Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Depoimento de alguém que visitou uma montadora na Ásia. O Brasil está perdido.

Vivo e trabalho há alguns anos no Sudeste Asiático.
Certa vez fui conhecer a linha de produção da Hyundai Motors. Quase caí de costas.
Com apenas 1 operário apertando 1 botão, a fábrica produz 1 automóvel a cada 57 segundos, em média.
Pouquíssimos operários no chão da fábrica, mas um departamento de P&D com DEZ MIL engenheiros.
Conseguem imaginar o que é uma indústria automobilística com 10.000 engenheiros?
Para um país nas condições do Brasil (ou mesmo dos EUA), é impossível disputar com gente assim.
«1

Comentários

• 50 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Com o projeto petista de perpetuação no pudê populá, uma montadora no Brasil terá 100.000 funcionários no chão da fábrica, sendo que 50.000 farão discussões e discursos políticos, 40.000 farão cera, 9.900 jogarão conversa fora e 100 que não têm padrinhos sindicais tentarão montar um carro a cada 100 dias...
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    É, realmente a automatização das fábricas provoca desemprego ... daqueles que não estão capacitados a conseguir um dos muitos empregos novos que surgem.
  • KAIROS
    Conseguem imaginar o que é uma indústria automobilística com 10.000 engenheiros?
    bom , onde trabalho a cada duas pessoas um é chefe.
    se só um monta carros o que fazem os 10000 engenheiros ?
    01 automóvel por minuto significa uma produção :
    diaria: 1440
    mensal: 43200
    anual: 518400

enquanto houverem pais em desenvolvimento para alimentar os países desenvolvidos , se bem vejamos:
    no brasil temos:
    japonesas: toyota, nissan, honda
    francesa citroen, renault, peugeot
    americana: ford, chevrolet
    alemã: wolksvagem
    italiana : fiat

ainda termos mercado para consumir os coreanos Hyundai e Kia e agora os chineses Jac e cia.

vender carro telefone e internet no brasil é um ótimo negócio, brasileiro pode não ter garagem, mas sem carro a preço de ouro não fica, graças aos incentivos facilitando o credito.
    e tome transito para tudo quanto é lado é só ter um "pouquinho " de paciência que voce consegue chegar lá...he.he..he..he...onde moro para conseguir andar 3 km gasta-se 60 minutos talvez este record a coreia ainda não nos supere.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Fernando_Silva disse: É, realmente a automatização das fábricas provoca desemprego ... daqueles que não estão capacitados a conseguir um dos muitos empregos novos que surgem.

O método Paulo Freire de educação só nos permitirá formar grandes gênios intelectuais esquerdistas, pois estes só precisam de excesso de burrice para ser o que são. O problema é que intelectualismo esquerdista não enche barriga de quem está desempregado e para conseguir ser professor de marxismo na Fefeleche tem que ter padrinho com o mesmo nível zero de intelectualidade...
  • Com apenas 1 operário apertando 1 botão, a fábrica produz 1 automóvel a cada 57 segundos, em média.

PANTALE%C3%83O.jpg
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Um belo case de economia baseada em recursos oriundos da Aquaphonia.
    O ENCOSTO
  • bom , onde trabalho a cada duas pessoas um é chefe.

RodolfoStuckert2.jpg
    O ENCOSTO
  • Planta de Seoul:

AJ201311090066M.jpg

hyundai.jpg

Eu conheço plantas da GM. setores de solda são quase 100% automaticos ha anos. As montagens manuais tambem tem pouca gente mas na verdade o trabalho é feito nos fornecedores que entragam conjuntos prontos.

Todas as ineficiencias estao na cadeia de fornecimento. A GM se gaba de ter estoque para 20 minutos enquanto obriga, contratualmente, alguns fornecedores a manter estoque de 35 dias.

O ENCOSTO
  • Fernando_Silva disse: É, realmente a automatização das fábricas provoca desemprego ... daqueles que não estão capacitados a conseguir um dos muitos empregos novos que surgem.

