Sinceramente quando li pela primeira vez e vi o ocorrido fiquei revoltado . Racismo pra mim é um coisa repugnante e acho q todos aqui estão de acordo.
Depois parei para pensar que a mulher estava em um campo de futebol assistindo a uma partida e lembro que já fui bem deseducado chegando a beira da insanidade nestes momentos nos estádios . Gostaria da opinião de vocês neste caso amigos.
Fã que ofendeu Aranha é atacada na web e removida de emprego
A torcedora do Grêmio que foi flagrada por câmeras do canal de televisão ESPN Brasil chamando o goleiro Aranha de "macaco" durante a derrota para o Santos por 2 a 0, na última quinta-feira, em Porto Alegre, apagou suas redes sociais após sofrer uma enxurrada de ofensas e xingamentos virtuais. Na página do Instagram da jovem, era possível ver inúmeros internautas chamando-a de racista, além de termos como "vadia" e "vagabunda". Ela ainda sofreu consequências no tabalho.
Aranha esbraveja: 'fui chamado de preto fedido e macaco'Clique no link para iniciar o vídeo
Aranha esbraveja: "fui chamado de preto fedido e macaco"
A garota deletou seu perfil no Facebook apenas meia hora após a partida, e a página de Instagram também não durou muito tempo no ar. Em uma foto onde ela aparece vestindo a camisa do Grêmio e falando de sua paixão pelo time gaúcho, um internauta questionou: "e esse preto na sua camisa?".
Durante a partida entre Santos e Grêmio pela Copa do Brasil, Aranha foi alvo de abusos racistas por parte da torcida tricolor que estava atrás do gol. O goleiro, que teve grande atuação, se disse inconformado e revoltado após o jogo. Nesta sexta, até prestou queixa à polícia.
SAIBA MAIS
Foto: Instagram / Reprodução
Filho de Aranha se revolta e diz: "orgulho de ter pai negro"
Foto: Ricardo Rímoli / Agência Lance
Grêmio repudia racismo e promete banir sócios envolvidos
"A outra vez que viemos aqui jogar a Copa do Brasil tinha campanha contra racismo, não é à toa. Xingar, pegar no pé é normal. Agora, me chamaram de 'preto fedido, seu preto, cambada de preto'. Estava me segurando. Quando começou o corinho com sons de macaco eu até pedi para o câmera filmar, eu fiquei p... .Quem joga aqui sabe, sermpre tem racista no meio deles. Está dado o recado, agora é ficar esperto para a próxima", desabafou Aranha na saída do gramado.
O Grêmio emitiu nota oficial afirmando que o departamento jurídico do clube está trabalhando "para que os envolvidos neste episódio sejam identificados e para que os materiais disponíveis sejam enviados às autoridades policiais". O comunicado também diz que, caso haja participação de sócios no crime, os envolvidos serão "imediatamente suspensos do Quadro Social e proibidos de ingressar no estádio".
Emprego em risco
O corregedor da Brigada militar, Coronel Jairo, informou que a torcedora identificada é auxiliar de uma empresa terceirizada que presta serviços para uma policlínica que atende a entidade. Com a constatação das imagens, a Brigada solicitou que essa empresa retirasse a funcionária da policlínica.
Com informações de Cristiano Silva
http://esportes.terra.com.br/santos/fa-que-ofendeu-aranha-e-atacada-na-web-e-removida-de-emprego,ec3d7c97d0228410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html
Comentários
E já querem transformar um caso isolado em regra. A Placar já fez matéria nos chamando de "torcida mais racista do Brasil". É importante as pessoas saberem é que "macaco" é e sempre foi o apelido dos colorados, portanto é um negócio comum e não carrega todo esse peso que existe fora do país, e não tem nada a ver com racismo. Passaram a ser chamados assim por imitarem as iniciativas da torcida do Grêmio e por subirem em árvores pra assistir os jogos durate uma das reformas do estádio deles. Aqui nunca foi moda chamar negro de macaco.
Pegaram uma das fotos da guria na qual ela segura um macaquinho com a camiseta do Inter e apresentaram ela como "reincidente". Vão querer reescrever o folclore do nosso futebol e transformar toda a nossa torcida em racista. O interessante é que eu não vejo os jornalistas daqui esclarecerem as coisas, entraram na gritaria histérica.
Também não vejo comentários sobre a enxurrada de manifestações de ódio contra o povo gaúcho por toda a internet, nem a lembrança de que gaúchos talvez sejam o único povo do país que recebe coro ofensivo das outras torcidas pelo país só por serem gaúchos.
A hipocrisia e a ignorância desse país causam nojo.
Era um negócio tão normal que os próprios colorados brincavam junto.
Tem torcida organizada querendo retirar a palavra macaco dos cantos, mas pra mim isso seria admitir culpa quando se é inocente, pra agradar essa gente hipócrita.
Eu fico pensando é nos adolescentes e crianças que gostam de futebol, que estão sempre na internet e podem ser influenciadas por essas coisas. A torcida gremista olha com horror todas essas generalizações, já que 99% nunca fez nada pra merecer tantas ofensas. Alimentam o ódio, o conflito e a ignorância em nome da tolerância.
http://www.gazetasocial.com/2014/08/casa-de-torcedora-que-chamou-aranha-de.html#more
― Winston Churchill
No vídeo em que mostram a torcida do Grêmio se manifestando, na cena em questão contei dez torcedores dos quais três eram negros.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Tem gente pelo Brasil que acha que todo mundo no Rio Grande é "alemão", não imaginando que mesmo havendo regiões específicas onde isto é verdade, Porto Alegre é uma capital tão miscigenada quanto à média do Brasil.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
A torcida do inter tem mais negros. Quem diz isso sao os proprios gremistas que os chamam de macacos.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Você acha q foi racismo mesmo ? O da menina ?
