quer porque quer que viver em Havana é melhor do que viver em Miami e se admitem que Miami é melhor é porque a árvore da riqueza estadunidense (...) foi regada com o sangue das veias abertas da América Latina ou idiotice que o valha.

    No mais, santos os Estados Unidos da America nunca foram e nem fingem ser.
    Meu povo que o diga.
    Mas considerando que somos recém saídos de um século que nos apresentou o fascismo, o nazismo e o bolchevismo como opções de poder mundial dominante, a democracia americana só pode ser considerada a pior escolha por quem é estúpido, mentiroso ou ambos.

    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Eu não conheço um teórico respeitável de esquerda que alegou que o Imperialismo dos EUA estivesse acabando, mesmo porque não é interessante para a economia mundial um colapso deste tamanho e além do mais isto não é algo que possa ser previsto a médio prazo pela enorme quantidade de variáveis. Mas seria correto afirmar que a "democracia" americana é tão utópica quanto o comunismo e até agora o que se mostrou mais eficiente foi um amalgama dos 2. Tanto que os melhores países para se viver possuem um assistencialismo do governo muito maior que nos EUA, que até o governo do idiota do Bush Jr caminhava em direção oposta. "Estúpido e mentiroso" são palavras muito fortes, mesmo porque não é por isso que eles escolhem o socialismo ao imperialismo dos EUA.
    “Um metafísico é um cego num quarto escuro à procura de um gato preto que não está lá, e um teólogo é o tipo que encontra o gato.” Anonimo

  • Mig29Mig29 Membro
    edited agosto 2011 Vote Up0Vote Down
    Os mitos do passado de nada serviram aos impérios passados.
    EUA, ainda são uma nação jovem, cujo poder é imenso e a capacidades de mobilização maior ainda

    O que significa acabar?

    EUA acabam ciclicamente. Por isto, nunca deixou de haver os anunciantes da desgraça. Juntar-me-ei aos anunciantes, digo-vos, os EUA, acabarão e renascerão e quiça, de novo, mostrando ao mundo um caminho de esperança.

    Post edited by Mig29 on
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited agosto 2011 Vote Up0Vote Down
    Wolph disse: "Estúpido e mentiroso" são palavras muito fortes, mesmo porque não é por isso que eles escolhem o socialismo ao imperialismo dos EUA.

    Se ler o que escrevi verá que me referia aos que condenam a democracia americana como o pior dos regimes (e tá cheio deles por aí...), mesmo considerando as opções que o século XX nos apresentou.

    Dizer que estes são mentirosos e estúpidos é pouco. São um bando de canalhas, isto sim.


    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Talvez voce esteja se referindo ao senso comum então, pois as criticas mais ferrenhas que li se referem ao capitalismo e não à "democracia" americana. E convenhamos que se formos evoluir socialmente não será nestas bases(imperilalismo dos EUA) que conseguiremos.
    “Um metafísico é um cego num quarto escuro à procura de um gato preto que não está lá, e um teólogo é o tipo que encontra o gato.” Anonimo

  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Wolph disse: Talvez voce esteja se referindo ao senso comum então, pois as criticas mais ferrenhas que li se referem ao capitalismo e não à "democracia" americana.

    Antiamericanismo não é tese acadêmica.
    É um instrumento de propaganda ideológica de massa.

    Wolph disse: E convenhamos que se formos evoluir socialmente não será nestas bases(imperilalismo dos EUA) que conseguiremos.

    Sei lá o que seria evoluir socialmente.

    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • WolphWolph Membro
    edited agosto 2011 Vote Up0Vote Down
    Todo os Impérios forma odiados, sem exceção. Voce está extrapolando o termo. Evoluir socialmente é simplesmente permitir que todos os extratos sociais tenham dignidade de vida e as diferenças entre as classes não sejam astronomicas, além claro dos valores éticos que se estendem às leis, direitos e deveres dos cidadãos. Basta ver a diferença entre ser honesto aqui e na Alemanha, para ficarmos em um exemplo simples.
    Post edited by Wolph on
    “Um metafísico é um cego num quarto escuro à procura de um gato preto que não está lá, e um teólogo é o tipo que encontra o gato.” Anonimo

  • Mig29Mig29 Membro
    edited agosto 2011 Vote Up0Vote Down
    Wolph, seu sonho morre na Europa, onde a cada dia, o risco de um retrocesso social aumenta.
    Não soubemos evitar o ciclo derivado da excessiva concentração da riqueza. A chegada de partidos fascistas ao poder não é mera coincidência.
    Os EUA, governados pela oligarquia corre o risco de nos arrastar a todos - Será? A ver vamos.

