Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Aderir ao costume e a convenção não significa defender que eles nunca sejam mudados.
O significado de aderir no postulado é estar inserido.
Quanto a escravidão, Abraham Lincoln queria abolir a escravidão DENTRO DA LEI, ou seja não queria ruptura da ordem institucional e isto o caracteriza como conservador.
Um revolucionário tentaria IMPOR a abolição por uma ruptura violenta.
Lembrando que quem declarou guerra foi o Sul.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
A conexão entre liberdade e propriedade é óbvia, independente do regime de produção.
Nem o socialismo teórico nega isto, uma vez que não há nele a ABOLIÇÃO da propriedade e sim a precedência da propriedade coletiva.
Claro que na prática são outros quinhentos...
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Aderir à continuidade significa o quê então?
O postulado tem erros, tentar salvá-lo pouco ajuda.
Isso fica claro quando se pensa que as mulheres não trabalhavam e isso era o costume. Houve então dois grupos que tentavam difundir suas ideias: a de que as mulheres deveriam continuar a ficar em casa e cuidar dos filhos e o outro grupo que acreditava que as mulheres têm o direito de tentar entrar no mercado de trabalho em igualdade com os homens.
Aí você me apresenta o postulado dizendo que o conservador adere aos costumes.
Ora, fica claro para mim que se aplicarmos as características atribuídas aos conservadores então ele tem que defender que as mulheres fiquem em casa junto aos filhos para ser coerente com a característica que lhe é atribuída.
Quem falou em estar fora da lei? Pode se fazer mudanças bastante profundas sem se mudar a lei.
Você colocou do wiki: "...tradicionalismo e a transformação gradual, que em geral se contrapõem a mudanças abruptas (cuja expressão máxima é o conceito de revolução) de determinado marco econômico e político-institucional ou no sistema de crenças, usos e costumes de uma sociedade."
Ora, declarar os escravos livres é uma mudança bastante significativa no sistema político-institucional de uma sociedade escravagista. Ainda que não seja à força mas pela mudança das leis.
Nele se prega abolição da propriedade individual (ou meios de produção conforme a vertente do comunismo). Mas para mim fica claro que o autor do postulado se refere à propriedade individual e sua relação direta com a liberdade. Não haveria liberdade sem direito à propriedade individual.
Você é quem está dizendo que existe uma ordem hierárquica. Não fica claro isso nos postulados.
Imoral para quem? Moral para quem?
Hoje ter escravos seria imoral para quase toda a sociedade (não posso afirmar que seja toda pois sempre pode haver um maluco ou outro), mas na época da escravidão era perfeitamente moral e normal para muitos.
Conceitos como moralidade e/ou imoralidade são subjetivos e não podem ser medidos nem classificados de forma absoluta.
Casamento gay hoje é uma imoralidade para muitos, dado que é contra o costume, mas pode ser totalmente moral depois de algum tempo, basta que se acostumem a ele.
É claro para os conservadores.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!