Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Crítica a Freud

2»

Comentários

• emmcri disse: Como explicar os sintomas aparecerem antes de eu entender nada de Freud ?

Comentários de adultos que a criança não entende mas vai guardando dentro de si criando uma 'sensação ruim'
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • emmedradoemmedrado Membro
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    salgueiro disse: Comentários de adultos que a criança não entende mas vai guardando dentro de si criando uma 'sensação ruim'

Bom você está falando o que Freud teorizou , o complexo de édipo é isso .
    Alguns passam por isso sem lesões emocionais outros não .
    Você tem uma fixação no genitor de sexo oposto e esta fixação pode existir sem causar problemas mais sérios ou não.
    Freud atribui o Complexo de Édipo às crianças de idade entre 3 e 6 anos. Ele disse que o estágio geralmente terminava quando a criança se identificava com o parente do mesmo sexo e reprimia seus instintos sexuais.
    Tenho lido que em mulheres se chama complexo de Eletra , Jung.
    A psicóloga que me trata é Junguiana .
    Post edited by emmedrado on
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • FREUD EXPLICA RESPONDE: O COMPLEXO DE ÉDIPO E DE ELETRA
    Letícia Arcoverde pergunta

No meu período de estudante secundarista, estudei uma teoria de Sigmund Freud que explicava a paixão (???) da menina pelo pai até uma faixa etária, e também se este sentimento pode alongar-se durante a vida adulta. Gostaria de relembrar este conhecimento (parece-me que era Complexo de Helen).

Pela atenção, agradeço.

Um abraço.

Freud Explica responde

Segundo Sigmund Freud, o Complexo de Édipo verifica-se quando a criança atinge o período sexual fálico na segunda infância e dá-se então conta da diferença de sexos, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto no ambiente familiar. O conceito foi descrito e recebeu a designação de complexo por Carl Jung, que desenvolveu semelhantemente o conceito de complexo de Eletra.

Freud baseou-se na tragédia de Sófocles, Édipo Rei, chamando Complexo de Édipo à preferência velada do filho pela mãe, acompanhada de uma aversão clara pelo pai. Na peça (e na mitologia grega), Édipo matou seu pai Laio e desposou a própria mãe, Jocasta. Após descobrir que Jocasta era sua mãe, Édipo fura os seus olhos e Jocasta comete suicídio.

O complexo de Édipo é uma referência à ameaça de castração ocasionada pela destruição da organização genital fálica da criança, radicada na psicodinâmica libinal, que tem como pano de fundo as experiências lidinais que se iniciam na retirada do seio materno. Importante notar que a libido é uma energia sexual, mas não se constitui apenas na prática sexual, mas também nos investimentos que o indivíduo faz para obtenção do prazer.

Alguns conceitos em psicologia são particulares de algumas abordagens psicológicas e o complexo de Édipo é um conceito fundamental para a psicanálise, entendido, inclusive, como sendo universal e, portanto, característico de todos os seres humanos. O complexo de Édipo caracteriza-se por sentimentos contraditórios de amor e hostilidade. Metaforicamente, este conceito é visto como amor à mãe e ódio ao pai, mas esta idéia permanece, apenas, porque o mundo infantil resume-se a estas figuras parentais ou aos representantes delas.

A idéia central do conceito de complexo de Édipo inicia-se na ilusão de que o bebê tem de possuir proteção e amor total, o que é reforçado pelos cuidados intensivos que o recém nascido recebe por sua condição frágil. Esta proteção é relacionada, de maneira mais significativa, à figura materna. Mais ou menos aos três anos, a criança começa a entrar em contato com algumas situações em que sofre interdições. Estas interdições são facilmente exemplificadas pelas proibições que começam a acontecer nesta idade. A criança não pode mais fazer certas coisas porque já está “grandinha”, não pode mais passar a noite inteira na cama dos pais, andar pelado pela casa ou na praia, é incentivada a sentar de forma correta e controlar o esfíncter, além de outras cobranças. Neste momento, a criança começa a perceber que não é o centro do mundo e precisa renunciar ao mundo organizado em que se encontra e também à sua ilusão de proteção e amor total.

