Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Nunca deixo de apreciar a rica cultura nacional.
― Winston Churchill
Saudações aos demais participantes
Deus_Carmo, sê muito bem vindo nestas bandas... rs
Sim, o que disse é verdade... O senhor(vc/ como quer ser tratado ? ), deve ter destacado essa "troca"(trocadilho), feita mais acima entre alguns dos participantes, inclusive eu tbm...
E explicarei o motivo dessa pequena brincadeirinha...
É por conta de sermos justos e pequeninos diante do "alto" reflexo de nossa(s) "auto" piedade(s)...rs
Como sei que és novo aqui no ReV(fui olhar seu perfil, pois não lhe conhecia), então, conforme dizia, a brincadeira foi entre participantes que, dentro do contexto de um site ateu, são, antes, firmes em suas crenças, sejam as mesmas quais forem...rs
No final, formamos uma estranha "família" que se sente a vontade para ir(mos) expressando nosso(s) pensamento(s) divergente(s)... Por conta de que a maioria aqui já conhece os discursos e o pensamento dos outros membros... rsrsrsrsrsrs
Sobre a herança religiosa na obra de Suassuna...
Sim, ele era um ser humano religioso, essa veia Religiosa era por conta de sua "formação"(crença) Católica, que para mim é referência de muito respeito e carinho...
abraços fraternos a ti
da Silvana
Os "Autos da Fé" incluíam a tortura e execução pública de hereges e a expressão "autodafé" foi parar
em outras línguas.
Sim. Vc saberia dizer se veio antes ou depois da religião PATRIARCAL???
pois é né... Invenção dos homens..rsrsrsrsrs
Fernando, já sei o motivo de eu ter ido lá no tópico do Percival tocar neste assunto.
Associei ao teu avatar viu ?! :)
abraços a ti
da Silvana
Consta que antes da chegada dos indo-europeus à Grécia, a Deusa Mãe predominava e Zeus era um deus secundário que morria todo ano para ressuscitar na primavera.
Depois que eles chegaram, Zeus se tornou imortal e o principal deus, enquanto que as deusas foram empurradas para funções secundárias ou negativas.
Vc foi lá na base da democracia para apontar um viés muito interessante. Por isso admiro sua perspicácia...rsrsrsrs Bom falar com vcs aqui...
Sabe o que chama a atenção... É que o patriarcado não inverteu os papéis, entendes???
Na verdade pela antiga religião(da qual tenho raízes), não diminue em nada ao moral da mulher esse aspecto de "inferioridade"(secundário) atribuído ao longo dos anos, pois os papéis são bem claros, a mulher é a progenitora e mantenedora do bem estar do grupo familiar, então não vemos(pagãos) com essa carga negativa o papel de progenitora e "responsável por dar a vida", o que ao meu ver já é uma tarefa das mais respeitáveis e em nada denigre a imagem da mulher muito menos a torna melhor que os homens, pois precisamos de vcs... :) Isso é que é o legal da coisa!!!
O que mudou ao longo dos anos foi a necessidade de se estabelecer um lugar de destaque para um dos sexos. Daí foi que veio essa carga ruim, pois na antiga e verdadeira religião pagã, o homem tinha seu papel e andava junto a mulher, claro que as vezes isso parecia invertido, pois se dava mais valor ao que ficava em casa e era responsável pela educação e cuidados no núcleo familiar.
O problema com as sociedades modernas e seus valores de gênero é que os papéis de hj são tão cobiçados entre si, tanto pelos homens quanto pelas mulheres que a carga ao invés de ser positiva, ficou negativa, mas deveria ser neutra...rsrsrsrs
abraços fraternos a ti
da Silvana