Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

A R I A N O - "O X E N T E"

S audade
U riel
A rcanjo
S audade
S audade
U riel
N anael
A rcanjo

Logo eu que sempre tenho tantas palavras.
Hj as mesmas me faltaram.
Não só estou triste, tô antes um tantim pesarosa.
Evaristo me deu a notícia.
Para que liguei a TV. ..... Ô dó !!! .....

Por não estar muito inspirada. . . E nem vou me delongar em discussão. . .

P A R A T I - M E S T R E

Três vezes saudades sentirei.
A chama de D-us te elevou.
Como em teu nome presente duas vezes arcanjo.
Nanael tua coluna nesta Jornada.

de sua pequena fã Silvana ;(

Obs.: Se alguém desejar colar imagens ou colaborar com pensamentos, pois não estou com ânimo para nada disso. . .

Poderá ser um espaço para poesias, frases, pensamentos. . .

Enfim, a cadeira 32 acomodou um dos maiores poetas do povo, assim como todos nós os matutos desse Brasil. . .
Post edited by Silvana on
«1

Comentários

• 33 Comentários sorted by Votes Date Added
  • apesar de não conhece-lo ja apreciava muito a sua obra : "o alto da compadecida" me divirto muito assistindo, pela sua sagacidade bem humorada.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • SilvanaSilvana Membro
    edited julho 2014 Vote Up0Vote Down
    Saudações meninos

> Sybok, vc sempre traz a lúcidez "radical"...
    Gosto de ler(ver) o que escreves, vc as vezes é tão cirúrgico que chega a irritar... rs

Mesmo não concordando com seus pensamentos, pegue emprestado o olhar da compadecida... Explica bastante o universo lúdico da gente pequenina do interiorzão desse nosso país...
    São grandes em pensamento, mas "pequeninos" ao expressar... Entendes ???

Isso os torna lindos !!!

O Ariano conseguiu dar esse sentido aos grilinhos lindos desse Brasil Varonil...

Pois é... rs Valeu, por sua colagem. Amei. ;)

> Criaturo, vc é suspeito né... rs (ahahaha)
    Vc é um dos que assim como o Sybok, adoro vir ler... rs

Mas, vc é um teísta, então fica fácil entender o universo dantesco do grilo... rs

Valeu, ultimamente tenho me sentido assim mesmo, alto (cima)/ auto(reflexão), de meus problemas de saúde... Compadecida de mim mesma...rs (hahahaha)

Amo suas inversões satíricas(trocadilhos)... rs

um abraço muito fraterno
    da Silvana
  • Saudações a todos

Na noite da última quarta-feira (23), a carta que Matheus Nachtergaele escreveu para Ariano Suassuna foi divulgada na rede. No conteúdo, o ator que interpretou João Grilo na adaptação de O Auto da Compadecida para os cinemas e para a TV, ressalta a importância desse personagem para a carreira dele.

Reprodução

O autor Ariano Suassuna, 87 anos, morreu ontem, após dois dias internado por causa de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.

Confira as palavras de Nachtergaele para o autor:

Carta para Ariano,

Quem te escreve agora é o Cavalo do teu Grilo. Um dos cavalos do teu Grilo. Aquele que te sente todos os dias, nas ruas, nos bares, nas casas.

Toda vez que alguém, homem, mulher, criança ou velho, me acena sorrindo e nos olhos contentes me salva da morte ao me ver Grilo.

Esse que te escreve já foi cavalgado por loucos caubóis: Por Jó, cavaleiro sábio que insistia na pergunta primordial. Por Treplev, infantil édipo de talento transbordante e melancólicas desculpas.

Fui domado por cavaleiros de Shakespeare, de Nelson, de Tchekhov. Fui duas vezes cavalgado por Dias Gomes.

Adentrei perigosas veredas guiado por Carrière, por Büchner e Yeats. Mas de todos eles, meu favorito foi teu Grilo.

O Grilo colocou em mim rédeas de sisal, sem forçar com ferros minha boca cansada.

Sentou-se sem cela e estribo, à pelo e sem chicote, no lombo dolorido de mim e nele descansou. Não corria em cavalgada. Buscava sem fim uma paragem de bom pasto, uma várzea verde entre a secura dos nossos caminhos.

