Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
1° AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
2° NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO
3° GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA
4° HONRAR PAI E MÃE
5° NÃO MATAR
6° NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
7° NÃO ROUBAR
8° NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO
9° NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
10° NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS
Para os judeus, são 613 mandamentos e TODOS têm que ser obedecidos.
Esses 10 são apenas os 10 primeiros. Aliás, os 10 das primeiras tábuas (as que Moisés quebrou) são diferentes dos 10 do segundo lote e incluem coisas como "não misturar carne com leite". Os cristãos é que fizeram uma seleção arbitrária e, ainda por cima, crentes e católicos têm listas diferentes.
Toda vez que são mencionados lembro de minha falecida avó Portuguesa: tinha pouco estudo, mas conhecia muito do Catolicismo (acho que isso tá no sangue dos portugueses).
― Winston Churchill
Sabe o que eu acho mais engraçado na biblia. Acredito eu que não existia esse negocio de segunda, terça, etc nesse tempo. Vai dizer que deus tambem criou os dias da semana pra que ele pudesse descansar no sabado??
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Dias da semana
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Os dias da semana têm seus nomes na língua portuguesa devido à liturgia católica por iniciativa de Martinho de Dume, que denominava os dias da semana da Páscoa com dias santos em que não se deveria trabalhar, originando os nomes litúrgicos:
Latim I Latim II Significado Latim litúrgico I Latim litúrgico II
dies solis solis dies dia do Sol prima feria feria prima
dies lunae lunae dies dia da Lua secunda feria feria secunda
dies martis martis dies dia de Marte tertia feria feria tertia
dies mercurii mercurii dies dia de Mercúrio quarta feria feria quarta
dies iovis iovis dies dia de Júpiter quinta feria feria quinta
dies veneris veneris dies dia de Vênus sexta feria feria sexta
dies saturni saturni dies dia de Saturno septima feria feria septima
O Sabbatum era originado diretamente do hebreu Shabbat, de conotação religiosa, em uma época em que os hebreus formavam um só povo e uma só cultura.
O dia Shabbat, era o dia de descanso dos israelitas que por essa razão afluíam com mais frequência a sinagoga, hoje é o sábado, último dia de seu calendário semanal, sendo este o dia de descanso para os judeus. Durante a Reforma do Calendário Romano a cargo de Constantino I, o Grande - substitui-se o nome de "Dies Saturni" que significa "Dia de Saturno" - forma como os pagãos se referiam ao sábado - para "Sabatum" introduzindo devido a influência cristã o dia de Sábado no calendário ocidental.
A Tradição Apostólica fixa o dia de descanso dos cristãos no Domingo, em homenagem à ressurreição de Cristo.1 Em 325 d.C., as orientações decididas no Primeiro Concílio de Niceia,confirmam a Tradição Apostólica, e durante a Reforma do Calendário Romano a cargo de Constantino I, o Grande - substitui-se o nome de Solis Dies, que significa Dia do Sol - forma como os pagãos se referiam ao Domingo - para Dominicus Dies (ou Dies Dominicum, Dies Dominica, Dies Domini), que, em português, significa Dia do Senhor, tendo evoluído para Domingo.
O dia de Domingo também conhecido como Prima Feria era o dia em que os cristãos se reuniam para fazer sua reunião de culto em memória a Ressurreição de Cristo, dia de descanso para os cristãos.
Índice
Nomes antigos
Na nomenclatura pagã, cada dia era dedicado a um astro ou a um deus que variava de acordo com a mitologia local de cada cultura e que foram conservados em outros idiomas.
Isto ocorreu durante a expansão do Império Romano. Nesta época, desde o início da era cristã até o período medieval, vigoravam no mundo ocidental as propostas do filósofo grego Aristóteles (384 – 322 a.C.) e do astrônomo egípcio Cláudio Ptolomeu (100 – 170 d.C.), mescladas com a interpretação dada pela Igreja Católica. Acreditava-se que Deus criara o Universo em movimento circular perfeito e eterno. No centro de tudo encontrava-se a Terra com seus quatro elementos: terra, ar, água e fogo. Haveria então oito esferas concêntricas, feitas de substância imutável, contendo o “éter” e sustentando os astros. Este conjunto, com centro na Terra, comporia o céu.
Uma dessas esferas conteria o Sol. Outra, a Lua. Cinco delas conteriam os planetas conhecidos na época: Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno. A oitava esfera conteria as estrelas. A Terra era distinta dos demais astros. A sua matéria se decompõe e morre, enquanto a composição dos outros astros seria perfeita e imutável.
Portugal foi o único país do mundo que adotou os dias da semana derivados quase ipsis literis do Latim eclesiástico. Os nomes antigos dos dias da semana, dados por outros povos não foram seguidos na língua portuguesa.
Até o século XV, no atual território português, era falado um português arcaico, usando-se nomes de origem pagã. Tais nomenclaturas não chegaram a constituir a língua portuguesa de fato. Observa-se a semelhança dessa espécie de "português arcaico" com outras línguas neolatinas:
Português Moderno Português Arcaico Espanhol Italiano Francês
Domingo Domingo Domingo Domenica Dimanche
Segunda-feira Lues (pronuncia-se lũes) Lunes Lunedì Lundi
Terça-feira Martes Martes Martedì Mardi
Quarta-feira Mércores Miércoles Mercoledì Mercredi
Quinta-feira Joves Jueves Giovedì Jeudi
Sexta-feira Vernes Viernes Venerdì Vendredi
Sábado Sábado Sábado Sabato Samedi
Em alguns idiomas, como o espanhol, a influência católica conseguiu ainda impor o sábado e o domingo e em muitos outros o Domingo passou a ser chamado dia do Senhor.
Latim deus romano deus saxão ideograma chinês
Solis dies Sol Sol Sol
Lunae dies Lua Lua Lua
Martis dies Marte Tyr Fogo
Mercuri dies Mercúrio Odin Água
Jovis dies Júpiter Thor Madeira
Veneris dies Vênus Freya Metal
Saturni dies Saturno Saturno Terra
Ordem dos dias da semana
O primeiro dia da semana é determinado hoje como uma consequência da união de dois conceitos, o da principal reunião semanal em fé das diferentes crenças e religiões e o conceito de criação do mundo que está presente e é comum a quase todas elas.
Origem do primeiro dia da semana
No início da era cristã, os cristãos primitivos por serem judeus guardavam o sábado, porém reuniam-se aos Domingos para celebrarem a Eucaristia (ação de graças) através da fração do pão em honra e memória da ressurreição de Cristo. A partir de 189 d.C., a Igreja Cristã estabeleceu uma data diferente daquela praticada pelos judeus para suas comemoração da Páscoa e dos dias santos a ela associados. Posteriormente, confirmando a Tradição Apostólica o Primeiro Concílio de Niceia, em 325 d.C., oficializou o Domingo (Dominica Dies) como dia sagrado para os cristãos.
A união da cultura judaica com a cultura cristã resultou na reserva de dois dias diferentes (Sábado e Domingo) para descanso: estes são respectivamente o último dia(Sábado) e o primeiro dia da semana (Domingo) de acordo com o calendário ocidental.
Representação científica dos dias da semana
A Organização Internacional para Padronização (ISO) estabeleceu pela norma ISO 8601 uma numeração para a representação dos dias da semana. Esta denominação numérica dos dias da semana tem a mesma sequência da representação feita em países da língua portuguesa e que, como era de se esperar, por serem correlatos em representação, atendeu à maioria dos países do mundo.
Padronização internacional de identificação dos dias da semana Número do dia da semana 1 (um) 2 (dois) 3 (três) 4 (quatro) 5 (cinco) 6 (seis) 7 (sete)
Nome do dia da semana Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dias_da_semana
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))