http://religiaoeveneno.com.br/discussion/comment/39646#Comment_39646
http://religiaoeveneno.com.br/discussion/comment/39657#Comment_39657
Fabi, Fernando Silva e a todos os participantes.
A humanidade está podre com tanta violência graças à natureza humana. Sabemos também que de acordo com a evolução e sem nenhuma tecnologia científica avançada o ser humano tinha que fazer parte de uma natureza com princípios religiosos. O homem evoluído em seus princípios absorveu a ideia de divindades criadoras.
Nos primeiros milênios sem nenhuma manifestação de um ser divino que criou tudo isto que eles viam (Sol, lua, estrelas, raios, chuvas, trovões, relâmpagos, eclipses, terremotos, vulcões, ventos, cantos dos animais, predadores, etc.) cada tribo, povos foi tendo suas ideias de deuses e foi nomeando cada um o seu gosto. O Deus da guerra era o principal para todos conseguirem seus territórios.
Sem a manifestação de um Deus e tamanha ignorância religiosa dos povos primitivos as primeiras comunidades foram conseguindo as suas terras através de guerras e expulsando tribos inimigas. Eles achavam que os deuses do bem (deuses da guerra) eram a favor das guerras para destruir os povos maus que queriam tomar suas terras ou conquistar outras.
Nesta luta pela sobrevivência, conquistas de suas terras e até aprendendo com os animais ferozes os homens foram se armando através dos tempos.
Com tanta violência da natureza humana em aprender com os instintos animais o que resultaria era apenas violência.
Quem diante de tanta crueldade humana e incerteza da existência de um criador resultariam em criar uma religião judaica contando histórias de um Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés da forma como foi contada se estes personagens nunca existiram?
Nenhum pesquisador saberia explicar porque estes povos contariam uma escravidão de 40 anos no deserto se ela nunca existiu contando derrotas e mais derrotas mostrando assim a fraqueza do seu Deus diante dos povos. Além do mais contaram uma história que Jacó teve 12 filhos e deles o povo se dividiu em 12 tribos com promessas divinas para cada uma delas. Qual mitologia no mundo se iguala a tais pensamentos numa época de grande ignorância?
Meus amigos céticos, vocês precisam estar flutuante diante de uma realidade primitiva dos povos antigos e observar que a ignorância dos povos nunca iria relatar ou descrever um Deus derrotado que prometeu dar uma pequena terra lá no meio do oriente. Eles pela sua cultura primitiva não estariam ignorantemente preparados para agirem de tal forma.
Vocês céticos ou ateus estão aqui hoje para divulgar suas descrenças através de suas indignações, mas não querem parar pra pensar o quanto é complexo uma religião judaica ter existido da forma como teve sua origem.
Ninguém na antiguidade estaria pronto a perder tempo dando cordas para favorecer aos seus deuses inimigos e eu provo a todos vocês que a religião judaica não teve origem humana.
Comentários
Aham, e a religião Cristã é uma distorção da Religião Judaica, uma adaptação feita nas coxas.
― Winston Churchill
E lá vamos nós de novo!
Certamente! Segundo o mito judaico, quem foi mesmo que criou a natureza humana?
Você fala em crueldade e violência humana, certo?
Segundo esse mito que você crê cegamente, quem foi mesmo que dizimou quase todos os humanos de todas as idades, e animais com um dilúvio universal?
E aí o cara vem só nos falar de violência e crueldade humana.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Origem extraterrestre?
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
― Winston Churchill
DEUS! O grande designer!
A CURA! Nada de dilúvio desta vez e nem redenção.
Deus não existe não é mesmo? Bom voce acredita em algum deus?
Acho que voce está querendo dizer que eles criaram um deus cruel. Não é isto? 12 tribos de Israel, 40 anos no deserto e muitas derrotas nas guerras eram cópias de mitos sumérios e babilónios também? Acredita que possa existir? Cara, esquece o Deus judaico que voce não acredita nele e começe a observar que tudo é fruto da natureza humana. O relato da grande inundação do geneses bíblico interpreta que o dilúvio veio por causa da indignação de Deus em relação aos pecados do ser humano. Tirando Deus deste acontecimento observamos que naquele tempo já era interpretado que os homens eram grandes pecadores na face da terra.
http://eriveltonoprofeta.blogspot.com.br/
É só uma hipótese viável, difícil de ser confirmada.
Hehehehe! Sei aonde você quer chegar.
Sim, inclusive as coisas boas que felizmente são maioria. Todo ser humano não é exclusivamente bom e mau, entre essas características há muitas nuances, faz parte do que somos, é nossa identidade.
Veja bem que os acidentes naturais nos afetam de forma ruim e não pertencem à natureza humana.
Eu acho que até conseguimos nos sair bem diante de tantas mazelas humanas e naturais.
Quem sempre se ferra somos nós mesmos, deus é onipotente. Não sei porque ele se melindrou/melindra tanto por causa de uns animaizinhos pecadores que sequer conseguem sair do próprio planetinha.
E pra complicar sua tese do deus bondoso, duvido eu que na humanidade toda, todos seriam tão ruins à ponto de merecer morte cruel por afogamento.
Você considera bebês de colo como pecadores malvados? Seu deus deve ter considerado. E os outros animais que nada tinham à ver com a birra humana?