Me fazia sorrir tanto que eu, cavalo, não notava a aridez da caminhada.

Eu era feliz e magro e desdentado e inteligente. Eu deixava o cavaleiro guiar a marcha e mal percebia a beleza da dor dele. O tamanho da dor dele. O amor que já sentia por ele, e por você, Ariano.

Depois do Grilo de você, e que é você, virei cavalo mimado, que não aceita ser domado, que encontra saídas pelas cercas de arame farpado, e encontra sempre uma sombra, um riachinho, um capim bom.

Você Ariano, e teu João Grilo, me levaram para onde há verde gramagem eterna. Fui com vocês para a morada dos corações de toda gente daqui desse país bonito e duro.

Depois do Grilo de você, que é você também, que sou eu, fui morar lá no rancho dos arquétipos, onde tem néctar de mel, água fresca e uma sombra brasileira, com rede de chita e tudo.

De lá, vê-se a pedra do reino, uns cariris secos e coloridos, uns reis e uns santos. De lá, vejo você na cadeira de balanço de palhinha, contando, todo elegante, uma mesma linda história pra nós. Um beijo, meu melhor cavaleiro.

Teu,
    Matheus Nachtergaele

Fonte: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-2--186-20140724

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Tenho os discos do Quinteto Armorial e da Orquestra Armorial que, embora não tenham sido criados por ele, são o resultado de seu movimento Armorial.
  • Silvana disse: Mas, vc é um teísta, então fica fácil entender o universo dantesco do grilo... rs

sou a favor da teoria da evolução
    sinto logo existo!
  • Silvana disse: Eu era feliz e magro e desdentado e inteligente. Eu deixava o cavaleiro guiar a marcha e mal percebia a beleza da dor dele. O tamanho da dor dele. O amor que já sentia por ele, e por você, Ariano.

muito bom para mim um do melhores filmes brasileiro tanto em historia quanto interpretações.
    sinto logo existo!
  • Saudações Fernando_silva
    Saudações aos demais participantes

Fernando, bom destaque.

Peguei esse link...

Singelo(clássico barroco), lindo, inquieto, rústico e regional, a cara do Ariano...

abraço fraterno
    da Silvana
  • Saudações Sybok
    saudações aos demais participantes

Sybok, muito boa colagem.
    Percebesse que Reinaldo(tio/carinhosamente nominado por ti) é uma pessoa dada as letras, um sujeito observador e sensível.

Depois deste texto, sobrou pouco para acrescentar sobre o perfil humano de Ariano.

Destaquei então essa passagem:

"Ariano diz à Bravo!, em entrevista a Bruno Tolentino, que a heráldica, no Brasil, é, antes de tudo, popular. É o homem do que ele chama “quarto estado” que tem paixão por esses signos, expressa, por exemplo, nas bandeiras de futebol. Daí a escolha do nome “armorial” para um movimento que busca “as raízes populares da cultura brasileira para chegar a uma arte erudita”.

Um "quarto estado"(atributo) que o brasileiro vai precisar muito nos próximos anos...

Recapitular sua identidade, fazendo uma releitura de sua verdade e ideologia cívica, transformando em hino o coro da bravura caipira indomável, inquebrantável...

O legal será que, se sempre for, com a leveza do Grilo... Hum, será tudo de bão... rs

Obrigada pela postagem, mais uma vez. Valeu !!!

abraço fraterno a ti
    da Silvana
  • Saudações Criaturo
    Criaturo citou: Silvana disse: Eu era feliz e magro e desdentado e inteligente. Eu deixava o cavaleiro guiar a marcha e mal percebia a beleza da dor dele. O tamanho da dor dele. O amor que já sentia por ele, e por você, Ariano.