    O império findou, no lugar de ficar batendo em cachorro morto, podemos querer ver o reerguer dos EUA. Eles têm potencial para liderarem pelo exemplo, ao contrario dos candidatos à sucessão.





    Post edited by Mig29 on
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Wolph disse: Todo os Impérios forma odiados, sem exceção.

    Ódio é um sentimento fácil.
    Desafiante seria procurar o que na História foi amado sem exeção.

    Wolph disse: Voce está extrapolando o termo.

    Aquele sobre o qual eu disse "sei lá"?
    Wolph disse: Evoluir socialmente é simplesmente permitir que todos os extratos sociais tenham dignidade de vida e as diferenças entre as classes não sejam astronomicas, além claro dos valores éticos que se estendem às leis, direitos e deveres dos cidadãos.

    Há quem veja a sociedade como formada por extratos sociais. Eu a vejo como formada por indivíduos.
    Wolph disse: Basta ver a diferença entre ser honesto aqui e na Alemanha, para ficarmos em um exemplo simples.

    Explique.

    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Mig29 disse: Wolph, seu sonho morre na Europa, onde a cada dia, o risco de um retrocesso social aumenta.
    Não soubemos evitar o ciclo derivado da excessiva concentração da riqueza. A chegada de partidos fascistas ao poder não é mera coincidência.
    Os EUA, governados pela oligarquia corre o risco de nos arrastar a todos - Será? A ver vamos.

    O império findou, no lugar de ficar batendo em cachorro morto, podemos querer ver o reerguer dos EUA. Eles têm potencial para liderarem pelo exemplo, ao contrario dos candidatos à sucessão.

    Mig29,

    Sim, realmente há um problema na Europa, mas muito disto provém da imigração dos islamicos e fica dificil mesmo prever o que acontecerá. Mas mesmo assim, apesar de ser o Velho Continente, não penso que será sempre assim, mas posso estar enganado...rss
    Os EUA ainda são um Império, não tenha dúvidas. Sua influencia no mundo é inconteste. Como então Obama poderia ganhar um Nobel da Paz, enviando tropas a um país detonado e atrasado ??? rsss.
    “Um metafísico é um cego num quarto escuro à procura de um gato preto que não está lá, e um teólogo é o tipo que encontra o gato.” Anonimo

  • Acauan disse: dio é um sentimento fácil.
    Desafiante seria procurar o que na História foi amado sem exeção.

    Nenhum povo escravizado ou subordinado a um Império poderia "amar". De onde voce tira estas idéais??? rsss
    Acauan disse: Wolph disse: Voce está extrapolando o termo.


    Aquele sobre o qual eu disse "sei lá"?


    Não, o termo seria "Antiamericanismo"



    Acauan disse: Há quem veja a sociedade como formada por extratos sociais. Eu a vejo como formada por indivíduos.

    Tem razão, índios e imigrantes são a mesmíssima coisa, "iguais aos olhos de deus"...

    Sobre Alemanha X Brasil:

    Comportamento ético perante a sociedade. Beber e não dirigir, achar e devolver, etc.
    “Um metafísico é um cego num quarto escuro à procura de um gato preto que não está lá, e um teólogo é o tipo que encontra o gato.” Anonimo

  • Mig29Mig29 Membro
    edited agosto 2011 Vote Up0Vote Down
    Wolph disse: Sim, realmente há um problema na Europa, mas muito disto provém da imigração dos islamicos e fica dificil mesmo prever o que acontecerá


    Qual problema?
    Wolph disse: Sua influencia no mundo é inconteste. Como então Obama poderia ganhar um Nobel da Paz, enviando tropas a um país detonado e atrasado ??? rsss.

