Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Ateu Graças A Deus

O acaso é o grande senhor de todas as coisas. A necessidade só vem depois. Não tem a mesma pureza. Se entre meus filmes tenho uma ternura particular por Le Fantôme de la Liberté, é talvez porque ele aborda esse tema inabordável.

O roteiro ideal, com o qual sonhei muitas vezes, procederia de um ponto de partida anódino, banal. Por exemplo: um mendigo atravessa uma rua. Vê uma mão que se estende pela janela aberta de um carro de luxo e joga no chão a metade de um charuto. O mendigo para bruscamente para pegar o charuto. Outro carro o atropela e mata.

A partir desse acidente pode ser feita uma série infinita de perguntas. Por que o mendigo e o charuto se encontraram? Que fazia o mendigo àquela hora na rua? Por que o homem que fumava o charuto o jogou fora naquele momento? Cada resposta dada a essas perguntas gerará outras perguntas, cada vez mais numerosas. Nós nos encontraremos diante de encruzilhadas cada vez mais complexas, levando a outras encruzilhadas, a labirintos fantásticos, onde teremos que escolher nosso caminho. Assim, seguindo causas aparentes que na realidade são apenas uma série, uma profusão ilimitada de acasos, poderíamos remontar cada vez mais longe no tempo, vertiginosamente, sem uma interrupção, através da história, através de todas as civilizações, até os protozoários originais.

Claro está que é possível tomar o roteiro pelo outro sentido e ver que o fato de jogar um charuto pela janela de um carro, provocando a morte de um mendigo, pode mudar totalmente o curso da história e conduzir ao fim do mundo.

Encontro um magnífico exemplo desse acaso histórico num livro claro e denso que representa para mim a quintessência de uma determinada cultura francesa, Ponce Pilate de Roger Caillois. Pôncio Pilatos, conta-nos Caillois, tem todas as razões para lavar suas mãos e deixar que Cristo seja condenado. É essa a opinião de seu conselheiro político, que teme perturbações na Judéia. É esse também o pedido de Judas, para que se realizem os desígnios de Deus. É essa até a opinião de Marduk, o profeta da Caldéia, que imagina a longa sequência de acontecimentos que ocorrerão depois da morte do Messias, acontecimentos que já existem, uma vez que ele os vê e é profeta.

A todos os argumentos Pilatos só pode opor sua honestidade, seu desejo de justiça. Após uma noite de insônia, toma sua decisão e liberta Cristo. Este é recebido com alegria por seus discípulos. Continua sua vida, seu ensinamento e morre bastante idoso, considerado um homem muito santo. A seu túmulo, durante um ou dois séculos, acorrerão peregrinos. Depois será esquecido.

E a história do mundo, naturalmente, será inteiramente diferente.

Esse livro me fez meditar durante muito tempo. Sei bem tudo o que podem dizer-me sobre o determinismo histórico ou sobre a vontade todo-poderosa de Deus, que levaram Pilatos a lavar suas mãos. Recusando a pia e a água, ele mudaria toda a sequência dos tempos.

Quis o acaso que lavasse as mãos. Não vejo, como Caillois, nenhuma necessidade nesse gesto.

Claro está, se nosso nascimento é totalmente fortuito, devido ao encontro acidental de um óvulo com um espermatozoide (por que exatamente este entre milhões?), o papel do acaso desaparece quando se constroem as sociedades humanas, quando o feto e depois a criança se acham submetidos a essas leis. E assim ocorre com todas as espécies. As leis, os costumes, as condições históricas e sociais de uma determinada evolução, de um determinado progresso, tudo o que pretende contribuir para o estabelecimento, o avanço, a estabilidade de uma civilização à qual pertencemos pela boa ou má sorte de nosso nascimento, tudo isso surge como uma luta quotidiana e tenaz contra o acaso. Nunca totalmente aniquilado, vigoroso e surpreendente, ele tenta conformar-se à necessidade social.

