Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Exclarecimentos sobre a Bíblia.

sacia4sacia4 Membro
O que nunca, nenhum líder religioso, ensinou sobre a Bíblia? Qual a importância desse conhecimento, mesmo agora que não faço mais parte desse sistema religioso?
«13

Comentários

• 61 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Seu tópico não está muito claro, poderia começar esclarecendo ele e quem sabe evoluirmos o tema depois disso...
    Come with me if you wanna live.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited junho 2013 Vote Up1Vote Down
    sacia4 disse:
    1°)Que Jesus nasceu no país que conhecemos hoje como Israel, mesmo país que até hoje fala hebraico

Israel não é o "mesmo país que até hoje fala hebraico".

Assim como Israel (o povo) se dissolveu na Diáspora e se reintegrou no moderno Estado de Israel o idioma Hebraico se perdeu em parte ao longo deste tempo e foi reconstituído junto com a reconstituição territorial da nação judaica.
    O Hebraico moderno é uma língua sintética, construída a partir da análise gramatical e sintática dos textos da Torah que foi complementada por neologismos criados por similaridade fonética para construir artificialmente o que seria a língua nacional do Estado de Israel.

Além isto, o Estado de Israel moderno é um estado laico, diferente do conceito de Israel, povo eleito e Eretz Israel, terra de Israel ou reino de Israel, ambos de identidade teocrática.

Só prá testar...

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Este é meu 1° tópico que posto na internet, então serei bem direto e não aprofundarei em nenhum assunto, se quiserem, pesquisem e criem outros tópicos para discutir mais detalhadamente sobre temas específicos citados aqui.

Muitas pessoas devem ter entrado neste fórum simplesmente pelo nome, afinal, pelo que se vê pelo mundo a fora, o que mais tem são pessoas completamente "insanas" que dariam suas vidas pelas religiões. Mas muitos dos que estão neste fórum (acredito eu), desconhecem o significado da palavra religião, que é: "Religar a Deus", ou "Religar o homem a Deus". Religião nada mais é do que uma tentativa do homem, através de suas ações alcançar a Deus, o que é literal e metaforicamente impossível. A salvação tantas vezes dita e ouvida só pode ser alcançada, se ela for dada por Deus (e ela foi, explicarei mais a frente.).

A Bíblia foi dividida em Novo e Velho Testamento, então lhes faço a seguinte pergunta, porque? E melhor ainda, porque o uso da palavra Testamento?

No Antigo Testamento todas as pessoas que NÃO faziam parte das 12 tribos de Israel - no caso o povo escolhido de Deus -, era considerado povo prostituto e imundo; tanto que quando lemos a Bíblia neste período vemos um Deus "sanguinário", prova disto, que a lei neste período para as 12 tribos era "olho por olho e dente por dente". Já no Novo Testamento, temos Jesus (filho de Deus) que ensinava que devíamos amar uns aos outros, amar nossos inimigos e bendizer quem nos amaldiçoava (observem a diferença de contraste); neste período a salvação era para todos que creem que Jesus era filho do Criador, quem cresse automaticamente passava a fazer parte do povo escolhido por Deus.

A palavra Testamento foi usada na Bíblia, pois um testamento só tem validade após a morte do testador, só após a morte de Jesus (testador), todo seu ensinamento e a salvação de todas as pessoas passa a ter VALIDADE, tanto que quando Jesus pregava, quem sempre confrontava ele era os mestres da LEI (Antigo Testamento), pois ele pregava um amor que era incompatível com tudo que aquele povo havia aprendido até o momento, sendo que ele acabou sendo morto, pelas pessoas que seguiam a LEI, e quando ressuscitou, estas mesmas pessoas fizeram de tudo para negar tal acontecimento.

