Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Comentários de adultos que a criança não entende mas vai guardando dentro de si criando uma 'sensação ruim'
Bom você está falando o que Freud teorizou , o complexo de édipo é isso .
Alguns passam por isso sem lesões emocionais outros não .
Você tem uma fixação no genitor de sexo oposto e esta fixação pode existir sem causar problemas mais sérios ou não.
Freud atribui o Complexo de Édipo às crianças de idade entre 3 e 6 anos. Ele disse que o estágio geralmente terminava quando a criança se identificava com o parente do mesmo sexo e reprimia seus instintos sexuais.
Tenho lido que em mulheres se chama complexo de Eletra , Jung.
A psicóloga que me trata é Junguiana .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Letícia Arcoverde pergunta
No meu período de estudante secundarista, estudei uma teoria de Sigmund Freud que explicava a paixão (???) da menina pelo pai até uma faixa etária, e também se este sentimento pode alongar-se durante a vida adulta. Gostaria de relembrar este conhecimento (parece-me que era Complexo de Helen).
Pela atenção, agradeço.
Um abraço.
Freud Explica responde
Segundo Sigmund Freud, o Complexo de Édipo verifica-se quando a criança atinge o período sexual fálico na segunda infância e dá-se então conta da diferença de sexos, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto no ambiente familiar. O conceito foi descrito e recebeu a designação de complexo por Carl Jung, que desenvolveu semelhantemente o conceito de complexo de Eletra.
Freud baseou-se na tragédia de Sófocles, Édipo Rei, chamando Complexo de Édipo à preferência velada do filho pela mãe, acompanhada de uma aversão clara pelo pai. Na peça (e na mitologia grega), Édipo matou seu pai Laio e desposou a própria mãe, Jocasta. Após descobrir que Jocasta era sua mãe, Édipo fura os seus olhos e Jocasta comete suicídio.
O complexo de Édipo é uma referência à ameaça de castração ocasionada pela destruição da organização genital fálica da criança, radicada na psicodinâmica libinal, que tem como pano de fundo as experiências lidinais que se iniciam na retirada do seio materno. Importante notar que a libido é uma energia sexual, mas não se constitui apenas na prática sexual, mas também nos investimentos que o indivíduo faz para obtenção do prazer.
Alguns conceitos em psicologia são particulares de algumas abordagens psicológicas e o complexo de Édipo é um conceito fundamental para a psicanálise, entendido, inclusive, como sendo universal e, portanto, característico de todos os seres humanos. O complexo de Édipo caracteriza-se por sentimentos contraditórios de amor e hostilidade. Metaforicamente, este conceito é visto como amor à mãe e ódio ao pai, mas esta idéia permanece, apenas, porque o mundo infantil resume-se a estas figuras parentais ou aos representantes delas.
A idéia central do conceito de complexo de Édipo inicia-se na ilusão de que o bebê tem de possuir proteção e amor total, o que é reforçado pelos cuidados intensivos que o recém nascido recebe por sua condição frágil. Esta proteção é relacionada, de maneira mais significativa, à figura materna. Mais ou menos aos três anos, a criança começa a entrar em contato com algumas situações em que sofre interdições. Estas interdições são facilmente exemplificadas pelas proibições que começam a acontecer nesta idade. A criança não pode mais fazer certas coisas porque já está “grandinha”, não pode mais passar a noite inteira na cama dos pais, andar pelado pela casa ou na praia, é incentivada a sentar de forma correta e controlar o esfíncter, além de outras cobranças. Neste momento, a criança começa a perceber que não é o centro do mundo e precisa renunciar ao mundo organizado em que se encontra e também à sua ilusão de proteção e amor total.
O complexo de Édipo é muito importante porque caracteriza a diferenciação do sujeito em relação aos pais. A criança começa a perceber que os pais pertencem a uma realidade cultural e que não podem se dedicar somente a ela porque possuem outros compromissos, como é o caso do trabalho, de amigos e de todas as outras atividades. A figura do pai representa a inserção da criança na cultura, é a ordem cultural. A criança também começa a perceber que o pai pertence à mãe e por isso dirige sentimentos hostis a ele.