    O pior Nobel da paz de sempre.

    Post edited by Mig29 on
  • O que voce afirmou, sobre o recrudescimento da extrema direita causados pela insatisfação do sucessivos governos de "esquerda", pelas crises economicas e principalmente pelas "invasões" islamicas e o "terrorismo".

    Sobre o Nobel, é tragicomico...
    “Um metafísico é um cego num quarto escuro à procura de um gato preto que não está lá, e um teólogo é o tipo que encontra o gato.” Anonimo

  • Wolph disse: O que voce afirmou, sobre o recrudescimento da extrema direita causados pela insatisfação do sucessivos governos de "esquerda", pelas crises economicas e principalmente pelas "invasões" islamicas e o "terrorismo".

    Sobre o Nobel, é tragicomico...


    Inverteria a ordem. O principalmente pelas "invasões" islâmicas e o terrorismo, vem depois da insatisfação dos sucessivos governos de "esquerda".


    No Nobel, nada mais a declarar.


  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Wolph disse: Sim, realmente há um problema na Europa, mas muito disto provém da imigração dos islamicos e fica dificil mesmo prever o que acontecerá.

    É, pelo menos os EUA não sofrem com a invasão de imigrantes...
  • Para que? Eles já tem todo o sul de lá com o cinturão biblico, a KKK, o White Power, os Bushes... Pode não parecer mas lá tem muito "xiita"...
    “Um metafísico é um cego num quarto escuro à procura de um gato preto que não está lá, e um teólogo é o tipo que encontra o gato.” Anonimo

  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Você não entendeu a ironia. Os EUA estão atulhados de imigrantes. Dificilmente você vai encontrar um motorista de táxi americano em NY. E muitos, ainda por cima, usam turbantes.
    Há redes e mais redes de TV nos EUA transmitindo exclusivamente em espanhol.
  • Isso que dá trabalhar, ver e-mail, conversar em forum e facebook! rss Me sinto onipresente...KKKKK
    “Um metafísico é um cego num quarto escuro à procura de um gato preto que não está lá, e um teólogo é o tipo que encontra o gato.” Anonimo

  • Imigrantes nos EUA, nunca foram problema e sempre foram problema.
    Explico. A cada vaga, os "nativos" rejeitaram os imigrantes, mas no final todos ficaram integrados.
    A nova vaga vem do sul, e também é rejeitada. Políticos têm até feito campanha ao bom estilo da extrema direita europeia, senão pior. Porém, também estes vão integrar-se, mas com aparentes variantes. O espanhol começa a fixar-se como segundo idioma oficial nos EUA. Não é raro encontrar os sites federais ou estatais bilíngues.

    Na Europa, vemos os brasileiros e outros sul americanos abandonarem a Ibéria rumo ao Brasil e até Argentina. Imagino que a crise nos EUA, possam originar um fluxo igualmente inverso. A prazo, talvez venhamos a assistir a uma nova vaga de imigração rumo ao Brasil, inclusive de europeus.

  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Wolph disse: Acauan disse: dio é um sentimento fácil.
    Desafiante seria procurar o que na História foi amado sem exeção.

    Nenhum povo escravizado ou subordinado a um Império poderia "amar". De onde voce tira estas idéais??? rsss

    Stalin escravizou seu povo e era amado pelas massas. Há documentos com declarações de prisioneiros do Gulag que após libertados ainda demonstravam devoção canina ao tirano vermelho.
    O ódio das massas é facilmente manipulável e a propaganda ideológica especialista sabe fazer isto, vide o exemplo do nazismo.

    Wolph disse: Não, o termo seria "Antiamericanismo"

    Como disse, antiamericanismo é uma ferramenta de propaganda ideológica de massa, não estou extrapolando nada.
    Wolph disse: Tem razão, índios e imigrantes são a mesmíssima coisa, "iguais aos olhos de deus"...

    De Índios, eu devo entender um pouco...

    Wolph disse: Sobre Alemanha X Brasil: Comportamento ético perante a sociedade. Beber e não dirigir, achar e devolver, etc.