Deus nunca deixou de amar as pessoas, de ter misericórdia por elas etc, e existem vários exemplos disso no Velho Testamento, em que pessoas de outros povos se incorporavam ao povo escolhido de Deus, mas antes da vinda de Jesus, e até mesmo hoje, existem pessoas tão presas aos ensinamentos e riquezas deste mundo, que negam a Deus de todas as formas possível e inimagináveis; sendo que na época no Antigo Testamento, havia a necessidade de se aniquilar tais pessoas, para que esses ensinamentos não contaminassem o povo escolhido.

Jesus por acaso criou alguma religião? Mandou ser feita a construção de templos, com diferentes denominações? Estabeleceu a "unção de pastor"? Jesus pedia dízimo? Resposta: Não, Não, Não e Não.

Tudo o que vemos hoje são criações humanas, criadas com o único propósito de desviar as pessoas do caminho da verdade e salvação.

Não adianta criticarmos tudo o que vemos hoje, se não entendermos que: NADA DISSO É O QUE DEUS QUIZ PARA NOS. Está escrito: "Conheça a verdade e a verdade vós libertará."

Não estou aqui para "evangelizar" ninguém, mas para deixar perguntas, dúvidas e lhes mostrar que essa aparente realidade foi inventada por nos mesmo, os planos do Criador, que deu seu filho por nos para morrer no madeiro (cruz), e o plano de seus pastores, que é enriquecer as custas de dízimos e ofertas, e principalmente através de escravização psicológica (observem que muitos pastores tem mestrado e até mesmo doutorado em psicologia), são completamente opostos.

Hoje, não participo de nenhum culto, denominação, religião etc, não pago nada a ninguém (já basta os impostos absurdos) e posso lhes garantir que o fardo é leve (minha vida é muito mais fácil) e estou em paz comigo mesmo e com Deus.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    sacia4 disse:
    Não adianta criticarmos tudo o que vemos hoje, se não entendermos que: NADA DISSO É O QUE DEUS QUIZ PARA NOS.
    Há dezenas de milhares de religiões, divididas em outras tantas seitas, todas elas certas de que sabem o que esse tal de "Deus" quer para nós.
    sacia4 disse:
    Está escrito: "Conheça a verdade e a verdade vós libertará."
    Está escrito num livro que ninguém sabe quem escreveu, resultado da seleção arbitrária, por gente que não conhecemos, de alguns poucos textos entre centenas.

Há outros livros ditos 'sagrados' e dizem coisas diferentes.

Mas concordo com a frase: "a verdade liberta". Ela me libertou da crendice.
    sacia4 disse:
    Hoje, não participo de nenhum culto, denominação, religião etc, não pago nada a ninguém (já basta os impostos absurdos) e posso lhes garantir que o fardo é leve (minha vida é muito mais fácil) e estou em paz comigo mesmo e com Deus.
    Se você acredita na Bíblia, tem uma religião, ainda que você seja o único que a siga.
    sacia4 disse:
    Não estou aqui para "evangelizar" ninguém, mas para deixar perguntas, dúvidas e lhes mostrar que essa aparente realidade foi inventada por nos mesmo,
    Há 14 anos que evangelizadores aparecem neste fórum e não conseguem nada. Pelo contrário, alguns se desconverteram.
    sacia4 disse: que deu seu filho por nos para morrer no madeiro (cruz),
    Há um tópico neste fórum sobre esta sua frase. Você não vai gostar dele.

http://www.antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?f=1&t=16950&sid=1c4574a0669417dc6fd08b1639a941c5

