Mesmo para vocês amigos que não acreditam em Deus, não é fascinante a existência ?
Principalmente a existência da vida .E mais fascinante ainda a vida inteligente .Matéria "burra" e morta "criou " / transformou a vida. Me lembro num bate papo com um amigo e cliente Ateu e disse pra ele que Deus existindo ou não a vida era um milagre e ele concordou, digamos um milagre da natureza.
O "ajuste fino do universo" pra mim é o mais forte argumento para a existência de Deus( por favor não venham com refutações já as conheço) .
E o que é engraçado , pessoas com menos informação, acham que ateus são burros e o raciocínio dos que afirmam isso é que o Ateu acredita que o nada criou tudo por acaso, o que coloca o Ateu como um argumento aparentemente ignorante .
O conhecimento de como as coisas se dão/acontecem é que livra o ateísmo da "ignorância".
Desculpem falar a verdade, mas amigos Ateus, para a maioria das pessoas os "burros" são vocês eh eh eh .
Post edited by emmedrado on
A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui : http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Na questão da existência ou não de Deus/Deuses uma coisa muito intrigante para mim é a consciência.
Não duvido que haja consciência em mim . Porque não haveria no universo ?
Como a não consciência trouxe a existência a consciência?
Não que não possa ter acontecido só não acho tão óbvio.
Pode ser que seja justamente o que aconteceu, não nego isso.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
A maioria dirá que foi por vontade de deus, e argumentam baseado na própria experiência cotidiana, que coisas complexas, artefatos funcionais, só podem existir se criados por uma mente consciente, mente humana.
Daí é um pulo pra concluir que o universo nosso, o mundo do nosso domínio, só poderia existir se também fosse construído por alguma mente. Por extrapolação se deduz então que essa mente é a coisa mais complexa de todas, e lhe nomearam deus.
O problema dessa lógica é que se coisas complexas só podem existir por planejamento inteligente mais complexo, tem-se que pensar em quem ou o que teria planejado e criado essa inteligência mais complexa nomeada deus. Isso remete ao infinito de mentes mais complexas que a antecessora.
Argumentar que a mente de deus é eterna e não foi criada não resolve, pois pode-se inferir também que o universo tem igual propriedade.
Algumas vertentes de pensamento científico concluíram, baseados em estudos das evidências concretas, que o universo surgiu do "nada" por algum evento aleatório, sem a interferência de alguma mente planejadora. Aí é que começa o embrolho, a confusão, porque esse "nada" à que referem os cientistas não é o mesmo "nada" absoluto da filosofia. A figura do "nada" da ciência se refere à um ambiente que está destituído de formas materiais e energéticas que constituem nosso universo corrente, do nosso ponto de vista seria um "nada" mesmo, entretanto especula-se várias hipóteses de como seria esse ambiente que suportou ou suporta tudo o que existe.
Seria em tese o ambiente mais fundamental de onde qualquer probabilidade pode surgi, sendo o nosso universo uma delas.
Em verdade só podemos mesmo é elaborar hipóteses sobre esse tema. Talvez num futuro poderia se confirmar algumas delas. Ou não.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Márcio esta é uma pergunta que penso eu, não será respondida nunca, exceto se houver um Deus , este for inteligente , se houver vida nossa após a morte na qual possamos pedir a ele resposta.
Nem um avanço muito grande da ciência, creio que vai responder esta questão.
Não vejo outra maneira de se ter respondida esta pergunta .
É claro que há a hipótese de nem mesmo um deus ou o Deus ter esta resposta.
Se há outra maneira de se ter esta resposta, gostaria de conhecer.
Eu quero a Verdade .
Eu quero a Verdade .
Acauan disse: Se nos importássemos com o que pensa a "maioria das pessoas" seríamos religiosos.