    Esta nação de comportamento ético exterminou milhões de pessoas por motivos torpes. Massas são uma merda, seja aqui, lá ou onde quer que seja.
    A melhor experiência que temos é que a combinação de democracia política, Império da Lei e legislativo independente e atuante reprimem os instintos mais primitivos, seja lá que povo for.


    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Mig29Mig29 Membro
    edited agosto 2011 Vote Up0Vote Down
    Acauan disse: reprimem os instintos mais primitivos

    Felizmente que o sistema vai conseguindo fazer isto.
    Post edited by Mig29 on
  • Acauan disse: Stalin escravizou seu povo e era amado pelas massas. Há documentos com declarações de prisioneiros do Gulag que após libertados ainda demonstravam devoção canina ao tirano vermelho.
    O ódio das massas é facilmente manipulável e a propaganda ideológica especialista sabe fazer isto, vide o exemplo do nazismo.

    E isto é bom, positivo, louvável?????



    Acauan disse: Como disse, antiamericanismo é uma ferramenta de propaganda ideológica de massa, não estou extrapolando nada.

    Segundo sua opinião...

    Acauan disse: De Índios, eu devo entender um pouco...

    Falácia de autoridade


    Acauan disse: Esta nação de comportamento ético exterminou milhões de pessoas por motivos torpes. Massas são uma merda, seja aqui, lá ou onde quer que seja.
    A melhor experiência que temos é que a combinação de democracia política, Império da Lei e legislativo independente e atuante reprimem os instintos mais primitivos, seja lá que povo for.

    Esta posção também é defendida pela academia???
    “Um metafísico é um cego num quarto escuro à procura de um gato preto que não está lá, e um teólogo é o tipo que encontra o gato.” Anonimo

  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Wolph disse: Acauan disse: Stalin escravizou seu povo e era amado pelas massas. Há documentos com declarações de prisioneiros do Gulag que após libertados ainda demonstravam devoção canina ao tirano vermelho.
    O ódio das massas é facilmente manipulável e a propaganda ideológica especialista sabe fazer isto, vide o exemplo do nazismo.

    E isto é bom, positivo, louvável?????

    Não, por que seria?
    Você perguntou se houve tiranias amadas e dei um exemplo.

    Wolph disse: Acauan disse: Como disse, antiamericanismo é uma ferramenta de propaganda ideológica de massa, não estou extrapolando nada.

    Segundo sua opinião...

    Demonstre.
    Wolph disse: Acauan disse: De Índios, eu devo entender um pouco...

    Falácia de autoridade

    Nesta questão em particular me reservo o direito.
    Wolph disse: Acauan disse: Esta nação de comportamento ético exterminou milhões de pessoas por motivos torpes. Massas são uma merda, seja aqui, lá ou onde quer que seja.
    A melhor experiência que temos é que a combinação de democracia política, Império da Lei e legislativo independente e atuante reprimem os instintos mais primitivos, seja lá que povo for.

    Esta posção também é defendida pela academia???

    Falei de experiências, que são dados objetivos e estão acima da opinião.
    Já as interpretações e conclusões sobre estas experiências tem sempre viés ideológico.


    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Os profetas do apocalipse já começaram a declarar pela enésima vez o fim do "neo-liberalismo":
    Nostradamus acertou?
    A crise não é o fim do mundo, bom seria se fosse de certo mundo. Mas o Brasil de Dilma está preparado
    http://www.cartacapital.com.br/politica/nostradamus-acertou

    Esse é o tipo de gente que comemorou o 11 de Setembro.
    A essência da intolerância é recusar aos outros os direitos que você exige para si próprio. Tal intolerância é inerentemente incompatível com a liberdade, embora muitos esquerdistas fiquem chocados de serem considerados oponentes da liberdade. (Thomas Sowell)
  • E até onde sei a crise decorre justamente de excesso de estado e não o contrário.
    A essência da intolerância é recusar aos outros os direitos que você exige para si próprio. Tal intolerância é inerentemente incompatível com a liberdade, embora muitos esquerdistas fiquem chocados de serem considerados oponentes da liberdade. (Thomas Sowell)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.