Post edited by Fernando_Silva on
  • NyarlathotepNyarlathotep Banido, Membro
    Perceba a contradição:
    sacia4 disse: Mas muitos dos que estão neste fórum (acredito eu), desconhecem o significado da palavra religião, que é: "Religar a Deus", ou "Religar o homem a Deus". Religião nada mais é do que uma tentativa do homem, através de suas ações alcançar a Deus, o que é literal e metaforicamente impossível. A salvação tantas vezes dita e ouvida só pode ser alcançada, se ela for dada por Deus (e ela foi, explicarei mais a frente.).
    Comparando com o trecho abaixo:
    sacia4 disse: Deus nunca deixou de amar as pessoas, de ter misericórdia por elas etc, e existem vários exemplos disso no Velho Testamento, em que pessoas de outros povos se incorporavam ao povo escolhido de Deus, mas antes da vinda de Jesus, e até mesmo hoje, existem pessoas tão presas aos ensinamentos e riquezas deste mundo, que negam a Deus de todas as formas possível e inimagináveis; sendo que na época no Antigo Testamento, havia a necessidade de se aniquilar tais pessoas, para que esses ensinamentos não contaminassem o povo escolhido.

Se Deus é amor, então quem pratica alguma religião (portanto religando com Deus) deveria praticar o amor. Contudo, as três grandes religiões monoteístas da História brigaram por muito tempo, e até hoje existe derramamento de sangue entre muçulmanos e judeus, muçulmanos e cristãos, diferentes seitas muçulmanas e cristãs entre si. Veja, por exemplo, o absurdo da guerra na Irlanda do Norte (católicos versus protestantes).
    Post edited by Nyarlathotep on
  • Azathoth disse: Se Deus é amor, então quem pratica alguma religião (portanto religando com Deus) deveria praticar o amor. Contudo, as três grandes religiões monoteístas da História brigaram por muito tempo, e até hoje existe derramamento de sangue entre muçulmanos e judeus, muçulmanos e cristãos, diferentes seitas muçulmanas e cristãs entre si. Veja, por exemplo, o absurdo da guerra na Irlanda do Norte (católicos versus protestantes).

Se você leu todo o meu tópico, você verá que Deus não criou nenhum religião. Todos os massacres e derramamentos de sangue são obras inteiramente humanas, Hitler por exemplo, foi um que recriou o cristianismo a sua imagem e semelhança só para poder justificar a matança de judeus. Deus sempre considerou todos os homens iguais, tanto que a única hierarquia pregada por Jesus é a de Pai e Filhos. Volto a dizer, só Deus pode vir ao homem, o homem não tem os meios, nem de a capacidade de ir até o Pai. A salvação é sempre de cima para baixo, nunca ao contrário, por isso foi necessária a vinda de seu filho, Jesus; que disse: Ninguém vai ao Pai senão por mim.
  • Fernando_Silva disse: Está escrito num livro que ninguém sabe quem escreveu, resultado da seleção arbitrária, por gente que não conhecemos, de alguns poucos textos entre centenas.

Há outros livros ditos 'sagrados' e dizem coisas diferentes.

Mas concordo com a frase: "a verdade liberta". Ela me libertou da crendice. Se você acredita na Bíblia, tem uma religião, ainda que você seja o único que a siga.

Primeiro sabe-se sim quem escreveu a Bíblia, tanto que cada livro pelo qual ela é composta tem o nome do autor, quando não, cita quem escreveu o livro na sua introdução, por exemplo: Lucas 1:3 : "igualmente a mim me pareceu bem, depois de haver investigado tudo cuidadosamente desde o começo, escrevê-los a ti, excelentíssimo Teófilo, de modo ordenado, [...]" - Teófilo para os que não sabem, foi um centurião romano que ordenou que fosse feito um relato da vida de Jesus.

Segundo, "resultado de uma seleção arbitrária"; você foi corretíssimo nesta afirmação, pois a Bíblia, foi escrita pelos católicos para o católicos, e quem diz isso não sou eu, mas o Padre Paulo Ricardo (). A Bíblia foi criada depois de muitos debates nos Concílios da Igreja Católica, antes disso ela era uma biblioteca gigantesca de livros diversos; eu não sou ninguém para tirar o mérito dos católicos da criação da Bíblia, mas temos de observar que nem Jesus, nem nenhum de seus seguidos tinha bíblia (que significa coletânea de livros), pergaminho ou qualquer outra coisa, pois qual a necessidade de um livro com mais de 1500 páginas, para simplesmente falar sobre o amor ao próximo.