Só para citar o mais óbvio dos exemplos, o governo do PT, aquele que bateu todos os recordes de corrupção, o mesmo que nomeou um bandido condenado pela instância máxima do judiciário como líder de uma comissão de justiça tem altos índices de aprovação popular.
Isso só mostra o quão "inteligente e sensato" pode ser o pensamento da maioria.
Acho que maiorias não depõe contra ou a favor de nada, são simplesmente maiorias.
A questão importante é que numa eleição é ela quem define as coisas.
Eu quero a Verdade .
emmcri disse: O "ajuste fino do universo" pra mim é o mais forte argumento para a existência de Deus( por favor não venham com refutações já as conheço) .
Qualquer que fosse a configuração do universo, haveria alguém para dizer ele era o resultado daquele ajuste fino.
É possível provar que não há outra configuração possível? Que é assim que as coisas deveriam ser?
Eu quero a Verdade .
Acauan disse: Ateísmo é uma opinião pessoal sobre a existência de Deus e só.
Não consigo não associar o Ateísmo a uma filosofia, afinal ele surge da atitude de pensar e daí chega a conclusão que não há Deus, e isso vai influenciar sua vida para sempre.
Eu quero a Verdade .
Qualquer que fosse a configuração do universo, haveria alguém para dizer ele era o resultado daquele ajuste fino.
Se não fosse este ajuste que ocorreu, não haveria ninguém para falar deste ajuste.
Talvez houvesse outras formas de vida dizendo que aquele outro universo era o resultado de um ajuste fino.
Quando a vida surgiu, a Terra era muito quente, com água fervente e gases sulfurosos em vez de oxigênio. Essa vida ainda existe no fundo do mar, próximo aos vulcões submarinos.
Todo mundo tem sangue vermelho, baseado em ferro? Não, o caranguejo-ferradura tem sangue verde, baseado em cobre.
emmcri disse: Não consigo não associar o Ateísmo a uma filosofia, afinal ele surge da atitude de pensar e daí chega a conclusão que não há Deus, e isso vai influenciar sua vida para sempre.
Como os ateus vivem cercados de crentes por todos os lados, ser ateu acaba sendo uma atitude consciente, quando deveria ser apenas uma coisa natural, tão natural quanto não acreditar em saci-pererê.
Influenciar minha vida? Sim: não perco mais tempo em lugares lotados e abafados repetindo palavras sem sentido para entidades inexistentes. Não me sinto mais culpado por fazer coisas que não prejudicam a ninguém, mas que uma entidade inexistente proibiu.
Em resumo: tornar-me ateu apenas me levou a não fazer mais coisas que eu só fazia por causa da religião.
Fernando_Silva disse: Quando a vida surgiu, a Terra era muito quente, com água fervente e gases sulfurosos em vez de oxigênio. Essa vida ainda existe no fundo do mar, próximo aos vulcões submarinos.
Isso é uma Teoria pode até ser cientificamente plausível mas a ciência ainda não sabe como surgiu a vida .
É um tremendo mistério .
Eu quero a Verdade .
Fernando_Silva disse: Talvez houvesse outras formas de vida dizendo que aquele outro universo era o resultado de um ajuste fino.
Talvez ... talvez... nós não somos um talvez .
Eu quero a Verdade .
Cameron disse: Talvez... talvez... é o que temos, quer isso nos satisfaça ou não.
Cara Camerom a forte possibilidade de eu não estar entendendo você , por isso digo :Temos a realidade, a vida no planeta terra isso é uma contatação , o resto é especulação , me corrija se não te entendi.
Abraços.
Eu quero a Verdade .
Quando a vida surgiu, a Terra era muito quente, com água fervente e gases sulfurosos em vez de oxigênio. Essa vida ainda existe no fundo do mar, próximo aos vulcões submarinos.
Isso é uma Teoria pode até ser cientificamente plausível mas a ciência ainda não sabe como surgiu a vida .
É um tremendo mistério .
A Terra já foi coberta por água fervente.
