Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Idade Média: Idade da Luz?

2»

Comentários

• Apatico disse: O Acauan também já escreveu sobre a visão romântica, não só de escritores de ficção, mas até de antropólogos ideologicamente engajados, que os índios brasileiros, antes do contato com o homem branco, viviam uma vida pacata e serena, em plena harmonia com a natureza e as outras tribos.

Ha, vai nessa...

E eu acreditei por muito tempo nisso.
    Só aos 30 anos de idade é que vi que os índios não são como crianças, através do projeto Asas do Brasil , de evangelização de índios.
    Quando soube que índios matavam crianças em sacrifício a seus deuses e que havia canibalismo entre alguns índios no Brasil é que descobri a realidade dos fatos.
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    Apatico disse: Por outro lado, o romantismo fantasiou essa época com cavaleiros e damas quase imaculados e castelos e armaduras engenhosamente desprovidos de qualquer praticidade.
    Por muito tempo, o luxo e o refinamento associados às cortes não existiram. A nobreza só se diferenciava do povão pelo poder e pela fartura de comida. Quanto ao resto, eram uns porcalhões rudes e analfabetos, que dormiam no chão e comiam com a mão.

Um banquete consistia, por exemplo, de um porco assado inteiro no meio da mesa. Cada um puxava a faca da cinta e cortava um pedaço. Os manuais de boas maneiras da época recomendavam não vomitar nem cuspir a comida de volta na mesa.

Afinal, as famílias nobres se originaram de antigos donos de terra, ou de chefes de tribos bárbaras que recuperaram a autoridade enquanto o império romano encolhia, deixando um vácuo de poder, ou de milícias que construíram uma fortificação tosca e impuseram o controle sobre uma região (o que não é muito diferente do que as milícias de hoje fazem nas favelas). Ou, em alguns casos, de bispos e suas dioceses, cuja autoridade sobreviveu à queda do império.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Apatico disse: antropólogos

Lembro até hoje quando em um documentário na televisão no início dos anos 90.
    Um antropólogo disse que as vítimas de sacrifícios humanos, como as virgens que eram oferecidas a deuses, iam para a morte com maior prazer e se orgulhando disto , pois teriam sido as escolhidas .
    Quase dei um pulo para trás, mas como era um antropólogo falando quem sou eu para discordar, pensava eu no tempo.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Click aqui :
    emmcri disse: Um antropólogo disse que as vítimas de sacrifícios humanos, como as virgens que eram oferecidas a deuses, iam para a morte com maior prazer e se orgulhando disto , pois teriam sido as escolhidas .
    Quase dei um pulo para trás, mas como era um antropólogo falando quem sou eu para discordar, pensava eu no tempo.
    Talvez algumas mais fanáticas fossem, assim como os homens-bomba islamitas, mas não creio que a maioria ficasse feliz. Contraria um instinto básico de todos os seres vivos.

Aliás, a Bíblia diz que a filha de Jefté ficou triste, mas concordou que o pai não podia voltar atrás.
  • emmcri disse: Lembro até hoje quando em um documentário na televisão no início dos anos 90.
    Um antropólogo disse que as vítimas de sacrifícios humanos, como as virgens que eram oferecidas a deuses, iam para a morte com maior prazer e se orgulhando disto , pois teriam sido as escolhidas .

Isso era uma questão social. Era parte da cultura desse e de alguns outros povos. Perfeitamente normal para eles.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • emmcri disse: como as virgens que eram oferecidas a deuses, iam para a morte com maior prazer e se orgulhando disto , pois teriam sido as escolhidas

Isso só aconteceria com uma lavagem cerebral bem executada, não é fácil romper o instinto de auto preservação.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • emmedradoemmedrado Membro
    No mundo real em um lugar que conservou o cadáver de uma destas sacrificadas a expressão dela era de terror , não lembro se li ou vi isso na televisão a alguns anos .
    Detalhe que muitos sacrifícios além de mortais ,eram acompanhados de muita dor , por exemplo crianças queimadas em fogueiras .
    Post edited by emmedrado on
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • emmedradoemmedrado Membro
    Fernando_Silva disse: Talvez algumas mais fanáticas fossem, assim como os homens-bomba islamitas, mas não creio que a maioria ficasse feliz. Contraria um in

stinto básico de todos os seres vivos.

Aliás, a Bíblia diz que a filha de Jefté ficou triste, mas concordou que o pai não podia voltar atrás.

Lucifer disse: Isso era uma questão social. Era parte da cultura desse e de alguns outros povos. Perfeitamente normal para eles.

emmcri disse:

Isso só aconteceria com uma lavagem cerebral bem executada, não é fácil romper o instinto de auto preservação.

No mundo real em um lugar que conservou o cadáver de uma destas sacrificadas a expressão dela era de terror , não lembro se li ou vi isso na televisão a alguns anos .Detalhe que muitos sacrifícios além de mortais eram acompanhados de muita dor , por exemplo crianças queimadas em fogueiras .

Post edited by emmedrado on
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • NeotribalistaNeotribalista Membro
    Cameron disse: Acho que o fator mais relevante seria as inovações tecnológicas na produção de alimentos, da descoberta de vacinas, dos avanços médicos oriundos da era industrial, ou não?

Sim, tratando-se do boom populacional que houve após a revolução industrial. Não se pode acusar medievais de ignorantes por não dominarem técnicas industriais modernas de produção.

Mas também houve uma expansão durante a Idade da Luz, proporcionada pelo que citei. Infelizmente, a peste fez o seu estrago.
    Post edited by Neotribalista on
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
    emmcri disse: No mundo real em um lugar que conservou o cadáver de uma destas sacrificadas a expressão dela era de terror , não lembro se li ou vi isso na televisão a alguns anos .
    Provavelmente era uma dessas múmias preservadas pelo frio nos Andes.
    Cameron disse: Os cruzados e as guerras religiosas não dispunham de mecanismos de guerra avançados e nem estavam inseridos em sociedades tão populosas como alguns dos itens citados, isso explica a diferença de mortos, em termos morais não faz a menor diferença um número menor de mortes se tal diferença for resultado da falta de oportunidade e menos pessoas para matar.
    Exato. Se eles queimassem totalmente uma cidade e matassem a todos os seus habitantes, ainda assim não teriam matado muita gente, mas seria igualmente imoral, portanto 'quantidade de mortos' não serve como parâmetro.
    Apatico disse:
    Fabi escreveu:
    Giordano Bruno estudou a cosmologia.
    Deu alguma contribuição revelante?
    Isto é relevante? Se ele fosse um gênio, aí sim seria um crime?
    Apatico disse:
    Fabi escreveu:
    E o fato de Galileu Galilei poder publicar aquele livro mostra que ele tinha amigos influentes mas e quem não tinha poderia questionar a Bíblia e sair vivo?
    O que prova que Galileu nunca sofreu perseguição nenhuma na vida e ninguém deveria usá-lo como demonstração de mártir ciência vs religião opressora.
    Foi condenado a prisão domiciliar até o fim da vida. Isto é um fato.
    Apatico disse:A ciência de Galileu não resistiu a São Belarmino.
    Galileu estava certo, ainda que suas teorias tivessem erros. Por exemplo, tentam ridicularizar a Copérnico dizendo que as órbitas dos planetas são elípticas e não circulares, como ele pensou, mas o importante é que ele descobriu o heliocentrismo.

Além do mais, Galileu não foi condenado por erros científicos e sim por heresia.
  • NeotribalistaNeotribalista Membro
    Fernando_Silva disse: Isto é relevante? Se ele fosse um gênio, aí sim seria um crime?

Não, mas serve pra mostrar que não foi uma intolerância contra a ciência. Além disso, foi condenado fora do período que se convencionou chamar de Idade Média.

Não é correto mandar bruxas ou satanistas pra fogueira. Lugar de wicca, é sentada em pica. Elas veneram um bode, que é um deus pagão da fertilidade e são promíscuas mesmo.
    Fernando_Silva disse: Foi condenado a prisão domiciliar até o fim da vida. Isto é um fato.
    Foi condenado só no final da vida, a passar o resto da vida no melhores palácios da Europa, o que para qualquer um na época seria como uma bênção.

Fernando_Silva disse: Galileu estava certo, ainda que suas teorias tivessem erros.
    Galileu estava certo, só que não.
    Fernando_Silva disse: Além do mais, Galileu não foi condenado por erros científicos e sim por heresia.
    Mais uma vez comprovando que não havia uma guerra contra a ciência.
    Post edited by Neotribalista on
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
    Apatico disse: Lugar de wicca, é sentada em pica. Elas veneram um bode, que é um deus pagão da fertilidade e são promíscuas mesmo.
    Talvez a forista Silvana possa dar mais detalhes.
    Apatico disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Além do mais, Galileu não foi condenado por erros científicos e sim por heresia.
    Mais uma vez comprovando que não havia uma guerra contra a ciência.
    O que eu disse é que ele não foi condenado por uma comissão de cientistas, com base em critérios científicos, e sim por um tribunal religioso que considerou que suas teorias contrariavam a crença religiosa da época (e que, por tal critério, só podiam estar erradas).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.