Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

O futuro é ateu

ClaudioClaudio Administrador, Moderador

Olá Amigos!

Estou de volta, após uma retirada para descansar um pouco do ativismo ateu. Volto com muita alegria e o desejo de compartilhar com vocês uma vitória que é nossa e foi conquistada aos poucos e com a ajuda de muitos ateus.

Falo das conquistas do ateísmo no Brasil. Neste ano, no dia 17 de fevereiro, realizamos o Segundo Encontro Nacional de Ateus em 27 cidades de 25 estados. Todos encontros foram ótimos. Com palestras, ações humanitárias e diversos outros eventos variando de estado para estado.

A ATEA – Associação de Ateus e Agnósticos, conseguiu neste ano uma importante vitória numa ação contra as declarações de um apresentador de televisão e conseguiu direito de resposta na televisão além de um boa indenização. Outras vitórias aconteceram, mas fico apenas nestas duas que considero as principais de 2013.

Na minha última postagem no RV, acho que em 2007, estava bastante desacreditado do movimento cético. Achava que seria impossível a existência de uma organização ateísta no Brasil. Felizmente, eu estava errado. Não contava que a evolução tecnológica iria nos ajudar. O facebook foi a ferramenta que nos faltava para estabelecer de vez um movimento cético que está transformando a sociedade brasileira.

Através do facebook foi possível juntarmos esforços. Não existiam trolls para atrapalhar. Não existiam ateus contrários ao movimento cético para nos prejudicar. Quem estava interessado no movimento cético adicionava outros com os mesmos interesses e deixava de fora quem não estava. Assim, com a ferramenta facebook, foi possível chegar onde chegamos.

O Futura será ateu. Conforme as pessoas melhoram seus padrões de vida e recebem mais educação e informação e a ciência avança, será impossível frear o ateísmo. Nossa sociedade deixará de lado o medo, o conformismo, a ignorância e o fundamentalismo religioso. Deixaremos de lado tudo o que nos prejudica e nos impede ampliar nossos horizontes.

Cadastrei-me novamente no RV. Desta vez usando só o nome “Claudio”. Não consegui usar o nome antigo por causa do espaço que o novo fórum não permite. Mas, assim é melhor, pois posso ter mais liberdade para falar o que quiser separando mais minha vida virtual da minha vida real.

Quero escrever outras mensagens no fórum. Só que desta vez, bem mais tranquilo do que antes. Sem a obrigação de construir um movimento ateísta, pois ele já existe e está fortíssimo. Quero escrever apenas por entretenimento, para cultivar amizades, melhorar minha escrita e ser mais cético.

«13

Comentários

• 59 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Seja bem (re)vindo Claudio.

Só uma dúvida.

Claudio disse:[...]além de um boa indenização[...]
    Eu tenho direito a uma parte da grana? Sou ateia desde de criancinha e as bobagens que ele disse foram generalizadas. <g>

Come with me if you wanna live.
  • Claudio disse: O Futuro será ateu.

Os Beatles fizeram uma previsão parecida...

• Claudio disse: A ATEA – Associação de Ateus e Agnósticos, conseguiu neste ano uma importante vitória numa ação contra as declarações de um apresentador de televisão e conseguiu direito de resposta na televisão além de um boa indenização.

Só uma pergunta: quem fim terá esta "boa indenização"? Será algo para o bem estar comum?

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Seja rebemvindo Claudio .
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Tambem quero uma parte da indenização!!!
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down

A Rede Bandeirantes de televisão foi condenada a pagar R$ 135.600,00 de indenização à ATEA e ainda teve que exibir na sua programação documentário sobre tolerância religiosa. Foi uma vitória histórica para os ateus. Irá diminuir o preconceito que sofremos ou pelo menos irá inibir outros a demonstrarem este preconceito publicamente.

A indenização foi para a ATEA porque foi esta entidade que reclamou na justiça. Cabe agora aos associados da ATEA, e eu sou um deles, a cobrar da entidade o melhor aproveitamento deste recurso. Penso que campanhas que minimizem o preconceito contra ateus será a melhor forma de gastar o dinheiro e ainda beneficiar todos os ateus.