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Eu espero sinceramente que isso aqui seja sacanagem. A torcida do Grêmio sempre se orgulhou de ser a maior do RS, ou seja, também é a que possui mais negros.
Os colorados recalcados e ignorantes que adotam esse discurso querem transformar a preferência pelo clube que cada um adota de uma influência familiar ou de amigos, que é a maioria esmagadora dos casos, em uma opção elitista e racista, baseada na cor da pele e no status social. "Eu sou branco e elite, portanto vou torcer pro Grêmio". Vão tomar vergonha na cara de vocês.
Aliás, se preparem pra aguentar as agressões pelo Brasil inteiro junto com os gremistas, porque se vocês acham que torcer pra um clube é visto pelos ignorantes como uma razão maior pra ser racista do que ser do sul, estão muito enganados. O povo gaúcho devia se unir nessa hora em sua própria defesa contra esse ataque de tantos jornalistas covardes querendo a audiência gerada por esse discurso histérico.
Mas não. Ao invés de explicarem que gremistas e colorados existem em praticamente todas as famílias, em todos os meios, e que um elitismo ou racismo estúpido seria desprezar os membros de sua própria família e também seus amigos, muitos colorados embarcaram na onda pra tentar atingir o clube rival e a torcida rival. Estão atingindo é a sua própria cultura e o seu próprio estado, e as consequências talvez sejam irreversíveis.
Quais estadios que tu frequenta? No do inter, a torcida canta essa música aqui:
Posso Ser Macaco...
Sport Club Internacional
Me chamam de macaco, mas não é pela minha cor...
É porque sou colorado e pelo inter tenho amor!
Ei você que é gremista agora preste atenção, tua torcida é racista e a minha é do povão.
E eu como sou do inter agora vou cantar e pular como um macaco com a guarda popular!
Posso ser macaco mais e daí?!
Nunca caí pra segunda e nunca paguei pra subir!
http://letras.mus.br/internacional-rs/865120/
Chamam de racista no meio da letra só pra ofender, já que absolvem o rival de qualquer intenção realmente racista no apelido já na primeira frase.
Vai "grenalizar" o tópico? Estou cagando e andando se o grêmio tem a maior torcida ou não. As pesquisas mostram que tem muito mais, quase o dobro.
Oque eu digo e posso afirmar é que os gremistas falam isso sim: que inter é time de negros. E é dai que nasceu o termo macaco.
Eu escuto isso desde que me lembro como gente: nas escolas, no Beira Rio, no Olimpico (não fui na Arena ainda).
E em nenhum momento afirmei que TODOS OS GREMISTAS SÃO RACISTAS. Por outro lado, não podemos tapar o sol com a peneira.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Eu nunca ouvi essa musica mas posso garantir que tem idiota para tudo.
E chamam de macaco sim POR CAUSA DA COR NEGRA DOS TORCEDORES NEGROS DO INTER. E quem é branco, como eu, escuta piadinhas tipo: ah! você torce para time de negrão.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Sem dúvida.
Por outro lado, essa garota tinha uma vida social normal. Há fotos dela tratando um menino carente da cor negra. O futebol faz com que as pessoas tomem atitudes idiotas.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Besteira.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Essa aqui é mais recente, vai dizer que nunca ouviu também?
Eu fui criado e moro na região metropolitana de Porto Alegre, onde há tanta miscigenação e pobreza quanto na própria capital, se não tiver mais. A torcida do Grêmio aqui sempre foi a esmagadora maioria, e torcer pro inter sempre foi apontado como motivo de vergonha sim, mas não pela cor da pele ou pela classe social, e sim porque sempre foi um clube fracassado e de gente recalcada. Se ser negão fosse motivo de vergonha, a torcida do Grêmio teria mais do que se envergonhar por isso do que a do inter.
E não adianta querer colocar nas costas da torcida do interior porque a minha família veio do interior, é em sua maioria gremista, e eu nunca na minha vida presenciei qualquer manifestação nesse sentido de qualquer um deles. Aliás, os únicos colorados da minha família são de Caxias do Sul, um dos lugares de pior fama nesse sentido, e eles nunca comentaram terem sofrido qualquer comentário do tipo.
Mas eu não duvido que "azelite" petista conscientizada da própria Porto Alegre cultivem esse tipo de pensamento, já que a ideologia coloca o esquerdista tão acima do bem e do mal que ele não se educa pra não cometer injustiças, além de ver o mundo em guerra entre as classes, raças e tudo mais, mas aí não tem nada a ver com futebol. Se tu ouve piadinha desse tipo, ou é porque se ofende e acaba divertindo quem te diz isso, ou porque tá precisando conviver mais com gente normal mesmo.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Lembro do arbitro sidrack marinho sendo perseguido pela torcida colorada. Foi escoltado pela brigada militar ate uma delegacia onde registrou o ocorrido. A RBS estava filmando e foi possível ouvir gritos como “nordestino sub raça”, “negro safado”
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
É a lei...
Tem um contexto... De onde vem o racismo...
Cansei de ouvir me chamarem de flan... rs
Branquela azeda... Isso tbm é racismo ???
abraços fraternos
da Silvana
Escravidão acabou e não tem porque dar privilégios a pessoas por isso, já que a constituição diz que todos somos iguais perante a lei.
― Winston Churchill