Mas creio que é preciso evitar ver, nessas leis necessárias que nos permitem viver juntos, uma necessidade fundamental, primordial. Parece-me, na realidade, que não é necessário que este mundo exista, que não é necessário que estejamos aqui vivendo e morrendo. Já que somos apenas os filhos do acaso, a terra e o universo poderiam ter continuado sem nós, até à consumação dos séculos. Imagem inimaginável, a de um universo vazio e infinito, teoricamente inútil, que nenhuma inteligência poderia contemplar, que existiria sozinho, caos duradouro, abismo inexplicavelmente privado de vida. Talvez outros mundos, que não conhecemos, sigam assim seu curso inconcebível. Atração pelo caos que às vezes sentimos profundamente em nós mesmos.

Alguns sonham com um universo infinito, outros o apresentam a nós como finito no espaço e no tempo. Eis-me entre dois mistérios, um e outro igualmente impenetráveis. De um lado a imagem de um universo infinito é inconcebível. Do outro, a idéia de um universo finito, que um dia já não existirá, torna a mergulhar-me num Nada impensável, que me fascina e me horroriza. Perambulo de um a outro. Nada sei.

Imaginemos que o acaso não existe e que toda a história do mundo, bruscamente tornada lógica e previsível, possa resumir-se em algumas fórmulas matemáticas. Nesse caso, seria necessário acreditar em Deus, supor, como inevitável, a existência ativa de um grande relojoeiro, de um ser supremo organizador.

Mas Deus, que tudo pode, não teria podido criar, por capricho, um mundo entregue ao acaso? Não, respondem-nos os filósofos. O acaso não pode ser uma criação de Deus, já que ele é a negação de Deus. Esses dois termos são antinômicos. Excluem-se mutuamente.

Não tendo fé (e persuadido de que a fé, como todas as coisas, nasce frequentemente do acaso), não vejo como sair desse círculo. É por isso que não penetro nele.

A consequência que disso extraio, para uso próprio, é muito simples: crer e não crer dá no mesmo. Se me provassem, neste instante, a luminosa existência de Deus, isso não modificaria rigorosamente em nada meu comportamento. Não posso crer que Deus me vigie permanentemente, que se ocupe de minha saúde, de meus desejos, de meus erros. Não posso crer, e de toda maneira não aceito isso, que ele pudesse punir-me por toda a eternidade.

Que sou eu para ele? Nada, um vestígio de lama. Minha passagem é tão rápida que não deixa marca alguma. Sou um pobre mortal, não conto nem no espaço nem no tempo. Deus não se ocupa de nós. Se existe, é como se não existisse.

Raciocínio que resumi no passado nesta fórmula: “Sou ateu, graças a Deus.” Uma fórmula que só aparentemente é contraditória.

Luis Buñuel, retirado de seu livro “Mon Dernier Soupir”.
“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
― Winston Churchill

«1

Comentários

• 38 Comentários sorted by Votes Date Added
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited setembro 2013 Vote Up0Vote Down
    Percival disse: Vê uma mão que se estende pela janela aberta de um carro de luxo e joga no chão a metade de um charuto. O mendigo para bruscamente para pegar o charuto. Outro carro o atropela e mata.

conclusão fumar pode matar, e pessoas que queimam seus dinheiro podem acabar virando mendigos.
    Percival disse: Por que o homem que fumava o charuto o jogou fora naquele momento?

falta de educação,acabou matando alguém.
    Percival disse: Nós nos encontraremos diante de encruzilhadas cada vez mais complexas, levando a outras encruzilhadas, a labirintos fantásticos, onde teremos que escolher nosso caminho.

aproveite para fazer um trabalho, depois relaxe brincando no labirinto.
    Percival disse: A todos os argumentos Pilatos só pode opor sua honestidade, seu desejo de justiça. Após uma noite de insônia, toma sua decisão e liberta Cristo. Este é recebido com alegria por seus discípulos. Continua sua vida, seu ensinamento e morre bastante idoso, considerado um homem muito santo. A seu túmulo, durante um ou dois séculos, acorrerão peregrinos. Depois será esquecido.