A vida surgiu há bem mais de 3 bilhões de anos, segundo os registros fósseis.
Seja lá como for, esse tipo de vida, totalmente diferente do nosso, existe.
emmcri disse: Cara Camerom a forte possibilidade de eu não estar entendendo você , por isso digo :Temos a realidade, a vida no planeta terra isso é uma contatação , o resto é especulação , me corrija se não te entendi.
A vida existe, há processos físicos e químicos que podem explicar sua existência, ainda que nada tenha sido totalmente comprovado.
Não há necessidade de saltar daí para seres que ninguém viu e que a teriam criado.
Se existirem e decidirem se revelar a nós de forma incontestável, então os levaremos em conta. Até lá, serão uma hipótese desnecessária.
Fernando_Silva disse: Não há necessidade de saltar daí para seres que ninguém viu e que a teriam criado.
Se existirem e decidirem se revelar a nós de forma incontestável, então os levaremos em conta. Até lá, serão uma hipótese desnecessária.
Talvez sim talvez não, rs. Foi a necessidade do saber, a curiosidade natural que fez com que o bicho homem fosse atrás das respostas descobrindo as leis da física, da química etc e tal então continua sendo natural a busca por respostas mesmo as difíceis, rs.
"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
salgueiro disse: Talvez sim talvez não, rs. Foi a necessidade do saber, a curiosidade natural que fez com que o bicho homem fosse atrás das respostas descobrindo as leis da física, da química etc e tal então continua sendo natural a busca por respostas mesmo as difíceis, rs.
A 'hipótese Deus' é a desistência, é o fim da curiosidade: "Foi Deus, Deus é inexplicável, ponto final".
Fernando_Silva disse: A 'hipótese Deus' é a desistência, é o fim da curiosidade: "Foi Deus, Deus é inexplicável, ponto final"
Fim da curiosidade ? Sem chance. O fato de ser usado há muito tempo por muitos como 'resposta' jamais teve o poder de conter, diminuir a gana humana pelo saber.
"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
Fernando_Silva disse: A vida existe, há processos físicos e químicos que podem explicar sua existência, ainda que nada tenha sido totalmente comprovado.
Não há necessidade de saltar daí para seres que ninguém viu e que a teriam criado.
Não Fernando a origem da vida é desconhecida .
Esses processos tem sérias dificuldades e críticas, além de que ninguém pode dizer como era a Terra quando a vida surgiu.
Fernando_Silva disse: A 'hipótese Deus' é a desistência, é o fim da curiosidade: "Foi Deus, Deus é inexplicável, ponto final".
Não, não é se, eu coseguir achar Deus e falar com ele vou passar uns mil anos fazendo perguntas. Se A ciência encontrar evidências que aponte pra um Deus, ainda continuará descobrindo outras coisas.
Eu quero a Verdade .
Acauan disse: Ateísmo é uma opinião pessoal sobre a existência de Deus e só.
Não consigo não associar o Ateísmo a uma filosofia, afinal ele surge da atitude de pensar e daí chega a conclusão que não há Deus, e isso vai influenciar sua vida para sempre.
A maioria das pessoas segue a cultura dominante da comunidade em que foi criada, religião inclusa.
Não é necessária nenhuma reflexão filosófica mais profunda para acreditar em Deus, tanto quanto para não acreditar em Deus.
No geral, cada indivíduo chega à sua opinião sobre o tema por processos mais subjetivos que objetivos.
O que se nota é que "ateus filosóficos" tendem a verbalizar os motivos de sua descrença, enquanto "ateus intuitivos" tendem a não falar sobre o assunto, o que os torna invisíveis, mesmo sendo potencialmente a maioria no grupo.
Post edited by Acauan on
Acauan dos Tupis
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
emmcri disse: Não Fernando a origem da vida é desconhecida .
Esses processos tem sérias dificuldades e críticas, além de que ninguém pode dizer como era a Terra quando a vida surgiu.