Se a ATEA não existisse, teríamos que ouvir agressões como esta que o Datena fez na televisão e ficar calados sem poder fazer nada. Graças a ATEA não seremos mais comparados a bandidos e assassinos. O que já é muito bom. Os ateus têm sofrido muitos preconceitos no Brasil e precisamos combater isto com ações concretas.

Post edited by Claudio on
  • Claudio disse: O Futura será ateu. Conforme as pessoas melhoram seus padrões de vida e recebem mais educação e informação e a ciência avança, será impossível frear o ateísmo.

fala como se fosse um ateu fanático, nunca parou para pensar na possibilidade de encontrar equivocado ?
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Claudio disse: Se a ATEA não existisse, teríamos que ouvir agressões como esta que o Datena fez na televisão e ficar calados sem poder fazer nada. Graças a ATEA não seremos mais comparados a bandidos e assassinos.

que tal agora lutar por um espaço na mídia ? talvez um espaço para uma "congregação ateia"
    assim quando passarem a ser maioria poderão falar publicamente sobres suas descrenças
    e até quem sabe ridicularizar alguns crentes.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!

Sim CRIATURO, eu sempre paro para pensar na possibilidade de estar errado. Antes de ser ateu eu sou cético e todos nós devemos sempre colocar o ceticismo antes das nossas crenças. Como até hoje não encontrei nenhuma evidência da existencia de divindades, continuo ateu e acredito que o futuro é ateu porque estas evidencias provavelmente nunca serão encontradas.

Se vivessemos num país majoritariamente ateu ou não-religioso, uma organização ateia, ou até mesmo um fórum ateu como este, não fariam sentido algum. O que dá sentido a nossa organização é o fato de sermos minoria e também o fato de estarmos dispostos a divulgar nossas posições filosóficas e encontrar outros como nós.

Todas as pessoas tem o direito de acreditarem no que elas quiserem, mas todos tem o direito de saberem que podem estar errados. Falar de ateísmo é dar este direito às pessoas.

O futuro é ateu porque a medida que os seres humanos conquistam mais saúde, educação, segurança e diversão, menos eles sofrem e menos eles precisam recorrer a ajuda de amiguinhos invisíveis.

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Claudio disse: O futuro é ateu porque a medida que os seres humanos conquistam mais saúde, educação, segurança e diversão, menos eles sofrem e menos eles precisam recorrer a ajuda de amiguinhos invisíveis.
    Desconfio que sempre haverá religiões porque sempre haverá quem precise de amiguinhos invisíveis ou um protetor poderoso. As pessoas terão saúde, educação e segurança, mas ainda terão problemas emocionais.

Fernando,

Hoje as pessoas possuem problemas emocionais porque existem problemas no ambiente que as cercam. Tais como: individualismo excessivo, injustiças sociais e violência. Se a sociedade se torna saudável para os indivíduas que a compõe. Eles deixam de ter problemas emocionais. O ser humano é em grande parte produto do seu meio e se o meio é emocionalmente saudável, ele será emocionalmente saudável também.

Portanto, é necessário uma reengenharia social para eliminar os problemas que afetam os individuos. Eliminados estes problemas, as pessoas deixam de ter necessidades de fuga, pois já não é necessário fugir de nada. Também não é mais necessário acreditar em mentiras, pois a verdade não será dura e ela poderá ser experimentada por todos.

Claudio disse: Hoje as pessoas possuem problemas emocionais porque existem problemas no ambiente que as cercam. Tais como: individualismo excessivo, injustiças sociais e violência. Se a sociedade se torna saudável para os indivíduas que a compõe. Eles deixam de ter problemas emocionais. O ser humano é em grande parte produto do seu meio e se o meio é emocionalmente saudável, ele será emocionalmente saudável também.
    Seria bom que as coisas fossem tão simples, mas o homem é em parte produto do meio e em parte resultado da genética. Muitos já nascem psicopatas, esquizofrênicos etc.
    Fernando_Silva disse: Seria bom que as coisas fossem tão simples, mas o homem é em parte produto do meio e em parte resultado da genética. Muitos já nascem psicopatas, esquizofrênicos etc.