Estes sentimentos são contraditórios porque a criança também ama esta figura que hostiliza. A diferenciação do sujeito é permeada pela identificação da criança com um dos pais. Na identificação positiva, o menino identifica-se com o pai e a menina com a mãe. O menino tem o desejo de ser forte como o pai e ao mesmo tempo tem “ódio” pelo ciúme da mãe. A menina é hostil à mãe porque ela possui o pai e ao mesmo tempo quer se parecer com ela para competir e tem medo de perder o amor da mãe, que foi sempre tão acolhedora.
Na identificação negativa, o medo de perder aquele a quem hostilizamos faz com que a identificação aconteça com a figura de sexo oposto e isto pode gerar comportamentos homossexuais. Nesta fase, a repressão ao ódio e à vontade de permanecer em “berço esplêndido” é muito forte e o sujeito desenvolve mecanismos mais racionais para sua inserção cultural.
Com o aparecimento do complexo de Édipo, a criança sai do reinado dos impulsos, dos instintos e passa para um plano mais racional. A pessoa que não consegue fazer a passagem da ilusão/superproteção para a cultura, se psicotiza.
O complexo de Electra define-se como sendo uma atitude emocional que, segundo as doutrinas psicanalíticas, todas as meninas têm para com a sua mãe; trata-se de uma atitude que implica uma identificação tão completa com a mãe que a filha deseja, inconscientemente, eliminá-la e possuir o pai. Freud referia-se a ele como Complexo de Édipo Feminino, tendo Jung dado o nome "Complexo de Electra", baseando-se no mito de Eletra, filha de Agamemnon. Freud rejeitava o uso de tal termo por este enfatizar a analogia da atitude entre os dois sexos.
O complexo de Electra é, muitas vezes, incluído no complexo de Edipo, já que os princípios que se aplicam a ambos são muito semelhantes.
Fonte: Wikipedia a enciclopédia livre
às 09:41
Assuntos: Conceito, Freud Explica Responde, Wikipedia
14 comentários:
Anônimo disse...
ja convivi com um ser masculino portador deste complexo. e incrivel como se encaixa.
ele se perdeu n e homem nem mulher e somente um louco.
4/6/10 15:24
Anônimo disse...
aaah vai comar no cú , isso é ridículo se freud queria comer a màe dele , foda-se , mas ele nào pode falar pelos outros , convivo com crianças e nunca vi esse tipo de relacionamento doentio ! freud era um imbecil
17/4/11 12:30
Anônimo disse...
Pois eu não so vi como convivo com isso minha enteada desenvouveu essa sindrome e posso afirmar que é muito dificil conviver com isso pois por mais que eu tente egrada-la ela me odeia, pois se as crianças passa a nao gostar da propria mãe imagina sendo a madrasta, ela ja disse varias vezes que vai me matar, adimito tenho medo quando ela crescer.
16/5/11 16:43
Anônimo disse...
Pessoal, parem de ser ignorantes..... o complexo de édipo nao é um Sindrome como disseram... e nao se trata de uma conotação piramente sexual... com certeza o esperto que disse que Freud queria "comer" a mãe, nao deve ter se desenvolvido como humano e mantem-se retraído na nao elaboração do Édipo... amigo.. caso nao tenha conseguido elaborar essa leitura... começe do início... se informe... ou procure um terapeuta.!!!!
14/6/11 16:15
Anônimo disse...
Durante muito tempo eu percebia atitudes um tanto estranhas em minha filha,agora que ficou impossivel a convivência em virtude destes comportamentos,procurei saber alguma coisa sobre o complexo de Electra.Estou impressionado.Tudo fecha.
12/10/11 18:36
Anônimo disse...
Gente, cuidado com falta de conhecimento, falar é fácil, mas estudar e saber do que se fala é um pouco melhor. O complexo de édipo é parte integrante do desenvolvimento, é normal as pessoas passarem por está FASE do desenvolvimento, contudo é um momento em que não se demonstra de modo tão explicito, é algo sutil, mas importantíssimo para o desenvolvimento.
16/10/11 18:15
Anônimo disse...
Estou acabando de ler um livro onde o autor se baseia nestes complexos.Eu sou entiada e não entendia a minha raiva contra o meu padrasto como tb não entendia pq homens agiam de serta forma em relação a mim agora entendo, porém essas informações não me dwram nenhuma ideia de como melhorar a minha vida.Por quê?