Terceiro, crer ou não na Bíblia, não me faz ter um religião, do mesmo modo que você crer ou não em Deus, não lhe faz ter uma... Se fosse assim, ateísmo seria uma religião, e não é. É simplesmente a crença de que Deus não existe. Mesmo assim, vou citar um texto bíblico: Tiago 1:26-27 : "Se alguém se considera religioso e não refreia sua língua, mas engana o próprio coração, a sua religião é vã. A religião pura e sem mácula diante de nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e viúvas nas suas tribulações e guarda-se incontaminado do mundo." Se fazer o bem ao próximo me torna uma pessoa religiosa, então todas as pessoas de bem neste mundo fazem parte de uma religião e não sabem disso.

Acrescentando, se você leu meu início de tópico, entende que não é possível o homem alcançar a Deus, se sabe disso, também sabe que não se pode ensinar sobre algo que você não conhece ou alcançou. A Bíblia é uma obra humana, mas se você lê-la, verá que só Deus pode ensinar sobre Deus - quem diz isso é o apóstolo Paulo -, e que Deus nos ensina através do Espírito Santo. Que na minha opinião e experiência de vida, é sua consciência; pode reparar que quando você e a maioria das pessoas fazem algo que prejudica alguém, logo em seguida vem o remorso, a culpa, entre outros sentimentos. Você acha mesmo que o remorso é seu, se o que você fez só lhe beneficiou? De 2, uma, ou você é louco, ou algum fator externo está lhe fazendo se arrepender do que fez.

• Estou gostando muito do resultado deste tópico, e mesmo ele não tendo muito tempo de vida, vou acrescentar mais "lenha na fogueira". Eu tenho usado o nome 'Jesus' para fácil entendimento, mas lhes deixo a seguinte pergunta: Como o nome do filho de Deus é Jesus se no hebraico não existe a letra J? Lembrando:

1°)Que Jesus nasceu no país que conhecemos hoje como Israel, mesmo país que até hoje fala hebraico (mesmo tendo acrescentado o árabe com o tempo);
    2°)Que Bíblia foi escrita pelo homem (apóstolos, profetas, cobradores de impostos, entre outros), e "editada" pelos católicos para os católicos.

PS: Pesquisem, procurem a verdade, não tenham medo do que iram descobrir, mas não venham com as mentes cheias de preconceito, pois isto não lhes acrescentará nada neste debate.
  • sacia4 disse: PS: Pesquisem, procurem a verdade, não tenham medo do que iram descobrir, mas não venham com as mentes cheias de preconceito, pois isto não lhes acrescentará nada neste debate.

Não se preocupe, tenho coisas mais interessantes para debater.
    FUI!
  • Erivelton Júnior?

sacia4 disse: e quem diz isso não sou eu, mas o Padre Paulo Ricardo...

Bom de oratória, mas não é teólogo, nem historiador.
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • sacia4 disse: Estou gostando muito do resultado deste tópico

Então é só você.

• AyyavazhiAyyavazhi Membro
    sacia4 disse: e quem diz isso não sou eu, mas o Padre Paulo Ricardo...
    Acauan disse: Bom de oratória, mas não é teólogo, nem historiador.

Não é aquele cara do RPM?

Post edited by Ayyavazhi on
  • Acauan disse: Bom de oratória, mas não é teólogo, nem historiador.

Teólogo significa grosseiramente "ensinar sobre Deus", que já falei ser impossível. E não preciso ser historiador para estudar o mesmo. E você tem razão, Israel antigo não é igual a nova, nem em sua língua. Mas não se engane, tanto no hebraico arcaico, quanto no moderno, a letra J não existe.
  • Azathoth disse: Não se preocupe, tenho coisas mais interessantes para debater.

Sua falta de curiosidade é um desperdício, afinal, o mundo é movido por perguntar, não respostas.
    sacia4 disse: Mas não se engane, tanto no hebraico arcaico, quanto no moderno, a letra J não existe.