Jesus: "se a semente não morrer não poderá dar bons frutos"
    Percival disse: Claro está, se nosso nascimento é totalmente fortuito, devido ao encontro acidental de um óvulo com um espermatozoide (por que exatamente este entre milhões?),

sem falar nos que foram desperdiçados em masturbações
    Percival disse: Mas Deus, que tudo pode, não teria podido criar, por capricho, um mundo entregue ao acaso?

entregou a nós mesmo e não mais interferiu.
    Percival disse: Que sou eu para ele? Nada, um vestígio de lama. Minha passagem é tão rápida que não deixa marca alguma. Sou um pobre mortal, não conto nem no espaço nem no tempo. Deus não se ocupa de nós. Se existe, é como se não existisse.
    um ser único é tambem um ser muito raro

Percival no inicio até cheguei a pensas quer o texto era seu e que finalmente tinha começado a falar com seriedade coisas inteligentes,mas de tão inteligentes comecei a desconfiar que não era seu.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • PercivalPercival Membro
    CRIATURO disse: Percival no inicio até cheguei a pensas quer o texto era seu e que finalmente tinha começado a falar com seriedade coisas inteligentes,mas de tão inteligentes comecei a desconfiar que não era seu.

Debater sério com você é perda de tempo, agora eu resolvi compartilhar esse texto que achei por aí interessante.

Agora coisas inteligentes como as suas eu faço todo dia no banheiro.

Como sempre vomitando comentários idiotas que não tem nada a ver com o texto sem analisar por completo. Acho que o título do mesmo foi visto como ofensivo para você, mas nem se deu ao trabalho de analisar o mesmo.

Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

• Percival disse: Agora coisas inteligentes como as suas eu faço todo dia no banheiro.

inveja até as merda alheias
    Percival disse: Como sempre vomitando comentários idiotas que não tem nada a ver com o texto sem analisar por completo. Acho que o título do mesmo foi visto como ofensivo para você, mas nem se deu ao trabalho de analisar o mesmo.

isso só prova que é parcial emocional
    sinto logo existo!
    CRIATURO disse: inveja até as merda alheias

Eu não, merda por merda é tudo igual, tanto o que você caga nos tópicos tanto o que eu faço no banheiro.

CRIATURO disse:isso só prova que é parcial emocional

Você odeia a palavra Ateu e não é a primeira vez que demonstra isso, logo de cara pelo que você posta esconde um ódio disfarçado a isto. Continue, vamos... Mostre quem você é realmente sobre essa máscara.

― Winston Churchill

• Ainda vai dar em casamento esses dois. hehehehehe!!
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Lucifer disse: Ainda vai dar em casamento esses dois. hehehehehe!!

Depois que o Inseto o deixou ele ficou carente...

― Winston Churchill

• Percival disse: Lucifer disse: Ainda vai dar em casamento esses dois. hehehehehe!!

Depois que o Inseto o deixou ele ficou carente...

Ah, mas ele sempre teve uma quedinha por voce. Acho que esse papo com o Inseto foi so pra te deixar com ciumes. hehehehe!!
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
  • Judas disse: Os próprios posts dele aqui neste tópico são prova disso, ela faz piada e não argumenta nada além do que já argumentou antes e foi refutado há muito tempo. A tática suja dele é repetir que não foi a cada postagem, assim que não acompanha as discussões aqui todo dia podem até pensar que é verdade, quem o conhece a mais tempo sabe o retardado mental que ele é.

Ele nem entende o que esse texto quis dizer. Para ele é só ter a palavra Ateu para achar que estamos falando de inexistência de Deus. Ou ele tem trauma ou tara por Ateus.

― Winston Churchill

• Lucifer disse: Ah, mas ele sempre teve uma quedinha por voce. Acho que esse papo com o Inseto foi so pra te deixar com ciumes. hehehehe!!

Tô com tanto ciúmes, na verdade ele gostaria de ser sodomizado por mim vestido deste jeito:

mlp_fim_big_macintosh_cosplay_by_sophiecabra-d47dsrx.jpg

Porque ele já me disse que eu perto dele sou um jegue.