O complexo de Édipo é muito importante porque caracteriza a diferenciação do sujeito em relação aos pais. A criança começa a perceber que os pais pertencem a uma realidade cultural e que não podem se dedicar somente a ela porque possuem outros compromissos, como é o caso do trabalho, de amigos e de todas as outras atividades. A figura do pai representa a inserção da criança na cultura, é a ordem cultural. A criança também começa a perceber que o pai pertence à mãe e por isso dirige sentimentos hostis a ele.

Estes sentimentos são contraditórios porque a criança também ama esta figura que hostiliza. A diferenciação do sujeito é permeada pela identificação da criança com um dos pais. Na identificação positiva, o menino identifica-se com o pai e a menina com a mãe. O menino tem o desejo de ser forte como o pai e ao mesmo tempo tem “ódio” pelo ciúme da mãe. A menina é hostil à mãe porque ela possui o pai e ao mesmo tempo quer se parecer com ela para competir e tem medo de perder o amor da mãe, que foi sempre tão acolhedora.

Na identificação negativa, o medo de perder aquele a quem hostilizamos faz com que a identificação aconteça com a figura de sexo oposto e isto pode gerar comportamentos homossexuais. Nesta fase, a repressão ao ódio e à vontade de permanecer em “berço esplêndido” é muito forte e o sujeito desenvolve mecanismos mais racionais para sua inserção cultural.

Com o aparecimento do complexo de Édipo, a criança sai do reinado dos impulsos, dos instintos e passa para um plano mais racional. A pessoa que não consegue fazer a passagem da ilusão/superproteção para a cultura, se psicotiza.

O complexo de Electra define-se como sendo uma atitude emocional que, segundo as doutrinas psicanalíticas, todas as meninas têm para com a sua mãe; trata-se de uma atitude que implica uma identificação tão completa com a mãe que a filha deseja, inconscientemente, eliminá-la e possuir o pai. Freud referia-se a ele como Complexo de Édipo Feminino, tendo Jung dado o nome "Complexo de Electra", baseando-se no mito de Eletra, filha de Agamemnon. Freud rejeitava o uso de tal termo por este enfatizar a analogia da atitude entre os dois sexos.
    O complexo de Electra é, muitas vezes, incluído no complexo de Edipo, já que os princípios que se aplicam a ambos são muito semelhantes.