Criaturo disse: muito bom para mim um do melhores filmes brasileiro tanto em historia quanto interpretações.

hahahahaha

Olha, se vc fez referência ao meus dentes do siso... rs

Sim, já foram embora, comecei a perdê-los aos 18 anos, depois aos poucos já mais madura. Ô dor des....çada... rs

Sacanagem sua, vc pega um trecho da carta do Matheus e, fica sugerindo como prosa minha...rs

Belo contexto heim... hahaha

Sou matuta, filha de português grosso pra caramba, para cada frase com cinco palavras, 4 eram uma adaptação do português arcaico, se é que vc me entende...rs

Mas, não vou falar palavrão aqui não, tú estares a entender o gajo.... hahahaha

beijos
    da Silvana

• Silvana disse: Sacanagem sua, vc pega um trecho da carta do Matheus e, fica sugerindo como prosa minha...rs
    esquenta não que esse Silvana disse: fica por conta do quote
    sinto logo existo!
  • Saudações Criaturo

eu sei, estava brincando com vc... ;)

bjs
    Silvana
  • Silvana disse: filha de português grosso pra caramba, para cada frase com cinco palavras, 4 eram uma adaptação do português arcaico, se é que vc me entende...rs

hahaha, sou filha de português culto prá caramba e em cada dez palavras falava onze ...,rs
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Saudações Salgueiro
    Salgueiro disse: hahaha, sou filha de português culto prá caramba e em cada dez palavras falava onze ...,rs

hahaha. Então sua empatia é completa... rs

bjs
    da Silvana
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Fernando_silva

Fernando, a gente sempre se surpreendendo com as pessoas... rs

Não esperava essa sua sensibilidade, não que vc não seja um homem culto, inteligente e dado as artes, mas essa sua sensibilidade musical comoveu... ;)

Amei os links. Eu gosto de musicas que me remetem ao barroco e a estilos que lembram músicas célticas... rs

abraço fraterno a ti
    da Silvana
  • Eu gostava muito das séries da Globo. Ótimo roteirista.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Encosto

Encosto disse: Eu gostava muito das séries da Globo. Ótimo roteirista.

Prazer em receber uma postagem(visita sua), senhor Encosto... ;)

Sê bem vindo neste tópico que não é meu, antes nosso.. rs

Tú és Gaúcho, tchê ??? Terra boa...

Terra de muita história, de um povo lindo, bravo, fronteiriço, forte e vigoroso.

Guarda tanta gente misturada, línguas profusas, culturas diversas, várias raças dentro do Brasil. E a dança... Um espetáculo a parte... eu amo...

Bem, vou aproveitar para colar abaixo a Biografia de Ariano, aproveitando esta tua colaboração.

BIOGRAFIA

Filho do político João Urbano Pessoa de Vasconcellos Suassuna com Rita de Cássia Dantas Villar, Ariano nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, capital da Paraíba. O escritor passou a infância na Fazenda Acauhan em Taperoá, interior da Paraíba, e no Rio de Janeiro, onde seu pai foi assassinado em razão da atuação política – atuou como governador na Paraíba e estava como deputado federal no Rio.

Em 1942, foi morar em Recife e começou a fazer Faculdade de Direito um ano depois. Com o amigo de faculdade, Hermilio Borba Filho, deu início ao Teatro do Estudante de Pernambuco. A primeira peça, “Uma Mulher Vestida de Sol”, é dessa fase de Suassuna e data de 1947. Depois vieram “Cantam as Harpas de Sião” e “Os Homens de Barro”. A primeira publicação é de 1945, foi o poema “Noturno” no “Jornal do Commercio”. Quando se forma em direito, recebe mais um prêmio, o Martins Pena pelo "Auto de João da Cruz".

Trabalhou como advogado enquanto escrevia suas peças. A de maior sucesso, “Auto da Compadecida”, foi escrita em 1955. Com o texto, Suassuna ficou conhecido nacionalmente e a obra ganhou uma famosa adaptação exibida pela Rede Globo em 1999. Com direção de Guel Arraes, a versão contou com a atuação de Selton Mello, Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele, Marco Nanini, entre outros. Ao classificar o texto de Ariano, Sábato Magaldi exalta: "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".

O escritor abandona a advocacia de vez em 1959, quando passa a atuar como professor na Universidade Federal de Pernambuco. No mesmo ano, funda o Teatro Popular do Nordeste com o amigo Hermilio. Antes disso, em 1957, casou-se com Zélia de Andrade Lima, teve seis filhos com a esposa.