Nada que a medicina em breve não poderá consertar e assim tornar todos seres humanos saudáveis e felizes.

• Seja re-benvindo, Loredo.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Claudio disse: Como até hoje não encontrei nenhuma evidência da existencia de divindades, continuo ateu e acredito que o futuro é ateu porque estas evidencias provavelmente nunca serão encontradas.

você acha então que a grande maioria é crente de manada e nunca podem possuir nenhum tipo de evidência?
    Idealize como será esse seu mundo ateu "mais perfeito" ?
    Claudio disse: O que dá sentido a nossa organização é o fato de sermos minoria e também o fato de estarmos dispostos a divulgar nossas posições filosóficas e encontrar outros como nós.

são carentes ?
    Claudio disse: Todas as pessoas tem o direito de acreditarem no que elas quiserem, mas todos tem o direito de saberem que podem estar errados. Falar de ateísmo é dar este direito às pessoas.

sou teísta mas, acho importante existirem ateus para testarem a minha fé
    Claudio disse: O futuro é ateu porque a medida que os seres humanos conquistam mais saúde, educação, segurança e diversão, menos eles sofrem e menos eles precisam recorrer a ajuda de amiguinhos invisíveis.

bom este pensamento representa bem o orgulho ateu.
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: Claudio disse: O futuro é ateu porque a medida que os seres humanos conquistam mais saúde, educação, segurança e diversão, menos eles sofrem e menos eles precisam recorrer a ajuda de amiguinhos invisíveis.

Desconfio que sempre haverá religiões porque sempre haverá quem precise de amiguinhos invisíveis ou um protetor poderoso. As pessoas terão saúde, educação e segurança, mas ainda terão problemas emocionais.

Eu não diria que o futuro é Ateu e sim que o futuro pode ser mais livre. Onde as pessoas poderão viver com mais qualidade de vida e livres para escolherem seu destino sem imposição social ou de qualquer instituição nefasta como as religiões. Como Fernando disse, não tem como definir que todos seguirão as mesmas crenças e pensamentos.

― Winston Churchill

• Claudio disse: Também não é mais necessário acreditar em mentiras, pois a verdade não será dura e ela poderá ser experimentada por todos.

baseado em quais verdades afirma estas mentiras
    Claudio disse: Nada que a medicina em breve não poderá consertar e assim tornar todos seres humanos saudáveis e felizes.

parabéns pelo otimismo do seu "mundo encantado do faz de contas ateu"

acredito que o caminho que leva ao seu mundo feliz deveria começar por uma politica de um serio controle de natalidade, caso contrario minha previsão futurista baseada no presente , não é tão otimista quanto a sua.
    sinto logo existo!

• Parabéns pelo otimismo do seu "mundo encantado do faz de contas" CRIATURO.
    ― Winston Churchill

• qual seria ?
    sinto logo existo!
  • NyarlathotepNyarlathotep Banido, Membro
    Prezado Claudio,

Parabenizo a ATEA pela postura firme no caso Datena, e em outras situações. Sou menos otimista quanto ao futuro, acredito que em países desenvolvidos, como Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Japão, boa parte da população já professa não ter uma religião. Mas quanto aos bolsões de miséria da América Latina e da África, sou muito pessimista...
    Post edited by Nyarlathotep on
  • Claudio disse: Tais como: individualismo excessivo, injustiças sociais e violência.

Some a isto a finitude da vida, a angústia da possibilidade da inexistência sua e de quem está por perto (filhos, esposa, pais, etc) e você terá boas razões para crer que continuarão crendo em deus e afins.
  • Claudio disse: Nada que a medicina em breve não poderá consertar e assim tornar todos seres humanos saudáveis e felizes.

Imortais também?
    Claudio disse: Nada que a medicina em breve não poderá consertar e assim tornar todos seres humanos saudáveis e felizes.
    Em breve? Quem dera... Mal e mal começamos a entender como funciona o cérebro, que dirá consertá-lo.

• Judas disse:Sinceramente acho que o Criaturo é débil mental...

Não fale assim, ao menos debéis mentais conseguem usar a mente.

― Winston Churchill

Neuromancer disse: Imortais também?
    Sim. No futuro seremos imortais.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.