Fonte: Wikipedia a enciclopédia livre

às 09:41
    Assuntos: Conceito, Freud Explica Responde, Wikipedia
    14 comentários:
    Anônimo disse...
    ja convivi com um ser masculino portador deste complexo. e incrivel como se encaixa.
    ele se perdeu n e homem nem mulher e somente um louco.
    4/6/10 15:24
    Anônimo disse...
    aaah vai comar no cú , isso é ridículo se freud queria comer a màe dele , foda-se , mas ele nào pode falar pelos outros , convivo com crianças e nunca vi esse tipo de relacionamento doentio ! freud era um imbecil
    17/4/11 12:30
    Anônimo disse...
    Pois eu não so vi como convivo com isso minha enteada desenvouveu essa sindrome e posso afirmar que é muito dificil conviver com isso pois por mais que eu tente egrada-la ela me odeia, pois se as crianças passa a nao gostar da propria mãe imagina sendo a madrasta, ela ja disse varias vezes que vai me matar, adimito tenho medo quando ela crescer.
    16/5/11 16:43
    Anônimo disse...
    Pessoal, parem de ser ignorantes..... o complexo de édipo nao é um Sindrome como disseram... e nao se trata de uma conotação piramente sexual... com certeza o esperto que disse que Freud queria "comer" a mãe, nao deve ter se desenvolvido como humano e mantem-se retraído na nao elaboração do Édipo... amigo.. caso nao tenha conseguido elaborar essa leitura... começe do início... se informe... ou procure um terapeuta.!!!!
    14/6/11 16:15
    Anônimo disse...
    Durante muito tempo eu percebia atitudes um tanto estranhas em minha filha,agora que ficou impossivel a convivência em virtude destes comportamentos,procurei saber alguma coisa sobre o complexo de Electra.Estou impressionado.Tudo fecha.
    12/10/11 18:36
    Anônimo disse...
    Gente, cuidado com falta de conhecimento, falar é fácil, mas estudar e saber do que se fala é um pouco melhor. O complexo de édipo é parte integrante do desenvolvimento, é normal as pessoas passarem por está FASE do desenvolvimento, contudo é um momento em que não se demonstra de modo tão explicito, é algo sutil, mas importantíssimo para o desenvolvimento.
    16/10/11 18:15
    Anônimo disse...
    Estou acabando de ler um livro onde o autor se baseia nestes complexos.Eu sou entiada e não entendia a minha raiva contra o meu padrasto como tb não entendia pq homens agiam de serta forma em relação a mim agora entendo, porém essas informações não me dwram nenhuma ideia de como melhorar a minha vida.Por quê?
    1/2/12 15:40
    Deisi disse...
    Se vc ñ entende sua raiva, melhor seria vc fazer análise com um terapeuta. Pois, ao contrário do que muita gente pensa, psicólogo é pra todo mundo que tenha algum conteúdo que precise resolver e demande reflexão. Para que assim, os comportamentos possam ser entendidos e se preciso, alterados.
    6/2/12 09:01
    Anônimo disse...
    É possível que este complexo se estabeleça na idade adulta ? Suponha que o pai passe a ter ciúmes do filho, que recebe muita atenção e carinho da mãe,privando o pai de sua mulher.Isso poderia desenvolver uma espécie de complexo no pai,tipo uma infantilização pela carência,onde o filho passa a ser visto como um ideal e ao mesmo tempo um rival?
    Espero ter conseguido formular a pergunta e espero também que esteja de alguma forma dentro do contexto.
    17/6/12 23:08
    Anônimo disse...
    Essa fase que todos nós passamos é INCONSCIENTE.!
    22/8/12 14:00
    Anônimo disse...
    Eu estou passando por uma fase, onde o comportamento do meu filho de3 anos é diferente quando está com o pai. Ele me ignora totalmente , me anula. Eu fico super mal, amo meu filho e ele me rejeita quando meu marido esta junto
    11/12/12 22:32
    Débora disse...
    De acordo com a téoria de Freud isso que você relatou sobre seu filho está acontecendo um processo negativo na fase de definição do sexo da criança. Você precisa reverter esse processo de formação dele, pois podera acontecer o homessexualismo quando crescer,converse com um psicologo ele podera lhe ajudar.
    15/1/13 12:03
    Anônimo disse...
    Sou mãe solteira e minha filha única de 5 anos está me infernizando de ciúmes por conta de meu namorado e também de qualquer criança menor que ela aquem eu dê atenção.Tento explicar mas não adianta, o comportamento hostil para com outras crinças está deixando minha vida social problemática. O que fazer? 33
    16/1/13 11:59
    Anônimo disse...
    O que fazer?
    Para vc e para o pai que acha que ele tem o tal complexo negativo:
    Procurar um terapeuta urgente.
    todos precisam de um tarapeuta, mas de um bom, não esses de planos de saude. Tem que investir nisso, pque controlado esse desiquilibrio e conhecendo pque o faz, vc passa a ter mais controle da propria vida, vale a pena, isso é impagável!
    6/5/13 14:29

http://freudexplicablog.blogspot.com.br/2008/08/freud-explica-responde-o-complexo-de.html
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Click aqui :
  • Não Emmcri, ver a mãe ou o pai sem roupa não gera complexos, é natural, a nudez é natural.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
    salgueiro disse: Não Emmcri, ver a mãe ou o pai sem roupa não gera complexos, é natural, a nudez é natural.