1/2/12 15:40
Deisi disse...
Se vc ñ entende sua raiva, melhor seria vc fazer análise com um terapeuta. Pois, ao contrário do que muita gente pensa, psicólogo é pra todo mundo que tenha algum conteúdo que precise resolver e demande reflexão. Para que assim, os comportamentos possam ser entendidos e se preciso, alterados.
6/2/12 09:01
Anônimo disse...
É possível que este complexo se estabeleça na idade adulta ? Suponha que o pai passe a ter ciúmes do filho, que recebe muita atenção e carinho da mãe,privando o pai de sua mulher.Isso poderia desenvolver uma espécie de complexo no pai,tipo uma infantilização pela carência,onde o filho passa a ser visto como um ideal e ao mesmo tempo um rival?
Espero ter conseguido formular a pergunta e espero também que esteja de alguma forma dentro do contexto.
17/6/12 23:08
Anônimo disse...
Essa fase que todos nós passamos é INCONSCIENTE.!
22/8/12 14:00
Anônimo disse...
Eu estou passando por uma fase, onde o comportamento do meu filho de3 anos é diferente quando está com o pai. Ele me ignora totalmente , me anula. Eu fico super mal, amo meu filho e ele me rejeita quando meu marido esta junto
11/12/12 22:32
Débora disse...
De acordo com a téoria de Freud isso que você relatou sobre seu filho está acontecendo um processo negativo na fase de definição do sexo da criança. Você precisa reverter esse processo de formação dele, pois podera acontecer o homessexualismo quando crescer,converse com um psicologo ele podera lhe ajudar.
15/1/13 12:03
Anônimo disse...
Sou mãe solteira e minha filha única de 5 anos está me infernizando de ciúmes por conta de meu namorado e também de qualquer criança menor que ela aquem eu dê atenção.Tento explicar mas não adianta, o comportamento hostil para com outras crinças está deixando minha vida social problemática. O que fazer? 33
16/1/13 11:59
Anônimo disse...
O que fazer?
Para vc e para o pai que acha que ele tem o tal complexo negativo:
Procurar um terapeuta urgente.
todos precisam de um tarapeuta, mas de um bom, não esses de planos de saude. Tem que investir nisso, pque controlado esse desiquilibrio e conhecendo pque o faz, vc passa a ter mais controle da propria vida, vale a pena, isso é impagável!
6/5/13 14:29
http://freudexplicablog.blogspot.com.br/2008/08/freud-explica-responde-o-complexo-de.html
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Ver no meu caso foi um "detonar" o complexo, isso me parece tão claro...
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Esses complexos não existem.
Não tenho idéia de qual seja seu diagnóstico mas complexo de Édipo sei que não é.
Ei doce Sal que mal Freud te fez ? rsrsrsrs
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Viro bicho feio quando mexem com crianças
Entendo ,
Só uma pergunta você acha que a criança é assexuada ?
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Até uns dois anos é sim mas entenda o seguinte, criança não tem a idéia de sexo do adulto, não tem nada nem parecido, ela é inocente na verdadeira acepção da palavra.
Esses profissionais seguem autores como se eles fossem filósofos, como se fosse escolas psicanalistas e cada uma com a própria verdade e/ou visão de mundo.
Interessante que na medicina, até onde eu saiba, não existe essa de fulano ou sicrano, com exceção, é claro, da pseudo-medicina.
Eu acho que a psiquiatria e psicologia evoluíram muito, ou deveriam ter evoluído, desde o surgimento da neurociência. Acho que a neurociência é a divisora de águas do estudo da mente humana.
Freud desenvolveu suas teorias com base em suas experiências pessoais e no trato com dondocas vienenses. Nada que se pudesse chamar de amostragem representativa.
Mesmo assim tirou conclusões cientificamente inadmissíveis, como a de que o Complexo de Édipo é universal. Pouco mais se pode dizer do legado de Freud que não uma abordagem criativa e interessante sobre aspectos subterrâneos da personalidade, mas nada que se possa chamar de ciência.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Aqui acho que ele acertou , sendo esse um pilar de suas teorias, derruba-se isso derruba-se a teoria psicanalítica, onde o momento central/crucial da constituição do sujeito situa-se no campo da "cena" edípica .