Para se dedicar à carreira acadêmica, Suassuna se aposenta por um tempo da dramaturgia nos anos 60. Na década seguinte, dá início ao Movimento Armorial, que buscava conhecer a cultura popular para formar uma arte erudita partindo dos elementos dessa cultura. O Movimento foi lançado em 18 de outubro de 1970 com exposições e o concerto "Três Séculos de Música Nordestina - do Barroco ao Armorial". Nesse período, o escritor publica livros que classifica como “romance armorial-popular brasileiro”. O movimento surgiu no ambiente universitário e passou a ter apoio da Prefeitura de Recife e da Secretária de Educação do Estado de Pernambuco.

A forte ligação com a cultura fez com que Ariano Suassuna fosse membro fundador do Conselho Federal de Cultura e diretor do Departamento de Extensão Cultural da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Na Academia Pernambucana de Letras, ocupa a cadeira nº 18. Na Academia Brasileira de Letras, foi eleito para ocupar a cadeira nº 32, cujo patrono é Araújo Porto Alegre, em 1989 e na Academia Paraibana de Letras, ficou com a cadeira 35.

Fontes
    Academia Brasileira de Letras
    Plural Pluriel
    Wikipedia

http://educacao.globo.com/literatura/assunto/autores/ariano-suassuna.html

abraços fraternos a ti
    da Silvana
  • Um grande difusor da cultura do Nordeste se vai.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

Silvana disse: Amei os links. Eu gosto de musicas que me remetem ao barroco e a estilos que lembram músicas célticas... rs
    A tribo lusitana era celta, mas a influência maior, creio eu, é dos trovadores provençais. O Nordeste ficou isolado do resto do país por séculos e a cultura da época da descoberta se preservou.
  • ENCOSTO disse: Eu gostava muito das séries da Globo. Ótimo roteirista.

Isso a Globo não mostra !
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Saudações Percival
    Percival disse: Um grande difusor da cultura do Nordeste se vai.

Oi, bom ver vc por aqui. ;)

abraço fraterno a ti
    da Silvana
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Fernando_silva
    Fernando_silva disse: A tribo lusitana era celta, mas a influência maior, creio eu, é dos trovadores provençais. O Nordeste ficou isolado do resto do país por séculos e a cultura da época da descoberta se preservou.

Sim. Fernando, vc realmente me surpreende(no bom sentido)... rs

A cultura deles é maravilhosa, só a título de comparação para minha observação, namorei um maranhense certa vez. E a gente percebe que muitos desconhecem a própria raiz de sua etnografia(digamos assim). Já conheço gaúchos(quase em sua totalidade) que procuram conhecer mais suas origens, acho que varia um pouco de região para região.

Se bem que tenho amigos que são um poço cultural representativos tbm daquela região.

abraços fraternos a ti
    da Silvana
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações emmcri
    saudações aos demais participantes
    emmcri disse: Isso a Globo não mostra !

emmcri, adorei ver vc por aqui.... Sê bem vindo, saudações vascaínas... hahaha

Olha não quero parecer defensora de emissora televisiva nenhuma, mas, vamos combinar que a Globo é a Globo... Está com um "remake"(o Benedito disse que não é remake), ele alega ser um reboot, enfim... > Meu Pedacinho de Chão <[1]

Mesmo que eu esteja sem muito tempo para as mídias desse tipo, dei uma espiada na novela... Simplesmente lindíssimo o tratamento audiovisual...

De um tratamento como poucas, figurinos, cenários....enfim...

Uma verdadeira Fênix da dramaturgia erudita mesclada ao popular... rs

Mais ou menos seguindo essa linha da valorização cultural do povo Brasileiro, que sempre foi uma "carta de apresentação"(alforria) social a todos os pequeninos... rs

É aquele momento que a gente liga a TV e se identifica... rs

Nós os matutos e matutas desse Brasil... hahaha

Impecável, eles estão de parabéns!!!

Por isso que digo que de uma forma ou de outra é preciso valorizar o que temos de melhor na dramaturgia Brasileira, o restante do que não nos parece legal, não se assiste.

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Meu_Pedacinho_de_Chão_(2014)

abraço fraterno a ti
    da Silvana
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.