Isso mesmo, a vida ainda é muito complexa para nosso entendimento. Mas acredito que um dia descobriremos sua causa real, até lá as teorias e as experiencias são os nossos melhores caminhos.
emmcri disse: Se A ciência encontrar evidências que aponte pra um Deus, ainda continuará descobrindo outras coisas.
O problema é encontra-lo e nos comunicarmos com ele, o que é impossível.
Mas não há nada que impeça de nossa curiosidade fluir, nem deus!
Fernando_Silva disse: Mas você não vai encontrar, e é por isso que a ciência o ignora.
Na verdade a ciencia tenta explicar os fenomenos produzidos por "Deus" em nossa observação, ela não busca encontra-lo.
"Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Acauan disse: A maioria das pessoas segue a cultura dominante da comunidade em que foi criada, religião inclusa.
Não é necessária nenhuma reflexão filosófica mais profunda para acreditar em Deus, tanto quanto para não acreditar em Deus.
No geral, cada indivíduo chega à sua opinião sobre o tema por processos mais subjetivos que objetivos.
O que se nota é que "ateus filosóficos" tendem a verbalizar os motivos de sua descrença, enquanto "ateus intuitivos" tendem a não falar sobre o assunto, o que os torna invisíveis, mesmo sendo potencialmente a maioria no grupo.
Acauan como você gosta de didática ( até do obvio ) vou continuar com minhas dúvidas.
É impossível então se filosofar a respeito de Deus ?
Isso não seria filosofia?
O que filósofos Ateus e Teístas fazem é digamos, errado ?
Ou eu não entendi eca nenhuma do que você está dizendo (bem provável).
Entendo que por processos de reflexão mesmo que não tão profundas sobre a existência ou não de Deus, já é filosofia.
Aguardo a surra de argumentos e ensinamentos.
Eu quero a Verdade .
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Comentários
Não duvido que haja consciência em mim . Porque não haveria no universo ?
Como a não consciência trouxe a existência a consciência?
Não que não possa ter acontecido só não acho tão óbvio.
Pode ser que seja justamente o que aconteceu, não nego isso.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Por que tudo existe?
A maioria dirá que foi por vontade de deus, e argumentam baseado na própria experiência cotidiana, que coisas complexas, artefatos funcionais, só podem existir se criados por uma mente consciente, mente humana.
Daí é um pulo pra concluir que o universo nosso, o mundo do nosso domínio, só poderia existir se também fosse construído por alguma mente. Por extrapolação se deduz então que essa mente é a coisa mais complexa de todas, e lhe nomearam deus.
O problema dessa lógica é que se coisas complexas só podem existir por planejamento inteligente mais complexo, tem-se que pensar em quem ou o que teria planejado e criado essa inteligência mais complexa nomeada deus. Isso remete ao infinito de mentes mais complexas que a antecessora.
Argumentar que a mente de deus é eterna e não foi criada não resolve, pois pode-se inferir também que o universo tem igual propriedade.
Algumas vertentes de pensamento científico concluíram, baseados em estudos das evidências concretas, que o universo surgiu do "nada" por algum evento aleatório, sem a interferência de alguma mente planejadora. Aí é que começa o embrolho, a confusão, porque esse "nada" à que referem os cientistas não é o mesmo "nada" absoluto da filosofia. A figura do "nada" da ciência se refere à um ambiente que está destituído de formas materiais e energéticas que constituem nosso universo corrente, do nosso ponto de vista seria um "nada" mesmo, entretanto especula-se várias hipóteses de como seria esse ambiente que suportou ou suporta tudo o que existe.
Seria em tese o ambiente mais fundamental de onde qualquer probabilidade pode surgi, sendo o nosso universo uma delas.
Em verdade só podemos mesmo é elaborar hipóteses sobre esse tema. Talvez num futuro poderia se confirmar algumas delas. Ou não.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Nem um avanço muito grande da ciência, creio que vai responder esta questão.