Uma vez lhe perguntei o porque de um deus onipotente, criador do universo, não ser capaz de resolver as pendengas de uns macaquinhos malcriados num planeta insignificante de uma galáxia também insignificante do cosmos.
Fiquei sem respostas.
Seu deus é humano demais pro meu gôsto.
Então o autor explica alguns pormenores detalhes antes da corrupção humana antes que o dilúvio acontecesse, contando como a desobediência entrou no mundo, o assassinato de Caim, a geração das pesoas boas(sete), que se misturou a geração má(Caim)e por fim o Dilúvio como um castigo divino.
A verdade é que o autor do geneses queria explicar que a maudade humana é exclusivamente de responsabilidade nossa por querermos viver a nossa própria vontade e com isto Deus resolveu deixar o ser humano seguir seu rumo conforme geneses 8:22 Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.
Existe uma grande verdade nesta questão pois o escritor acertou em cheio ao afimar que o ser humano é o único culpado dos males existirem. Agora se ele interpreta como castigo de Deus já é outro assunto para se crer ou não.
Por fim acontece uma profecia do autor que o bem venceria o mau em gerações posteriores(E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15)Quer dizer: O mau seria esmagada na sua cabeça, mas feriria o calcanhar do bem). Do ponto de vista interpretativo ninguém saberia reconhecer na época como a cabeça do mau seria esmagada e como ele feriria o calcanhar deste bem. Como uma mitoliga escreve uma profecia e não revela seus detalhes de como irá acontecer? Não é estranho isto?
Eu até hoje não tive resposta de nenhum ateu bem explicada com a relaçao a este versículo, pois os 5 livros de Moisés foram escritos, terminados e o bem não pisou na cabeça da serpente.
Mais tarde este versículo foi interpretado como Cristo no calvário, onde a serpente foi esmagada pela vitória de Cristo. A morte foi tragada pelo bem.
Esta é luta do bem contra o mau que se desenvolveu por muitas gerações.
Quer dizer que, se houver alguma diferença, então nada foi copiado? O deus Enlil se aborreceu com o barulho que a humanidade fazia e resolveu destrui-la. Os outros deuses ficaram com pena e resolveram ajudar Utnapishtim a construir uma arca para salvar sua família e os animais. Pecado é apenas o descumprimento de um preceito religioso. O que é pecado numa religião pode ser virtude em outra.
Podemos até dizer que Ísis e Ishtar não desapareceram, apenas se transformaram em Maria. O autor não explica, o autor inventa. Tudo foi criado por Deus, inclusive o Mal. Tudo acontece da forma que Deus determinou. Se Deus existe, o homem não passa de um marionete sem vontade própria. E daí que não disse quando? Isto significa automaticamente que é verdade? E quando é que o dragão de 7 cabeças vai varrer as estrelas do céu? Jesus veio, Jesus se foi, o mundo continuou a mesma bosta.
"Foi interpretado" ? Pois é, cada um inventa a interpretação que lhe agrada...
Se existir uma forma de vida mais complexa que a nossa, novas perguntas viriam como quem criou estes extra terrestres não seriam outras formas de vida mais complexas?
Seno assim chegaríamos num super extra terrestre ou um super Deus. Sim e esta pequena identidade ao ser acrescentada a todas as identidades formam uma classe destruídora onde a ganancia e o orgulho é a prioridade de todos. O mau não está em praticar só crimes violentos, pois até pequenos pensamentos malígnos influi na questão da maudade do homem. Isto foi interpretado como castigo, mas independente de tantas coisas naturais o homem a vida sobreviveu. Não tinha como funcionar de outra forma em minha visão. As coisas estão ruim, mas muitos desejam em melhorar de vida?. Será que lutamos para isto ou fazemos por pura sobrevivência?
Eu prefiro me calar quanto a justiça de Deus, pois apesar de eu não entender, ele existindo seria justo para fazer justiça.
Pelo menos temos liberdade para fazermos o que desejamos sem a interferencia de alguém pegando em nosso pescoço. O que poderemos esperar da nossa liberdade?
Todo todos como fazer o bem.
Caim matou Abel foi um mau. Mas a linguagem do texto revela que ele queria explicar o entendimento que tinha em relação a maldade do homem na terra. Cara esquece Deus.
Homem + Deus = HOMEM PARA VOCE.O homem é responsável por tudo. Tú conheces alguma mitologia inventada que e não terminada?
A verdade está na própria descrição do texto não explicada. Tudo isto porque a profecia em genesis não foi terminada. E onde existem outras profecias em relação a este texto a não ser Jesus Cristo?
O Império romano era ateu quanto as crenças religiosas judaicas e invadiu as terras santas fazendo o povo de Deus escravo, mas eles não perceberam que o dono do mundo estava presente e tudo foi intencionalmente preparado desde o começo. A vida continua e nós humanos estamos como a vida que gostaríamos de viver. Os romanos não tiveram nenhum sentimento de respeito pelo judaísmo.
Se botamos filhos no mundo, é porque Deus planejou assim.
A mitologia nórdica espera pela guerra com os gigantes.
O zoroastrismo espera pelo Saoshiant, o salvador que nascerá de uma virgem e ressuscitará os mortos para o Juízo Final.
Etc. etc.
Não mencionei isto, até porque explicar isso tudo novamente não dá mais não. Além do mais se ele compreendesse ao menos isto, já daria margem para explicar o resto.
― Winston Churchill