Se a automatização dominar todos os setores, vai-se ter cada vez menos empregados e por consequência, menos consumidores. Fabricas automatizadas produziriam pra quem?
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • emmedradoemmedrado Membro
    edited abril 2014 Vote Up0Vote Down
    Marcio disse: Se a automatização dominar todos os setores, vai-se ter cada vez menos empregados e por consequência, menos consumidores. Fabricas automatizadas produziriam pra quem?

Geração de emprego é um problema social Global.Outro dia visitei o galpão da Gráfica que foi do meu pai .Quem comprou fez outra Gráfica , nos lugares onde abundavam empregados , vi umas 10 pessoas e o resto máquinas gráficas muito evoluídas .
    Post edited by emmedrado on
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Marcio disse:
    Se a automatização dominar todos os setores, vai-se ter cada vez menos empregados e por consequência, menos consumidores. Fabricas automatizadas produziriam pra quem?

Este é um dilema que vem se provando falso desde a Revolução Industrial.

O aumento da produtividade cria riqueza que impulsiona outros setores da economia, tradicionalmente o setor de serviços, que passam a gerar mais empregos.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Pois é: num setor temos muitas máquinas fazendo muito serviço com poucos empregados, mas será que a empresa que construiu essas máquinas também funcionava no mesmo estilo?
  • ENCOSTO disse: bom , onde trabalho a cada duas pessoas um é chefe.

é quase isso!
    sinto logo existo!
  • Marcio disse: Se a automatização dominar todos os setores, vai-se ter cada vez menos empregados e por consequência, menos consumidores. Fabricas automatizadas produziriam pra quem?

o japão investe uma boa Parte dos lucros para gerar novos empregos sobra até para brasileiros.
    sinto logo existo!
  • automatização significa maior produção com menor custo para os empresários e menos empregos para os consumidores.
    sinto logo existo!
  • junte-se a isso rerodução humana do tipo coelhos e o caos esta próximo.
    sinto logo existo!
    Marcio disse:
    Antigamente, quando tudo era produzido com muito trabalho braçal, só uma elite - ou os protegidos dessa elite - podia se dedicar a atividades intelectuais e científicas. O resto não tinha tempo nem recursos, já que passava o tempo todo tentando ganhar a vida. Basta olhar em volta para se perceber que hoje é muito maior a quantidade de gente que usa mais a cabeça que os músculos.
  • Fernando_Silva disse: Antigamente, quando tudo era produzido com muito trabalho braçal, só uma elite - ou os protegidos dessa elite - podia se dedicar a atividades intelectuais e científicas. O resto não tinha tempo nem recursos, já que passava o tempo todo tentando ganhar a vida. Basta olhar em volta para se perceber que hoje é muito maior a quantidade de gente que usa mais a cabeça que os músculos.

Sem dúvida! Eles ''ganhavam a vida'' trabalhando, isso é autoexplicativo.
    Não estou negando a indiscutível melhora na vida das pessoas que houve com os avanços tecnológicos.
    Mas eu me referí à um cenário mais crítico, onde as máquinas produziriam quase tudo com muito pouca intervenção humana.
    Nesse caso como as pessoas comuns ganhariam a vida para poder adquirir os produtos?
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
    Marcio disse: Mas eu me referí à um cenário mais crítico, onde as máquinas produziriam quase tudo com muito pouca intervenção humana.
    Nesse caso como as pessoas comuns ganhariam a vida para poder adquirir os produtos?
    Ganhariam a vida cada vez mais com trabalhos intelectuais, fazendo aquilo que não pode ser mecanizado ou automatizado, como a criatividade. Criando essas máquinas, por exemplo.

Ou iriam para o setor de serviços onde, em muito casos, é possível se usarem máquinas, mas não é desejável. Por exemplo, você quer uma máquina lhe atendendo num barzinho? Ouvir robôs cantando ou atuando?

• Acho que num cenário onde as máquinas fossem capaz de produzir quase tudo, as coisas se tornariam tão baratas que não precisaríamos fazer muita coisa pra levar uma vida mais confortável do que levamos hoje. Desde que, claro, houvesse energia pra alimentar as máquinas.

Mas nem tudo são flores no mundo mecanizado...
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Acauan disse: Este é um dilema que vem se provando falso desde a Revolução Industrial.

O aumento da produtividade cria riqueza que impulsiona outros setores da economia, tradicionalmente o setor de serviços, que passam a gerar mais empregos.

Acontece que a evolução tecnológica acontece com muita rapidez e isso me parece assustador .
    Espero que você esteja certo.
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • sybok disse: Menor custo significa mais riqueza sendo criada com menor esforço, e, por isso, mais miséria sendo combatida e mais oportunidade sendo criada pelos acesso a essa riqueza mais barata.

sim pelo menos para os empresários.
    sybok disse: mas hoje temos inúmeras sacoleiras que vivem só de comprar e revender, o inúmeros vendedores empregados nos grandes atacadistas ou lojas de varejo, um grande número de gente que compra roupas simples super baratas, aplica um silk screen e depois revende, etc... Tudo isso supera em MUITO os empregos perdidos nessas duas funções que sofreram com a mecanização.

a maioria das roupas baratas são as importadas da china, ou as exploradas pela mão de obra escrava boliviana.
    uma amigo meu era técnico mecânico formado pelo senai, sempre trabalhou em boas empresas, mas com essa onda de terceirização mais automação reduziu a mão de obra na manutenção de maquinas, o mesmo foi trabalhar no EUA, depois a esposa, o filho formado em informatica, logo a seguir a filha formada em agronomia na Unesp, ou seja esse papo de que só pião fica desempregado não é mais verdadeiro.
    Quanto a produtividade gerar riquezas e mais empregos inicialmente pode ser verdadeiro, ja que necessitaram de mais materia prima fornecido por terceiros, até que esses resolvam implementar também a automatização visando maior produção e um maior lucro em detrimento de menas mão de obra.
    uma boa parte dos lucros japonês são investidos na geração de novos empregos até para brasileiros.
    empregos deveriam crescer exponencialmente para conseguirem acompanhar o crescimento populacional.
    Viemos ao mundo a trabalho,mas de empregadas as maquinas ja começam a nos escravizar, caso contrario tente desliga-las para ver se consegue viver sem elas.
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: Ganhariam a vida cada vez mais com trabalhos intelectuais, fazendo aquilo que não pode ser mecanizado ou automatizado, como a criatividade. Criando essas máquinas, por exemplo.

Mas, há gente demais no planeta e creio que nem todos seriam capazes de trabalhos apenas intelectuais.
    E adivinha quem mais se reproduz na humanidade; me parece que não é o mais intelectualizado.

Fernando_Silva disse: Ou iriam para o setor de serviços onde, em muito casos, é possível se usarem máquinas, mas não é desejável. Por exemplo, você quer uma máquina lhe atendendo num barzinho? Ouvir robôs cantando ou atuando?

É pode ser, mas será que haveria postos de emprego simples suficientes para tanta gente?

Tentar prever essas coisas é tão difícil como tentar prever o clima.
    sybok disse: A riqueza de um homem, beneficia a TODOS ao seu redor, direta ou indiretamente.
    Depois, o dono da empresa tendo mais dinheiro, vai GASTAR esse dinheiro buscando bens que também vão gerar oportunidades para outras formas de negocio, seja para o produtor de vinhos ou o fabricante de iates.
    Só uma pessoa ignorante e invejosa olha para a riqueza de um homem e vê nisso alguma coisa ruim. Se existe riqueza, isso significa que miséria foi combatida e todos se beneficiam nesse processo dum jeito ou de outro.
    O Facebook está cheio de babacas que acham que toda a riqueza é fruto da exploração do trabalho escravo ou do roubo do dinheiro dos mais pobres. Que o mundo está dividido entre uma minoria de exploradores malvados e uma maioria de explorados bonzinhos.
    Marcio disse:
    Mas, há gente demais no planeta e creio que nem todos seriam capazes de trabalhos apenas intelectuais.
    E adivinha quem mais se reproduz na humanidade; me parece que não é o mais intelectualizado.
    Quando o nível de instrução de um povo aumenta, o número de filhos por casal diminui. Nos EUA, empregados domésticos são apenas para milionários. No Brasil, está tendendo a isto.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.