― Winston Churchill

• Percival disse: Tô com tanto ciúmes, na verdade ele gostaria de ser sodomizado por mim vestido deste jeito
    Percival disse: Porque ele já me disse que eu perto dele sou um jegue.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Total de Mensagens:
    Essa sua fascinação por pôneis é muito estranha percevejo!

É mais do Criaturo. Bom aproveitando que você está com seu nick normal (e não se clone pokémon). Aqui tem um link para você entender o universo Bronnie:

http://sonicrainboom.com.br/

Você tem até a opção de esconder os pôneis. Você pode até se cadastrar com seu nick Sybok ou Criaturo, acredito que ninguém tem esse nick lá.
    ― Winston Churchill

sybok disse: Nem Nerds como eu entendem Bronnies como você!

Fácil entender Criaturo (ou seria Sybok): é só assistir o cartoon. Bom eu não sou Bronnie, mas entendo a magia da animação. Sem contar os excelentes memes que eles geram.

Ahhhh, o pior Hipster é o nerd.

No final fica a recomendação da animação (que consegue ser agradável a todos os públicos), sem ser piegas.

Ahhh, eu sempre odiei My Little Pony, sempre gostei mais de Care Bears na infância principalmente o vilão Malvado, mas tenho que admitir que a animação e o universo de Lauren Faust é divertido.

― Winston Churchill

sybok disse: Se tá louco? Não vou assistir programas de menininhas!

Eu disse a mesma coisa: "não vou assistir esta bosta". Depois que assisti a um episódio achei bacana, também é a mesma criadora de sucessos do Cartoon como Dexter, Powerpuff Girls e Fosters Home for Immaginary Friends. Agora se quiser julgar sem assistir ao menos um episódio para entender e ao menos ver como é, a escolha é sua. Agora criticar sem ao menos compreender é fácil, nem ao menos eu entendia quando não assistia.

Não é um desenho só para meninas, foi quebrado este paradigma pela própria Lauren Faust que antes de mexer com MLP ela própria confessava que odiava a franquia e pediu a Hasbro para mexer como quiser na estrutura de MLP.

O sucesso desse cartoon se deve a duas coisas que muito idiota esquece.

1: Tratar o publico alvo com respeito

2: Escrever personagens cativantes.

E tai ai uma produção bacana, que apesar de ser recheada de cavalinhos coloridos é bem escrita, tenta respeitar o limite das "lições do episodio" e da inteligencia de quem assiste, sem forçar a barra e cumprindo a prposta principal.

Divertir o telespectador.

Tu ate se esquece que isso é um desenho que promove uma linha de brinquedos.

Mas isso prova minha tese de que QUALQUER PERSONAGEM pode ficar interessante com a abordagem certa.

sybok disse: Ser nerd já é difícil sem gostar de pôneis. E que historia é essa de me comparar com o criadouro?

Humm, não sei Criaturo não sei.

― Winston Churchill

• Lucifer disse: Percival disse: Porque ele já me disse que eu perto dele sou um jegue.

Percivolta

eu acho que esse seu cavalinho é gay
    Lucifer disse: Percival disse: Tô com tanto ciúmes, na verdade ele gostaria de ser sodomizado por mim vestido deste jeito

por mim voce pode se vestir do jeito que se sentir melhor,mas que meiguice ou seria gayzice?
    sinto logo existo!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Percival, eu acho que finalmente voce conseguiu encontrar um oponente do seu nivel, ou então ta sofrendo de transtorno bipolar, que é o mais provável.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    CRIATURO disse: Percivolta

eu acho que esse seu cavalinho é gay

Sybok agora se logou como Criaturo. Melhor, nê porque te conheci assim affair com um fake não tem graça.

CRIATURO disse: por mim voce pode se vestir do jeito que se sentir melhor,mas que meiguice ou seria gayzice?

Falou o Sybok (opa ele tá agora de Criaturo) quero dizer o cara que adora reparar nos meus avatares. Rs.