Não vejo outra maneira de se ter respondida esta pergunta .
É claro que há a hipótese de nem mesmo um deus ou o Deus ter esta resposta.
Se há outra maneira de se ter esta resposta, gostaria de conhecer.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
http://www.consciencia.org/
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Sim.
E de fato é um argumento forte.
As Leis da Física podem ser suficientes para explicar o Universo, mas não são suficientes para explicar a si próprias.
Ateísmo é uma opinião pessoal sobre a existência de Deus e só.
Qualquer tipo de visão de mundo pode derivar daí.
Se nos importássemos com o que pensa a "maioria das pessoas" seríamos religiosos.
Nós, Indios.
Isso só mostra o quão "inteligente e sensato" pode ser o pensamento da maioria.
A questão importante é que numa eleição é ela quem define as coisas.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
É possível provar que não há outra configuração possível? Que é assim que as coisas deveriam ser?
Se não fosse este ajuste que ocorreu, não haveria ninguém para falar deste ajuste.
Não.
Não sei.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Todo mundo tem sangue vermelho, baseado em ferro? Não, o caranguejo-ferradura tem sangue verde, baseado em cobre.
Influenciar minha vida? Sim: não perco mais tempo em lugares lotados e abafados repetindo palavras sem sentido para entidades inexistentes. Não me sinto mais culpado por fazer coisas que não prejudicam a ninguém, mas que uma entidade inexistente proibiu.
Em resumo: tornar-me ateu apenas me levou a não fazer mais coisas que eu só fazia por causa da religião.
É um tremendo mistério .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Talvez ... talvez... nós não somos um talvez .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Cara Camerom a forte possibilidade de eu não estar entendendo você , por isso digo :Temos a realidade, a vida no planeta terra isso é uma contatação , o resto é especulação , me corrija se não te entendi.
Abraços.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
A vida surgiu há bem mais de 3 bilhões de anos, segundo os registros fósseis.
Seja lá como for, esse tipo de vida, totalmente diferente do nosso, existe.
Talvez sim talvez não, rs. Foi a necessidade do saber, a curiosidade natural que fez com que o bicho homem fosse atrás das respostas descobrindo as leis da física, da química etc e tal então continua sendo natural a busca por respostas mesmo as difíceis, rs.
Fim da curiosidade ? Sem chance. O fato de ser usado há muito tempo por muitos como 'resposta' jamais teve o poder de conter, diminuir a gana humana pelo saber.
Não Fernando a origem da vida é desconhecida .
Não, não é se, eu coseguir achar Deus e falar com ele vou passar uns mil anos fazendo perguntas. Se A ciência encontrar evidências que aponte pra um Deus, ainda continuará descobrindo outras coisas.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
A maioria das pessoas segue a cultura dominante da comunidade em que foi criada, religião inclusa.
Nós, Indios.
Isso mesmo, a vida ainda é muito complexa para nosso entendimento. Mas acredito que um dia descobriremos sua causa real, até lá as teorias e as experiencias são os nossos melhores caminhos.
O problema é encontra-lo e nos comunicarmos com ele, o que é impossível.
Mas não há nada que impeça de nossa curiosidade fluir, nem deus!
Na verdade a ciencia tenta explicar os fenomenos produzidos por "Deus" em nossa observação, ela não busca encontra-lo.
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Acauan como você gosta de didática ( até do obvio ) vou continuar com minhas dúvidas.
É impossível então se filosofar a respeito de Deus ?
Isso não seria filosofia?
O que filósofos Ateus e Teístas fazem é digamos, errado ?
Ou eu não entendi eca nenhuma do que você está dizendo (bem provável).
Entendo que por processos de reflexão mesmo que não tão profundas sobre a existência ou não de Deus, já é filosofia.
Aguardo a surra de argumentos e ensinamentos.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :