Olá Amigos!
Estou de volta, após uma retirada para descansar um pouco do ativismo ateu. Volto com muita alegria e o desejo de compartilhar com vocês uma vitória que é nossa e foi conquistada aos poucos e com a ajuda de muitos ateus.
Falo das conquistas do ateísmo no Brasil. Neste ano, no dia 17 de fevereiro, realizamos o Segundo Encontro Nacional de Ateus em 27 cidades de 25 estados. Todos encontros foram ótimos. Com palestras, ações humanitárias e diversos outros eventos variando de estado para estado.
A ATEA – Associação de Ateus e Agnósticos, conseguiu neste ano uma importante vitória numa ação contra as declarações de um apresentador de televisão e conseguiu direito de resposta na televisão além de um boa indenização. Outras vitórias aconteceram, mas fico apenas nestas duas que considero as principais de 2013.
Na minha última postagem no RV, acho que em 2007, estava bastante desacreditado do movimento cético. Achava que seria impossível a existência de uma organização ateísta no Brasil. Felizmente, eu estava errado. Não contava que a evolução tecnológica iria nos ajudar. O facebook foi a ferramenta que nos faltava para estabelecer de vez um movimento cético que está transformando a sociedade brasileira.
Através do facebook foi possível juntarmos esforços. Não existiam trolls para atrapalhar. Não existiam ateus contrários ao movimento cético para nos prejudicar. Quem estava interessado no movimento cético adicionava outros com os mesmos interesses e deixava de fora quem não estava. Assim, com a ferramenta facebook, foi possível chegar onde chegamos.
O Futura será ateu. Conforme as pessoas melhoram seus padrões de vida e recebem mais educação e informação e a ciência avança, será impossível frear o ateísmo. Nossa sociedade deixará de lado o medo, o conformismo, a ignorância e o fundamentalismo religioso. Deixaremos de lado tudo o que nos prejudica e nos impede ampliar nossos horizontes.
Cadastrei-me novamente no RV. Desta vez usando só o nome “Claudio”. Não consegui usar o nome antigo por causa do espaço que o novo fórum não permite. Mas, assim é melhor, pois posso ter mais liberdade para falar o que quiser separando mais minha vida virtual da minha vida real.
Quero escrever outras mensagens no fórum. Só que desta vez, bem mais tranquilo do que antes. Sem a obrigação de construir um movimento ateísta, pois ele já existe e está fortíssimo. Quero escrever apenas por entretenimento, para cultivar amizades, melhorar minha escrita e ser mais cético.
Comentários
Só uma dúvida.
Eu tenho direito a uma parte da grana? Sou ateia desde de criancinha e as bobagens que ele disse foram generalizadas. <g>
Os Beatles fizeram uma previsão parecida...
Só uma pergunta: quem fim terá esta "boa indenização"? Será algo para o bem estar comum?
― Winston Churchill
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
A Rede Bandeirantes de televisão foi condenada a pagar R$ 135.600,00 de indenização à ATEA e ainda teve que exibir na sua programação documentário sobre tolerância religiosa. Foi uma vitória histórica para os ateus. Irá diminuir o preconceito que sofremos ou pelo menos irá inibir outros a demonstrarem este preconceito publicamente.
A indenização foi para a ATEA porque foi esta entidade que reclamou na justiça. Cabe agora aos associados da ATEA, e eu sou um deles, a cobrar da entidade o melhor aproveitamento deste recurso. Penso que campanhas que minimizem o preconceito contra ateus será a melhor forma de gastar o dinheiro e ainda beneficiar todos os ateus.
Se a ATEA não existisse, teríamos que ouvir agressões como esta que o Datena fez na televisão e ficar calados sem poder fazer nada. Graças a ATEA não seremos mais comparados a bandidos e assassinos. O que já é muito bom. Os ateus têm sofrido muitos preconceitos no Brasil e precisamos combater isto com ações concretas.
fala como se fosse um ateu fanático, nunca parou para pensar na possibilidade de encontrar equivocado ?
sem nenhuma consciência sem existências
que tal agora lutar por um espaço na mídia ? talvez um espaço para uma "congregação ateia"
assim quando passarem a ser maioria poderão falar publicamente sobres suas descrenças
e até quem sabe ridicularizar alguns crentes.
sem nenhuma consciência sem existências
Sim CRIATURO, eu sempre paro para pensar na possibilidade de estar errado. Antes de ser ateu eu sou cético e todos nós devemos sempre colocar o ceticismo antes das nossas crenças. Como até hoje não encontrei nenhuma evidência da existencia de divindades, continuo ateu e acredito que o futuro é ateu porque estas evidencias provavelmente nunca serão encontradas.
Se vivessemos num país majoritariamente ateu ou não-religioso, uma organização ateia, ou até mesmo um fórum ateu como este, não fariam sentido algum. O que dá sentido a nossa organização é o fato de sermos minoria e também o fato de estarmos dispostos a divulgar nossas posições filosóficas e encontrar outros como nós.
Todas as pessoas tem o direito de acreditarem no que elas quiserem, mas todos tem o direito de saberem que podem estar errados. Falar de ateísmo é dar este direito às pessoas.
O futuro é ateu porque a medida que os seres humanos conquistam mais saúde, educação, segurança e diversão, menos eles sofrem e menos eles precisam recorrer a ajuda de amiguinhos invisíveis.
Fernando,
Hoje as pessoas possuem problemas emocionais porque existem problemas no ambiente que as cercam. Tais como: individualismo excessivo, injustiças sociais e violência. Se a sociedade se torna saudável para os indivíduas que a compõe. Eles deixam de ter problemas emocionais. O ser humano é em grande parte produto do seu meio e se o meio é emocionalmente saudável, ele será emocionalmente saudável também.
Portanto, é necessário uma reengenharia social para eliminar os problemas que afetam os individuos. Eliminados estes problemas, as pessoas deixam de ter necessidades de fuga, pois já não é necessário fugir de nada. Também não é mais necessário acreditar em mentiras, pois a verdade não será dura e ela poderá ser experimentada por todos.
Nada que a medicina em breve não poderá consertar e assim tornar todos seres humanos saudáveis e felizes.
você acha então que a grande maioria é crente de manada e nunca podem possuir nenhum tipo de evidência?
Idealize como será esse seu mundo ateu "mais perfeito" ?
são carentes ?
sou teísta mas, acho importante existirem ateus para testarem a minha fé
bom este pensamento representa bem o orgulho ateu.
sem nenhuma consciência sem existências
Eu não diria que o futuro é Ateu e sim que o futuro pode ser mais livre. Onde as pessoas poderão viver com mais qualidade de vida e livres para escolherem seu destino sem imposição social ou de qualquer instituição nefasta como as religiões. Como Fernando disse, não tem como definir que todos seguirão as mesmas crenças e pensamentos.
― Winston Churchill
baseado em quais verdades afirma estas mentiras
parabéns pelo otimismo do seu "mundo encantado do faz de contas ateu"
acredito que o caminho que leva ao seu mundo feliz deveria começar por uma politica de um serio controle de natalidade, caso contrario minha previsão futurista baseada no presente , não é tão otimista quanto a sua.
sem nenhuma consciência sem existências
Parabéns pelo otimismo do seu "mundo encantado do faz de contas" CRIATURO.
― Winston Churchill
sem nenhuma consciência sem existências
Parabenizo a ATEA pela postura firme no caso Datena, e em outras situações. Sou menos otimista quanto ao futuro, acredito que em países desenvolvidos, como Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Japão, boa parte da população já professa não ter uma religião. Mas quanto aos bolsões de miséria da América Latina e da África, sou muito pessimista...
Some a isto a finitude da vida, a angústia da possibilidade da inexistência sua e de quem está por perto (filhos, esposa, pais, etc) e você terá boas razões para crer que continuarão crendo em deus e afins.
Imortais também?
Não fale assim, ao menos debéis mentais conseguem usar a mente.
― Winston Churchill