CRIATURO disse: Percival, eu acho que finalmente voce conseguiu encontrar um oponente do seu nivel, ou então ta sofrendo de transtorno bipolar, que é o mais provável.

Encontrei você Sybok, ou seria Criaturo. Ruth ou Rachel: eis a questão.

― Winston Churchill

sybok disse: Só que pôneis continuam sendo coisas de menininhas, se o George Lucas fizesse um filme sobre pôneis mutantes no espaço, eu também não assistiria.

Como disse: respeito seu ponto de vista. Por mim eu me permito ver qualquer universo contanto que tenha boa história e personagens cativantes. A série é boa que você esquece de que é baseado numa linha de brinquedos. Até porque Cartoons não tem que obrigatoriamente ser realistas, eles são uma expressão artística. Então se for assim Valente (Disney Pixar) seria um desenho só de meninas. Se eu contar as animações japonesas legais em que as personagens principais são mulheres e vivem num universo com seus dilemas (Lucky Star e K-On são exemplos de boas produções) é um preconceito bobo que alguns insistem em manter, mas por mim que se dane o que os outros pensam. Analiso pelo conjunto e não por promenores, até porque uma situação numa narrativa a gente até se identifica.
    ― Winston Churchill

• The_DoctorThe_Doctor Membro
    Desenho bom de se assistir é esse aqui...o lado negro da disney; hehehe
    gargoyles3cover.jpg
    Post edited by The_Doctor on

Total de Mensagens:
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    sybok disse: Ainda se estivesse falando dos ursinhos carinhosos vá lá... mas pôneis?
    Serve "Moranguinhos" ?

site-da-moranguinho.jpeg
    sybok disse: Você é louco!
    Ainda se estivesse falando dos ursinhos carinhosos vá lá... mas pôneis?
    Isso não é coisa de um pai de família!

Ursinhos Carinhosos e Moranguinho também foram destinados a publico feminino, Criaturo.

Pior que eu já tive que assistir Moranguinho com minha sobrinha, é muito chato (eu dei a coleção de dvds para ela porque ela tinha me pedido muito). Por isso que ainda bem que existem pessoas como Lauren Faust e Craig McCracken para tentar algo novo. Como disse: é fácil julgar pela aparência. Eu mesmo já quebrei a cara com animações que eu julguei. Isso me lembrou de um colega Otaku/Evangélico que estava asssistindo Lucky Star ao ver imagens do anime eu falei: não vou ver essa coisa que parece feita para Lolicon. Quando um outro colega me emprestou os DVDS e assisti eu ri pra cacete. Era uma série divertida. Claro que para outro nível de público.

Lucifer disse: Desenho bom de se assistir é esse aqui...o lado negro da disney

Excelente também, o negócio do criador é acertar numa produção que agrade a todos hoje em dia, não estamos nos anos 80.

Só agora que entendi a trollagem. <g> Putz, fiquei até emocionado. Obrigado gente. Snif.

101218%20-%20animated%20animation%20applejack%20artist-773her%20crazy%20gif%20laugh%20macro%20reaction_image.gif
    ― Winston Churchill

• sybok disse: Você é louco!

Percidoido
    sinto logo existo!
  • "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
    CRIATURO disse: Percidoido

Opa Sybok, agora está se logando como CRIATURO novamente. Podemos ficar nesse jogo eternamente.
    ― Winston Churchill

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador

Da mesma forma que ninguém se escandalizou com o filme da Xuxa na época em que foi lançado.
    Ou com os livros de fotos eróticas de David Hamilton, que eram apenas 'arte' na década de 70 e hoje dariam processo por pedofilia.
  • salgueirosalgueiro Membro
    Fernando_Silva disse: Da mesma forma que ninguém se escandalizou com o filme da Xuxa na época em que foi lançado.
    Ou com os livros de fotos eróticas de David Hamilton, que eram apenas 'arte' na década de 70 e hoje dariam processo por pedofilia

Nem posso comentar Fernando, não conheço nenhum dos dois episódios.
    Nunca levei 'na boa' qualquer tipo de pedofilia
    Post edited by salgueiro on
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.