Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

CLAUDIO - Economia baseada em recursos - Faça você mesmo o seu sandwich

Como aquele lance de fabricar o seu proprio trator é muito complicado, o video abaixo irá te ensinar a fazer o seu próprio sandwich. Só para não desmotivar.

O ENCOSTO
Onde houver fé, levarei a dúvida!
«1

Comentários

• 39 Comentários sorted by Votes Date Added
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    edited setembro 2015 Vote Up0Vote Down
    O vídeo mostrou que é possível para qualquer um fabricar seu próprio sandwich. Dá trabalho porque é necessário ordenar a vaca, produzir o queijo, plantar a horta, matar a galinha etc. No final é algo viável.

Fabricar um trator é a mesma coisa. É claro que isto irá exigir dedicação aos estudos, mas é possível. A diferença entre fabricar um trator e um sandwich é que enquanto o primeiro pode durar centenas de anos, o segundo tem o seu consumo imediato.

Vale a pena saber construir um trator se isto for garantir autonomia e economia de recursos para o fabricante. Hoje com a internet, a autossuficiência humana é possível, basta a pessoa se dedicar aos estudos. As informações estão ai, disponíveis para todos que quiserem adquirir sua liberdade através dela. Enquanto mais pessoas souberem construir suas próprias ferramentas, mais o Estado e o mercado perderão sua força.
    Post edited by Claudio on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    É isso aí. Com um pouco de estudo e a pessoa logo será capaz de encontrar jazidas de ferro e carvão, montar uma fundição, produzir as peças, cavar um poço, descobrir petróleo, refiná-lo e produzir combustível, óleos lubrificantes, plásticos etc.
    Em pouco tempo, terá seu próprio trator.

Com um pouco mais de esforço, produzirá chips de microprocessadores e logo terá computadores, celulares, satélites.
    Tudo movido a energia elétrica que a pessoa facilmente obterá com painéis solares que ela própria desenvolverá após algum estudo.

E assim por diante.
  • Com algumas horas de dedicação, você aprenderá tolerancias dimensionais e ajustes de folgas, processos de usinagem (torno, fresa, retifica, brochamento), tratamento termico, estamparia, solda, pintura, noções básicas de quimica para produzir elastomeros.

A nossa auto suficiência nunca esteve tão proxima...
    O ENCOSTO
    Judas disse: E pensar que o Claudio fala sério essas coisas...
    Sim, eu falo sério, mas que culpa tenho eu se aumentam o que eu digo.
  • Claudio disse: O vídeo mostrou que é possível para qualquer um fabricar seu próprio sandwich. Dá trabalho porque é necessário ordenar a vaca, produzir o queijo, plantar a horta, matar a galinha etc. No final é algo viável.

Nunca vai ser. Pra isso precisa-se de tempo e investimento para produção de insumos de qualidade coisa que sozinho você não dá conta.

Aqui meus avós tinham criação de galinhas: a qualidade das aves não era a mesma nem os ovos. Depois tínhamos que cuidar de pragas e doenças tudo para ter pelo menos uma qualidade de produtos viável das aves, não compensa no final. Era mais um Hobbie deles que outra coisa.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

Titio_Percival disse: Nunca vai ser. Pra isso precisa-se de tempo e investimento para produção de insumos de qualidade coisa que sozinho você não dá conta.

Eu sei perfeitamente o quanto é difícil produzir as coisas sozinho. Entretanto é possível. Mas não é economicamente vantajoso. Entretanto, um grupo de pessoas pode se unir para construir um trator, por exemplo. É só cada um cuidar de um aspecto da construção.

Segue abaixo um vídeo mostrando como pessoas comuns podem construir um trator e outros equipamentos agrícolas. Ative a legenda se precisar.

Existem milhares de experiências ao redor do mundo onde pessoas se unem para construir máquina e demais utensílios de forma colaborativa e para o uso comum de todos.

Segue abaixo um vídeo do TED onde um fazendeiro explica como construiu seu próprio trator.

• Claudio disse: Segue abaixo um vídeo do TED onde um fazendeiro explica como construiu seu próprio trator.

Meu avô fez o SEU proprio trator com sucata. Funcionava. Mas era DELE, assim como esse do video.

O ENCOSTO
    ENCOSTO disse:
    Claudio escreveu:
    Segue abaixo um vídeo do TED onde um fazendeiro explica como construiu seu próprio trator.
    Meu avô fez o SEU proprio trator com sucata. Funcionava. Mas era DELE, assim como esse do video.
    Agora imagine fazer algo do zero, sem sucata.

Há sucata suficiente e em bom estado para que todos montem seus próprios tratores?
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Claudio disse: Segue abaixo um vídeo mostrando como pessoas comuns podem construir um trator e outros equipamentos agrícolas. Ative a legenda se precisar.

Claudio você acredita mesmo nisto ?
    Somos sete bilhões no planeta caro amigo.
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • A resposta para tudo isso é muito simples: "Open Source"
    O ENCOSTO
    Judas disse: E as ferramentas? A eletricidade? Agora que está tudo pronto graças a séculos de capitalismo e mercado é "fácil".
    Essa baboseira de que da pra viver com o mesmo conforto e tecnologia que temos hoje nesse sistema de autossuficiência não passa disso, baboseira.
    Sim. Tudo isto foi graças ao capitalismo. A humanidade trabalhou duro para chegar aonde chegou e agora que é possível ter abundância de bens, um novo modo de produção faz-se necessário. A evolução tecnológico transforma o mercado e o mercado transforma a sociedade.
    ENCOSTO disse: A resposta para tudo isso é muito simples: "Open Source"
    Exatamente!!!!!!!
  • :)
    O ENCOSTO

• Claudio disse: Eu sei perfeitamente o quanto é difícil produzir as coisas sozinho. Entretanto é possível. Mas não é economicamente vantajoso.