Talvez porque "J" seja uma letra latina e como todas que a antecedem e seguem neste alfabeto não existem no alfabeto hebraico antigo, que dentre outras peculiaridades não tinha vogais (sabia?).

Se está falando em similaridade fonética, deve ser por isto que o nome em questão se grafa em letras latinas "Yeshua Ben Yousef" ou variantes.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    sacia4 disse: Teólogo significa grosseiramente "ensinar sobre Deus"

Errado. Cheque a origem grega do termo.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Dica: A etimologia da palavra "teólogo" está contida no verso grego original abaixo:

En archē ēn ho Lógos, kai ho Lógos ēn pros ton Theón, kai Theós ēn ho Lógos.

Só prá testar (2)
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Ayyavazhi disse: Não é aquele cara do RPM?

Antes fosse. Paulo Ricardo (o do RPM) apresentou um documentário legal sobre os anos 80 recentemente, que me fez tremer ante à realidade de que aqueles tempos são arquivo histórico.

Mas o tal padre não é dos piores. Tropeça nas boas intenções vez por outra, mas no geral não fala bobagem.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • CameronCameron Membro
    sacia4 disse: Teólogo significa grosseiramente "ensinar sobre Deus", que já falei ser impossível.
    Esse tema foi discutido aqui com pontos bem interessantes, sobre a utilidade e abrangência da Teologia, aí vai alguns links mas se tiver disposição dê uma lida no tópico todo:

http://religiaoeveneno.com.br/discussion/comment/22916#Comment_22916

http://religiaoeveneno.com.br/discussion/comment/22966#Comment_22966

http://religiaoeveneno.com.br/discussion/comment/22969#Comment_22969

Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
    sacia4 disse: Primeiro sabe-se sim quem escreveu a Bíblia, tanto que cada livro pelo qual ela é composta tem o nome do autor, quando não, cita quem escreveu o livro na sua introdução, por exemplo: Lucas 1:3 : "igualmente a mim me pareceu bem, depois de haver investigado tudo cuidadosamente desde o começo, escrevê-los a ti, excelentíssimo Teófilo, de modo ordenado, [...]" - Teófilo para os que não sabem, foi um centurião romano que ordenou que fosse feito um relato da vida de Jesus.
    Se dizem "segundo Lucas", então foi baseado em Lucas?
    Teófilo mandou escreveu um relato sobre Jesus?
    E você acreditou...

Parece até o Erivelton, forista famoso por aqui:

"Jesus disse: 'Em verdade, em verdade vos digo...'. Duas vezes 'em verdade'. Verdade não é mentira".
    sacia4 disse: nem Jesus, nem nenhum de seus seguidos tinha bíblia (que significa coletânea de livros), pergaminho ou qualquer outra coisa, pois qual a necessidade de um livro com mais de 1500 páginas, para simplesmente falar sobre o amor ao próximo.
    Tipo "Ou me ama ou vai para o inferno pela eternidade?
    sacia4 disse: A Bíblia é uma obra humana, mas se você lê-la, verá que só Deus pode ensinar sobre Deus - quem diz isso é o apóstolo Paulo -, e que Deus nos ensina através do Espírito Santo.
    Esta é apenas a sua crença. Se você dissesse que a recebeu diretamente de Deus, eu não iria acreditar, mas, pelo menos, seria original. Entretanto, sua crença vem de um livro escrito por gente como a gente, mil vezes editado ao longo dos milênios.
    Você se acha muito original, com uma crença independente, e não percebe que apenas segue o que sua cultura enfiou na sua cabeça. Se tivesse nascido em outro lugar, estaria falando de outros deuses como se eles fossem a verdade absoluta.
    sacia4 disse: Você acha mesmo que o remorso é seu, se o que você fez só lhe beneficiou? De 2, uma, ou você é louco, ou algum fator externo está lhe fazendo se arrepender do que fez.
    O mal é aquilo que prejudica o próximo. Se ninguém foi prejudicado, não há nada de errado.
    Já o pecado é o descumprimento de um preceito religioso. Só é errado porque algum deus, supostamente, proibiu. Pode até ser virtude em outra religião.
    sacia4 disse:
    PS: Pesquisem, procurem a verdade, não tenham medo do que iram descobrir, mas não venham com as mentes cheias de preconceito, pois isto não lhes acrescentará nada neste debate.
    Já pesquisei. Já tirei minhas conclusões. Depois de uns 15 anos debatendo com crentes, não creio que eles ainda tenham algum argumento convincente, ou já o teriam jogado na minha cara.
    sacia4 disse: Como o nome do filho de Deus é Jesus se no hebraico não existe a letra J?
    Quem se importa se os nomes foram adaptados com o tempo?
    Maomé vem de Muhamad, que também não é escrito com caracteres latinos. E daí?
    sacia4 disse: 2°)Que Bíblia foi escrita pelo homem (apóstolos, profetas, cobradores de impostos, entre outros), e "editada" pelos católicos para os católicos.
    Sim, foi. E daí? Um livro mil vezes editado, que não passa de uma colcha de retalhos de mitos pré-existentes, filosofia grega, judaísmo etc.
    sacia4 disse: E você tem razão, Israel antigo não é igual a nova, nem em sua língua. Mas não se engane, tanto no hebraico arcaico, quanto no moderno, a letra J não existe.
    E daí?
  • Exclarecimentos sobre a Bíblia.

Mudou a gramática?
  • Acauan disse: Paulo Ricardo (o do RPM) apresentou um documentário legal sobre os anos 80 recentemente, que me fez tremer ante à realidade de que aqueles tempos são arquivo histórico.

Pena que eu não vi...

Acauan disse: Mas o tal padre não é dos piores. Tropeça nas boas intenções vez por outra, mas no geral não fala bobagem.

Não vou negar meu preconceito com essa gente, mas vou confiar no seu julgamento, sábio Índio.

• Fernando_Silva disse: Teófilo mandou escreveu um relato sobre Jesus?
    E você acreditou...

Se você pesquisou (o que duvido muito), foi de infinita má vontade, pois verá que, do mesmo jeito que existiu um centurião chamado Téofilo, descobrirá que não existe um único historiador que negue a existência de Jesus (amenos que professor de geologia e português também seja historiador, daí existem milhares para negar.), mesmo que não consigam provar.
    Fernando_Silva disse: Entretanto, sua crença vem de um livro escrito por gente como a gente, mil vezes editado ao longo dos milênios.

Não nego que o livro foi adaptado e editado milhares de vezes, não tinha epigrafes, passou a ter; não tinha divisão de capítulo e versículos, passou a ter; nomes foram trocados para facilitar o marketing em cima deste livro. Mas seu conteúdo nunca foi adulterado, e isto foi comprovado, graças a maior descoberta arqueologia do século passado, que foram os pergaminhos encontrados no Mar-Morto; comprovando a veracidade dos dados relatados na Bíblia.

Vou mais longe. Para muito que não sabem o antigo testamento da Bíblia é composto por livros que contam a história do povo de Israel - pelo menos a maior parte -, já o novo testamento, apenas os 5 primeiros são livros. Todos os outros "livros", na verdade são cartas, e cartas não se leem um capítulo e amanhã continuo. Você lê uma carta inteira para entender o que a pessoa que a enviou queria lhe comunicar. Em muitos templos por ai, você verá a prática de SOFISMA, que nada mais é do que pegar um versículo, e fazer 40 min. de enchimento de linguiça, justificando ideias malucas fora de contexto.

A leitura da bíblia é uma das leituras mais difíceis que há, pois exigem do leitor tempo (acho dificílimo este primeiro), conhecimento de contexto histórico e cultural do povo para qual se dirigia determinada carta.

Mesmo com tudo isto citado a cima, o centro de tudo e que não é necessário de bíblia, nem de nenhum suposto "texto sagrado" para ensinar, é o AMOR. Por isso que se diz, que primeiro se deve fazer parte de igreja - que não é um monte de tijolos e uma placa, mas composta por pessoas que se auxiliam nas suas necessidades -, para depois ler a bíblia.

Posso não concordar plenamente com o Padre Paulo Ricardo, mas não dispenso o conhecimento que ele reproduz.
    sacia4 disse:
    Se você pesquisou (o que duvido muito), foi de infinita má vontade, pois verá que, do mesmo jeito que existiu um centurião chamado Téofilo, descobrirá que não existe um único historiador que negue a existência de Jesus (amenos que professor de geologia e português também seja historiador, daí existem milhares para negar.), mesmo que não consigam provar.

A existência do Jesus dos evangelhos é artigo de fé. Nenhum historiador sério pode afirmar nada sobre ele e seus milagres. Já a existência de um homem cujos discípulos deram origem ao cristianismo / paulinismo é bem possível, mas, novamente, tudo o que temos são comentários de segunda ou terceira mão de gente que nasceu depois, alguns deles falsificações evidentes.

Tenho certeza de que você vai falar que Pilatos existiu, portanto blá-blá-blá. Sim, ele existiu. Algum centurião chamado Teófilo pode ter existido. E daí? N. York existe mesmo, mas isto não prova que o King Kong existiu.

Jesus, o incômodo silêncio da História
    http://www.antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?f=1&t=1940&p=42631&hilit=incômodo+silêncio&sid=65903d872fe5b6ceafc8b0aef01475eb#p42631
    sacia4 disse: Mas seu conteúdo nunca foi adulterado, e isto foi comprovado, graças a maior descoberta arqueologia do século passado, que foram os pergaminhos encontrados no Mar-Morto; comprovando a veracidade dos dados relatados na Bíblia.
    Os pergaminhos do Mar Morto confirmam apenas que o texto do Antigo Testamento não mudou muito desde uns 100 anos antes da era cristã. Não confirmam nada sobre sua veracidade, não confirmam nada sobre ele nunca ter mudado antes disto.

Editado: veja texto do Acauan abaixo.
    sacia4 disse:
    A leitura da bíblia é uma das leituras mais difíceis que há, pois exigem do leitor tempo (acho dificílimo este primeiro), conhecimento de contexto histórico e cultural do povo para qual se dirigia determinada carta.
    Não lhe parece um absurdo que um livro que seria fundamental para nossa salvação requeira conhecimento de línguas mortas, da cultura de povos que viveram há milhares de anos, e esteja sujeito a interpretações sempre duvidosas (dando origem a milhares de seitas cristãs) ?
    sacia4 disse: Mesmo com tudo isto citado a cima, o centro de tudo e que não é necessário de bíblia, nem de nenhum suposto "texto sagrado" para ensinar, é o AMOR.
    Depois de Deus Pai exterminar milhões de inocentes no AT, aparece Deus Filho e determina: "Ou me ama ou queimará eternamente no Inferno". Amor? Sei...
    sacia4 disse: Por isso que se diz, que primeiro se deve fazer parte de igreja - que não é um monte de tijolos e uma placa, mas composta por pessoas que se auxiliam nas suas necessidades -, para depois ler a bíblia.
    Um padre disse, há quase 130 anos (e foi excomungado): "Jesus nos prometeu o Reino dos Céus, mas o que veio foi a Igreja".

Mas ... você já não começou dizendo que não tinha religião? Agora diz que é preciso fazer parte de uma igreja?

E quer dizer que a mensagem desse tal de Deus é tão obscura que TALVEZ consigamos entender alguma coisa se juntarmos um grupo e tentarmos chegar a uma conclusão?
    Como eu disse, não é à toa que existem milhares de seitas diferentes e contraditórias entre si...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.