Ver no meu caso foi um "detonar" o complexo, isso me parece tão claro...
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • Emmcri, Freud era só um imbecil pomposo e as teorias dele só me fazem pensar em um grandessíssimo filho da puta em querer dar nó em cabeças alheias.

Esses complexos não existem.

Não tenho idéia de qual seja seu diagnóstico mas complexo de Édipo sei que não é.

• salgueiro disse: Emmcri, Freud era só um imbecil pomposo e as teorias dele só me fazem pensar em um grandessíssimo filho da puta em querer dar nó em cabeças alheias.

Esses complexos não existem.

Não tenho idéia de qual seja seu diagnóstico mas complexo de Édipo sei que não é.

Ei doce Sal que mal Freud te fez ? rsrsrsrs
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • emmcri disse: Ei doce Sal que mal Freud te fez ? rsrsrsr

Viro bicho feio quando mexem com crianças
  • salgueiro disse: Viro bicho feio quando mexem com crianças

Entendo ,
    Só uma pergunta você acha que a criança é assexuada ?
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • emmcri disse: Só uma pergunta você acha que a criança é assexuada ?

Até uns dois anos é sim mas entenda o seguinte, criança não tem a idéia de sexo do adulto, não tem nada nem parecido, ela é inocente na verdadeira acepção da palavra.
  • emmcri disse: A psicóloga que me trata é Junguiana .

Esses profissionais seguem autores como se eles fossem filósofos, como se fosse escolas psicanalistas e cada uma com a própria verdade e/ou visão de mundo.

Interessante que na medicina, até onde eu saiba, não existe essa de fulano ou sicrano, com exceção, é claro, da pseudo-medicina.

Eu acho que a psiquiatria e psicologia evoluíram muito, ou deveriam ter evoluído, desde o surgimento da neurociência. Acho que a neurociência é a divisora de águas do estudo da mente humana.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    emmcri disse: Acho que Freud identificou isso com pacientes e com ele mesmo. Ele teorizou em cima de N sintomas que ao estudar lhe pareceu esta a causa.
    Não me lembro profundamente dos ensinamentos de Freud , sofro de déficit de atenção e é natural que mesmo estudando muito um assunto esqueça o que estudei,mas me é claro que a fixação no genitor de sexo oposto pode ser verificada em várias pessoas, umas não sendo incomodadas por tal e outras sendo. Acho Freud meio tarado, desconfio até que traçou a própria filha , mas ele tem argumentações bem interessantes.Só não me lembro bem as que concordo e as que discordo.

Freud desenvolveu suas teorias com base em suas experiências pessoais e no trato com dondocas vienenses. Nada que se pudesse chamar de amostragem representativa.
    Mesmo assim tirou conclusões cientificamente inadmissíveis, como a de que o Complexo de Édipo é universal. Pouco mais se pode dizer do legado de Freud que não uma abordagem criativa e interessante sobre aspectos subterrâneos da personalidade, mas nada que se possa chamar de ciência.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
    Acauan disse: Freud desenvolveu suas teorias com base em suas experiências pessoais e no trato com dondocas vienenses. Nada que se pudesse chamar de amostragem representativa.
    Ok mas é algum tipo de amostragem mesmo que pequena e tosca.

Acauan disse: Mesmo assim tirou conclusões cientificamente inadmissíveis, como a de que o Complexo de Édipo é universal.

Aqui acho que ele acertou , sendo esse um pilar de suas teorias, derruba-se isso derruba-se a teoria psicanalítica, onde o momento central/crucial da constituição do sujeito situa-se no campo da "cena" edípica .

Acauan disse: Pouco mais se pode dizer do legado de Freud que não uma abordagem criativa e interessante sobre aspectos subterrâneos da personalidade,

Isso é realmente interessante, como eu disse.

Acauan disse: mas nada que se possa chamar de ciência.

