Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Claudio, como poderá ser feito um maior controle financeiro, se as igrejas não repassam em sua maioria recibos fiscais, pois o mote principal, é ou deveria ser filantrópico, religioso-humanista ??
Não sei, esse assunto deve ser tratado com muito cuidado para não ferir mais uma vez as denominações realmente sérias, e que verdadeiramente estão preocupadas em ajuda humanitária e diminuição das mazelas sociais...
Mais concordo com vc que existe muita coisa sendo feita usando algumas religiões como link para grupos de formação duvidosa(vulgo MST, por exemplo).
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Considero que um país é como um prédio: os condôminos têm que pagar uma taxa de condomínio à administração para que esta possa arcar com as despesas de luz, água, manutenção, limpeza, salário dos funcionários etc.
Se alguns não pagarem, a cota dos demais terá que ser aumentada para compensar.
E acontece que as igrejas vivem no mesmo lugar que o resto dos contribuintes e se beneficiam de serviços como segurança, iluminação pública, conservação de ruas e tudo o mais, portanto lhes cabe pagar sua parte.
Sim, elas podem receber isenção, mas apenas no valor correspondente aos serviços que prestarem à sociedade, como escolas, hospitais ou instituições de caridade.
Quando atuam como instituições religiosas, não passam de sociedade civis e não deveriam ter nenhum privilégio.
Ah, mas o governo rouba o dinheiro dos impostos!
Verdade, mas isto é uma distorção do sistema, não algo inerente a ele. Algo que pode ser corrigido ou minimizado.
as igrejas bt roubam dinheiro dos fiéis em troca de um lotinho no céu.
Quando eles fazem alguma caridade é sempre em troca da conversão. Eu vejo aqui, especialmente os evangélicos, só atendem se for membros da igreja ou passarem a ser. A dona aqui que administra uma creche mantida pela cidade toda, inclusive com verba publica, só dá vaga para as crianças da igreja dela. Por isso, muita gente deixou de ajudar.
Eu não doo nada com rótulo de igreja nenhuma.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Apesar de que sempre fizeram isso de alguma forma na história das religiões.
― Winston Churchill
Neste caso devem controlar e tributar o patrimônio da igreja e dos seus donos. Hoje o mote principal das igrejas é conseguir poder e dinheiro, portanto devem ser tributados como qualquer outro comércio.
Não existem mais denominações sérias. O protestantismo tradicional está acabando. O que existe hoje são as seitas pentecostais e neopentecostais e as seitas new age. Para estes, deus e dinheiro é a mesma coisa. As igrejas evangélicas tradicionais (batista, presbiteriana, metodista, luterana), poderiam denunciar a picaretagem religiosas, mas eles não fazem nada disto. São covardes e elitistas que só sabem dizer: "isto não acontece na minha igreja". Por isto, todas as acusações dirigidas contra as seitas acaba sobrando para eles por culpa da omissão e silêncio deles. Eles devem pagar imposto também por conta de sua insignificância.
Sugiro a leitura do texto do Paulo Lopes sobre a relação igrejas evangélicas e lavagem de dinheiro:
Cresce Uso da Imunidade Tributária das igrejas para lavagem de dinheiro
http://www.paulopes.com.br/2014/03/cresce-uso-da-imunidade-tributaria-das-igrejas-para-lavagem-de-dinheiro.html
A luta contra elas deve se dar quando tentarem impor alguma lei que quebre a laicidade do Estado.
Sou a favor de forte fiscalização no dinheiro dos pastores , principalmente o imposto de renda.
Um falecido conhecido meu , fazia a contabilidade das igrejas de mais renome no RJ .
Ele disse que o único que fazia questão que a contabilidade respeitasse toda a lei, era o Pastor R.R. Soares .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Onde houver fé, levarei a dúvida!
É TOTALMENTE diferente pois, nesse caso, SIM, o custo do serviço é dividido entre os demais usuários do mesmo onibus e de forma muito significativa. Está incluso no valor da passagem do povão: Passe de idosos, estudantes, deficientes fisicos, o passe livre 1 dia por mes pra todo mundo (no RS tem esse absurdo).
Claro que pagam PIS, assim como as igrejas mantém as carteiras assinadas de todos os seus funcionários (Pastores)!
As igrejas pagam impostos em suas contas de agua, luz, telefone. Só não pagam impostos sobre doações de fieis. É isso oq os ateus retardados querem.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Eu prefiro ser coerente com oq defendo (estado mínimo).
Os membros dessas seitas já são tributados por todos os lados.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
E o custo da isenção tributária privilegiada não está incluso em alíquotas tributárias mais altas? Quanto menos arrecadação, mais os políticos e burocratas ajustam o cálculo para se ter alíquotas maiores para os remanescentes. Aquilo que não se vê diretamente não é menos custoso do que se vê diretamente.
Ah, que bom. Pelo menos isso eles pagam e você concorda.
Se a igreja representativa tivessem um caráter idêntico ao das demais associações não-religiosas, nenhuma polêmica como essa provavelmente existiria, pois uma igreja seria considerada apenas mais um tipo de associação. Mas argumentos de que igrejas não são entidades sem fins lucrativos merecem atenção.
Mais um pouco e estará defendendo o aumento de impostos e a volta da CPMF porque os nossos pobres políticos não conseguem gastar menos do que arrecada o Estado.
Isenção tributária é oq a GM, Ford, Volvo, etc "recebem" para tornar viável o seu investimento no Brasil. Tirando o Claudio Loredo e mais o pessoal do MST, ninguém critica isso.
Não merece não. Primeiro pq LUCRAR não é sinonimo de crime.
Além disso, conforme visto, montadoras também não pagam alguns tributos. O Governo hoje é quem decide quem merece ou não.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
A Polícia Federal junto com o Ministério Público desenvolveram mais de 2.230 operações de combate à corrupção, nos últimos dez anos. O que resultou na prisão de centenas de funcionários públicos. Todos os partidos foram investigados, dentre eles o PT foi o partido com um dos menores índices de corrupção, sendo a corrupção em partidos como o PSDB e o DEM dezenas de vezes superior.
O governo do PT construiu diversos laboratórios de informática com o fim único de combater a lavagem de dinheiro. São computadores preparados para processar um grande volume de dados bancários, fiscais e telefônicos e assim, mapear a rota de lavagem de dinheiro no Brasil. Já foram investidos 30 milhões de reais nos 28 Laboratorios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (Lab-LD). Eles interligam várias unidades da federação e órgãos públicos. A Receita Federal já identificou recentemente 600 casos de lavagem de dinheiro totalizando onze bilhões de reais. São montantes oriundos dos mais diversos tipos de crimes como o trafico de drogas e movimentações ilícitas em paraísos fiscais.
O Brasil instituiu em 2003 a Estratégia Nacional de Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), que é um fórum composto por 70 órgãos e entidades que se reúnem periodicamente para criar e aperfeiçoar métodos de combate aos crimes financeiros. Dentre as realizações deste fórum estão o Programa Nacional de Capacitação ao Combate e Lavagem de Dinheiro, que já conseguiu treinar 12.000 servidores para identificar estas práticas ilícitas . Outra realização importante, foi a criação das Delegacias Especializadas em Crimes Financeiros. Através delas foram recuperados bens no valor de 40 milhões de reais que estavam no exterior. Sendo que ainda há 300 milhões de reais bloqueados em outros países e podem retornar ao Brasil.
Portanto, O PT tem feito muito, mas muito mais de que qualquer governo anterior no combate à corrupção. Mesmo que para isto tenha que cortar na própria carne. Antes de 2003, a Polícia Federal não tinha nem matérial de escritório para trabalhar. Hoje, milhares de novos policiais federais foram contratados e todos eles usam supercomputadores para trabalhar. É uma instituição que foi super valorizada durante o governo petista e tudo isto mostra que o PT, apesar de ser um partido político, não pode ser chamado de criminoso. Pois, ele sempre combateu o crime.
Para dar credito ao PT por essas investigações, só assim mesmo.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Eu acredito que a ATEA esteja errada em tão somente pedir tributação às igrejas. Se isso for necessário, seria necessário reivindicar simultaneamente que as organizações paguem alíquotas menores de modo que o montante cobrado não aumente (no mínimo). Se isso não for possível, então é melhor deixar como estar mesmo. Mas a pauta pela qual se deve ter como meta deve ser sempre a mais ideal possível.
Lucrar não é crime, mas lucrar sem pagar imposto é. E eu sou contra o benefício tributário setorial, mas não sou contra as políticas "horizontais". Deve-se dar benefícios tributários ou fiscais a todas as empresas sem distinção. Defendo imposto único e redução generalizada da carga tributária para todas!
Pelo contrário: o PT fez o possível para acabar com o MP e vem tirando verbas da PF, além de considerar como "heróis" e "guerreiros do povo brasileiros" seus membros julgados e condenados.
Que interessante. Ter sucesso numa negociação merece uma punição...
Onde houver fé, levarei a dúvida!
ENCOSTO... O pessoal que defende a tributação sobre o dizimo, esquece que o mesmo é doação, doação essa que já veio de salários(rendas) que foram TRIBUTADOS(DAS)...
Mas... Quem diria !!!
O ENCOSTO defendendo o direito(respeito tributário) religioso no Brasil...
Pois é... Nem tudo está perdido... :)
A gente vive e não vê tudo nessa vida...rsrsrs
abraços fraternos a ti
da Silvana
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Aí que entra o doa quem quer: ninguém te obriga a doar. É um esquema que não tem como controlar mesmo.
― Winston Churchill