Ainda bem que sabe os defeitos do que você acredita, só não explica por que você insiste?

― Winston Churchill

Titio_Percival disse: Ainda bem que sabe os defeitos do que você acredita, só não explica por que você insiste?
    Insisto porque a liberdade e a felicidade do indivíduo deve ser buscada por mais difícil que seja atingi-la. Para você pode não significar muito saber fabricar máquinas, mas para outros significa tudo.

sybok disse: Então busque a liberdade capitalista meu caro, pois para o comunismo coletivista o individuo não representa nada e sua liberdade deve ser suprimida em nome do "bem" comum.
    O capitalismo exige que a pessoa anule sua vida em prol do bem da empresa em que trabalha. Exige que os moradores de guetos (favelas no Brasil) saibam do seu lugar e de lá não saiam. Não existe liberdade quando tudo é determinado pelo bem do dinheiro e a vida de um ser humano não vale nada diante da grana.
  • Claudio disse: O capitalismo exige que a pessoa anule sua vida em prol do bem da empresa em que trabalha.

- Fale por você, não projete seus traumas e suas psicoses infundadas nos demais.

Abraços,
  • O Cláudio deve ser o representante sindical de onde trabalha. Só pode. Aí ele tem "direito" de ser livre e pintar no trabalho quando der na telha.
    O ENCOSTO
  • Se deus fosse bom, ama-lo não seria mandamento
    Claudio disse:O capitalismo exige que a pessoa anule sua vida em prol do bem da empresa em que trabalha. Exige que os moradores de guetos (favelas no Brasil) saibam do seu lugar e de lá não saiam.
    Exige?!
    Sua definição de capitalismo não tem nada a ver com a realidade.
    E é muito conveniente para os doutrinadores do comunismo.

Falácia do Espantalho: cria-se uma imagem falsa e bem negativa do oponente e ataca-se, não o verdadeiro oponente, mas essa imagem falsa.

Acontece que muitos ideólogos do comunismo defendem que o indivíduo é apenas uma célula anônima do coletivo e que, para o bem do coletivo, células podem ser sacrificadas quando necessário.
  • Claudio disse: Insisto porque a liberdade e a felicidade do indivíduo deve ser buscada por mais difícil que seja atingi-la. Para você pode não significar muito saber fabricar máquinas, mas para outros significa tudo.

É, é, é! Ninguém precisa também fabricar máquinas complicadas. Basta aprender a fabricar enxadas, arados de tração animal, martelos, serrotes, machados, arco-e-flecha, pregos, cordas e outras coisinhas facinhas e, voilá! Teremos um ser humano livre, leve e solto, produzindo de tudo para a sua sobrevivência. Não podemos esquecer de um pedacinho de terra. Se calhar ele pode até vender sua produção excedente para os vizinhos. Ops! Lá vem o maldito capitalismo se infiltrando para estragar tudo.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Marcio disse: É, é, é! Ninguém precisa também fabricar máquinas complicadas. Basta aprender a fabricar enxadas, arados de tração animal, martelos, serrotes, machados, arco-e-flecha, pregos, cordas e outras coisinhas facinhas e, voilá! Teremos um ser humano livre, leve e solto, produzindo de tudo para a sua sobrevivência. Não podemos esquecer de um pedacinho de terra. Se calhar ele pode até vender sua produção excedente para os vizinhos. Ops! Lá vem o maldito capitalismo se infiltrando para estragar tudo.

É uma utopia o que o @Claudio quer. Não tem como ser autossuficiente dessa forma. Sempre dependemos de alguém ou um recurso para complementar e aprimorar.

― Winston Churchill

• Saudações Fernando
    Fernando disse: Com um pouco de estudo e a pessoa logo será capaz de encontrar jazidas de ferro e carvão, montar uma fundição, produzir as peças, cavar um poço, descobrir petróleo, refiná-lo e produzir combustível, óleos lubrificantes, plásticos etc.

Porém não funciona assim... Se no Brasil já é necessário concessão de áreas de extração.

Que dirá num pais COMUNISTA... rs

Só o Cláudio para achar que num comunismo o povo É LIVRE para produzir o bem de sua família e de seu entorno(comunidade), e que sua terra é de propriedade privada... :)

Sem falar na questão de direitos autorias e intelectuais...

Será que lá em Cuba existe isso ???

Alguém saberia responder esta questão ?

abraços a ti
    da Silvana
  • Titio_Percival disse: É uma utopia o que o @Claudio quer. Não tem como ser autossuficiente dessa forma. Sempre dependemos de alguém ou um recurso para complementar e aprimorar.

Ah, dá pra viver sim. Basta um pouco de boa vontade e humildade!
    image004.gif

atividademetais.jpg

Afinal, para se viver razoavelmente bem não se precisa dessas nossas modernidades ostensivas e altamente danosas ao meio ambiente.

Prá começar, eis algumas ferramentas facinhas de se fabricar:

000%2BPaleo-Captura_editado-1.jpg

O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.