Falta empirismo sim .Aí a coisa complica.
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Moises disse: Eu acho que a psiquiatria e psicologia evoluíram muito, ou deveriam ter evoluído, desde o surgimento da neurociência. Acho que a neurociência é a divisora de águas do estudo da mente humana.
    Talvez elas sejam em relação à neurociência o que a alquimia e a astrologia são em relação à química e à astronomia.
    emmcri disse: Ok mas é algum tipo de amostragem mesmo que pequena e tosca.

Nem se pode chamar de amostragem, que exige métodos estatísticos de representação de um Universo. Freud simplesmente atendeu as dondocas que bateram à sua porta e concluiu que o que se aplicava a elas - e a ele - se aplicava ao mundo.
    emmcri disse: Aqui acho que ele acertou , sendo esse um pilar de suas teorias, derruba-se isso derruba-se a teoria psicanalítica, onde o momento central/crucial da constituição do sujeito situa-se no campo da "cena" edípica .

Para ser derrubado tem que haver o que derrubar. "Cena Edípica" é uma entidade que não existe fora do universo freudiano. Ou em termos mais técnicos, não é uma teoria falseável.
    emmcri disse: Falta empirismo sim .Aí a coisa complica.

Não apenas empirismo, como método. O motor das ideias de Freud é uma imaginação criativa. Esta é uma componente importante da ciência, mas isolada é apenas ficção.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Nem se pode chamar de amostragem, que exige métodos estatísticos de representação de um Universo. Freud simplesmente atendeu as dondocas que bateram à sua porta e concluiu que o que se aplicava a elas - e a ele - se aplicava ao mundo.
    Para ser derrubado tem que haver o que derrubar. "Cena Edípica" é uma entidade que não existe fora do universo freudiano. Ou em termos mais técnicos, não é uma teoria falseável.
    Não apenas empirismo, como método. O motor das ideias de Freud é uma imaginação criativa. Esta é uma componente importante da ciência, mas isolada é apenas ficção.

Que ele acertou a respeito da ação inconsciente acho que é evidente.
    A favor dele está o número de estudiosos que ainda consideram sua teoria.
    Embora você já tenha comentado algo a respeito sobre esta aceitação neste tópico, é para mim muito interessante que em meu caso a sua teoria se encache .
    Acho muita , muita coincidência que eu tenha o mesmo sintoma que tive com 12 anos ainda hoje quando abordo o fato que relatei .
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
    emmcri disse: Que ele acertou a respeito da ação inconsciente acho que é evidente. A favor dele está o número de estudiosos que ainda consideram sua teoria.

O ato inconsciente é uma realidade constatável no dia a dia. Basta observar digitadores experientes, cujos dedos parecem encontrar as teclas certas sem que o operador se preocupe em comandá-los.
    Também é uma conclusão direta da relação de causa e efeito. Se existe um pensamento consciente, sua causa deve estar em outro nível.
    O problema não é o inconsciente em si, que é um conceito vago demais para sustentar uma teoria científica.
    O que pega são os simbolismos que Freud atribui ao inconsciente e as certezas que atribui a estes simbolismos como se fossem realidades concretas da mente, que ele esperava um dia pudessem ser detectados nos processos neurais. Até hoje, nem sombra disto e pelo andar da carruagem ela vai em sentido oposto.

E estudiosos que defenderam Freud a vida toda não darão o braço a torcer tão fácil, mas cada dia tá mais difícil se dizer Freudiano e não explicar os limites da autodefinição.

emmcri disse: Embora você já tenha comentado algo a respeito sobre esta aceitação neste tópico, é para mim muito interessante que em meu caso a sua teoria se encache. Acho muita , muita coincidência que eu tenha o mesmo sintoma que tive com 12 anos ainda hoje quando abordo o fato que relatei .

Teorias bem encaixadas indica apenas que elas foram bem imaginadas.
    Muita coisa se encaixa na teoria de Däniken sobre os deuses astronautas.
    Mas há uma longa estrada entre a teoria se encaixar e se validar.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: O ato inconsciente é uma realidade constatável no dia a dia. Basta observar digitadores experientes, cujos dedos parecem encontrar as teclas certas sem que o operador se preocupe em comandá-los.
    Também é uma conclusão direta da relação de causa e efeito. Se existe um pensamento consciente, sua causa deve estar em outro nível.
    O problema não é o inconsciente em si, que é um conceito vago demais para sustentar uma teoria científica.
    O que pega são os simbolismos que Freud atribui ao inconsciente e as certezas que atribui a estes simbolismos como se fossem realidades concretas da mente, que ele esperava um dia pudessem ser detectados nos processos neurais. Até hoje, nem sombra disto e pelo andar da carruagem ela vai em sentido oposto.

E estudiosos que defenderam Freud a vida toda não darão o braço a torcer tão fácil, mas cada dia tá mais difícil se dizer Freudiano e não explicar os limites da autodefinição.

emmcri disse: Embora você já tenha comentado algo a respeito sobre esta aceitação neste tópico, é para mim muito interessante que em meu caso a sua teoria se encache. Acho muita , muita coincidência que eu tenha o mesmo sintoma que tive com 12 anos ainda hoje quando abordo o fato que relatei .

Teorias bem encaixadas indica apenas que elas foram bem imaginadas.
    Muita coisa se encaixa na teoria de Däniken sobre os deuses astronautas.
    Mas há uma longa estrada entre a teoria se encaixar e se validar.

Pele Amarela , outro dia dou continuação a este diálogo , o tico e o teco não estão bem sincronizados hoje , acabei de sair da terapia.
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
    Acauan disse: O ato inconsciente é uma realidade constatável no dia a dia. Basta observar digitadores experientes, cujos dedos parecem encontrar as teclas certas sem que o operador se preocupe em comandá-los.

100% de acordo .Freud também.
    Acauan disse: O problema não é o inconsciente em si, que é um conceito vago demais para sustentar uma teoria científica.

Mas já que existe vamos estuda-lo certo ? Freud teorizou .
    Acauan disse: O que pega são os simbolismos que Freud atribui ao inconsciente e as certezas que atribui a estes simbolismos como se fossem realidades concretas da mente, que ele esperava um dia pudessem ser detectados nos processos neurais. Até hoje, nem sombra disto e pelo andar da carruagem ela vai em sentido oposto.

A ciência e o rigor do método científico não é o conhecimento real de tudo que existe e você sabe disso .
    Então qualquer coisa que não possa ser compreendida pela ciência não conta como conhecimento ? Isso seria monopolizar o conhecimento.
    Percebo que nem tudo é reprodutível, um exemplo clássico é o da história humana, a história dos atos humanos não é reproduzível,são muitas vezes exemplos raros e também únicos e fazem parte do saber .
    A reprodutibilidade é um instrumento essencial da ciência e por incrível que pareça é também uma grande limitação da ciência.
    A ciência tem a habilidade de expressar os resultados de qualquer observação experimental e muitas vezes o resultado é expresso em termos matemáticos, mas há outros meios também .Nem tudo no mundo possui este tipo de clareza.
    Músicos , pessoas que estudam música , nesta , a exemplos que caracterizam Gênios , Bach , Mozart etc...Tudo bem que possamos "matematizar" a música, mas ainda assim é algo muito abstrato.
    Há muitas disciplinas que não são inerentemente científicas ,não se pode reproduzir ou se quer medir , a ciência é diferente também das análises políticas , da sociologia ,jurisprudência, etc... Nenhuma dessas coisas é ciência em seu rigor , mas são conhecimentos reais.
    Por outro lado fiz uma pesquisa sobre o complexo de édipo e vi muitos comentários de pessoas que foram tratadas com eficácia partindo deste princípio.Sei que você vai repetir"Teorias bem encaixadas indica apenas que elas foram bem imaginadas", mas acho que este não é o caso .
    Sei que você vai me refutar e eu vou ficar parecendo um idiota , mas aprender com você vale o custo rsrsrsrsr.
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.