Isso é realmente interessante, como eu disse.
Falta empirismo sim .Aí a coisa complica.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Nem se pode chamar de amostragem, que exige métodos estatísticos de representação de um Universo. Freud simplesmente atendeu as dondocas que bateram à sua porta e concluiu que o que se aplicava a elas - e a ele - se aplicava ao mundo.
Para ser derrubado tem que haver o que derrubar. "Cena Edípica" é uma entidade que não existe fora do universo freudiano. Ou em termos mais técnicos, não é uma teoria falseável.
Não apenas empirismo, como método. O motor das ideias de Freud é uma imaginação criativa. Esta é uma componente importante da ciência, mas isolada é apenas ficção.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Que ele acertou a respeito da ação inconsciente acho que é evidente.
A favor dele está o número de estudiosos que ainda consideram sua teoria.
Embora você já tenha comentado algo a respeito sobre esta aceitação neste tópico, é para mim muito interessante que em meu caso a sua teoria se encache .
Acho muita , muita coincidência que eu tenha o mesmo sintoma que tive com 12 anos ainda hoje quando abordo o fato que relatei .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
O ato inconsciente é uma realidade constatável no dia a dia. Basta observar digitadores experientes, cujos dedos parecem encontrar as teclas certas sem que o operador se preocupe em comandá-los.
Também é uma conclusão direta da relação de causa e efeito. Se existe um pensamento consciente, sua causa deve estar em outro nível.
O problema não é o inconsciente em si, que é um conceito vago demais para sustentar uma teoria científica.
O que pega são os simbolismos que Freud atribui ao inconsciente e as certezas que atribui a estes simbolismos como se fossem realidades concretas da mente, que ele esperava um dia pudessem ser detectados nos processos neurais. Até hoje, nem sombra disto e pelo andar da carruagem ela vai em sentido oposto.
E estudiosos que defenderam Freud a vida toda não darão o braço a torcer tão fácil, mas cada dia tá mais difícil se dizer Freudiano e não explicar os limites da autodefinição.
Teorias bem encaixadas indica apenas que elas foram bem imaginadas.
Muita coisa se encaixa na teoria de Däniken sobre os deuses astronautas.
Mas há uma longa estrada entre a teoria se encaixar e se validar.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Pele Amarela , outro dia dou continuação a este diálogo , o tico e o teco não estão bem sincronizados hoje , acabei de sair da terapia.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
100% de acordo .Freud também.
Mas já que existe vamos estuda-lo certo ? Freud teorizou .
A ciência e o rigor do método científico não é o conhecimento real de tudo que existe e você sabe disso .
Então qualquer coisa que não possa ser compreendida pela ciência não conta como conhecimento ? Isso seria monopolizar o conhecimento.
Percebo que nem tudo é reprodutível, um exemplo clássico é o da história humana, a história dos atos humanos não é reproduzível,são muitas vezes exemplos raros e também únicos e fazem parte do saber .
A reprodutibilidade é um instrumento essencial da ciência e por incrível que pareça é também uma grande limitação da ciência.
A ciência tem a habilidade de expressar os resultados de qualquer observação experimental e muitas vezes o resultado é expresso em termos matemáticos, mas há outros meios também .Nem tudo no mundo possui este tipo de clareza.
Músicos , pessoas que estudam música , nesta , a exemplos que caracterizam Gênios , Bach , Mozart etc...Tudo bem que possamos "matematizar" a música, mas ainda assim é algo muito abstrato.
Há muitas disciplinas que não são inerentemente científicas ,não se pode reproduzir ou se quer medir , a ciência é diferente também das análises políticas , da sociologia ,jurisprudência, etc... Nenhuma dessas coisas é ciência em seu rigor , mas são conhecimentos reais.
Por outro lado fiz uma pesquisa sobre o complexo de édipo e vi muitos comentários de pessoas que foram tratadas com eficácia partindo deste princípio.Sei que você vai repetir"Teorias bem encaixadas indica apenas que elas foram bem imaginadas", mas acho que este não é o caso .
Sei que você vai me refutar e eu vou ficar parecendo um idiota , mas aprender com você vale o custo rsrsrsrsr.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif