Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Saudações aos demais participantes
Johnny, puxa, pensei que vc estava falando sério... :(
Por conta do tópico do ENCOSTO e dos mimimissss...rs
Daí achei sua inspiração ... hahaha
https://www.facebook.com/kleberdostecladosdenatal/posts/610388135738026
abraços fraternos a ti
da Silvana
Onde houver fé, levarei a dúvida!
― Winston Churchill
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
sem nenhuma consciência sem existências
Penso que deveria se chamar Comunismo é veneno, ou até, Esquerdismo é veneno.
Não gosto de discutir política e tem sido quase que tema único das discussões.
Exceto é claro em época de eleição, aí política predomina.
― Winston Churchill
Os crentes que usavam argumentos minimamente lógicos sumiram.
O auge das discussões religiosas neste fórum foi quando mantivemos aqui um grande elenco de religiosos, alguns inteligentes, outros apenas apaixonados, o que gerava discussões excitantes do ponto de vista intelectual.
Os crentes sumiram e tais discussões se tornaram raras. Não tem graça discutir um assunto sobre o qual todo mundo tem a mesma opinião.
Este fenômeno não atingiu só o Religião é Veneno.
Trata-se de uma ressaca prolongada do efeito Orkut, que com suas Comunidades reunia pessoas em tribos ideológicas, criando uma situação em que todos e cada um procuravam a comunidade que melhor os representava e deixava de participar de espaços contrários à sua opinião.
Este efeito talvez seja reversível.
Se for, teremos novos e grandes tempos algum dia.
Nossa longevidade prova que somos resistentes e estaremos aqui no dia em que gente competente quiser se opor às nossa opiniões.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Volte quando quiser.
Nós, Indios.
O Fórum Religião é Veneno é lar virtual de ateus e céticos. Não desta ou daquela facção ideológica, não importa quais opiniões pessoais pareçam dominantes aqui, as da moderação e administração inclusas.
Nós, Indios.
Este foi o grande mérito do Claudio.
Apesar de ser um esquerdista romântico, fundou um espaço virtual intelectualmente anárquico onde absolutamente TODAS as opiniões podiam se manifestar.
O resultado foi uma explosão criativa que moldou a nossa personalidade ao longo de década e meia quase.
Quebramos vários estereótipos desde então.
Quando o Fórum surgiu o padrão do ateu ou cético que participava de fóruns de Internet era o cara comportamentalmente NERD, politicamente progressista (no sentido esquerdista do termo) e ideologicamente positivista.
A expressão máxima deste estereótipo era o Fórum Sociedade da Terra Redonda, pautado por regras repressivas à expressão de qualquer pensamento considerado falacioso, seguindo a tabelinha do Schopenhauer, embora não me lembre de a STR ter publicado os créditos de autoria.
De qualquer modo, mesmo que NERDs, esquerdistas e positivistas tenham marcado a história do RéV, fomos o primeiro Fórum de Ateus e Céticos a reunir uma diversidade de perfis que quebrava os estereótipos, o que surpreendia, chocava e decepcionava muitos de nossos opositores, particularmente aqueles que caíam aqui de paraquedas para combater os ateus-materialistas-marxistas, que pensavam ser a fauna local.
Mas reflexões devem ser feitas.
Este Fórum completará em breve quinze anos de existência.
De minha parte, gostaria de passar a bola para uma nova geração que o fizesse durar, pelo menos, mais quinze.
Gente que entrou aqui adolescente, hoje é adulta. E sabemos de tantos que são adultos bem sucedidos e que deixam claro que nosso espaço foi importante na formação de algumas de suas opiniões sobre a Existência.
Queremos deixar um legado, não apenas panfletagem política.
Nós, Indios.
Quer dizer que eu cheguei no fim da festa? :(
sem nenhuma consciência sem existências
Também tenho a impressão de que, há 15 anos, o ceticismo e, principalmente, o ateísmo ainda eram uma novidade na mídia.
Quando eu me desconverti, por exemplo, achei que era o único ateu no mundo. Foi preciso a Internet para que eu conhecesse outros e tivesse acesso a textos céticos e ateístas. A publicação e discussão na grande mídia de autores como Richard Dawkins, Daniel Dennett, Sam Harris e Christopher Hitchens era impensável.
Sites como o Fórum Cético Brasileiro, STR e Religião é Veneno eram, por sua novidade e raridade, o ponto de encontro de quem se descobria ateu e, naturalmente, atraíam os religiosos que vinham tentar salvar nossas almas desencaminhadas.
Aos domingos, aqui no RV, era quase uma tradição o aparecimento de novos crentes entusiasmados, ingenuamente confiantes em que tinham argumentos irrefutáveis que nos fariam cair de quatro louvando a Deus. A maioria, depois de um furioso debate que seguia basicamente o mesmo roteiro, se despedia batendo o pó das sandálias e prevendo nossa condenação eterna. Outros moderavam o discurso e continuavam por aqui, com uns poucos se desconvertendo após algum tempo.
Era também uma época sem frescuras politicamente corretas, com debates muitas vezes degenerando em ofensas, mas foi bastante instrutiva para mim e, creio eu, para muitos outros.
Ou foi a primeira a chegar da próxima.
Nós, Indios.
As comunidades do Orkut mataram a maioria dos Fóruns e o Facebook matou o Orkut.
No caso particular do RéV, o Fórum sofreu seu próprio Big-Bang, inflou, explodiu e gerou um Universo de fóruns derivados.
Nosso papel mudou de ponto de reunião para gerador de conteúdos, mas continua tendo um papel de destaque em seu cenário específico.
Nós, Indios.
Tenho certeza que mudei para melhor
Boa parte dos membros começaram a ir embora quando começamos a debater politica. Quando todo mundo só falava de religião, os ateus comunistas se sentiam a vontade. Era todo mundo unido para conversar e refutar crente.
Alguém resolveu criticar o marxismo e esses membros ficaram na posição dos crentes neo-pentecostais, sendo refutados e humilhados.
Eu chegava a me irritar com gente como o zencem mas depois percebi que esse cara (hoje falecido), mesmo sendo meio radical, estava certo. Acabei mudando e ficando.
Os demais que não conseguiam defender sua posição apelaram para trollagens, num primeiro momento, e depois sairam por conta própria. Lordakner, um velho de 60 anos, é o exemplo claro.
A criação do forum realidade acabou levando esses trolls (e outros bons foristas) para lá. Só que o forum hoje passa por um fenomeno chamado Bulhonismo e está começando a perder força também.
Deve estar fechado para novos membros.
Foi justamente o que me trouxe aqui: pra mim os debates de política em si são ótimos. Tem pessoas como você, @ENCOSTO, @Acauan, @Judas, Lucifer, @Fernando_Silva entre outros que são brilhantes em muitas colocações. Me anima estar aqui, postar, participar. É aqui onde sinto que não perco meu tempo.
― Winston Churchill
Acauan concordo com vc... Cláudio é mesmo um romântico... Ele chega a nos contagiar com suas idéias de sustentabilidade...rs
Acauan, quando me tornei membro do RéV, passei um tempo “namorando” o site. Lí criticas de ex participantes, pensei, será que é verdade, será que são tão “militantes” a ponto de não aceitarem nenhuma opinião divergente a deles...rs
Então, conforme fui interagindo com todos vcs aqui, fui percebendo que a realidade é bem outra...
Claro, existem as opiniões "(RE) IM-PLICÂNCIAS” como em todas as interações, pois onde houver relacionamento humano e opiniões divergentes, sempre haverão controvérsias.
Se me permitir opinar... Acho pouco provável vc abandonar completamente o RéV. :)
Não conheço o Fórum Cético Brasileiro, nem o STR . Me sinto bem aqui com vcs. ;)
Então... hahaha
Por isso gosto daqui... Até agora ninguém me baniu, o pessoal tem a maior paciência comigo...rsrs
Engraçado... Já eu gosto do design do Rév... Não consigo me acostumar com outros sites do tipo. Até visitei o Clube Cético, mas não achei interessante, apesar dos bons debatedores que existem por lá.
Sim. Não conhecia o Rév mais antigo. O Rapha é mesmo muito atencioso, sempre que preciso(e sempre preciso de ajuda/ rsrs), ele me atende muito rapidamente... ;)
Sim. Percebo isso em vc. Percebi que vc sabe dar espaço aos pensamentos muito divergentes. Quando entrei aqui logo no inicio, vc me "assustou/chocou", pois vi um posts seus onde vc "desmascarava"(o diálogo de dois religiosos - msgs particulares), enfim...
Daí com o tempo, fui observando sua forma de agir e, percebi que vc é uma pessoa legal... Minha primeira impressão negativa de vc se foi... ;)
Sim. Gosto de ler o que todos escrevem. :)
Abraços fraternos a todos
da Silvana
Saudações aos demais participantes
Judas, vc não percebe a inteligência do CRIATURO por estar muito envolvido na defesa de seu ponto de vista... Assim como com as interações com ele, percebemos o quão articuladas vão se tornando os debates entre alguns de vcs(outro exemplo: CRIATURO E Sybok)...rsrs
Vc por exemplo é um dos que apresentam muita paixão ao debater suas ideias(bom sentido). Por isso o CRIATURO sempre utiliza psicologia reversa, daí ele irrita aqueles que passam a observar somente uma lógica e um ponto de vista...rs
Pode parecer absurdo o que estou falando... Mas os debates entre vcs, tirando seus palavrões quando muito ofensivos(não é critica, não entenda mal)...
Então, os debates entre vcs, tornam-se interessantes de se acompanhar, acredite, vcs acabam desenvolvendo uma dinâmica bem variável(bom sentido), isso torna a discussão muito menos cansativa... :)
Certo tbm que as vezes para alguns leitores, essas longas discussões ficam um pouco incompreensíveis...rs É preciso ler bem nas entrelinhas... :)
abraços fraternos a ti
da Silvana
Meu desde quando somos perfeitos?
― Winston Churchill